Universidade Federal do Piauí Teresina, 03 de Setembro de 2025

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Textos literários no ensino de Física / Ciências
Ano: 2025 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 1 Público Estimado: 530
Área Principal: EDUCAÇÃO Área do CNPq: Ciências Exatas e da Terra
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO/CCE Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Município de Realização:
Espaço de Realização:
Modalidade do Curso: A Distância Tipo do Curso: PROFISSIONAL
Tipo do Evento: Carga Horária: 100 Quantidade de Vagas:

Resumo

Este projeto de extensão tem o intuito de oferecer um estudo interdisciplinar entre os professores de Física em serviço (mestrandos do estrado Nacional Profissional em Ensino de Física) e em formação e graduandos de Letras Português uma forma alternativa de se trabalhar com os conceitos e diversos conteúdos de Física, Astronomia e demais Ciências Naturais trabalhadas na educação básica alinhados às estratégias de leitura e o estudo de coerência e coesão. Este curso visa mostrar como a Física (e demais Ciências) podem ser abordadas de forma literária, possibilitando reflexões acerca da mesma e ofertando um treinamento para que esta nova metodologia possa ser replicada nas escolas. Com isto visamos proporcionar e difundir o acesso a novos conhecimentos e técnicas, os quais poderão ser utilizadas em suas práticas de sala de aula.


Programação

Semana 1 (10/09) – Explicações acerca do funcionamento do curso e palestra “Textos paradidáticos: o quê, por quê e para quê?” – Micaías 4h

 

Semana 2 (17/09) – Palestra “Gêneros textuais” – Lidiany – 4h

Tarefa 1 – ler três textos paradidáticos (autoria Micaías) e verificar proposta e se os conceitos físicos e a redação estão adequados (em trios?) – 6h

 

Semana 3 (24/09) – Palestra “Metodologias ativas” – Carla – 4h

2ª rodada tarefa 1 – 6h

 

Semana 4 (01/10) – Palestra “O trabalho colaborativo no ensino de Ciências/Física” – Micaías 4h

Tarefa 2 – complementação de texto paradidático já iniciado – 6h

 

Semana 5 (08/10) – Apresentação dos textos e discussão sobre a construção colaborativa do mesmo – Micaías – 4h

Tarefa 3 – escrita de texto 100% autoral – 6h

 

Semana 6 (22/10) – Apresentação dos textos autorais e discussão sobre os mesmos 4h

 

Semana 7 (29/10) – Construção colaborativa de metodologias para a aplicação dos textos nas escolas 4h

Tarefa – aplicação de textos (pode ser de Micaías, de colegas ou próprio) nas escolas 20h

 

Pausa para posterior retomada para a discussão dos resultados das aplicações 

 

(19/11) - Encontro para socialização das ações nas escolas e encerramento do curso 4h.

em paralelo (10/09 - 19/11) – organização do livro com textos já escritos por Micaías e do segundo volume, com textos produzidos pelos cursistas e dos resultados de suas aplicações; escrita dos relatórios – 24h


Público Alvo

Mestrandos em ensino de Física e graduandos em Letras-português



Membros da Equipe

  MICAIAS ANDRADE RODRIGUES
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  LIDIANY PEREIRA DOS SANTOS
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  FRANCISCA CARLA SILVA DE OLIVEIRA
Categoria: DOCENTE
Função : DEBATEDOR(A)

  ADYELSON BACELAR PEREIRA
Categoria: DISCENTE
Função : MEMBRO ORGANIZADOR(A)


Ações Vinculadas

Ano/Título
2025 - Textos literários no ensino de Física / Ciências

Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação


<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1388 03/09/2025 00:44