Este projeto de extensão tem o intuito de oferecer um estudo interdisciplinar entre os professores de Física em serviço (mestrandos do estrado Nacional Profissional em Ensino de Física) e em formação e graduandos de Letras Português uma forma alternativa de se trabalhar com os conceitos e diversos conteúdos de Física, Astronomia e demais Ciências Naturais trabalhadas na educação básica alinhados às estratégias de leitura e o estudo de coerência e coesão. Este curso visa mostrar como a Física (e demais Ciências) podem ser abordadas de forma literária, possibilitando reflexões acerca da mesma e ofertando um treinamento para que esta nova metodologia possa ser replicada nas escolas. Com isto visamos proporcionar e difundir o acesso a novos conhecimentos e técnicas, os quais poderão ser utilizadas em suas práticas de sala de aula.
Semana 1 (10/09) – Explicações acerca do funcionamento do curso e palestra “Textos paradidáticos: o quê, por quê e para quê?” – Micaías 4h
Semana 2 (17/09) – Palestra “Gêneros textuais” – Lidiany – 4h
Tarefa 1 – ler três textos paradidáticos (autoria Micaías) e verificar proposta e se os conceitos físicos e a redação estão adequados (em trios?) – 6h
Semana 3 (24/09) – Palestra “Metodologias ativas” – Carla – 4h
2ª rodada tarefa 1 – 6h
Semana 4 (01/10) – Palestra “O trabalho colaborativo no ensino de Ciências/Física” – Micaías 4h
Tarefa 2 – complementação de texto paradidático já iniciado – 6h
Semana 5 (08/10) – Apresentação dos textos e discussão sobre a construção colaborativa do mesmo – Micaías – 4h
Tarefa 3 – escrita de texto 100% autoral – 6h
Semana 6 (22/10) – Apresentação dos textos autorais e discussão sobre os mesmos 4h
Semana 7 (29/10) – Construção colaborativa de metodologias para a aplicação dos textos nas escolas 4h
Tarefa – aplicação de textos (pode ser de Micaías, de colegas ou próprio) nas escolas 20h
Pausa para posterior retomada para a discussão dos resultados das aplicações
(19/11) - Encontro para socialização das ações nas escolas e encerramento do curso 4h.
em paralelo (10/09 - 19/11) – organização do livro com textos já escritos por Micaías e do segundo volume, com textos produzidos pelos cursistas e dos resultados de suas aplicações; escrita dos relatórios – 24h
Mestrandos em ensino de Física e graduandos em Letras-português
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1388 03/09/2025 00:44