EUGENIA BRIDGET GADELHA FIGUEIREDO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA/CMRV

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eugenia bridget gadelha figueiredo

PSP - COORDENAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA/CMRV

CFL/CEAD020 - Marco legal do Novo Ensino Médio na Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas - Turma: 8A (2024.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (14/06/2024 - 28/06/2024)

Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/filosofia/logica.htm 

Caro(a) aluno(a),


Aluno(a), seja bem-vindo(a) a disciplina Marco legal do Novo Ensino Médio na Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas é com muito prazer que damos início o nosso encontro! Desde já gostaria salientar que estamos nos organizando da melhor maneira possível para contribuir positivamente com o processo de formação de cada um de vocês.

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.
Uma excelente trilha de aprendizagem!!

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor (a): EDNA MARIA MAGALHÃES DO NASCIMENTO

CONHEÇA O PROFESSOR:

 


Possui graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí (1985), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2002), Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012) e Pós-Doutorado em Filosofia, na área de epistemologia contemporânea, realizado na Universidade de Navarra- Espanha (2016/2017). Atualmente é professora Associada IV, da Universidade Federal do Piauí, lotada no Departamento de Fundamentos da Educação - DEFE/CCE. É professora dos seguintes programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Piauí: Programa de Pós-Graduação em Filosofia- MESTRADO E DOUTORADO (PPGFIL) e Programa de Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO). É coordenadora do NEFI - NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE ENSINO DE FILOSOFIA UFPI e Subcoordenadora do NEFEP - NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E PRAGMATISMO. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino e filosofia, filosofia, pragmatismo, neopragmatismo. Desenvolve pesquisa e publica sobre temas que envolve a discussão do naturalismo filosófico, empirismo radical, pragmatismo clássico (Peirce, James e Dewey), neopragmatismo (Richard Rorty) e autores linguísticos como Wittgenstein e Quine. Desenvolve pesquisas sobre a recepção do pragmatismo no Brasil, sobretudo em autores como Anísio Teixeira e Paulo Freire. Vem pesquisando sobre a temática Filosofia e Gênero e coordenou o GT de Enfrentamento das violências de gênero na UFPI. Atualmente é Coordenadora de Avaliação e Regulação Acadêmica da UFPI onde atua como Procuradora Institucional junto ao MEC. Acompanha os processo de autorização, renovação, recredenciamento de cursos de Graduação, é responsável pelo ENADE na UFPI e vem se dedicado às publicações e participação em palestras sobre a BNCC e o novo Ensino Médio. Saiba mais no Currículo Lattes: CV: http://lattes.cnpq.br/246820113339702 

   PLANO_DE_DISCIPLINA - CIÊNCIAS HUMANAS 2024.docx 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (14/06/2024 - 28/06/2024)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (14/06/2024 - 28/06/2024)

Estudos sobre a trajetória e o marco legal do Novo Ensino Médio na Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Reflexão crítica sobre  Horizonte histórico e legal da BNCC. a partir da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas no contexto da Nova BNNC; Avanços e retrocessos discutidos pela área de Educação em relação a proposta do Novo Ensino Médio; Análise das proposições em Curso, no contexto de mudanças na proposta do Novo Ensino Médio.

• Compreender a trajetória e o marco legal do Novo Ensino Médio na Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;

• Refletir criticamente sobre Horizonte histórico e legal da BNCC. a partir da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas no contexto da Nova BNNC
• Apontar avanços e retrocessos discutidos pela área de Educação em relação a proposta do Novo Ensino Médio.
• Analisar as proposições em Curso, no contexto de mudanças na proposta do Novo Ensino Médio.

ALVES, M. M. F.; OLIVEIRA, B. R. de. A trajetória da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): análise dos textos oficiais. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–21, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.20537.063. Disponível em:
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20537 . Acesso em: 11 jun. 2024.


BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Ensino Médio.
Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf . Acesso: 22 nov. 2021.

BRASIL. Guia de implementação do Novo Ensino Médio. Brasília: MEC/CONSED, 2018. Disponível em: https://anec.org.br/wp-content/uploads/2021/04/Guia-de-implantacao-do-Novo-Ensino-Medio.pdf . Acesso: 22 nov. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio em debate. Brasília, DF: MEC, 2010. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº 2, de 30 de janeiro de 2012. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, DF: MEC, 31 de janeiro de 2012.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº 6, de 30 de janeiro de 2012. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional. Brasília, DF: MEC, 20 de setembro de 2012.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 13.415/2017, de 13 de fevereiro de 2017. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13415.htm >. BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Guia de implementação da Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais Curriculares para elaboração dos itinerários formativos. Brasília, DF: MEC, 2018.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, DF: MEC, 2018d. BRASIL. Presidência da República. Mensagem ao Congresso Nacional, 1ª Sessão Legislativa Ordinária da 56ª Legislatura. Brasília: Presidência da República, 2019. Disponível em  http://www.casacivil.gov.br/central-de-conteudos/downloads/mensagem-aocongresso-2019/@@download/file/Mensagem-aoCongresso-2019.pdf   >

EVANGELISTA, Olinda. Apontamentos para o trabalho com documentos de política educacional. In: ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima; RODRIGUES, Doriedson S. (Orgs.). A pesquisa em trabalho, educação e políticas educacionais. Campinas-SP: Alínea, 2012, v. 1. p. 52-71.

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. Lei de diretrizes e bases da educação nacional – LDB. Disponível em: ‹ https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Diretrizes_e_Bases_da_Educação_Nacional  ›. Acessado em 27 de Julho de 2016.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações curriculares para o ensino médio: ciências humanas e suas tecnologias. Vol. 3. Disponível em: ‹ portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf   ›. Acessado em: 27 de Julho de 2016.

PERRUDE, Marileide Rodrigues da Silva. Reforma do Estado e da educação no Brasil a partir da década de 1990: novos padrões de administração pública e de gestão educacional. In: TOLEDO, Cézar de Alencar Arnaut de.; NOMA, Amélia Kimiko (Orgs.). Políticas públicas e educação na contemporaneidade. Maringá: EDUEM, 2017. p. 41-57.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

BIRKNER, Walter Marcos Knaesel; BARBOSA, Ana Clarisse Alencar. Comentários marginais às competências da BNCC para as humanas e sociais aplicadas (na perspectiva do desenvolvimento regional e da interdisciplinaridade). Revista Húmus, vol. 11, num. 33, p.334-372, 2021. Disponível em: < http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/17589/9566 >. Acesso: 01 jun. 2022.

SOUZA, A. C. A BNCC do Ensino Médio: entre a difusa interdisciplinaridade e o estreitamento curricular - as Ciências Humanas e Sociais. In: 6 Encontro Estadual de Ensino de Sociologia (ENSOC), 2018, Rio de Janeiro - RJ. Anais do 6 Encontro Estadual de Sociologia (ENSOC), 2018. Disponível em: <file:///C:/Users/VILANOVA/Downloads/Artigo%20ENSOC%202018%20Agnes%20C.%20Souza%20(6).pdf>. Acesso: 01 jun. 2022.

Avanços e retrocessos nas recentes reformas do ensino médio: que rumo tomará a última etapa da educação básica?
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/25514 
https://contextojornalismo.com/2024/05/14/novo-ensino-medio-avanco-ou-retrocesso/
file:///C:/Users/magal/Downloads/8+-+Artigo+Vanessa_6+jun+2023.pdf
https://www.youtube.com/watch?v=lqBh39qU-JU 
Novo ensino médio: o que quer o MEC, afinal? - 11/04/2023 - Opinião - Folha (uol.com.br)

Os componentes curriculares destacam-se pelas 10 competências gerais da BNCC??
• conhecimento;
• pensamento científico, crítico e criativo;
• repertório cultural;
• comunicação;
• cultura digital;
• trabalho e projeto de vida;
• argumentação;
• autoconhecimento e autocuidado;
• empatia e cooperação;
• responsabilidade e cidadania.

As transformações ocorridas na educação básica no Brasil, estabelecidas por meio da implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi responsável pela reestruturação do sistema de ensino que passou a exigir novas práticas que venham a atender as demandas pela ampliação das discussões e conhecimentos a serem aplicados no Novo Ensino Médio. 

    
Inicia em 14/06/2024 às 0h 0 e finaliza em 28/06/2024 às 23h 59
UNIDADE I I (14/06/2024 - 28/06/2024)

https://www.edocente.com.br/blog/bncc/guia-completo-sobre-a-bncc/ 

file:///C:/Users/magal/Downloads/8+-+Artigo+Vanessa_6+jun+2023.pdf 
Mudar, mas para pior – o que propõe a MP do ensino médio | Observatório do Ensino Médio (ufpr.br)
Vista do Políticas educacionais em tempos de golpe: retrocessos e formas de resistência (unoesc.edu.br) 

PARTE II -  Horizonte histórico e legal da BNCC. Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas no contexto da Nova BNNC

 

Quais são os avanços e retrocessos da terceira versão da Base Nacional Curricular? (youtube.com)
https://www.youtube.com/watch?v=nKvngaMZdKk 

•A necessidade de professores e agentes escolares se adaptarem a esse cenário do Novo Ensino Médio resultou na criação do “Curso de Especialização em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho” que, entre seus componentes curriculares, trouxe a importante discussão sobre o marco histórico e legal da BNCC cujo objetivos são: Compreender a trajetória e o marco legal do Novo Ensino Médio na Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Refletir criticamente sobre  Horizonte histórico e legal da BNCC. a partir da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas no contexto da Nova BNNC; apontar avanços e retrocessos discutidos pela área de Educação em relação a proposta do Novo Ensino Médio; analisar as proposições em Curso, no contexto de mudanças na proposta do Novo Ensino Médio.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 14/06/2024 às 00:00 a 28/06/2024 às 23:59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (14/06/2024 - 28/06/2024)
  
    
Inicia em 19/06/2024 às 0h 0 e finaliza em 26/06/2024 às 23h 59
    
Inicia em 01/07/2024 às 0h 0 e finaliza em 03/07/2024 às 23h 59
Frequências da Turma

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Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023202**** 8,0 0,0 10,0 6.8 0 AM
2 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
3 2023202**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
4 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
5 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2023202**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 AM
7 2023201**** 10,0 7,0 10,0 9.4 0 AM
8 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
9 2023202**** 10,0 0,0 0,0 6.0 0 AM
10 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
11 2023202**** 10,0 7,0 10,0 9.4 0 AM
12 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
13 2023201**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
14 2023202**** 10,0 7,0 10,0 9.4 0 AM
15 2023201**** 10,0 7,0 10,0 9.4 0 AM
16 2023202**** 8,0 8,0 10,0 8.4 0 AM
17 2023201**** 10,0 7,0 10,0 9.4 0 AM
18 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
19 2023201**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 AM
20 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
21 2023201**** 8,0 9,0 10,0 8.6 0 AM
22 2023201**** 8,0 9,0 10,0 8.6 0 AM
23 2023201**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 AM
24 2023201**** 8,0 8,5 10,0 8.5 0 AM
25 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
26 2023202**** 10,0 7,0 10,0 9.4 0 AM
27 2023202**** 10,0 8,5 10,0 9.7 0 AM
28 2023202**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 AM
29 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
30 2023201**** 8,0 8,0 10,0 8.4 0 AM
31 2023201**** 6,0 7,0 10,0 7.0 0 AM
32 2023202**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
33 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
34 2023202**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
35 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
36 2023201**** 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
37 2023202**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
38 2023202**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
39 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
40 2023201**** 8,8 10,0 10,0 9.3 0 AM
41 2023202**** 8,0 9,0 10,0 8.6 0 AM
42 2023202**** 4,0 10,0 10,0 6.4 0 AM
43 2023201**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
44 2023202**** 8,0 9,0 10,0 8.6 0 AM
45 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
46 2023201**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
47 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
48 2023201**** 10,0 10,0 0,0 8.0 0 AM
49 2023201**** 10,0 7,0 10,0 9.4 0 AM
50 2023202**** 10,0 0,0 0,0 6.0 0 AM
51 2023201**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
52 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
53 2023201**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 AM
54 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
55 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
56 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

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Título

Data
Notas da prova final. 04/07/2024
Notas postadas 30/06/2024
AULA SÍNCRONA (link) 19/06/2024
ATIVIDADES. 19/06/2024
Disciplina Ativa 15/06/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1156 04/11/2024 17:06