Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação é continuada, ou seja, ela será feita observando a participação, a frequência, a pontualidade, a vontade, o compromisso e a responsabilidade do aluno ao longo de toda a disciplina.
Além dessa avaliação continuada, haverá QUATRO Avaliações Parciais (valor: 10 pontos, cada), como discriminadas abaixo:
1ª AP: Apresentação escrita e oral de Relatório contendo dados oriundos de processo de observação e investigação do ensino fundamental de Ciências na escola; 2ª AP: Resenhas escritas de artigos científicos voltados para a temática de ensino-aprendizagem escolar, especificamente no ensino fundamental; 3ª AP: Apresentação escrita e oral de Relatório contendo dados oriundos de processo de observação e investigação do ensino médio de Biologia na escola. 4ª AP: Resenhas escritas de artigos científicos voltados para a temática de ensino-aprendizagem escolar, especificamente no ensino médio.
O aluno será aprovado por média ao atingir a nota 7,0, resultante da média das três APs. Abaixo desta nota, fará o Exame Final. Para aprovação após o Exame Final, o aluno deverá alcançar uma nota que somada com a média atingida nas três APs deverá resultar na nota 6,0.
O Exame Final contemplará todo o conteúdo programático da disciplina.
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Bibliografia:
| BÁSICA: BARREIRO, I. M. F. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências fundamentos e métodos. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2009. MARANDINO, M.; SELLES, S.E.; FERREIRA, M. S. Ensino de biologia: história e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009. MENEGOLLA, M; SANTANNA, F. M. Por que planejar? Como planejar? Currículo Área Aula. 9 ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2000. PIMENTA, S.G; LIMA, M.S.L. Estágio e Docência. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2010.
COMPLEMENTAR: ALARCÃO, I. Os questionamentos do cotidiano docente. Pátio - Revista Pedagógica. Porto Alegre: Artmed, ano 10, n. 40, p. 16-19, nov. 2006/jan. 2007. CAMPOS, M. C. C. & NIGRO, R. G. Didática de Ciências: o ensino-aprendizagem como investigação. São Paulo: FTD, 1999. CARVALHO, A. M. & GIL-PÉREZ, D. A formação de professores de Ciências. São Paulo: Cortez, 1993. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. & PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2002. FAZENDA, I. C.A. A prática de ensino e o estágio supervisionado. Campinas, SP: Papirus, 1991. GIL-PÉREZ, D. & CARVALHO, A. M. P. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995. HERNÁNDEZ, F.; SANCHO, J. M. A formação a partir da experiência vivida. Pátio - Revista Pedagógica. Porto Alegre: Artmed, ano 10, n. 40, p. 8-11, nov. 2006/jan. 2007. IMBERNÓN, F. Uma nova formação docente. Pátio - Revista Pedagógica. Porto Alegre: Artmed, ano 10, n. 40, p. 12-15, nov. 2006/jan. 2007. KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4. ed. São Paulo, SP, Edusp, 2005. LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 13 ed. São Paulo: Cortez, 2011. LUDKE, M. (Org.) O professor e a pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 2001. PACHECO, J. O professor ensina da maneira como aprende. Pátio - Revista Pedagógica. Porto Alegre: Artmed, ano 10, n. 40, p. 23-26, nov. 2006/jan. 2007. PENTEADO, J. de A. Didática e Prática de Ensino: uma introdução crítica. São Paulo: Mcgraw-Hill do Brasil, 1979. PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade, teoria e prática. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
PIMENTA, S. G. & LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2005. RIEDEL, H. Didática e Prática de Ensino aspectos ideológicos, científicos e técnicos. São Paulo: E.P.U., 1981. RODRIGUES, M. L. B.; MENDES SOBRINHO, J. A. C. Aspectos históricos do ensino de ciências naturais de 5a a 8a série do Ensino Fundamental. In: MENDES SOBRINHO, J. A. C. (Org.). Práticas pedagógicas em ciências naturais: abordagens na escola fundamental.Teresina: EDUFPI, 2008. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. TEIXEIRA, P. M. M. Ensino de Ciências Pesquisa e reflexões. 1. ed. Ribeirão Preto: Holos Editora, 2006. 143p. |