EUGENIA BRIDGET GADELHA FIGUEIREDO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA/CMRV

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eugenia bridget gadelha figueiredo

PSP - COORDENAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA/CMRV

PPGCOM019 - ECONOMIA POLITICA DO JORNALISMO - Turma: 01 (2012.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA. (12/09/2012 - 12/09/2012)
TEXTO 1. ECONOMIA POLÍTICA
Economia Política do Jornalismo (12/09/2012 - 28/11/2012)
EMENTA: Relações entre Comunicação, Economia e Sociedade; Políticas de Comunicação; Economia Política do Jornalismo e Meios de Comunicação (indústrias culturais) e participação política. As novas tendências na produção, distribuição e consumo da comunicação e do jornalismo em um novo espaço público e nas mídias digitais. Políticas de comunicação, jornalismo e cidadania. Políticas de comunicação, jornalismo e estruturas sócio-econômicas. Inovação tecnológica, as estratégias de mercado e os movimentos contra-hegemônicos nos marcos do capitalismo reconfigurado. AVALIAÇÃO: Os estudantes serão avaliados pelo cumprimento do programa de leituras estabelecido, apresentação de seminário e artigo que relacione os conteúdos desenvolvidos ao seu objeto empírico de pesquisa. MÓDULOS: 4 1. Grupo de Pesquisa em Comunicação Economia Política e Diversidade - COMUM/UFPI. Panorama da Economia Política como alternativa teórica (conceitos, importância e objeto). 2. Cenário Neoliberal e Indústrias Culturais 3. Processo de implantação e consolidação das indústrias culturais no Brasil (contexto econômico, social e político). A reordenação dos processos jornalísticos. 4. Seminários BIBLIOGRAFIA ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1983. BOLAÑO, César Ricardo Siqueira. Indústria cultural, informação e capitalismo. São Paulo: Hucitec, 2000. BOLAÑO, César Ricardo Siqueira; BRITTOS, Valério Cruz. Blogosfera, espaço público e campo jornalístico: o caso das eleições presidenciais brasileiras de 2006. Intercom ? Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. São Paulo, v.33, n.1, p. 237-256, jan./jun. 2010. BOLAÑO, César Ricardo Siqueira; BRITTOS, Valério Cruz. Digitalização, flexibilidade e reordenação dos processos jornalísticos. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação ? COMPÒS. 2006. BRITTOS, Valério Cruz. Televisão, concentração e concorrência no capitalismo contemporâneo. In: ______ (Org.). Comunicação na fase da multiplicidade da oferta. Porto Alegre: Nova Prova, 2006. p. 21-45. _____; BRITTOS, Valério Cruz. A televisão brasileira na era digital: exclusão, esfera pública e movimentos estruturantes. São Paulo: Paulus, 2007. CARVALHO, José Murilo. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. DIB, Sandra Korman. AGUIAR, Leonel Azevedo de. BARRETO, Ivana Barreto. Economia política das cartografias profissionais: a formação específica para o jornalismo. Revista de Economia política de las Tecnologias de La Información y comunicacion. www.epitic.com.br.vol XII, n.2. Mayo-Agosto/2010. DOURADO, Jacqueline Lima. Rede Globo: mercado ou cidadania? Teresina. Edufpi. 2012. HABERMAS, Jurgen. Mudança estrutural da esfera pública: investigações quanto a uma categoria da sociedade burguesa. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro. 1984. HERNÁNDEZ, Daniel (Org.). Crítica de la economía política: comunicación, cultura y sociedad de la información. Caracas: Ministerio de Ciencia y Tecnología, 2004. JAMBEIRO, Othon; BOLAÑO, César; BRITTOS, Valério (Orgs). Comunicação, informação e cultura: dinâmicas globais e estruturas de poder. Salvador: Edufba, 2004. JAMESON, Fredric. A cultura do dinheiro: ensaios sobre a globalização. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. MATTOS, Fernando. Flexibilização do trabalho: sintomas da crise. São Paulo: Annablume, 2009. MOSCO, Vincent. Economia política da comunicação: uma perspectiva laboral. Comunicação e Sociedade 1 - Cadernos do Noroeste, Braga, v. 12, ns. 1-2, p. 97-120, 1999. MOSCO, Vincent The political economy of communication. 2. ed. London: Sage, 2009. RAMOS, Murilo César; SANTOS, Suzy dos (Orgs.). Políticas de comunicação: buscas teóricas e práticas. São Paulo: Paulus, 2007. SADER, Emir. Direitos e esfera pública. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, v. 77, p. 5-10, 2004. SADER, Emir; GENTILI. Pablo. Estado e democracia: os dilemas do socialismo na virada do século. In: _____ (Orgs.). Pós-neoliberalismo II: que Estado para que democracia? Petrópolis: Vozes, 1999. p. 120-130. SERRA, Sonia. Vertentes da economia política da comunicação e pesquisa do jornalismo. Trabalho apresentado ao Grupo de Trabalho ?Estudos de Jornalismo?, do XV Encontro da Compós, na Unesp, Bauru, SP, em junho de 2006. SCHUMPETER, Joseph A. Capitalismo, socialismo e democracia. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1961. SOUSA, Helena (Org.). Comunicação, economia e poder. Porto: Porto, 2006.
Primeiro encontro (12/09/2012 - 28/11/2012)
1. Grupo de Pesquisa em Comunicação Economia Política e Diversidade - COMUM/UFPI. Panorama da Economia Política como alternativa teórica (conceitos, importância e objeto).
Primeiro encontro (12/09/2012 - 28/11/2012)
1. Grupo de Pesquisa em Comunicação Economia Política e Diversidade - COMUM/UFPI. Panorama da Economia Política como alternativa teórica (conceitos, importância e objeto).
Primeiro encontro (12/09/2012 - 28/11/2012)
1. Grupo de Pesquisa em Comunicação Economia Política e Diversidade - COMUM/UFPI. Panorama da Economia Política como alternativa teórica (conceitos, importância e objeto).
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA. (28/11/2012 - 28/11/2012)
O ESTADO NEOLIBERAL
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA. (28/11/2012 - 28/11/2012)
O ESTADO NEOLIBERAL
O ESTADO NEOLIBERAL (28/11/2012 - 28/11/2012)
O ESTADO NEOLIBERAL SLIDES E TEXTO.
O ESTADO NEOLIBERAL (28/11/2012 - 28/11/2012)
O ESTADO NEOLIBERAL SLIDES E TEXTO.
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
15 22 29 05 12 19 26 03 10 17 24 31 07 14 21 28 05 12
1 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 201110**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201110**** 10,0 10.0 0 AM
2 201210**** 9,0 9.0 0 AM
3 201210**** 9,0 9.0 0 AM
4 201210**** 9,0 9.0 0 AM
5 201210**** 9,5 9.5 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Relações entre Jornalismo, Economia e Sociedade. Economia política do jornalismo e estruturas sócio-econômicas - desenvolvimento, perspectivas e desafios. Possibilidades e tendências na produção, distribuição e consumo de jornalismo e da informação. As indústrias culturais e os conteúdos jornalísticos. O mercado jornalístico e os padrões tecno-estéticos. As Políticas de Comunicação e a economia política do Jornalismo e da Cultura; inovação tecnológica, as estratégias de mercado e os movimentos contra-hegemônicos, nos marcos do capitalismo reconfigurado. Hegemonia, poder e jornalismo alternativo. O novo espaço público e as mídias digitais.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Apresentação de seminários, artigo científico e ante-projeto de pesquisa.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Capacidade de conhecimento com a bibliografia recomendada. Articulação e argumentação.
Horário de atendimento: manhãs terças 8 às 10 horas.
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
12/09/2012
28/11/2012
Economia Política do Jornalismo
12/09/2012
28/11/2012
Primeiro encontro
12/09/2012
28/11/2012
Primeiro encontro
12/09/2012
28/11/2012
Primeiro encontro
12/09/2012
12/09/2012
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA.
28/11/2012
28/11/2012
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA.
28/11/2012
28/11/2012
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA.
28/11/2012
28/11/2012
O ESTADO NEOLIBERAL
28/11/2012
28/11/2012
O ESTADO NEOLIBERAL
Avaliações
Data Descrição
07/12/2012 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
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Título

Data
ENTREVISTA / DÊNIS DE MORAES 04/02/2013

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1156 04/11/2024 17:02