A alfabetização de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) requer estratégias pedagógicas diferenciadas, fundamentadas na compreensão de suas particularidades cognitivas, sociais e emocionais. Estudos apontam que o processo de ensino-aprendizagem dessas crianças demanda o uso de práticas estruturadas, rotinas estáveis, mediação sensível e recursos diversificados, como atividades musicais, visuais e interações sociais mediadas (Bereohff, 1991; Schopler, 1993; Schwartzman & Assunção Jr., 1995). Nesse contexto, este minicurso tem como objetivo integrar teoria e prática, aproximando o conhecimento científico produzido nas universidades das experiências vivenciadas por docentes da Educação Básica. A proposta busca contribuir para a construção de práticas pedagógicas mais eficazes, inclusivas e humanizadas, promovendo a reflexão crítica e o aperfeiçoamento profissional de graduandos, pós-graduandos e educadores interessados no processo de alfabetização de alunos com TEA.
Parte I
Parte II
alunos da graduação e da pós-graduação; professores
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