Em um cenário marcado pelo avanço da Inteligência Artificial (IA), o conceito de inteligência tem sido amplamente discutido, considerando a relação entre as capacidades humanas e as potencialidades das máquinas. Por se tratar de um conceito complexo e dinâmico, que envolve múltiplas habilidades, é necessário analisar seus limites, distinguindo inteligência, competência e criatividade, especialmente no contexto educacional. Este trabalho apresenta reflexões teóricas fundamentadas em autores como Chomsky (2018), Santaella (2023), Eysenck e Eysenck (2023), entre outros, bem como em estudos recentes sobre a inserção da IA na educação (Silva e Silva, 2024; CIEB, 2024; Lima e Kochhann, 2023). O objetivo é propor a sistematização de ferramentas baseadas em IA para potencializar metodologias de ensino-aprendizagem, contemplando práticas voltadas à atuação docente e ao desenvolvimento discente. O minicurso que orienta esta proposta busca apresentar um quadro de ferramentas que podem ser aplicadas em atividades de leitura, escrita e análise linguística/semiótica, à luz das ciências cognitivas e dos estudos psicolinguísticos. Os resultados teóricos e práticos evidenciam que, embora a IA ofereça inúmeras possibilidades para a educação, ainda existem lacunas a serem preenchidas quanto à integração dessas tecnologias nos processos pedagógicos.
3 PROGRAMAÇÃO
3.1 Parte 1
● Conceitos sobre Inteligência Artificial (IA);
● Relações entre IA e Cognição;
3.2 Parte 2
● Processos de leitura e de escrita mediados por Sistemas de IA;
● Plataformas de IA com fins pedagógicos.
alunos da graduação e da pós-graduação; professores
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