HISTÓRICO
O Centro de Ciências da Natureza/CCN é uma unidade de ensino e administração da Universidade Federal do Piauí criado através da Resolução nº 02/72-CD-UFPI, de 19 de fevereiro de 1972. Era conhecido como Departamento de Ciências da Natureza e tinha como finalidade: (a) ministrar disciplinas afins nas áreas de Matemática, Física, Química e Biologia; (b) atribuir encargos de ensino, pesquisa e extensão ao pessoal docente que o integrava; (c) planejar e propor à Reitoria a criação de cursos de licenciatura de curta e plena duração, nas áreas respectivas; (d) coordenar o trabalho docente, visando a unidade e eficiência do ensino, da pesquisa e da extensão; (e) designar professores orientadores para assistir aos alunos de graduação na elaboração dos seus planos de estudo e extensão e (f) promover e propor o constante aperfeiçoamento do seu pessoal docente.
Com a Resolução n.º 30/1973-UFPI, o reitor Hélcio Ulhôa Saraiva resolveu: (1) criar o Departamento de Matemática e de Físico-Química desmembrados do Departamento de Ciências da Natureza; (2) extinguir na Universidade o Departamento de Ciências da Natureza criado através da Resolução 02/72; (3) implantar a Unidade Universitária Centro de Ciências da Natureza órgão de coordenação dos Departamentos de Matemática, Físico-Química e de Biociências, sendo este transferido do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Posteriormente o Departamento de Biociências foi transformado em Departamento Biomédico e pouco tempo depois foi transferido para o CCS.
Em 1973 foram incorporados pela Universidade Federal do Piauí, os Cursos de Matemática e Física, oriundos da então Faculdade Católica de Filosofia, Ciências e Letras do Piauí. Em 1975 esses dois cursos foram reformulados, com a implementação do Curso de Licenciatura Plena em Ciências com habilitação em Química, Matemática e Física. Através da resolução 01/76 o reitor da UFPI criou a Habilitação em Biologia do Curso Pleno em Ciências. A criação desses Cursos de Licenciatura Plena buscava atender ao disposto na Resolução 30/74 CFE (Conselho Federal de Educação), que tinha como fundamento básico a formação de professores de Educação Geral para o ensino de 1º e 2º graus. Inicialmente, os alunos eram selecionados sem especificar o número de vagas por habilitações (Química, Física, Matemática e Biologia). Posteriormente, com a suspensão do Curso de Licenciatura de curta duração, a escolha da habilitação passou a ser realizada no ato da inscrição no vestibular.
Por meio da Resolução nº 73/1979 do Conselho Diretor da FUFPI, o reitor José Camilo de Oliveira Filho extinguiu o Departamento de Físico-Química e criou os Departamentos de Química e Física do Centro de Ciências da Natureza.
Em 1993, com a Resolução n.º 35/1993-CEPEX, foi autorizada a mudança de nomenclatura do Curso de Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação em Biologia, Física, Matemática e Química para Curso de Graduação em: Química, Física, Matemática e Ciências Biológicas, nas modalidades de Licenciatura e Bacharelado, com implantações em 1994 e reconhecidos pelo MEC em 1999. Vale destacar que os Cursos de Química deixaram de ser modalidades e passaram a ser cursos distintos, Licenciatura em Química e Bacharelado em Química com Atribuições Tecnológicas, ou seja, formação de profissionais com perfis bem diferentes.
O Curso de Ciência da Computação da UFPI foi criado em 1989 através da Resolução n.º 6/1989-CONSUN e reconhecido pelo MEC através da portaria no 675 de 08/07/1998.
Em 2008, foi criado o Programa de Apoio a Planos de Restruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) e mais 03 cursos de graduação foram criados, que são: Bacharelado em Estatística, Licenciatura Plena em Ciências da Natureza e Bacharelado em Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre.
Conforme Regimento Geral da Universidade Federal do Piauí, as Direções de Centro compõem a Administração Universitária nos planos de elaboração e execução. Como órgãos setoriais de administração e coordenação das atividades de ensino, pesquisa e extensão exercem, através dos seus órgãos próprios, funções deliberativas e executivas. As competências gerais da Diretoria e suas unidades estão delineadas no referido Regimento.
O Regimento do Centro de Ciências da Natureza, que regulamenta as atribuições e competências da Diretoria, de Departamentos e Coordenações foi aprovado junto ao Conselho Universitário em 17 de março de 2023, conforme Resolução CONSUN n.º 117/2023.