PAULO MICHEL PINHEIRO FERREIRA

DEPARTAMENTO DE BIOFÍSICA E FISIOLOGIA/CCS

Ir ao Menu Principal

paulo michel pinheiro ferreira

BFF - DEPARTAMENTO DE BIOFÍSICA E FISIOLOGIA/CCS

Perfil Pessoal

Descrição pessoal
Bacharel em Ciências Biológicas e em Farmácia com especialização em Bioquímica Clínica e Biologia Molecular (Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem - UFC). É mestre e doutor em Farmacologia (Departamento de Fisiologia e Farmacologia, Faculdade de Medicina - UFC) e Pós-Doutor em Oncologia Translacional (Centro de Investigación del Cáncer, Facultad de Medicina, Universidad de Salamanca - CIC / USAL, España). É bolsista de Produtividade do CNPq desde 2014 e Professor Associado III da Universidade Federal do Piauí de Fisiologia Humana e Oncologia. Coordena o Laboratório de Cancerologia Experimental e Toxicologia Pré-clínica (LabCancer) da UFPI desde 2013. Trabalha, principalmente, com técnicas celulares e teciduais e modelos animais usando ferramentas fisiofarmacológicas translacionais de interface para análise de mecanismos antineoplásicos e anti-inflamatórios e com toxicidade de moléculas protótipos ou de medicamentos em uso clínico com possibilidade de reposicionamento terapêutico contra desordens crônicas de base proliferativa. É membro da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE), do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia RENNOFITO, dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas e Farmacologia e da Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO, Ponto Focal Piauí). Possui colaborações com a UFC, UFDPar, UFMA, UNESP, UNCISAL, UFPE, UFMT, UFOP, UFMG, UTFPR, FIOCRUZ-Bahia, FIOCRUZ-Piauí, University of Naples Federico II (Napoli, Italy), Universidade do Porto (Portugal) e com o Centro de Investigación del Cáncer (Universidad de Salamanca, España). É vice-chefe do Departamento de Biofísica e Fisiologia (2023-2025), representante departamental no Colegiado do Curso de Nutrição e na RENORBIO (2020-atual) e revisor de periódicos internacionais nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF, 2014-2018), idealizador e coordenador do primeiro curso multiprofissional em Oncologia -- Oncologia Experimental e Clínica (2018-2019) -- em nível de Pós-Graduação do UFPI e fez parte do Comitê Institucional de Iniciação Científica (PIBIC-CNPq/UFPI 2014-2019), do Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos cursos de Enfermagem e Ciências Biológicas (2010-2014), da Comissão de Biodiversidade (2018-2022) e da Comissão de Ética em Uso de Animais (CEUA, 2022-2024). Atualmente é membro do Comitê de Assessoramento do CNPq na área de Biofísica, Bioquímica, Farmacologia, Fisiologia e Neurociências -- CA-BF (2023-2026).
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Bacharel em Ciências Biológicas e em Farmácia com especialização em Bioquímica Clínica e Biologia Molecular (Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem - UFCE). É mestre e doutor em Farmacologia (Departamento de Fisiologia e Farmacologia, Faculdade de Medicina - UFC) e Pós-Doutor em Oncologia Translacional (Centro de Investigación del Cáncer, Facultad de Medicina, Universidad de Salamanca - CIC / USAL, España).
Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Oncologia experimental e clínica e Fisiofarmacologia molecular
Linhas de pesquisa:

1. Oncologia translacional (experimental e clínica) aplicada ao estudo do potencial citotóxico e antitumoral de protótipos a fármacos anticâncer: cultura de células, padrões de proliferação e morte celular, vias de sinalização citoplasmática, expressão de receptores e modelos in vivo de tumores humanos e murinos;


2. Análises pré-clínicas de parâmetros fisiológicos, anti-inflamatórios e toxicológicos de insumos anticâncer: métodos tradicionais e alternativas ao uso de animais de laboratório, danos teciduais e marcadores bioquímico-funcionais, neurotoxicidade, genotoxicidade, citologia e bioquímica da inflamação e dor associada ao câncer.
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/4897632187244463

Formação Acadêmica

Formação acadêmica não cadastrada

Contatos

Endereço profissional
Universidade Federal do Piauí - UFPI
Campus Universitário Ministro Petrônio Portella
Departamento de Biofísica e Fisiologia
Bairro Ininga - Teresina - PI
CEP: 64049-550
Sala
não informado
Telefone/Ramal
(86) 32371240
Endereço eletrônico
não informado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1082 16/06/2024 21:10