Universidade Federal do Piauí Teresina, 25 de Outubro de 2025

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS NA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS
Ano: 2025 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 2 Público Estimado: 100
Área Principal: OUTRAS Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: COORDENAÇÃO DO CURSO DE LETRAS VERNÁCULAS/CCHL Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Município de Realização:
Espaço de Realização:
Modalidade do Curso: A Distância Tipo do Curso: INICIAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 8 Quantidade de Vagas:

Resumo

Em um cenário marcado pelo avanço da Inteligência Artificial (IA), o conceito de inteligência tem sido amplamente discutido, considerando a relação entre as capacidades humanas e as potencialidades das máquinas. Por se tratar de um conceito complexo e dinâmico, que envolve múltiplas habilidades, é necessário analisar seus limites, distinguindo inteligência, competência e criatividade, especialmente no contexto educacional. Este trabalho apresenta reflexões teóricas fundamentadas em autores como Chomsky (2018), Santaella (2023), Eysenck e Eysenck (2023), entre outros, bem como em estudos recentes sobre a inserção da IA na educação (Silva e Silva, 2024; CIEB, 2024; Lima e Kochhann, 2023). O objetivo é propor a sistematização de ferramentas baseadas em IA para potencializar metodologias de ensino-aprendizagem, contemplando práticas voltadas à atuação docente e ao desenvolvimento discente. O minicurso que orienta esta proposta busca apresentar um quadro de ferramentas que podem ser aplicadas em atividades de leitura, escrita e análise linguística/semiótica, à luz das ciências cognitivas e dos estudos psicolinguísticos. Os resultados teóricos e práticos evidenciam que, embora a IA ofereça inúmeras possibilidades para a educação, ainda existem lacunas a serem preenchidas quanto à integração dessas tecnologias nos processos pedagógicos.


Programação

3 PROGRAMAÇÃO

3.1 Parte 1

● Conceitos sobre Inteligência Artificial (IA);

● Relações entre IA e Cognição;

3.2 Parte 2

● Processos de leitura e de escrita mediados por Sistemas de IA;

● Plataformas de IA com fins pedagógicos.


Público Alvo

alunos da graduação e da pós-graduação; professores



Membros da Equipe

  MARIA ANGELICA FREIRE DE CARVALHO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  FELIPE AUGUSTO DE SOUSA SOBRINHO
Categoria: DISCENTE
Função : MINISTRANTE
  ZACARIAS OLIVEIRA NERI
Categoria: DISCENTE
Função : MINISTRANTE



Ações Vinculadas

Ano/Título
2025 - INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS NA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS

Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação


<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1428 25/10/2025 12:41