CSHNB - MEDICINA - Presencial - Picos

 

Curso  Nível  Graduação

CAMPUS SENADOR HELVIDIO NUNES DE BARROS - CSHNB

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Apresentação

Em 2013 foi instituído o programa do governo federal denominado Mais Médicos. Tal programa faz parte de um amplo pacto de melhoria do sistema público de saúde não somente com a importação de profissionais médicos de outros países, mas também com a reestruturação do sistema de formação de médicos e interiorização dos cursos de medicina através das Universidades Federais do país. Nesse contexto encontra-se inserido a criação de um curso de Medicina no campus de Picos (UFPI), situado no semiárido piauiense/nordestino, cuja proposta pedagógica apresenta-se de forma coerente com orientações internacionais, nacionais e locais para implementação de cursos de educação superior em saúde. Não obstante, no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), estão contemplados os componentes curriculares determinados nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, aprovadas em 20 de junho do ano de 2014. O curso de Medicina do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB) teve suas atividades iniciadas em agosto de 2016 e recebe 01 (uma) entrada anual. De acordo com o seu PPC, a formação do médico no campus de Picos se pautará na articulação de conhecimentos, habilidades e atitudes requeridos para o exercício profissional objetivando desenvolver uma prática competente concernente aos princípios da atenção à saúde (do acesso universal e equidade em saúde, da integralidade e humanização do cuidado, da qualidade e segurança, da preservação da biodiversidade ambiental com sustentabilidade e melhoria de qualidade de vida, da ética profissional, da promoção da saúde e do cuidado centrado na pessoa sob cuidados); da gestão em saúde ( gestão do cuidado, valorização da vida, tomada de decisões, comunicação); da educação em saúde e educação continuada (aprender a aprender, aprendizagem interprofissional, aprender com o erro, envolvimento na formação, mobilidade acadêmica e formação de redes). A abordagem metodológica adotada no curso compreende uma ação pedagógica ativa, centrada do estudante e desenvolvida a partir de situações-problemas advindas da realidade local, portanto um processo de ensino – aprendizagem que deve partir do contexto social, humano e de saúde da comunidade, ampliando para a complexidade das condições de vida e de cuidados, ou seja, a valorização dos saberes e da realidade dos sujeitos/comunidade e sua ampliação no sentido da imersão no conhecimento científico e na vida social.

Coordenação do Curso : PATRICIA MARIA SANTOS BATISTA
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Área de Conhecimento CNPQ:
Ciências da Saúde
Modalidade de Curso:
Presencial

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