EUGENIA BRIDGET GADELHA FIGUEIREDO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA/CMRV

Ir ao Menu Principal

eugenia bridget gadelha figueiredo

PSP - COORDENAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA/CMRV

DCCJ641 - EMPREENDEDORISMO - Turma: 01 (2017.2)

Tópicos Aulas
Introdução ao Empreendedorismo (15/08/2017 - 17/08/2017)
Quem é um empreendedor?
 
O que é o empreendedorismo?
 
O que é um processo empreendedor?
   Produtos e serviços 
  Modelo de plano de negócio 
Modelo de plano de negócio.
A natureza do empreendedorismo (22/08/2017 - 24/08/2017)
uA palavra entrepreuner é francesa e significa “aquele que está entre” ou “intermediário”.
uPeríodo Inicial – primeira definição como “intermediário” é atribuído a Marco Polo.
uAssinava contrato com uma pessoa que detinha recursos para vender suas mercadorias.
 
uSéculo XVII – Houve uma reemergência na ligação do risco com o empreendedorismo neste período.
uO empreendedor firmava um acordo contratual com o governo para desempenhar um serviço ou fornecer produtos estipulados;
uAssumia as perdas ou ganhos sobre o empreendimento;
uRichard Cantillon economista e escritor em 1700,viu o empreendedor como alguém que corria riscos.
 
uSéculo XVIII – se estabeleceu a diferença entre a pessoa com capital daquela que precisava de capital, ou seja, o empreendedor foi diferenciado do fornecedor de capital(investidor);
uExemplo: Eli Whitney e Thomas Edison;
uUm investidor de risco é um administrador profissional de dinheiro que faz investimentos de risco a partir de um montante de capital próprio para obter uma alta taxa de retorno sobre os investimentos.
 

Século XIX e XX

uNo final de XIX e início de XX não se distinguia empreendedores de gerentes;
uEntendia-se que o empreendedor organiza e opera uma empresa para lucro pessoal, além de assumir perdas e ganhos em circunstâncias de imprevistos;
uEm meados do século XX, estabeleceu-se a noção de empreendedor como inovador;
u Dessa maneira, compreendeu-se que a função do empreendedor é reformar ou revolucionar o padrão de produção ou explorar uma invenção, um método tecnológico não-experimentado para produzir um novo bem ou um bem antigo de uma maneira nova.
  Hisrich (2009)
 
uAssim, o conceito de inovação e novidade é uma parte integrante do empreendedorismo;
uDe fato, a inovação, o ato de lançar algo novo, é uma das mais difíceis tarefas para o empreendedor;
 
Empreendedor
 
uO conceito de empreendedor deve considerar princípios e termos em uma perspectiva empresarial, administrativa e pessoal:
uO autor enfatiza que em quase todas as definições de empreendedorismo, há um consenso em torno de um comportamento que abrange:
ua) tomar iniciativa;
ub) organizar e reorganizar mecanismos sociais e econômicos a fim de transformar recursos e situações para proveito prático e;
uc)aceitar o risco ou o fracasso.
Empreendedor (29/08/2017 - 31/08/2017)
uNa perspectiva de um economista o Empreendedor é aquele que combina recursos, trabalho, materiais e outros ativos para tornar seu valor maior que antes; também é aquele que introduz mudanças, inovações e uma nova ordem;
uNa perspectiva de um psicólogo o empreendedor geralmente é impulsionado por certas forças – a necessidade de obter ou conseguir algo, de experimentar, de realizar ou talvez de escapar à autoridade de outros.
uNa perspectiva de executivos, o empreendedor é interpretado como uma ameaça, um concorrente agressivo;
uEnquanto para outros, o mesmo empreendedor pode ser aliado, uma fonte de suprimento, um cliente ou alguém que gera riqueza para outros assim como encontra melhores maneiras de utilizar recursos, reduzir o desperdício e produzir empregos que outros ficarão satisfeitos em conseguir.
 
uConvergência de noções entre as perspectivas apresentadas:
üNovidade; organização, criação, riqueza e risco.
u
uEmpreendedorismo é o processo de criar algo novo com valor, dedicando o tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psíquicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação e da independência financeira e pessoal. 
 
u“O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais”.

(SCHUMPETER, 1949)

 

uO empreendedor é aquele que cria um equilíbrio, encontrando um posição clara e positiva em um ambiente de caos e turbulência, ou seja, identifica oportunidades na ordem presente.(KIRZNER, 1973)
Estudo dirigidp e discussão temática - A mentalidade empreendedora (05/09/2017 - 05/09/2017)

A mentalidade empreendedora

Estudo dirigidp e discussão temática - Oportunidades internacionais (14/09/2017 - 14/09/2017)
Estudo dirigidp e discussão temática - Criação e início do empreendedorismo (19/09/2017 - 19/09/2017)
Estudo dirigidp e discussão temática - Regras para revolucionários Cap. 5 (21/09/2017 - 21/11/2017)
Estudo dirigidp e discussão temática - Propriedade intelectual (26/09/2017 - 26/09/2017)
Preparação para Plano de Negócios (05/10/2017 - 05/10/2017)
Preparação para Plano de Negócios (10/10/2017 - 10/10/2017)
Criando Plano de Negócios (17/10/2017 - 17/10/2017)
Criando Plano de Negócios (24/10/2017 - 26/10/2017)

Criando um plano de negócios

O plano de negócio é parte fundamental do processo empreendedor;

A principal utilização do plano de negócios é a de prover uma ferramenta de gestão para o planejamento e desenvolvimento inicial da start-up;

O plano de negócios é realmente uma ferramenta de gestão eficiente a ponto de determinar o sucesso ou o fracasso de um empreendimento?;
 
O plano de negócios é um documento usado para descrever um empreendimento e o modelo de negócios que sustenta a empresa;

Sua elaboração envolve: aprendizagem, autoconhecimento, familiarização com ambiente.

Criando Plano de Negócios (31/10/2017 - 31/10/2017)
Sumário Executivo 
 
Para auxiliar na preparação do Sumário Executivo, procure responder às seguintes perguntas:
O quê?  Qual o propósito do seu plano?

            O que  você está apresentando?

                O que é a sua empresa?

            Qual é o seu produto/serviço?

-Onde?  Onde sua empresa está localizada?

            Onde está o seu mercado/cliente?

-Por quê? Por que você precisa do dinheiro requisitado?

-   Como?  Como você empregará o dinheiro na sua empresa? 

Quanto?

    De quanto dinheiro você necessita?

              Como se dará o retorno sobre o investimento?

 

  - Quando?

    Quando seu negócio foi criado?

       Quando você precisará dispor do capital      requisitado?

    Quando ocorrerá o pagamento do    empréstimo obtido? 

  

  Slides com apresentação, explicação de estrutura e seções do Plano de Negócios 
Prezados alunos, Vocês receberam material referente apresentação, estrutura, descrição e seções do Plano de negócios referenciados no portal Empreende do prof. José Dornelas, o qual fiz menção em última aula. Dessa maneira, as equipes poderão se apoiar nesse e em outros materiais para desenvolvimento de seus planos, visto que, precisarão realizar pesquisa de campo para coleta de dados de seus concorrentes e do ambiente externo. Atenciosamente, Profa. Dra. Joiza Sampaio de Andrade
Feriado Dia de Finados (02/11/2017 - 02/11/2017)

Feriado Dia de Finados 

Descrição da Empresa (07/11/2017 - 07/11/2017)

Descrição da Empresa

Nesta seção você apresenta um breve resumo da organização da sua empresa, sua história, e seu status social;

Apresente sua razão social/nome fantasia, o porte da empresa e como está enquadrada na legislação: micro, pequena ou média empresa, sociedade civil limitada;
 
Outro aspecto importante da descrição é mostrar que a empresa possui pessoas qualificadas e comprovadamente experientes nos níveis de comando.
 
Localização e Infraestrutura 
 
Questionário e localização da empresa
O valor do aluguel é competitivo?
A área é adequada para as necessidades de ocupação da empresa ?
No caso da empresa comercial/varejo: o local fica em uma região de grande tráfego de pedestres?
Existe estacionamento para os clientes?
As instalações telefônicas e de internet são de fácil disponibilidade no local? E como é a qualidade das instalações elétricas e hidráulicas?
 
Produtos e serviços (09/11/2017 - 09/11/2017)
Diga quais são os produtos de sua empresa;
Por que ela é capaz de fornecê-los e como eles são fornecidos;
Quais as características únicas de seu negócio;
O que ele tem de especial para oferecer aos clientes;
Liste os produtos ou serviços futuros que você planeja;
 
Se você é um fabricante ou atacadista:
Faça uma descrição detalhada do desenvolvimento do seu produto a partir do recebimento da matéria-prima ou atá acabado;
fluxograma;
Descreva as necessidades da matéria-prima;
Descreva quais equipamentos são utilizados no processo produtivo;
Quais os custos de manutenção;
Quantos operários  são necessários na operação dos mesmos e em quantos turnos de trabalho...
 
Se você é um varejista
Descreva os produtos ou famílias de produtos que são vendidos  por sua empresa;
Principais fornecedores (onde se localizam);
Como você controla o estoque de produtos;
Como define quando deve ser feito um novo pedido de compra?;
Existe software que controla esse produto?
Mercado e competidores (14/11/2017 - 16/11/2017)
uA análise de mercados é considerada por muitos uma das mais importantes seções do plano de negócios;
uA estratégia de negócio depende de como a empresa abordará seu mercado consumidor;
uÉ importante que empresa conheça muito bem o mercado onde atua ou pretenda atuar;
uA análise da concorrência é de suma importância;
uA concorrência não se limita aos concorrentes diretos, aqueles que produzem produtos similares ao da empresa;
uDevem ser considerados os concorrentes indiretos, aqueles que de alguma forma desviam a atenção de seus clientes; 
uProcure mostrar como esse mercado está segmentado, as tendências do setor e de seu segmento específico, as  tendências de consumo, os novos ingressantes nesse mercado;
uIdentificar as tendências ambientais ao redor do negócio (demográfica, econômica, tecnologia, política, legal social e cultural);
uAnalisar os principais competidores: descrição de seus produtos/serviços, posicionamento no mercado;
u suas forças e fraquezas;
upráticas de marketing utilizadas (políticas de preços, canais de distribuição, promoção);
uParticipação no mercado;
uEfetuar comparação com os competidores:
uMostrar quais os seus diferenciais em relação aos principais competidores (aqueles com os quais sua empresa compete diretamente, de forma mais acirrada);
 
Marketing e vendas (21/11/2017 - 23/11/2017)
uAs estratégias de marketing são os meios e métodos que empresa deverá utilizar para atingir seus objetivos;
uEssas estratégias geralmente se referem ao composto de marketing:
uProduto;
uPreço;
uPraça; e
uPromoção 
 
uSegundo Westood (1996) podem ser desenvolvidas estratégias a partir do mix de marketing:
uProduto
uPromover mudanças na combinação de produtos
uRetirar, adicionar ou modificar os produtos;
uMudar o design, embalagem, qualidade, desempenho, características técnicas, tamanho, estilo, opcionais;
uConsolidar, padronizar ou diversificar os modelos.
 
uPreço
uDefinir preços, prazos e formas de pagamentos para produtos ou grupos de produtos;
uDefinir políticas de atuação em mercados seletivos;
uDefinir políticas de penetração em determinado mercado;
uDefinir políticas de descontos especiais
 
uPraça
uUsar canais alternativos;
uMelhorar prazo de entrega;
uOtimizar logística de distribuição 
 
uPropaganda/comunicação
uDefinir novas formas de vendas; mudar equipe e canais de vendas;
uMudar política de relações públicas;
uMudar agência de publicidade e definir novas mídias prioritárias;
uDefinir feiras, exposições que serão priorizadas
 
Estudo dirigidp e discussão temática - Intenções empreendedoras e empreendedorismo (07/12/2017 - 07/12/2017)

Intenções empreendedoras e empreendedorismo

Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
15 18 22 25 29 01 05 08 12 15 19 22 26 29 03 06 10 13 17 20 24 27 31 03 07 10 14 17 21 24 01
1 2015905**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 8
2 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2015905**** 0 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
4 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2015904**** 0 2 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
6 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 4
7 201297**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 201497**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 201394**** 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 58
11 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 201391**** 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
14 2015905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2015901**** 0 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
16 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 201396**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 201011**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 201494**** 0 2 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
21 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2015904**** 8,0 8,0 9,0 8.3 4 AM
2 201011**** 8,0 7,5 9,0 8.2 0 AM
3 2015905**** 8,0 8,0 9,0 8.3 8 AM
4 2015904**** 8,0 8,0 9,0 8.3 0 AM
5 20125**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
6 2015905**** 7,0 8,0 9,0 8.0 8 AM
7 2015904**** 8,0 7,5 9,0 8.2 0 AM
8 201297**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
9 2015904**** 7,0 8,0 9,0 8.0 10 AM
10 201494**** 7,0 7,0 8,0 7.3 6 AM
11 2015904**** 8,0 8,0 9,5 8.5 0 AM
12 2016904**** 8,0 8,0 9,5 8.5 0 AM
13 201495**** 8,0 7,0 8,0 7.7 0 AM
14 201497**** 7,0 7,0 8,0 7.3 0 AM
15 2015904**** 8,0 8,0 9,5 8.5 0 AM
16 201495**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
17 201394**** 0,0 0,0 0,0 0.0 58 RF
18 2015901**** 8,0 8,0 9,0 8.3 8 AM
19 201391**** 8,0 8,0 9,5 8.5 4 AM
20 201396**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
21 2015903**** 8,0 8,0 9,0 8.3 0 AM
22 2015905**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Atenção! Cancelamento das apresentações do PN 30/11/2017
Material de apoio 23/11/2017
Aula 23/11/2017
Atenção! Não haverá plantão PN 14/11/2017
Oficina do Plano de Negócios - Esclarecimentos 30/10/2017
Comunicado referente aulas dias 02 e 03 /11 - Mensagem enviada Pelo Coordenador do Curso de CMRV - CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Presencial - Parnaíba 30/10/2017
Aula de hoje 17/10/2017
Aula de hoje 26/09/2017
Aula de hoje 05/09/2017
Texto e atividade 29/08/2017

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vdefault teste 03/11/2024 17:01