Este curso tem como objetivo ajudar no processo de aprendizagem no desenvolvimento de jogos digitais bem como ajudar nas atividades de extensão e complementares ao conhecimento da área de Tecnologia da Informação, sendo um curso remoto com aulas síncronas com disponibilização da gravação de tais momentos para recapitulação da matéria.
Programação em horas/aula:
Conceitos básicos de histórico e a evolução da área, bem como os fundamentos do design e da experiência do usuário. Também apresenta ferramentas e tecnologias, com foco no motor Unity e seus recursos para jogos 3D, abrangendo a configuração de ambientes tridimensionais e a implementação de mecânicas. (30 horas)O curso aborda o planejamento e a organização de projetos de jogos, destacando a estruturação de roteiros, prototipagem, design iterativo, documentação e cronogramas de produção. (30 horas)Durante o desenvolvimento prático com Unity, os alunos aprenderão a modelar cenários e personagens 3D, implementar física, iluminação e efeitos visuais, além de criar sistemas de interação, inteligência artificial e interfaces de usuário. (60 horas)O curso também destaca o trabalho em equipe no desenvolvimento de jogos, com foco nos papéis e funções de uma equipe de desenvolvimento e na comunicação entre equipes multidisciplinares. (30 horas)Por fim, aborda a avaliação de projetos, com critérios e métodos para análise de jogos, testes e melhorias baseados no feedback dos usuários. (30 horas).
Cronograma
A disposição do monitor será de 9h horas semanais durante as semanas do segundo semestre letivo do ano 2025. O atendimento aos alunos será realizado em hora e data a serem marcados e fixados de acordo com os horários dos alunos, do monitor e do tutor, com anuência do professor orientador.
Discentes do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI) - CEAD - UFPI
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SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1397 17/09/2025 06:07