Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Apresentar os principais materiais de origem do solo, elementos químicos componentes, mineralogia e rochas, processos de intemperismo, atributos das rochas e fatores e processos de formação dos solos. Morfologia do solo. Perfil do solo. Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. Potencialidades e limitações dos solos brasileiros. O solo como componente da paisagem. Devido a pandemia o ensino foi remoto, havendo aulas síncronas e assíncronas. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Foram elaboradas provas e apresentação de seminários e miniaulas. |
Horário de atendimento:
| |
Bibliografia:
| EMBRAPA. CNPS. Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. Rio de Janeiro. 2018. IBGE. Manual técnico de pedologia. 2015. LEPSCH, I. 19 Lições de Pedologia. SANTOS, R. D. et al. Manual de descrição e coleta de solo no campo. KER, J. C., CURI, N., SCHAEFER, C. E. G. R., & VIDAL-TORRADO, P. (Eds.). (2015). Pedologia: fundamentos. Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. EMBRAPA. Procedimentos normativos de levantamentos pedológicos. Brasília: EMBRAPS-SPI, 1995. 101p.
|