EUGENIA BRIDGET GADELHA FIGUEIREDO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA/CMRV

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eugenia bridget gadelha figueiredo

PSP - COORDENAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA/CMRV

DCAI108 - ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING I - Turma: 01 (2019.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina (05/08/2019 - 05/08/2019)

Apresentação da disciplina e plano. 

2. EMENTA

. Definição e conceituação de Marketing

· Definição e conceituação de Administração Mercadológica

· Composto Mercadológico

· O ambiente de Marketing

· Funções de Marketing

· O comportamento do consumidor institucional e final

. Segmentação de Mercado

 

 

3. OBJETIVO GERAL

Proporcionar ao aluno o conhecimento sobre marketing, incitar a compreensão da dinâmica de mercado, bem como estimular o raciocínio analítico a fim de melhor perceber a essência da administração mercadológica, propiciar-lhe condições de identificar as variáveis envolvidas no ambiente maior de marketing.

.

 

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Propiciar ao aluno condição de elaboração de um plano de negócios. Fornecer conhecimentos e desenvolver habilidades de modo que consiga identificar boas oportunidades de negócios e saiba também selecionar ideias viáveis no seu devido tempo.

1- Introdução à Mercadologia I

 

1.1- Apresentação do conceito de Marketing

1.2- Apresentação do filme “Descomplicando o Marketing”

1.3- Discussão sobre o filme para abertura de ideias e reflexões pertinentes

1.4- Definição do conceito de Marketing, sua evolução e estudo de caso

1.5- Apresentação do Marketing X Vendas

1.6- Apresentação do conceito de Miopia em Marketing

1.7- Discussão, mediante estudo de texto: O Marketing cria hábitos de consumo?

 

 

2- O processo do planejamento e análise do ambiente de Marketing

2.1- Identificação dos públicos da empresa e suas relações

2.2- Definição do conceito de oportunidade de mercado e apresentação das classes de crescimento

2.3- Apresentação dos 4Ps

2.4- Apresentação dos 4As

 

3- Comportamento do Consumidor e do Comprador Organizacional:

3.1- Modelos de Comportamento do Consumidor

3.2- Estágios do processo de compra

3.3- Comportamento do comprador organizacional

 

4 Segmentação de Mercado:

4.1- Conceito de Segmentação de Mercado

4.2- Objetivos de mercado

4.3- Exigências para uma segmentação eficaz

4.4- Procedimento e bases para a segmentação de mercado

 

7. SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

A avaliação da aprendizagem será feita de acordo com a Resolução n. 43/1995 - Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX) da UFPI e também com base nos preceitos do manual do discente, onde estão explicitados todos os procedimentos de avaliação.

 

Avaliações

Descrição

Critérios de avaliação

 

 

 

Composição da nota

Nota 01.

Av. Parcial -  capítulos discutidos em sala de aula, artigos.

Nota 02

Seminário Temático de Marketing + Elaboração Plano de MKT

Nota 03

 

Artigo Científico – tema central campo de estudo em marketing

Média geral

=S(N1+N2+N3)/3= MA

 

 

Conforme orientações das avaliações da UFPI, o aluno que:

- Atingir a média entre 0,0 e 3,9 ficará automaticamente Reprovado;

- Atingir a média entre 4,0 e 6,9 deverá submeter-se a Exame Final;

- Atingir a média entre 7,0 e 10,0 tem aprovação por média.

 

Sendo assim, os alunos que porventura ficarem na segunda situação devem observa o conteúdo a ser aplicado no Exame Final, bem como o calendário para a realização do mesmo.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

KOTLER, P.; KELLER, K.L. Administração de Marketing. 12. Edição. São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2006.

KOTLER, P. Marketing para o Século XXI : Como Criar, Conquistar e Dominar Mercados. Futura, 1.999.

KEEGAN, W.J. & GREEN, M.C. Princípios de Marketing Global. São Paulo: Saraiva, 1999.

RAMAN, A. P . Marca Global, desafio local. Harvard Business Review (Edição Brasileira). vol.81, n.6. Jun, 2003.

RIES, Al & TROUT, Jack: Posicionamento. Editora Pioneira, Quinta Edição, 1995.

KUAZAQUI, E. Marketing Internacional : Como Conquistar Negócios em Mercados Internacionais – Makron Books.

KOTABE, M. ; HELSEN K. Administração de Marketing Global São Paulo: Atlas, 2000.

 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

 

AZNAR, G. Ideias. São Paulo: Summus, 2011.

BOONE; KURTZ. Marketing contemporâneo. 8.ed. LTC ,1998

CHURCHILL, Gilbert A. J.Paul Peter. Marketing: criando valor para os clientes. Tradução Cecília Camargo Bartolotti e Cidd Knipel Moreira, São Paulo: Saraiva, 2005.

 MATTAR, Fauze Najib, SANTOS, Dilson Gabriel dos. Gerência de produtos: como tornar seu produto um sucesso. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2003. 

   Desenvolvimento do Marketing 
Artigo que trata de uma apresentação histórica do surgimento e evolução do marketing.
  Plano de ensino 
Plano de ensino em Marketing
Introdução à Disciplina (08/08/2019 - 19/08/2019)
—O que é Marketing ?
 
— Processo de Marketing ?
 
Marketing e Conceitos centrais 
 
—Marketing – “um processo administrativo e social pelo qual indivíduos e organizações obtêm o que necessitam e desejam por meio da troca de valor com os outros”;
 
—Marketing pode ser entendido como o processo pelo qual as empresas criam valor para os clientes e constroem fortes relacionamentos com eles para capturar seu valor em troca.

 (KOTLER e ARMSTRONG, 2007,)

—O marketing consiste em ações que levem à construção e manutenção de relacionamentos de troca desejados com um público-alvo em relação a algum produto, serviço, ideia ou outro objeto.
—Marketing é um conjunto de atividades que visa satisfazer as necessidades e desejos do consumidor, através de processos de troca, com a finalidade de lucro. (HP AUTHORIZED CUSTOMER, 2008)
 
—A que se aplica o Marketing ?
—Os profissionais de marketing se envolvem na gestão da troca de diferentes tipos de produtos:
—Bens, serviços, eventos, experiências, pessoas, lugares, propriedades, organizações , informações e ideias.

O processo de marketing

 

—Entendimento do mercado e das necessidades dos clientes;
—Elaboração de uma estratégia de marketing orientada para o cliente
—Preparação de um programa e plano de marketing integrado;
—Construção de relacionamento com o cliente;
—Capturar valor dos clientes
 
—Necessidades, desejos e demandas dos clientes
—Necessidades – são situações de privação humana;
—Desejos – são a forma que as necessidades humanas assumem quando são moldadas pela cultura e pela personalidade individual;

 —Demandas – desejos apoiados pelo poder de compra

—Ofertas ao mercado - Produtos, serviços e experiências
—Produto – é um instrumento a  fim de resolver um problema do cliente;

 —Serviços – “tarefas intangíveis que satisfaçam as necessidades do consumidor final e usuários de negócios”.

—Experiências – vivências que são proporcionadas por produtos ou serviços durante ou após o seu uso ou consumo.  
 
—Valor e satisfação para o cliente
—O valor para o cliente e a sua satisfação são componentes fundamentais do desenvolvimento e gestão de relacionamento com o cliente.
—Valor – é definido como a diferença entre o que o cliente espera e o que ele recebe.

 

—V= benefícios ( práticos + emocionais) – sacrifícios

   custo( monetário+tempo+energia+psicológicos)

 
Planejamento Estratégico (22/08/2019 - 05/09/2019)
—O que é?
—Onde se quer chegar?
—Como?
—Quando?
—Em que condições?
—Planejamento estratégico é o processo gerencial de desenvolver e manter uma direção estratégica que alinhe as metas e os recursos da organização com suas mutantes oportunidades de mercado” (KOTLER apud LAS CASAS, 1988, p.62). 
—Planejamento Estratégico – o processo de desenvolver e manter um alinhamento estratégico dos objetivos e habilidades de uma organização com as oportunidades de marketing  em um mercado em mutação.
—É a base do planejamento de uma empresa.
—Os planos anuais e de longo prazo tratam dos negócios atuais da empresa e de como mantê-los em andamento. 
 
—O planejamento estratégico envolve adaptar a empresa para que ela consiga obter vantagens das oportunidades do ambiente em constante mudança.

 —O objetivo do planejamento estratégico é encontrar maneiras da empresa utilizar melhor seus pontos fortes para aproveitar as oportunidades atrativas do ambiente.

—Pense que uma organização existe para realizar alguma coisa: fabricar automóveis, emprestar dinheiro, fornecer hospedagem.
 
—Missão – é uma declaração do propósito da organização, ou seja, o que ela quer realizar no ambiente maior.

 

—Age como uma mão invisível que orienta as pessoas em uma organização;

 —Devem ser orientadas para o mercado e definidas em termos das satisfação e necessidades dos clientes;

—Missão
—O que fazemos e o que não fazemos juntos
—Normalmente, ela é bastante inspiradora, mas, na prática, a missão descreve a nossa razão de existir. E o mais importante: ela pode mudar sim com o tempo, se ajustando à realidade. (ENDEAVOR, 2019).
—Bons exemplos de Missão:
—Walmart – Nós economizamos o dinheiro das pessoas para que elas possam viver melhor!
—Harley Davidson – Nós realizamos sonhos através da experiência de motociclismo.
—Mary Kay – Dar oportunidades ilimitadas às mulheres.
—Microsoft – Ajudar pessoas e empresas por todo mundo a realizar todo o seu potencial!
— (ENDEAVOR, 2019).

Valores

 

Não são escritos para o mercado, são feitos para o time.

 

Os valores são tudo o que é inegociável na sua empresa, aquilo que pode ou não pode fazer ali dentro, a sua lei. Você tem uma missão que te faz existir e uma visão de onde quer chegar, mas isso nunca pode ser às custas dos seus valores.(ENDEAVOR, 2019).

—Se Missão é o que eu faço, Valores é quem eu sou, a Visão é o que eu quero atingir.
—Em essência, a visão é o destino final. E a frase que sintetiza a visão é o desenho de uma paisagem futura, considerando que você atingiu seu objetivo e chegou ao seu destino.
—Costuma ser um alvo em movimento, mas para funcionar, é preciso ser enxergada com foco.
—Dos três, a Visão é a que mais pode mudar com o tempo porque, assim que você alcançou o que pretendia, muda novamente para um alvo que está logo à frente, sem nunca parar de avançar. 
—Deve-se evitar estabelecer uma missão muito restrita ou muito ampla;
—As missões devem se adequar ao ambiente de mercado;
—A organização deve fundamentar sua missão nas suas competências distintivas;
—Devem ser motivadoras;
—A missão  de uma organização reflete:
—A razão de sua existência;
—Como ela difere das demais; e
—O lugar que ela deseja ocupar no mercado;
—Uma declaração da missão adequada manterá seu plano de marketing focado.
 
—Deve-se usar a declaração da Missão para:
—Estabelecer o que você vê como fundamental para a qualidade de sua oferta de valor;
—Satisfação do cliente;
—Bem-estar dos empregados;
—Compensação para os proprietários e assim por diante. 
 
—Análise Ambiental
—A análise  SWOT ajuda-o na condução de um inventário de suas forças e fraquezas, que compõem o ambiente interno, e na observação das oportunidades e ameaças, oriundas do ambiente externo à organização;
 
—ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO
—Oportunidades
—necessidades não atendidas ou mal atendidas onde a organização pode atuar competitivamente
—Ameaças
—desafio atribuído a uma tendência do mercado ou ação desfavorável por parte da concorrência
 
—ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO
—Pontos Fortes
—capacidade inerente à organização para atender a certas necessidades
—Pontos Fracos
—habilidades que faltam à organização para atender a certas necessidades
 
—Estabelecimento dos objetivos e metas para a empresa
—Um objetivo de marketing  é uma definição do que a empresa deseja alcançar através de suas atividades no mercado ;
—Para serem úteis, os objetivos devem ser realistas, mensuráveis e com prazo definido
—Objetivos realistas são aqueles que levam em consideração a análise SWOT.
 
—Portfólio de negócios – o conjunto de negócios e produtos que constituem a empresa;
—O melhor portfólio de negócios é aquele que melhor ajusta os pontos forte e fracos da empresa às oportunidades no ambiente;
—O planejamento do portfólio de negócios envolve dois passos:
—A empresa deve analisar seu portfólio de negócios atual; e decidir quais negócios devem receber mais, menos ou nenhum investimento;
—E o segundo passo consiste em desenvolver o portfólio futuro pelo desenvolvimento de estratégias de crescimento e downsizing;
—Análise do portfólio de negócios atual
—A principal atividade no planejamento estratégico  é a análise do portfólio de negócios;
—O objetivo da empresa será investir fortemente em negócios mais lucrativos e reduzir ou abandonar os investimentos em negócios mais fracos.
 
—O primeiro passo consiste em identificar os principais negócios que constituem a empresa;
—Unidades Estratégicas de Negócios  (UEN’s)  - é uma unidade que possui missão e objetivos separados e que pode ser planejada independentemente dos outros negócios da empresa;
—Pode ser uma divisão da empresa, um linha de produto de uma divisão ou, às vezes, um único produto ou marca.
 
— Segundo passo é convocar a administração para avaliar a atratividade de suas várias UENs e decidir quanto deve ser aplicado em cada unidade;
—A análise do portfólio de negócios segundo alguns métodos-padrão avaliam as UEN em duas importantes dimensões:
—A atratividade do mercado ou setor da UEN; e
—O poder do posicionamento da UEN nesse mercado ou setor.
 
Matriz de Crescimento/Participação
A abordagem do Boston Consulting Group -
 
—Produto Estrela – são negócios ou produtos de alto crescimento e grande participação. Altos investimento. Passam a ser vacas leiteiras.
—Vacas leiteiras – são negócios ou produtos de pequeno crescimento e grande participação. UENs bem sucedidas, menos investimentos. Financia outras UENs.
 
—Pontos de interrogação – são unidades de negócios de pequena participação em mercados de grande crescimento.
—Abacaxis – são negócios ou produtos de pequeno crescimento e pequena participação.
 
—O marketing deve identificar, avaliar e selecionar oportunidades de mercado e formular estratégias para explorá-las;
—Além da avaliação dos negócios atuais, o desenvolvimento do portfólio de negócios implica encontrar negócios e produtos que a empresa deve levar em conta no futuro.
 
Matriz de Crescimento mercado/produto
 
—Penetração de mercado – vender mais para os clientes atuais sem alterar os produtos;
—Ex: Starbucks  aumentou o número de lojas em áreas onde já atuava.
—Mudanças na propaganda, preços, serviços.
—Desenvolvimento de mercado – identificar e desenvolver novos mercados para seus produtos atuais:
—Ex: Novos mercados geográficos.
—Consumidores mais velhos ou grupos étnicos.
 
—Desenvolvimento de produto – oferecer produtos modificados ou novos para os mercados atuais;
—Ex:  Novas bebidas com baixa calorias Franppuccino
—Diversificação – abrir ou comprar negócios que não tem a ver com seus produtos e mercados atuais.
—Ex: A Starbucks adquiriu a Hear Music  atualmente com um estação de rádio.
—Permite que os clientes façam download de músicas e montem seus CDs.
 
—Desenvolvimento de produto – oferecer produtos modificados ou novos para os mercados atuais;
—Ex:  Novas bebidas com baixa calorias Franppuccino
—Diversificação – abrir ou comprar negócios que não tem a ver com seus produtos e mercados atuais.
—Ex: A Starbucks adquiriu a Hear Music  atualmente com um estação de rádio.
—Permite que os clientes façam download de músicas e montem seus CDs.
 
—O plano estratégico de uma empresa estabelece quais tipos de negócios ela vai operar e os objetivos de cada um desses negócios;
—O marketing exerce um papel fundamental no planejamento estratégico de uma empresa de várias maneiras:
—Proporciona uma filosofia direcionadora que sugere que a estratégia da empresa deve girar em torno da construção de relacionamentos  lucrativos;
 
—Proporciona informações aos elaboradores do planejamento estratégico ao ajudar a identificar oportunidades de mercado atraentes;

 

—Avalia o potencial da empresa de obter vantagens;

 —Nas UEN’s elabora estratégias para atingir objetivos da unidade.

—Cada departamento é um elo da cadeia de valor, ou seja, executa atividades de criação de valor;
—Diferentes áreas precisam trabalhar em harmonia para produzir valor.

 

Criação de parcerias com outros no sistema de marketing

—Rede de entrega de valor;
 
—Estratégia de marketing – a lógica de marketing por meio da qual a empresa espera criar valor para o cliente e alcançar os objetivos lucrativos;

 —Desenvolve os Mix de marketing integrado;

Estratégia de marketing centrada no cliente

—Segmentação de mercado – o processo de dividir um mercado em grupos distintos de compradores que têm diferentes necessidades, características ou comportamentos e que podem exigir produtos ou programas de marketing distintos.

 —Um segmento de mercado é formado por consumidores que reagem de maneira similar a determinado conjunto de esforços de marketing.

—Para definir mercado-alvo é preciso:
—Avaliar a atratividade de cada segmento de mercado e selecionar uma ou mais segmentos para entrar;
—Diferenciação e posicionamento de mercado
—A empresa deve decidir como vai diferenciar sua oferta ao mercado para cada segmento-alvo;e
—Quais posições quer ocupar nesses segmentos;
—A posição de um produto é o lugar que ele ocupa na mente dos consumidores em relação aos concorrentes.
 
—Posicionamento – significa fazer com que um produto ocupe um lugar claro, distinto e desejável na mente dos consumidores-alvo em relação aos concorrentes;
—Planejar seus produtos para diferenciá-los;
—Diferenciação – significa realmente diferenciar a oferta da empresa ao mercado para que ela ofereça mais valor aos consumidores.
—Desenvolvimento de um Mix de Marketing – conjunto de ferramentas de marketing táticas e controláveis que a empresa combina para produzir a resposta que deseja no mercado-alvo.
—Produto – combinação de produto e serviços que a empresa oferece para o mercado-alvo;
—Preço – é a quantia de dinheiro que os clientes têm de pagar para obter o produto;
—Praça – envolve as atividades da empresa que disponibilizam o produto aos consumidores-alvo; e
—Promoção – engloba as atividades que comunicam os pontos fortes do produto e convencem os clientes-alvo a comprá-lo.
 
 
 
 
 

 

 
 

 

 
 
 
 
 
 
 

 

 

 
 

 

 

 

 
Atestado médico (26/08/2019 - 02/09/2019)
Plano de marketing (05/09/2019 - 05/09/2019)

Plano de marketing 

—Resumo Executivo
—Análise das ameaças e das oportunidades
—Objetivos e questões essenciais
—Estratégia de marketing
—Programas de ação
—Orçamentos
—controles
 
Ambiente de Marketing (09/09/2019 - 16/09/2019)
—O ambiente de marketing de uma empresa é constituído pelos participantes e pelas forças externas ao marketing que afetam a capacidade da administração de marketing construir e manter bons relacionamentos com os clientes-alvo. 
—O ambiente de marketing é formado por um microambiente que é constituído pelos agentes próximos à empresa que afetam sua capacidade de atender seus clientes :
—A empresa, fornecedores, intermediários de marketing, mercados de clientes, concorrentes e públicos.
 
—O macroambiente é constituído pelas forças societais mais amplas que afetam o microambiente – forças demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas, políticas e culturais.
 
—Fornecedores – parceiros na criação e na entrega de valor para o cliente;
—Os intermediários de marketing – ajudam a empresa a promover, vender e distribuir os produtos dela para os compradores finais;
—Ex: revendedores, empresas de distribuição, agências de serviços de marketing, e intermediários financeiros.
—Clientes – a empresa precisa estudar os cinco tipos de mercados de clientes:
—Mercados consumidores, mercados organizacionais, mercadores revendedores, mercados governamentais e internacionais. 
 
—Concorrentes – obter vantagem estratégica  posicionando agressivamente suas ofertas;
—Os públicos – consiste em qual quer grupo que tenha interesse real ou potencial na organização ou que possa causar impacto em sua capacidade de atingir seus objetivos:
—Públicos financeiros  influenciam a capacidade da empresa de obter fundos;
—Públicos ligados à mídia – notícias, artigos, jornais;
—Públicos governamentais 
 
—Grupos de interesse  - associações de consumidores, grupos ambientais;
—Públicos locais - comunidades de moradores;
—Público geral – postura do público geral em relação a seus produtos e atividades;
—Públicos internos – funcionários, gerentes, voluntários e conselhos de administração.
 
—Ambiente demográfico
—Demografia consiste no estudo da população humana em termos de tamanho, densidade, localização, idade, sexo, raça, ocupação.
—Tamanho e taxa de crescimento da população por região geográfica; composição etária e étnica; grau de escolaridade; características domiciliares e seus movimentos migratórios devem ser acompanhados
—Mudança na Estrutura Etária da População;
—Baby-boomers – 1946- 1964 -  grupo de maior poder aquisitivo;
—Geração X – 1 965-1976 -  preocupam-se com o meio ambiente, são mais cautelosos com o dinheiro, primam pela qualidade de vida.
 
—Geração Y – 1977 – 1994 – domínio de computadores, tecnologias  e internet;
—Mudança na família;
—Alterações geográficas  - movimentos migratórios;
—Uma população mais instruída e profissional;
 
—Ambiente econômico
—Consiste em fatores que afetam o poder de compra e o padrão de gastos das pessoas;
—Mudança na renda ;
—Mudança nos padrões de gastos do consumidor – Lei de Engel renda, custo de vida, taxa de juros, poupança e empréstimos.
 
—O ambiente natural
—Envolve os recursos naturais que são utilizados como insumos pelos profissionais de marketing  ou que são afetados pelas atividades de marketing;
—Escassez de matéria-prima;
—Aumento da poluição;
—Aumento da intervenção do governo na administração de recursos naturais;
—Demarketing  - uso de energia;
—Relação de uma ecologia saudável e uma economia saudável;
—Responsabilidade com o ambiente natural.
 
—Ambiente tecnológico
—Constitui a força mais drástica que molda o destino da sociedade;
—Ambiente político  e legal
—Consiste em leis, órgãos governamentais e grupos de pressão que influenciam ou limitam várias organizações e indivíduos de determinada sociedade;
—Legislação em ascensão – leis relacionadas à concorrência, práticas de comércio, proteção ambiental, segurança dos produtos... ;
—Vigilância Sanitária
 
—Mudanças no controle das leis pelos órgãos governamentais
—Maior ênfase à ética e às ações socialmente responsáveis
—Marketing de causas sociais
—Ambiente cultural
—Composto de instituições de outras forças que afetam valores, as percepções, as preferências e os comportamentos básicos da sociedade;
 
—Persistência de valores culturais – trabalho, casamento, caridade e honestidade;
—As crenças e os valores são mais abertos à mudança;
—Mudanças nos valores culturais secundários
—Visão de si mesmas;
—Visão que as pessoas têm dos outros;
—Visão que as pessoas têm das organizações;
—Visão que as pessoas têm da sociedade;
—Visão que as pessoas têm da natureza;
—Visão que as pessoas têm do universo.
 
 
 
 
Atestado médico (19/09/2019 - 30/09/2019)
Sistema de Informações de Marketing (03/10/2019 - 07/10/2019)
—Consiste em pessoas, equipamentos e procedimentos para a coleta, classificação, análise, avaliação e distribuição de informações necessárias, precisas e atualizadas para os responsáveis pela tomada de decisões de marketing.
—Avaliação das necessidades de informação de marketing
—O sistema de informação atende principalmente os administradores de marketing e de outros departamentos da empresa;
—Pode fornecer informações a parceiros externos, como fornecedores, revendedores ou empresas de serviços de marketing;
—A empresa deve considerar as necessidades de todos esses usuários.
 
—Um bom Sistema de informações de marketing equilibra as informações que os usuários gostariam de ter com eles;
—O ponto de partida são os gerentes;
—Ex: Que informações gostariam de receber?
—O SIM deve observar o ambiente de marketing para oferecer aos responsáveis pela tomada de decisões as informações de que necessitam para tomas as decisões-chave de marketing;
 
—O objetivo fundamental de um SIM é:
—Reduzir a incerteza na tomada de decisões de marketing;
— Disponibilizando informações sobre as variáveis incontroláveis e controláveis de marketing;
—As variáveis controláveis de marketing - 4 Ps e as forças internas da empresa;
—As variáveis incontroláveis - forças do macroambiente.
 
—O SIM, segundo Mattar (2006), traz muitas vantagens ao tomador de decisão de marketing:
—Proporciona mais informações dentro das limitações de tempo exigidas;
—Permite integrar as informações que estão dispersas em várias áreas da empresa de forma adequada;
—Proporciona a recuperação seletiva da informação;
—Facilita o reconhecimento de tendências;
—Permite melhor uso das informações;
 
—Evita que informações importantes sejam suprimidas;
—Reduz o número de decisões tomadas com base na intuição ou experiência; e
—Depura o fluxo de informações.
 
—Os elementos que fazem parte do SIM são os sistemas de:
—Registros internos;
—Inteligência de marketing; e
—Pesquisa de marketing;

 

—O primeiro passo na construção de um SIM é levantar as necessidades de informação dos gerentes de marketing e a regularidade com que elas são necessárias.
—EX:
—Que decisões são tomadas regularmente pelo gerente de marketing?
—Quais informações são necessárias para tomar essas decisões?
—Que estudos especiais são solicitados periodicamente?
 
—Que informações são necessárias e não estão sendo obtidas?
—Que assuntos devem ser monitorados?
—Que revistas ou relatórios precisam ser consultados regularmente?
 
—Geração das informações de marketing
—Registros ou Dados internos – os registros internos sobre pedidos, vendas, preços, níveis de estoque, contas a receber e contas a pagar;
—bancos de dados internos, conjuntos eletrônicos de informações obtidas a partir de fontes de dados dentro da rede da empresa;
—Podem identificar oportunidades  e problemas de marketing, planejar programas  e avaliar desempenhos.
 
—As informações contidas no banco de dados são obtidas de diversas fontes:
—Departamento de contabilidade prepara de relatórios;
—Registros detalhados sobre vendas, custos e fluxo de caixa;
—Departamento de produção com relatórios de entregas e estoques;
—Departamento de marketing fornece informações sobre transações, demografia, as características psicográficas e o comportamento de compra dos clientes;
 
—Departamento de atendimento ao cliente mantém registros a respeito da satisfação dos clientes e dos problemas de serviços prestados;
—Lembrar que dados envelhecem rapidamente; manter o banco de dados atualizado exige um grande esforço;
—As empresas devem integrar  suas informações de modo acessível sendo assim possível encontrá-las com facilidade a fim de utilizá-las eficazmente.
 
—Inteligência de marketing
—É a coleta e análise sistemática de informações publicamente disponíveis sobre concorrentes e desenvolvimentos no mercado;
—Seu objetivo consiste em melhorar a tomada de decisões estratégicas, avaliar e acompanhar as ações dos concorrentes e prever as oportunidades e as ameaças;
—As técnicas de coleta variam de perguntas a funcionários das empresas concorrentes em um processo seletivo; e
— benchmarking de seus produtos a pesquisas na internet, andanças por feiras do setor e até vasculhadas na lata do lixo dos concorrentes.
 
—Muitas informações podem ser coletadas por meio dos próprios funcionários da empresa – executivos, engenheiros, cientistas, compradores e vendedores;
—Pode observar seus concorrentes monitorando as informações publicadas sobre eles;
—Pode comprar e analisar os produtos dos concorrentes, monitorar suas vendas, investigar novas patentes e analisar várias evidências físicas. 
 
 
—Pesquisa de marketing
—É a elaboração, coleta, análise e registros  sistemáticos de dados relevantes sobre uma situação específica de marketing com a qual uma organização se depara;
—A pesquisa de marketing pode ajudar os profissionais a entender a satisfação do cliente e seu comportamento de compra;
—Pode ajudar a avaliar o potencial e a participação  de mercado ou estimar a eficácia da determinação de preços, produto, distribuição e atividades promocionais.
 
—A pesquisa de mercado: a pesquisa de mercado age em um mercado específico e é apenas uma componente da pesquisa de marketing ou seja, a pesquisa de mercado dá uma visão mais regional, como por exemplo, o consumo de determinado produto em uma cidade qualquer, mas mesmo que seja regional (KOTLER,1998).
—Segundo Kotler (1998), uma pesquisa de mercado exige planejamento, coleta, análise e apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica para aqueles que queiram saber o que acontece ao seu redor, para abrir um negócio ou na introdução de um novo produto/serviço.
 
—Desse modo o processo de pesquisa de marketing possui quatro etapas:
—Definição do problema e objetivos;
—Desenvolvimento do plano de pesquisa;
—Implementação do plano de pesquisa; e
—Interpretação e apresentação dos resultados.
 
—Definição do problema
—Um projeto de pesquisa de marketing pode conter um dos três tipos de objetivo:
—O objetivo de pesquisa exploratória – coleta informações preliminares que ajudarão a definir o problema e a sugerir hipóteses;
—O objetivo da pesquisa descritiva é descrever fatores como o potencial do mercado para determinado produto ou os dados demográficos e as atitudes dos consumidores que compram o produto;
—O objetivo da pesquisa causal é testar hipóteses sobre as relações de causa e efeito
 
—Desenvolvimento do plano de pesquisa
—Definição exata das informações necessárias;
—Desenvolvimento do plano para coletá-las de maneira eficaz e apresentar o plano para a administração;
—O plano deve conter: as fontes dos dados existentes, e detalhar as abordagens específicas da pesquisa, os métodos de contato, os planos de amostragem e os instrumentos que os pesquisadores utilizarão para coletar novos dados;
 
—Os objetivos da pesquisa devem ser traduzidos em necessidades específicas de informações;
—O plano de pesquisa deve ser apresentado em uma proposta escrita;
—Deve cobrir os problemas de gestão abordados e os objetivos da pesquisa;
—A proposta deve incluir custos de pesquisa.
 
—Para obter informações que o administrador necessita, o pesquisador pode coletar dados secundários, dados primários ou ambos:
—Dados secundários: consistem em informações que já existem em algum lugar e que foram coletadas para outra finalidade;
—Dados primários: consistem em informações coletadas para a finalidade em questão.
 
—Dados secundários:
—Banco de dados interno da empresa;
—Fontes de informações externas como dados comerciais e fontes governamentais ;
—Compra de relatórios de dados secundários;
—Bancos de dados on-line;
—Podem ser mais rapidamente obtidos que os dados primários.
 
—Dados primários
—É preciso ter certeza de que são relevantes, precisos, atuais e imparciais;
—Abordagens de pesquisa
—Pesquisa por observação, consiste em coletar dados primários por meio da observação de pessoas, ações e situações relevantes
—Ex: um banco pode avaliar possíveis locais de novas agências checando os padrões de tráfego, as condições de vizinhança e a localização de agências concorrentes.
 
—Pesquisa etnográfica – envolve enviar observadores treinados para observar consumidores e interagir com eles em seu “habitat natural”;
Pesquisa de levantamento o método mais amplamente utilizado  para a coleta de dados primários, é a abordagem que melhor se encaixa à coleta de informações descritivas
 
—A principal vantagem da pesquisa de levantamento é a sua flexibilidade – ela pode ser utilizada para obter vários tipos de informações em diferentes situações;

 

—Pesquisa experimental consiste na seleção de grupos experimentais, submissão desses grupos a diferentes tratamentos, controle de fatores externos não associados e verificação das diferenças nas respostas desses grupos.

 

—Métodos de contato
—Correio: questionários por correio podem ser utilizados para coletar uma grande quantidade de informações a um baixo custo por entrevistado;

 

—Telefone: a entrevista por telefone é um dos melhores métodos para coletar informações rapidamente e é mais flexível do que os questionários por correio;

 

—Há dois tipos de entrevistas pessoais : em grupo ou individuais:
—Individuais: entrevistador - entrevistado
—Em grupo: consistem em convidar de seis a dez pessoas para encontrar um moderador treinado e conversar sobre um produto, serviço ou organização;
—Estimula a discussão livre e aberta, para que as interações do grupo tragam à luz sentimentos reais, e ao mesmo tempo focaliza a discussão.
 
—As entrevistas de grupos se tornaram uma das principais ferramentas de pesquisa de marketing para obter indicativos dos pensamentos e sentimentos do consumidor;
—Grupos de imersão – contato direto de profissionais de marketing com os consumidores na busca de desenvolvimento de novos produtos;
—Pesquisa de Marketing – on-line pode assumir muitas formas, inclusão de questionário no web site, ou utilizar links convidando pessoas para responder algumas perguntas;
 
—Plano de amostragem
—Amostra – é um segmento da população selecionado para representar a população como um todo em uma pesquisa de marketing;
—A definição de amostra requer três decisões:
—Quem deve ser entrevistado?
—Qual o tamanho da amostra?
—Como devem ser escolhidos os resultados?
 
—Implementação do plano de pesquisa

 

—Interpretação e apresentação dos resultados
—Análise das informações de marketing
—Pode envolver um conjunto de modelos analíticos que ajudarão os profissionais de marketing a melhores decisões.
 
—Gestão de relacionamento com o cliente (CRM)
—O CRM consiste em software e ferramentas analíticas sofisticados que integram as informações dos clientes provenientes de todas as fontes, analisam-nas em profundidade e utilizam os resultados para desenvolver relacionamentos mais sólidos com o cliente.
—Distribuição e utilização das informações de marketing

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Comportamento do consumidor (07/10/2019 - 07/10/2019)
—Comportamento do consumidor compreende aquelas atividades diretamente envolvidas na obtenção, consumo e descarte de produtos e serviços, incluindo o processo de decisão que precede e segue estas ações (Kotler, 2007)
—É a mais ampla e profunda das influências
—Cultura
—Valores, percepções, preferências e comportamentos básicos de uma sociedade
—Subcultura
—Subconjuntos mais homogêneos dentro de uma cultura (situações e experiências)
—Classe Social
—Divisões homogêneas que resultam de composição de fatores (renda, educação)
 
—Grupos de Referência
—Reunião de pessoas com certa identidade
—Influências direta ou indireta sobre as atitudes e comportamentos da pessoa
—Grupos: afinidade (prim./sec.), aspiração
—Família
—Família de orientação: os pais
—Família de procriação: mulher/marido e filhos
—Papéis Sociais e Status: geram expectativas
 
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
05 08 12 15 19 22 26 29 05 09 12 16 19 23 26 30 03 07 10 14 17 21 24 31 04 07 11 14 18 21 25 28 02 05 09
1 201493**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 0 0 0 16
2 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 0 0 0 0 16
9 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
33 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 0 0 0 16
34 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
37 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
38 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
39 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
40 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
41 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
42 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 0 0 0 0 16
43 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
44 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
45 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018903**** 6,7 10,0 10,0 8.9 0 AM
2 2018902**** 7,1 7,0 10,0 8.0 0 AM
3 2018902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 16 RF
4 2018901**** 5,0 10,0 10,0 8.3 0 AM
5 2018901**** 4,6 10,0 10,0 8.2 0 AM
6 2018901**** 8,0 10,0 0,0 7.0 6.5 0 EF
7 2018901**** 8,5 7,0 10,0 8.5 0 AM
8 2018903**** 4,7 7,0 10,0 7.2 0 AM
9 2018900**** 8,0 10,0 10,0 9.3 0 AM
10 2018902**** 7,5 10,0 10,0 9.2 0 AM
11 2016903**** 4,5 10,0 10,0 8.2 0 AM
12 2018903**** 8,7 10,0 10,0 9.6 0 AM
13 2018901**** 6,2 10,0 10,0 8.7 0 AM
14 2016903**** 7,0 10,0 0,0 9.0 7.4 0 EF
15 2016903**** 5,0 7,0 10,0 7.3 0 AM
16 2016902**** 2,0 4,0 7,0 9.0 6.7 0 EF
17 2016902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 16 RF
18 2018900**** 8,4 10,0 10,0 9.5 0 AM
19 2017902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 16 RF
20 2016902**** 4,0 4,0 7,0 8.0 6.5 0 EF
21 2016903**** 6,6 10,0 7,0 7.9 0 AM
22 2018900**** 6,1 7,0 10,0 7.7 0 AM
23 2018900**** 5,6 7,0 0,0 8.0 6.1 0 EF
24 2018900**** 5,5 7,0 10,0 7.5 0 AM
25 2018902**** 5,7 7,0 7,0 7.0 6.8 0 EF
26 2018903**** 6,2 7,0 10,0 7.7 0 AM
27 2018901**** 6,0 10,0 10,0 8.7 0 AM
28 2018901**** 8,7 7,0 10,0 8.6 0 AM
29 2018902**** 6,8 10,0 7,0 7.9 0 AM
30 2018902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
31 2018901**** 7,5 10,0 7,0 8.2 0 AM
32 2016902**** 5,6 7,0 10,0 7.5 0 AM
33 201493**** 0,0 0,0 0,0 0.0 16 RF
34 2018903**** 6,2 10,0 10,0 8.7 0 AM
35 2018902**** 6,7 10,0 10,0 8.9 0 AM
36 2018902**** 5,6 10,0 10,0 8.5 0 AM
37 2018900**** 6,7 7,0 10,0 7.9 0 AM
38 2018902**** 0,0 7,0 10,0 7.0 6.4 0 EF
39 2018903**** 7,0 10,0 10,0 9.0 0 AM
40 2018900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
41 2018901**** 8,5 10,0 10,0 9.5 0 AM
42 2018902**** 5,0 10,0 10,0 8.3 0 AM
43 2018901**** 3,0 10,0 10,0 7.7 0 AM
44 2018901**** 7,2 7,0 10,0 8.1 0 AM
45 2018901**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM

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Reagendamento avaliação parcial 25/09/2019
Notificação de Falta 25/09/2019
Estudo dirigido - O Desenvolvimento do Marketing: uma Perspectiva Histórica 22/08/2019
Seleção Grupo de Pesquisas e Estudos em Marketing 20/08/2019
Estudo dirigido MKT I 19/08/2019

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1155 03/11/2024 17:04