Economia Política do Jornalismo (12/09/2012 - 28/11/2012)
EMENTA: Relações entre Comunicação, Economia e Sociedade; Políticas de Comunicação; Economia Política do Jornalismo e Meios de Comunicação (indústrias culturais) e participação política. As novas tendências na produção, distribuição e consumo da comunicação e do jornalismo em um novo espaço público e nas mídias digitais. Políticas de comunicação, jornalismo e cidadania. Políticas de comunicação, jornalismo e estruturas sócio-econômicas. Inovação tecnológica, as estratégias de mercado e os movimentos contra-hegemônicos nos marcos do capitalismo reconfigurado.
AVALIAÇÃO: Os estudantes serão avaliados pelo cumprimento do programa de leituras estabelecido, apresentação de seminário e artigo que relacione os conteúdos desenvolvidos ao seu objeto empírico de pesquisa.
MÓDULOS: 4
1. Grupo de Pesquisa em Comunicação Economia Política e Diversidade - COMUM/UFPI. Panorama da Economia Política como alternativa teórica (conceitos, importância e objeto).
2. Cenário Neoliberal e Indústrias Culturais
3. Processo de implantação e consolidação das indústrias culturais no Brasil (contexto econômico, social e político). A reordenação dos processos jornalísticos.
4. Seminários
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