Considerando que a função social de toda universidade é garantir o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e cultural em suas diferentes dimensões, com vistas a elevar a qualidade de vida da população. Pensando nisso, o Centro de Educação Aberta e à Distância (CEAD), o Núcleo de Estudos e Pesquisas Histórico Críticas em Educação e Formação Humana (NEPSH) e o Observatório do Brincar promove o I Curso de Extensão denominado Atividade de brincar e desenvolvimento infantil: um estudo a luz da PHC. O referido curso ocorre concomitantemente ao curso de Especialização em Educação Infantil e Desenvolvimento da Criança e tem como objetivo principal possibilitar apropriação de discentes da graduação, da pós-graduação e professores de Educação infantil acerca do brincar como atividade dominante no desenvolvimento da criança. O referido curso está fundamentado nos seguintes dispositivos legais – Lei 9394/1996, Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEI, 2010), BaseNacionalComumCurricular (BNCC, 2018) e Resolução CNE/MEC nº 1, de 27/10/2020 Base Nacional Curricular da Formação (BNC 2020). Assim, o curso visa realizar ações formativas de modo a instrumentalizar alunos da graduação, da pós-graduação e professores de escolas públicas de modo a possibilitar a apropriação acerca de conhecimentos científicos relativos ao desenvolvimento infantil na perspectiva da Psicologia Histórico-cultural e, assim, criamos condições para o enfrentamento das práticas atreladas tanto ao não ensino, quanto às práticas que priorizam apenas a alfabetização em turmas de educação infantil. Além do objetivo já indicado, almejamos também: Compreender os fundamentos teórico-práticos da aprendizagem e do desenvolvimento da criança, sobretudo, aqueles relativos imaginação, criatividade, brincadeira, brinquedo e jogo e, como tais aspectos implicam no processo de aprendizagem das crianças; entender que no processo de desenvolvimento da criança a atividade do brincar cede lugar à atividade do estudo como condição necessária para iniciar o processo de escolarização. O curso terá Carga Horária de 60horas distribuídas em três módulos a saber: Participar e explorar: imaginação e criatividade da criança, Brincadeira, brinquedo e jogo na Educação Infantil e Transição: da atividade de brincar para a atividade de estudo. Cada módulo terá 15horas e acrescido mais 15h de estudos individuais. As aulas ocorrerão por meio do Youtube, no canal do CEAD. No momento das aulas pelo canal do Youtube, o aluno terá acesso à lista de frequência. O curso será desenvolvido por meio da plataforma de Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. A certificação está vinculada à frequência de pelo menos 75% da carga horária do curso.
Módulo
DETALAHAMENTO DA ATIVIDADE
Horário
Abertura do Curso
2h
Abertura do curso
Palestra:
Ministrante Sônia Shima
12/07/2024
16h – 19h
Módulo I
15h
Participar e Explorar: imaginação e criatividade da criança
Ministrante: Priscilla Xímenes
Ementa: Educação infantil e os campos da experiência da BNCC: Escuta, fala, pensamento e imaginação. Concepções e sociais de linguagem e relação entre linguagem e pensamento. O medo e a criatividade da criança
20/07/2024
10/08/2024
24/08/2024
Módulo II
Brincadeira, brinquedo e jogo na Educação Infantil
Ministrante: Ana Teresa Silva Sousa
Ementa: Fundamentos teóricos da brincadeira, do brinquedo e do jogo; O significado da atividade lúdica no desenvolvimento e aprendizagem da criança; O brincar como atividade guia do desenvolvimento da criança e da atividade de ensino do professor.
14/09/2024
28/09/2024
12/10/2024
Módulo III
Transição: da atividade de brincar para atividade de estudar
Ministrante: Luiz Jesus Santos Bonfim
Ementa: conceito de transição. Transição, expectativa e ansiedade da criança a brincadeira de papéis sociais e a gestação da atividade de estudo
08/02/2025
22/02/2025
08/03/2025
Atividade de estudos do material didático
13h
Carga Horária Total
60h
grauandos em Pedagogia pós-graduando em Educação
2023 - OBSERVATÓRIO DO BRINCAR: DA FORMAÇÃO DOCENTE AO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
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