MAURICIO FERNANDES DA SILVA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO-PROCAMPO/CSHNB

Ir ao Menu Principal

mauricio fernandes da silva

EDCA - COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO-PROCAMPO/CSHNB

Perfil Pessoal

Descrição pessoal
não informada
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Doutor em Filosofia pelo Programa de Pós Graduação em Filosofia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2018), Mestre em Filosofia pelo Programa de Pós graduação em Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2014), Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2013), e Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2011), com interesse em Filosofia da Ciência, Filosofia da Técnica e da Tecnologia, Filosofia da Religião, Filosofia Prática e Moral e grandes sistemas éticos. Atualmente Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Piauí, Professor de Filosofia na Universidade Federal do Piauí/CSHNB no Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza e membro do GT Filosofia da Tecnologia e da Técnica da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF). Pesquisa as relações instauradas a partir do impacto dos avanços expressivos no campo das biotécnicas, suas aporias e desdobramentos no contexto ético na sociedade. Atualmente dedica-se a análise da crítica de Jürgen Habermas às intervenções biogenéticas e sua proposta de uma deflação do cerne duro do naturalismo e de uma "moralização da natureza humana" como tentativas de reabilitar o horizonte de alternativas ao quadro conflituoso de um "vazio ético"; oriundo das intervenções (bio)tecnológicas cada vez mais expressivas na estrutura nuclear da existência humana, e, por conseguinte, a guinada interpretativa acerca da religião e apreciação, em um viés sociológico, daqueles elementos ainda não reificados que encontram-se articulados no cerne das tradições religiosas que podem oferecer de um lado enfrentamento e repulsa à disponibilização gradativa do homem ao campo de sua própria ação, e de outro, como conteúdos e estímulos epistêmicos mantenedores dos vínculos de coesão social. No âmbito da educação do campo, atualmente dedica-se à uma exposição e tematização de conteúdos presentes no interior da educação do campo que assinalam a importância da Filosofia para esta, isto a partir de conceitos como emancipação, tradução/transdução e subjetividade emergente.
Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Filosofia da Tecnologia. Filosofia da Ciência. Filosofia Moral. Grandes Sistemas Éticos. Fenomenologia. Filosofia da Religião.
Currículo Lattes:
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4209792E3

Formação Acadêmica

Formação acadêmica não cadastrada

Contatos

Endereço profissional
Cícero Duarte, No. 905, sala 08, Junco - Picos/PI
64607-670
+55 89 3422 2082
Brasil


Sala
08
Telefone/Ramal
2082
Endereço eletrônico
mauriciofernandes@ufpi.edu.br

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.397 09/07/2020 11:58