CCN - QUÍMICA - Presencial - Teresina

 

Curso  Nível  Graduação

CENTRO DE CIENCIAS DA NATUREZA - CCN

1 - Histórico

O curso de Licenciatura em Ciências da Universidade Federal do Piauí teve início em 1971. Com a Resolução No 30/74, que instituiu as habilitações, os profissionais de Licenciatura em Ciências saíam aptos a ministrar aulas de Ciências do ensino fundamental e conforme a habilitação escolhida (Matemática, Física, Biologia ou Química), no ensino médio. Neste modelo, o curso constava de três partes: Um núcleo comum, a parte diversificada (habilitação) e a formação pedagógica.

A Licenciatura em Ciências com habilitação em Química oferecia uma formação básica bem diversificada em Ciências incluindo Matemática, Física, Biologia e Química, de pouca profundidade. O Departamento de Química desta Instituição Federal de Ensino Superior, refletindo sobre este fato e detectando o desânimo tanto de docentes como de discentes, resolveu elaborar uma proposta de Currículo para o curso de Graduação em Química, abandonando a polivalência estabelecida pela Resolução 30/74, e incorporando as novas exigências do mercado de trabalho e dos avanços na área de Química.

Em 1993, foi feita uma proposta para substituir a Licenciatura em Ciências/Habilitação em Química pelos cursos de Graduação em Química: Licenciatura e Bacharelado com Atribuições Tecnológicas, com o fim de atender em nossa comunidade, tanto aqueles que aspiram tornarem-se profissionais do ensino de Química, quanto àqueles que aspiram ser um profissional destinado a atuar nas indústrias, ocupando-se do estudo, planejamento, desenvolvimento, fabricação, análise química e controle de qualidade de bens de consumo. O primeiro vestibular para esta nova proposta aconteceu em 1994.

O Curso de Graduação em Química, Licenciatura, para o turno diurno tem, ao longo destes anos, suprido o mercado de trabalho do Estado do Piauí, no âmbito do ensino ao nível de ensino fundamental e ensino médio. A demanda local, e mais recentemente regional, de pessoal qualificado, entretanto, sempre absorveu profissionais egressos da UFPI no Magistério Superior Federal e Estadual, tanto do Piauí quanto de outros estados. Em 1998, foi criado também a Licenciatura Noturna.

 Ao longo da década de noventa até os dias atuais, tem-se convivido com a existência de três cursos: o de Licenciatura em Química (diurno), o Bacharelado e de Licenciatura em Química (noturno). O período de transição entre a Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química e a proposta para a criação da Licenciatura em Química terminou em 2001, ano no qual se formou o último aluno daquela modalidade.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1054 28/03/2024 21:12