Universidade Federal do Piauí Teresina, 25 de Outubro de 2025

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Práticas de Leitura e Alfabetização Inclusiva: estratégias para Estudantes com TEA
Ano: 2025 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 1 Público Estimado: 100
Área Principal: OUTRAS Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: COORDENAÇÃO DO CURSO DE LETRAS VERNÁCULAS/CCHL Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Município de Realização:
Espaço de Realização:
Modalidade do Curso: A Distância Tipo do Curso: INICIAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 8 Quantidade de Vagas:

Resumo

A alfabetização de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) requer estratégias pedagógicas diferenciadas, fundamentadas na compreensão de suas particularidades cognitivas, sociais e emocionais. Estudos apontam que o processo de ensino-aprendizagem dessas crianças demanda o uso de práticas estruturadas, rotinas estáveis, mediação sensível e recursos diversificados, como atividades musicais, visuais e interações sociais mediadas (Bereohff, 1991; Schopler, 1993; Schwartzman & Assunção Jr., 1995). Nesse contexto, este minicurso tem como objetivo integrar teoria e prática, aproximando o conhecimento científico produzido nas universidades das experiências vivenciadas por docentes da Educação Básica. A proposta busca contribuir para a construção de práticas pedagógicas mais eficazes, inclusivas e humanizadas, promovendo a reflexão crítica e o aperfeiçoamento profissional de graduandos, pós-graduandos e educadores interessados no processo de alfabetização de alunos com TEA.


Programação

Parte I

  • Pré-requisitos para a alfabetização de alunos com TEA; 
  • Identificação e compreensão do Transtorno do Espectro Autista no contexto  escolar; 
  • O papel da ludicidade, da música e dos recursos visuais no processo de  alfabetização; 

Parte II

  • O Plano de Ensino Individualizado (PEI) como ferramenta de apoio; Atividades práticas para fortalecimento da interação e inclusão social de  estudantes com TEA. 
  • Estratégias pedagógicas e práticas de leitura inclusivas;


Público Alvo

alunos da graduação e da pós-graduação; professores



Membros da Equipe

  JACQUELINE WANDERLEY MARQUES DANTAS
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE
  MARLI FERREIRA DE CARVALHO DAMASCENO
Categoria: DISCENTE
Função : MINISTRANTE
  MARIA ANGELICA FREIRE DE CARVALHO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)



Ações Vinculadas

Ano/Título
2025 - Práticas de Leitura e Alfabetização Inclusiva: estratégias para Estudantes com TEA

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