UFDPar - EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA - Presencial - Parnaíba - PARFOR - Primeira Licenciatura

 

Curso  Nível  Graduação

UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA - UFDPar

Projeto Político Pedagógico


Perfil Profissional:

Considerando a necessidade de promover a formação integral de profissionais da área de Educação Especial Inclusiva englobando os aspectos técnicos, éticos e políticos, e profissionais que sejam sintonizados com as necessidades da sociedade em particular da educação especial inclusiva, tal profissional deverá ser capaz de conforme com as Diretrizes Curriculares Nacionais da área e com os documentos diretivos ao exercício profissional e suas habilidades para o exercício da profissão:
● Elaborar estratégias de atuação com alunos que possuam necessidades educacionais específicas e/ou transtornos funcionais específicos;
● Contribuir com a criação das condições necessárias e alternativas possíveis para uma educação inclusiva;
● Compreender as especificidades do estudante com necessidades educacionais específicas;
● Fundamentar sua prática pedagógica com os subsídios teórico-metodológicos necessários para o processo de inclusão;
● Utilizar a pesquisa na área de educação inclusiva como perspectiva metodológica de sua atuação docente.

Área de Atuação:

O Parfor é uma ação da Capes que visa contribuir para a adequação da formação inicial dos professores em serviço na rede pública de Educação Básica por meio da oferta de cursos de licenciatura correspondentes à área em que atuam, em consonância com a meta do Plano Nacional de Educação (PNE – 2014-2024) e com a LDB n. 9.394/1996 e suas modificações.
Como objetivo geral formar o profissional no curso de licenciatura em Educação Especial Inclusiva para atuar na docência em diversos serviços de atenção pedagógica especializada, como escolas de ensino regular, na oferta de atenção em sala de recursos ou multifuncionais ou classes especiais, junto a alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades e superdotação.
Como objetivos específicos este curso proposto permitirá:

● Contribuir para definição e implementação de uma política de desenvolvimento pessoal e profissional dos professores de Educação Especial Inclusiva no Ensino Fundamental e no Médio;
● Proporcionar as condições teórico-prático-reflexivas para que o professor compreenda suas práxis, buscando reconstruí-la continuamente, visando à melhoria da qualidade da educação e do ensino;
● Desenvolver estudos e pesquisas sobre a prática pedagógica vivenciada na escola, visando à compreensão e reflexão sobre o cotidiano escolar, priorizando a educação básica no contexto da escola pública;
● Resgatar a relação técnico-ético-política subjacente à prática docente, considerando potencialidades e limitações da ação pedagógica desenvolvida nas Escolas Públicas;
● Garantir, no processo de formação, a transversalidade na abordagem teórico-metodológica da ação docente;
● Instigar e promover o espírito empreendedor e competitivo no ambiente escolar com vistas a criar uma cultura de livre iniciativa;
● Cultivar o interesse pela interdisciplinaridade e pelas novas tecnologias com vistas a criar uma cultura tecnológica no estado progressivamente.

Competências e Habilidades do Profissional:

Entendemos por competências os esquemas mentais são as ações e operações mentais de caráter cognitivo sócio afetivo ou psicomotor que mobilizado e associado aos saberes teóricos ou experienciais, geram habilidades e o real saber fazer do profissional. Estas competências devem ser descritas de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais de forma que reflitam a heterogeneidade das demandas sociais de cada curso, sendo as referências para a organização dos conteúdos e para a avaliação do processo de ensino-aprendizagem.

No que se refere ao conjunto de habilidades e competências necessárias aos professores para a prática com alunos incluídos, o Council for Exceptional Children (CEC) estabelece parâmetros em nível internacional para a preparação, certificação e a prática do profissional em educação. Destaca-se algumas delas:

  • A ideia de que todos os alunos podem aprender;
  • Valorização das potencialidades de aprendizagem de cada um;
  • Reafirmação de que a aprendizagem é um processo individual, e se desenvolve de forma ativa em cada pessoa, considerando que ela parte sempre do que o aluno sabe, e é sempre influenciado por sua história pessoal e social;
  • Estimular o desenvolvimento da autonomia dos alunos mediante a construção de sua aprendizagem;
  • Avaliar de forma processual e permanentemente as aprendizagens;
  • Avaliar o desempenho cada aluno segundo seu ritmo, do ponto de vista da evolução de suas competências ao resolver problemas e inserir-se no universo cultural dos alunos.

Em relação à formação do professor para atuar no contexto da Educação Especial Inclusiva, a situação torna mais complexa nesse cenário formativo, onde entrecruzam-se múltiplas dimensões, tais como: a relação professor-aluno e conteúdo, as relações de produção com o conhecimento na materialidade do
mundo da vida e do trabalho, os avanços da ciência, da cultura e da pesquisa, dentre outras.
Torna-se necessário que o professor, diante dessa realidade, adote uma postura crítica e reflexiva, disponível às mudanças paradigmáticas da ciência e tornando capaz inovação de sua prática.
Pode-se afirmar que o professor deverá valorizar a diversidade como causa importante no processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, deverá ser capaz de construir recursos de ensino e adaptar atividades e seus conteúdos, em relação aos alunos considerados especiais mas também para a prática educativa como um todo, evitando a exclusão ou fracasso escolar.
De modo geral, a formação recebida pelos professores influencia diretamente no desenvolvimento dos alunos, no documento do (MEC/SEESP,2003) está expresso que a aquisição de competências e habilidades pelo aluno com necessidades especiais tem no professor o indispensável apoio e a orientação segura para o seu desenvolvimento, e que isso ocorre de forma mais intensa quando, a partir formação do professor é priorizada capacidade reflexiva no trabalho colaborativa dos professores.

Metodologia:

O processo através do qual o acadêmico de Educação Especial Inclusiva irá ser acompanhado abrangerá que o currículo do curso incorpora a compreensão de que o próprio currículo e conhecimento serão vistos como construções e produtos de relações sociais, particulares e históricas, esperando que o aluno compreenda a apropriação do conhecimento como resultado da atividade humana, num contexto histórico-social e culturalmente dinâmico. A metodologia adotada visará a construção da prática embasada nos fundamentos teórico-práticos, orientada na perspectiva crítica ação-reflexão-ação, possibilitando uma ação docente comprometida com a formação sócio-político-cultural e ética; guiando acadêmicos e docentes na compreensão de diferentes abordagens na ação profissional e exercendo de forma consciente seus papéis na práxis pedagógica de maneira crítica e emancipatória em favor da coletividade e diversidade.
O material didático específico será produzido pelo professor/autor e pela equipe responsável para esse fim, adotando-se um padrão de diagramação e disposição do conteúdo-base em cada disciplina do curso. Esses recursos deverão estar de acordo com o assunto estudado, transformando-se em mais um meio de aprendizagem e compreensão do material estudado. O material deve conter o teor básico da disciplina e se constituir em um dos espaços de diálogo entre o professor/autor e o aluno. Desse modo, a linguagem utilizada deve ser dinâmica e motivadora para que os alunos possam descobrir meios para o desenvolvimento da sua autonomia na busca de conhecimento para além dos momentos em sala de aula,. Além desse material, o professor poderá dispor de material de apoio para maior compreensão dos conteúdos trabalhados em cada disciplina.
A partir destes materiais o professor poderá apresentar propostas para discussão entre os alunos, poderá acrescentar materiais complementares para serem utilizados pelos alunos, tais como links para acesso a páginas ou outros materiais. Vale ressaltar que, ao elaborar os materiais didáticos, o professor deve privilegiar uma linguagem direta, dialógica e visualmente enriquecida, com  conteúdos que estendam e complementem o material impresso da disciplina.
Visando oferecer maior acessibilidade às necessidades inerentes ao processo de ensino-aprendizagem da Licenciatura em Educação Especial Inclusiva, poderão ser ofertados materiais de estudo regulares, entre outras mídias, materiais e atividades que favoreçam e possibilitem a complementação desse processo, como slides, videoconferência, vídeo-aula, etc., permitindo que o aluno se sinta integrado e incluído. Além disso, espaços virtuais podem tornar a comunicação entre alunos e professores uma constante.

A UFDPar também disponibilizará de um Laboratório de Informática, possibilitando ao professor inúmeras ferramentas tecnológicas que dinamizem as aulas e utilizem vários recursos audiovisuais, que ofereçam ao aluno a chance de uma aprendizagem significativa e dinâmica, de maneira ampla e geral durante seu processo de formação. 
O material didático, seja impresso ou virtual, passará por um processo de elaboração e avaliação permanentes, para o aprimoramento constante da qualidade dos produtos, visando ao fortalecimento do processo de aprendizagem dos estudantes. Em virtude do Decreto Nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005, o curso oferecerá ao estudante com necessidades especiais atendimento apropriado conforme sua necessidade. A ideia é viabilizar a integração e acesso dos alunos deficientes aos equipamentos e conteúdos envolvidos no seu desenvolvimento cognitivo.

Sistema de Gestão do Curso:
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Avaliação do Curso:

Os procedimentos de avaliação da aprendizagem devem estar em acordo com as normas gerais de avaliação dos cursos de graduação da UFDPar. A avaliação do rendimento escolar será realizada em cada disciplina cabendo ao docente tomar como parâmetro tanto os aspectos quantitativos quanto qualitativos, levando em conta o domínio dos conteúdos, competências práticas, assiduidade, participação, conforme a natureza da própria disciplina. A aprendizagem será avaliada através do acompanhamento contínuo do desempenho do aluno, atribuindo um caráter diagnóstico e processual ao ato de avaliar.

Projeto Político Pedagógico:
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