Universidade Federal do Piauí Teresina, 22 de Julho de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Atividade de brincar e desenvolvimento infantil: um estudo a luz da Piscologia Histórico Cultural
Ano: 2024 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 4 Público Estimado: 800
Área Principal: EDUCAÇÃO Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO/CCE Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Município de Realização:
Espaço de Realização:
Modalidade do Curso: A Distância Tipo do Curso: FORMACAO
Tipo do Evento: Carga Horária: 60 Quantidade de Vagas:

Resumo

Considerando que a função social de toda universidade é garantir o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e cultural em suas diferentes dimensões, com vistas a elevar a qualidade de vida da população. Pensando nisso, o Centro de Educação Aberta e à Distância (CEAD), o Núcleo de Estudos e Pesquisas Histórico Críticas em Educação e Formação Humana (NEPSH) e o Observatório do Brincar promove o I Curso de Extensão denominado Atividade de brincar e desenvolvimento infantil: um estudo a luz da PHC. O referido curso ocorre concomitantemente ao curso de Especialização em Educação Infantil e Desenvolvimento da Criança e tem como objetivo principal possibilitar apropriação de discentes da graduação, da pós-graduação e professores de Educação infantil acerca do brincar como atividade dominante no desenvolvimento da criança. O referido curso está fundamentado nos seguintes dispositivos legais – Lei 9394/1996, Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEI, 2010), BaseNacionalComumCurricular (BNCC, 2018) e Resolução CNE/MEC nº 1, de 27/10/2020 Base Nacional Curricular da Formação (BNC 2020). Assim, o curso visa realizar ações formativas de modo a instrumentalizar alunos da graduação, da pós-graduação e professores de escolas públicas de modo a possibilitar a apropriação acerca de conhecimentos científicos relativos ao desenvolvimento infantil na perspectiva da Psicologia Histórico-cultural e, assim, criamos condições para o enfrentamento das práticas atreladas tanto ao não ensino, quanto às práticas que priorizam apenas a alfabetização em turmas de educação infantil. Além do objetivo já indicado, almejamos também: Compreender os fundamentos teórico-práticos da aprendizagem e do desenvolvimento da criança, sobretudo, aqueles relativos imaginação, criatividade, brincadeira, brinquedo e jogo e, como tais aspectos implicam no processo de aprendizagem das crianças; entender que no processo de desenvolvimento da criança a atividade do brincar cede lugar à atividade do estudo como condição necessária para iniciar o processo de escolarização. O curso terá Carga Horária de 60horas distribuídas em três módulos a saber: Participar e explorar: imaginação e criatividade da criança, Brincadeira, brinquedo e jogo na Educação Infantil e Transição: da atividade de brincar para a atividade de estudo. Cada módulo terá 15horas e acrescido mais 15h de estudos individuais. As aulas ocorrerão por meio do Youtube, no canal do CEAD. No momento das aulas pelo canal do Youtube, o aluno terá acesso à lista de frequência. O curso será desenvolvido por meio da plataforma de Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. A certificação está vinculada à frequência de pelo menos 75% da carga horária do curso.


Programação

Módulo

DETALAHAMENTO DA ATIVIDADE

Horário

Abertura do Curso

 

2h

 

Abertura do curso

Palestra:

Ministrante Sônia Shima

12/07/2024

16h – 19h

Módulo I

15h

Participar e Explorar: imaginação e criatividade da criança

Ministrante: Priscilla Xímenes

Ementa: Educação infantil e os campos da experiência da BNCC: Escuta, fala, pensamento e imaginação. Concepções e sociais de linguagem e relação entre linguagem e pensamento. O medo e a criatividade da criança

 

20/07/2024

10/08/2024

24/08/2024

Módulo II

15h

Brincadeira, brinquedo e jogo na Educação Infantil

Ministrante: Ana Teresa Silva Sousa

Ementa: Fundamentos teóricos da brincadeira, do brinquedo e do jogo; O significado da atividade lúdica no desenvolvimento e aprendizagem da criança; O brincar como atividade guia do desenvolvimento da criança e da atividade de ensino do professor.

14/09/2024

28/09/2024

12/10/2024

Módulo III

15h

Transição: da atividade de brincar para atividade de estudar

Ministrante: Luiz Jesus Santos Bonfim

Ementa: conceito de transição. Transição, expectativa e ansiedade da criança a brincadeira de papéis sociais e a gestação da atividade de estudo

 

08/02/2025

22/02/2025

08/03/2025

Atividade de estudos do material didático

13h

Atividade de estudos do material didático

 

 

Carga Horária Total

 

60h

 

 


Público Alvo

grauandos em Pedagogia pós-graduando em Educação



Membros da Equipe

  CRISTIANE DE SOUSA MOURA TEIXEIRA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  ANA REBECA DE OLIVEIRA SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  SONIA MARI SHIMA BARROCO
Categoria: EXTERNO
Função : PALESTRANTE

  PRISCILLA DE ANDRADE SILVA XIMENES
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE
  MARIA EDUARDA DAMASCENO GOMES RODRIGUES
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  GABRIELY MENESES PINHEIRO
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)

  MARCELA ALVES DE SOUSA
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  LUIZ JESUS SANTOS BONFIM
Categoria: DOCENTE
Função : MINISTRANTE
  ANA TERESA SILVA SOUSA
Categoria: DOCENTE
Função : MINISTRANTE

  MARIA DE NAZARETH FERNANDES MARTINS
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)


Ações Vinculadas

Ano/Título
2024 - Atividade de brincar e desenvolvimento infantil: um estudo a luz da Piscologia Histórico Cultural

Ações das quais faz parte

2023 - OBSERVATÓRIO DO BRINCAR: DA FORMAÇÃO DOCENTE AO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação


<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 06:02