Prezados,
Amanhã dia 7/10/2020 terá início nossa disciplina. Fica agendado para 14:10 aula introdutória via Google Meet. Postarei no ínicio da tarde do dia 7/10 o link para esse primeiro encontro virtual.
Utilizaremos TIC para nossa disciplina, nesse contexto as ferramentas principais serão SIGAA, Google Meet, Google Classroom, Google Forms e alguns sites da internet.
Segue o convite para a sala de aula que está sendo criada (https://classroom.google.com/c/MTgzODM1ODA4ODA2?cjc=ohh5mee). Peço que todos entrem na turma. Favor utilizar o e-mail institucional da UFPI (????@ufpi.edu.br), inclusive para os encontros no Meet.
Teremos aulas síncronas e assíncronas.
Nessa primeira aula conversaremos do formato da disciplina e poderemos tirar outras dúvidas.
Abaixo segue a Ementa:
PPGGEO048 - ESTUDOS GEOECOLÓGICOS DA PAISAGEM - 60h
ENFOQUE EM PEDOLOGIA – SOLO COMO COMPONENTE NATURAL DA PAISAGEM
- Ementa: Apresentar os principais materiais de origem do solo, elementos químicos componentes, mineralogia e rochas, processos de intemperismo, atributos das rochas e fatores e processos de formação dos solos. Morfologia do solo. Perfil do solo. Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. Potencialidades e limitações dos solos brasileiros. O solo como componente da paisagem.
BIBLIOGRAFIA
EMBRAPA. CNPS. Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. Rio de Janeiro. 2018.
LEPSCH, I. 19 Lições de Pedologia.
SANTOS, R. D. et al. Manual de descrição e coleta de solo no campo.
KER, J. C., CURI, N., SCHAEFER, C. E. G. R., & VIDAL-TORRADO, P. (Eds.). (2015). Pedologia: fundamentos. Sociedade Brasileira de Ciência do Solo.
EMBRAPA. Procedimentos normativos de levantamentos pedológicos. Brasília: EMBRAPS-SPI, 1995. 101p.