Universidade Federal do Piauí Teresina, 25 de Outubro de 2025

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Livro didático, leitura e escrita na escola: uma abordagem discursiva
Ano: 2025 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 4 Público Estimado: 110
Área Principal: EDUCAÇÃO Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: COORDENAÇÃO DO CURSO DE LETRAS VERNÁCULAS/CCHL Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Município de Realização:
Espaço de Realização:
Modalidade do Curso: A Distância Tipo do Curso: INICIAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 8 Quantidade de Vagas:

Resumo

O minicurso “Livro didático, leitura e escrita na escola: uma abordagem discursiva” propõe uma reflexão teórico-metodológica sobre o modo como leitura e escrita são concebidas e trabalhadas no espaço escolar, especialmente a partir do livro didático, material amplamente utilizado como mediador pedagógico e discursivo. A proposta insere-se no campo da Análise de Discurso de linha materialista (AD), fundamentada nas contribuições de Eni Orlandi e Michel Pêcheux, e busca problematizar as práticas escolares que tendem a reduzir a leitura à decodificação e a escrita à reprodução de sentidos estabilizados.

A fundamentação teórica do minicurso ancora-se nos pressupostos da Análise de Discurso de linha materialista, conforme formulada por Michel Pêcheux e desenvolvida no Brasil por Eni Orlandi. Serão mobilizados conceitos como formação discursiva, memória discursiva, autoria, sujeito, paráfrase, polissemia e condições de produção, essenciais para a compreensão da linguagem enquanto prática social e ideológica.


Programação

O minicurso será dividido em momentos expositivos e práticos, contemplando:

  1. Apresentação teórica: fundamentos da Análise de Discurso materialista aplicados ao ensino de leitura e escrita;
  2. Análise de material didático: observação e discussão de fragmentos de livros didáticos e de produções de alunos;
  3. Reflexão coletiva: debate sobre práticas de ensino e possibilidades de deslocamento de sentidos no trabalho com texto em sala de aula;
  4. Síntese e encaminhamentos: construção de propostas discursivas para o ensino de leitura e escrita.


Público Alvo

discentes do curso de Letras e Pedagogia ; docentes diferentes segmentos



Membros da Equipe

  MARIA LUIZA COSTA E SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  FRANCISCO RICHARD TRINDADE BRITO
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  DAVID FERREIRA DA SILVA FILHO
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)

  TARCILANE FERNANDES DA SILVA
Categoria: EXTERNO
Função : MINISTRANTE
  NIVIA LAURA BEZERRA DO NASCIMENTO
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  MARIA ANGELICA FREIRE DE CARVALHO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)



Ações Vinculadas

Ano/Título
2025 - Livro didático, leitura e escrita na escola: uma abordagem discursiva

Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação


<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1428 25/10/2025 12:42