ALCIONE CORREA ALVES

COORDENAÇÃO DO CURSO DE LETRAS ESTRANGEIRAS/CCHL

Ir ao Menu Principal

alcione correa alves

CLE - COORDENAÇÃO DO CURSO DE LETRAS ESTRANGEIRAS/CCHL

Perfil Pessoal

Descrição pessoal
Atualmente, está Professor Associado, nível I, da Universidade Federal do Piauí (na área de concurso Literatura Francesa; regime de dedicação exclusiva). Nesta Universidade, integra atualmente o Núcleo de Pesquisa Sobre Africanidade e Afrodescendência - Ifaradá, bem como o quadro docente do Programa de Pós-graduação em Letras, como professor permanente e, de abril de 2017 a abril de 2019, seu coordenador; ademais, coordena o Projeto de Pesquisa Teseu, o labirinto e seu nome; de dezembro de 2012 a meados de 2014, coordenara o Comitê de Ética em Pesquisa CEP/UFPI, retornando a este, como membro titular, desde junho de 2018. Ademais, integra atualmente a rede internacional de pesquisadores Diálogos en Mercosur, bem como o Grupo de Pesquisa CNPq "Americanidades: lugar, diferença e violência" (como líder).
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Obteve graduação em Letras (Licenciatura em Língua Moderna - Francês; obtido em 2005), Mestrado em Letras (na área de Literaturas Estrangeiras Modernas, especialidade de Literaturas Francesa e Francófonas; obtido em 2008) e Doutorado em Letras (na área de Literaturas Estrangeiras Modernas, especialidade de Literaturas Francesa e Francófonas; obtido em 2012), todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Integrou, como estudante, de 2003 a 2007, o projeto de pesquisa "Dicionário de Figuras e Mitos literários das Américas", sob a coordenação da Profa. Dra. Zilá Bernd (que resultou em publicação homônima, pela Editora da UFRGS/Tomo Editorial, em 2007). Também integrou, como estudante de doutorado, de 2008 a 2010, o projeto de pesquisa "Imaginário insubmisso: releitura comparada da mobilidade cultural nas Américas", também sob a coordenação da Profa. Dra. Zilá Bernd (que resultou em publicação intitulada Dicionário das mobilidades culturais: percursos americanos, pela Editora Literalis, em 2010).
Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Desde o início de vigência do Projeto Teseu, o labirinto e seu nome, tem desenvolvido experiência de pesquisa em literaturas negras americanas, com ênfase em literaturas negras caribenhas; mais recentemente, tem se dedicado a problemas de cunho teórico, desenvolvendo pesquisas de caráter transdisciplinar relativos a um corpus mais amplo de literaturas negras americanas, nas línguas francesa e espanhola. Esta área de interesse tem sido desenvolvida mediante o Projeto de Pesquisa Teseu, o labirinto e seu nome, além de uma Atividade de Extensão, intitulada Clube do Vinil (que produz programas radiofônicos de exibição semanal na rádio FM Universitária 96,7).
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/6724041720833092

Formação Acadêmica

Formação acadêmica não cadastrada

Contatos

Endereço profissional
Universidade Federal do Piauí - Coordenação de Letras Estrangeiras/Programa de Pós-graduação em Letras
Campus Universitário Ministro Petrônio Portella
Bairro Ininga - Teresina - PI
CEP 64049-550
Sala
não informado
Telefone/Ramal
5782
Endereço eletrônico
alcione@ufpi.edu.br

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.477 26/11/2020 20:57