O minicurso “Livro didático, leitura e escrita na escola: uma abordagem discursiva” propõe uma reflexão teórico-metodológica sobre o modo como leitura e escrita são concebidas e trabalhadas no espaço escolar, especialmente a partir do livro didático, material amplamente utilizado como mediador pedagógico e discursivo. A proposta insere-se no campo da Análise de Discurso de linha materialista (AD), fundamentada nas contribuições de Eni Orlandi e Michel Pêcheux, e busca problematizar as práticas escolares que tendem a reduzir a leitura à decodificação e a escrita à reprodução de sentidos estabilizados.
A fundamentação teórica do minicurso ancora-se nos pressupostos da Análise de Discurso de linha materialista, conforme formulada por Michel Pêcheux e desenvolvida no Brasil por Eni Orlandi. Serão mobilizados conceitos como formação discursiva, memória discursiva, autoria, sujeito, paráfrase, polissemia e condições de produção, essenciais para a compreensão da linguagem enquanto prática social e ideológica.
O minicurso será dividido em momentos expositivos e práticos, contemplando:
discentes do curso de Letras e Pedagogia ; docentes diferentes segmentos
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1428 25/10/2025 12:42