ANDREA LOURDES MONTEIRO SCABELLO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE GEOGRAFIA/CCHL

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andrea lourdes monteiro scabello

CGEO - COORDENAÇÃO DO CURSO DE GEOGRAFIA/CCHL

CLP/CEAD041 - SUSTENTABILIDADE, EDUCAÇÃO E INTERVENÇÃO SOCIOCULTURAL - Turma: 3A (2024.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA (31/05/2024 - 30/06/2024)

APRESENTAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA

 

A disciplina “Sustentabilidade, educação e intervenção sociocultural” visa promover reflexões críticas e apresentar subsídios para que educadores incluam a sustentabilidade ambiental nas discussões e práticas que objetivem preparar os estudantes para o mundo do trabalho.

 

Caro(a) aluno(a),

Para um bom aproveitamento da disciplina “Sustentabilidade, educação e intervenção sociocultural”, faz-se necessário a realização das leituras dos textos indicados, além das atividades propostas e participação nas discussões que acontecerão durante o seu desenvolvimento.

 

A disciplina é uma oportunidade para agregar conhecimento em relação aos conteúdos abordados e, consequentemente, isso refletirá na qualidade em como poderá contemplá-los com os estudantes do ensino médio de forma a orientá-los para o desenvolvimento de competências que lhe possibilitem inserir-se de forma ativa, crítica, criativa e responsável no mundo do trabalho.

 

CONHEÇA A PROFESSORA

Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI (2007), especialização em Gerenciamento de Recursos Ambientais - IFPI (2009), mestrado (2011) e doutorado (2015) em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí - UFPI ### Docente e Pesquisadora na área de Ciências Ambientais, vinculada ao Departamento de Recursos Hídricos, Geotecnia e Saneamento Ambiental e aos Programas de Pós-Graduação - Mestrado (21001014004P5) e Doutorado (22001018074P6) Acadêmicos em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos - ProfÁgua (33004013069P2)  - UFPI ### Áreas de interesse para pesquisa: Critérios Ambientais, Sociais e de Governança (ASG) no ambiente corporativo; matérias-primas críticas no contexto brasileiro; gestão ambiental em processos, produtos e serviços (avaliação do ciclo de vida, ecoeficiência, ecodesign); técnicas de avaliação de impacto ambiental; saneamento ambiental; ciências da natureza e suas tecnologias.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4203998034603560

   2-Plano de disciplina-Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho-Profa. Elaine.docx 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (31/05/2024 - 30/06/2024)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

As duas aulas síncronas serão gravadas e disponibilizadas. Contudo, é relevante a sua participação nas mesmas, pois é uma oportunidade de interação social e realização de debates. Além disso, em uma dessas ocasiões, serão apresentadas orientações para a elaboração dos Projetos de Intervenção Sociocultural que é uma das atividades avaliativas nesta disciplina.

UNIDADE I (31/05/2024 - 30/06/2024)

Sustentabilidade / Educação para a sustentabilidade

1)      Definições de sustentabilidade

2)      Educação como fundamento para a sustentabilidade

3)      Dimensões da sustentabilidade

4)      Base Nacional Comum Curricular

  • Conhecer as principais abordagens nas definições sobre a sustentabilidade;
  • Discutir o papel da educação na formação de cidadãos e profissionais sensíveis à causa da sustentabilidade ambiental;
  • Identificar as dimensões da sustentabilidade;
  • Discutir a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as suas repercussões para o ensino médio;
  • Identificar quais elementos da “Aula do Futuro” são contemplados na BNCC;
  • Apresentar os elementos para aulas/atividades que considerem os pressupostos da BNCC para a área de Linguagens e suas Tecnologias (LGG).

Educação como fundamento da sustentabilidade / Uaçaí de Magalhães Lopes, Robinson Moreira Tenório. Salvador: EDUFBA, 2011.

Capítulos:

  • Texto – Educação como fundamento da sustentabilidade
  • Texto – Revisão das definições clássicas de sustentabilidade
  • Texto – Formalização do conceito clássico de sustentabilidade
  • Texto – Ampliando o conceito de sustentabilidade

 

IAQUINTO, B. O. A sustentabilidade e suas dimensões. REVISTA DA ESMESC, v. 25, n. 31, p. 157-178, 2018. Disponível em: https://www.revista.esmesc.org.br/re/article/viewFile/187/161. Acesso: 31 out. 2022.

  • Texto – A sustentabilidade e as suas dimensões

 

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf. Acesso: 31 out. 2022.

  • Texto – Linguagens e suas tecnologias na BNCC

 

MOITA NETO, J. M. Crônicas Acadêmicas. Teresina: Moita, 2009. 

  • Texto – Aula do Futuro

No âmbito das Ciências Ambientais, a linguagem precisa ser rigorosa para a comunicação eficaz de conceitos e a construção de um discurso científico consistente. Diante disso, é crucial evitar o uso indiscriminado de termos, compreendendo suas nuances e aplicações específicas. 

 

A seguir, são indicados alguns termos tratados como sinônimos, mas não são:

  • Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável
  • Ambiental e Ecológico
  • Conservação e Preservação

 

Busque o conceito dos termos apresentados e use-os de forma adequada nas suas próximas comunicações!

 

A compreensão precisa dos termos utilizados em Ciências Ambientais é fundamental para a comunicação clara, a construção de argumentos sólidos e a tomada de decisões eficazes para a gestão ambiental.

   FÓRUM I- SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E O MUNDO DO TRABALHO
Período de Habilitação: 31/05/2024 às 00:00 a 11/06/2024 às 23:59
    
Inicia em 31/05/2024 às 0h 0 e finaliza em 11/06/2024 às 23h 59
  Livro Crônicas Acadêmicas 
Autor: José Machado Moita Neto
UNIDADE II (31/05/2024 - 30/06/2024)

Desenvolvimento de competências em sustentabilidade

1)      Competências específicas e habilidades da área de Linguagens e suas tecnologias para o Ensino Médio

2)      Sustentabilidade como categoria de análise

3)      Apropriação da cultura científica

  • Explorar as Competências Específicas e as Habilidades da LGG para o Ensino Médio;
  • Associar as Competências Específicas e as Habilidades da LGG para o Ensino Médio com a sustentabilidade.

MOITA NETO, J. M. Crônicas Acadêmicas. Teresina: Moita, 2009. 

  • Texto – Problemas e soluções na pesquisa científica

 

MOITA NETO, J. M. Sustentabilidade como categoria de análise (texto não publicado). Teresina: Moita, 2022.

  • Texto – Sustentabilidade como categoria de análise

Nem tudo que parece é....

 

Em nossa vida cotidiana, lidamos constantemente com informações, crenças e ideias que moldam nossa visão do mundo. Muitas vezes, aceitamos como verdade aquilo que ouvimos, lemos ou vemos, sem questionar sua origem ou validade. Mas será que tudo o que parece ser verdade realmente o é?

 

Para a construção do conhecimento é fundamental saber a distinção entre senso comum e conhecimento científico.

 

O senso comum, fruto da experiência cotidiana e da tradição, nos guia em muitas situações, mas pode se basear em generalizações, preconceitos e crenças sem embasamento sólido. Já o conhecimento científico, construído através de métodos rigorosos de investigação e análise, busca a compreensão profunda dos fenômenos, buscando explicações e soluções fundamentadas em evidências e dados.

   FÓRUM II - APROPRIAÇÃO DA CULTURA CIENTÍFICA
Período de Habilitação: 12/06/2024 às 00:00 a 24/06/2024 às 23:59
UNIDADE III (31/05/2024 - 30/06/2024)

Intervenção sociocultural no Ensino Médio

  • Apresentar a ferramenta 5W2H (elementos do projeto);
  • Elaborar projeto interdisciplinar, a partir dos temas propostos, que promova o exercício do pensamento crítico pelos estudantes do ensino médio.

PHILIPPI JÚNIOR, A; PELICIONI, M. C. F. Educação ambiental e sustentabilidade. 2 ed rev. e atual. Barueri, SP: Manole, 2014.

  • Texto – A construção de projetos em educação ambiental: processos criativos e responsabilidade nas intervenções

A ferramenta 5W2H se refere ao um conjunto de questões que auxiliam a compreensão de um projeto e/ou plano de ação:

  • What: o que deve ser feito?
  • Why: por que precisa ser realizado?
  • Who: quem deve fazer?
  • Where: onde será implementado?
  • When: quando deverá ser feito?
  • How: como será conduzido?
  • How much: quanto custará esse projeto?

    
Inicia em 12/06/2024 às 0h 0 e finaliza em 24/06/2024 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (31/05/2024 - 30/06/2024)

Após o percurso trilhado ao longo das unidades didáticas, agora será realizada a verificação da aprendizagem.

 

  • Serão propostos dois fóruns e duas atividades (individual e grupo), além da avaliação final que conterá dez questões de múltipla escolha sobre os conteúdos da disciplina.
  • A participação nos fóruns e a entrega da atividade individual (elaboração de um plano de aula) são obrigatórias e as mesmas poderão subsidiar o incremento da nota do (a) discente que não alcançar a nota mínima para aprovação na disciplina.
  • O trabalho em grupo (elaboração e apresentação de projeto de intervenção sociocultural) e a avaliação (dez questões de múltipla escolha) terão, respectivamente, pesos quatro seis na nota final da disciplina.
    
Inicia em 25/06/2024 às 0h 0 e finaliza em 26/06/2024 às 23h 59
    
Inicia em 27/06/2024 às 0h 0 e finaliza em 27/06/2024 às 23h 59
SEGUNDA CHAMADA (30/06/2024 - 30/06/2024)
    
Inicia em 02/07/2024 às 0h 0 e finaliza em 02/07/2024 às 23h 59
Frequências da Turma

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Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023202**** 9,0 9,5 8,4 9.0 0 AM
2 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
3 2023202**** 8,0 4,5 3,8 6.5 0 AM
4 2023202**** 10,0 8,5 8,3 9.4 0 AM
5 2023201**** 8,0 8,3 8,0 8.1 0 AM
6 2023201**** 9,0 8,0 8,0 8.6 0 AM
7 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
8 2023202**** 9,0 9,0 8,0 8.8 0 AM
9 2023202**** 7,0 8,0 7,0 7.2 0 AM
10 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
11 2023203**** 10,0 8,5 8,2 9.3 0 AM
12 2023202**** 10,0 7,8 8,5 9.3 0 AM
13 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
14 2023201**** 10,0 9,0 8,0 9.4 0 AM
15 2023202**** 10,0 9,0 9,4 9.7 0 AM
16 2023203**** 10,0 9,0 8,0 9.4 0 AM
17 2023202**** 10,0 7,5 8,8 9.3 0 AM
18 2023202**** 7,0 7,5 8,0 7.3 0 AM
19 2023202**** 10,0 9,5 8,3 9.6 0 AM
20 2023202**** 8,0 8,0 7,5 7.9 0 AM
21 2023201**** 7,0 8,8 8,3 7.6 0 AM
22 2023202**** 10,0 7,3 8,5 9.2 0 AM
23 2023201**** 8,0 7,0 8,5 7.9 0 AM
24 2023202**** 10,0 7,0 3,8 8.2 0 AM
25 2023201**** 10,0 8,8 8,0 9.4 0 AM
26 2023201**** 10,0 8,0 7,8 9.2 0 AM
27 2023202**** 10,0 9,0 8,8 9.6 0 AM
28 2023202**** 10,0 9,5 8,8 9.7 0 AM
29 2023201**** 8,0 8,5 7,8 8.1 0 AM
30 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
31 2023202**** 6,0 8,3 8,5 7.0 0 AM
32 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
33 2023202**** 7,0 6,5 6,5 6.8 0 AM
34 2023201**** 10,0 9,0 8,3 9.5 0 AM
35 2023202**** 9,0 8,5 8,0 8.7 0 AM
36 2023202**** 7,0 7,5 8,0 7.3 0 AM
37 2023201**** 10,0 8,8 9,0 9.6 0 AM
38 2023201**** 8,0 8,5 8,0 8.1 0 AM
39 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
40 2023202**** 0,0 3,5 3,8 1.5 0 RN
41 2023202**** 9,0 4,0 3,8 7.0 0 AM
42 2023202**** 9,0 9,0 8,5 8.9 0 AM
43 2023203**** 10,0 9,5 8,0 9.5 0 AM
44 2023201**** 10,0 9,5 8,0 9.5 0 AM
45 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
46 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
47 2023202**** 9,0 3,5 8,5 7.8 0 AM
48 2023202**** 5,0 7,5 7,9 6.1 0 AM
49 2023202**** 8,0 9,5 8,2 8.3 0 AM
50 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
51 2023201**** 9,0 9,5 8,0 8.9 0 AM
52 2023201**** 10,0 8,5 8,5 9.4 0 AM
53 2023201**** 9,0 8,0 8,5 8.7 0 AM

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Plano de Curso

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Título

Data
Solicitação de segunda chamada 27/06/2024
Orientações sobre grupos e temas para realização da Tarefa 2 08/06/2024
Aula Síncrona - 07/06/2024 07/06/2024
Aula Síncrona - 31/05/2024 31/05/2024

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