• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

HILDA MARA LOPES ARAUJO

DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO/CCE

Ir ao Menu Principal

hilda mara lopes araujo

MET - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO/CCE

CMR0054 - ESTAGIO SUPERVISIONADO II - Turma: 01 (2017.2)

Tópicos Aulas
Ausência de Aula por motivos estruturais do Campus (11/08/2017 - 11/08/2017)
Ausência de Aula por motivos estruturais do Campus
Ausência de Aula por motivos estruturais do Campus (12/08/2017 - 12/08/2017)
Ausência de Aula por motivos estruturais do Campus
Apresentação da disciplina; Entrega e leitura do Plano de Curso; Definição e explicação das atividades a serem realizadas ao longo de toda a disciplina (18/08/2017 - 18/08/2017)
Apresentação da disciplina; Entrega e leitura do Plano de Curso; Definição e explicação das atividades a serem realizadas ao longo de toda a disciplina
   Plano de Curso 
Caros alunos, Aqui está o Plano de Curso. Por favor, imprimam e levem no nosso primeiro dia de aula. Ao final dele há também um cronograma didático. Procurem NÃO faltar a primeira aula pois será uma aula fundamental para a compreensão das diretrizes gerais da disciplina, além da formação de grupos de trabalho, entrega de atividades a serem realizadas já na aula seguinte, etc. Ats, Prof. Jesus Lemos
Estudo teórico (leitura e discussão de textos) (19/08/2017 - 19/08/2017)
Estudo teórico (leitura e discussão de textos)
  Texto 1 
Caros alunos, Por favor, imprimam este texto (TODOS) e façam uma leitura prévia, para ser trabalhado na primeira aula de sábado (08-10). Ainda haverá outro para este mesmo dia (pois são 04 horas-aula) o qual entregarei no primeiro dia de aula. Ats, Prof. Jesus Lemos
Congresso - Estudos extra-sala (25/08/2017 - 25/08/2017)
Congresso - Estudos extra-sala
  Material_Congresso 
Caros alunos, Este é o material mencionado que devem explorar ao longo desta semana em que estarei no Congresso. Vejam as ideias que podem surgir a partir das que foram desenvolvidas aqui. Bom proveito! Ats, Prof. Jesus Lemos
  Material_2 
Caros alunos, Este é o material mencionado que devem explorar ao longo desta semana em que estarei no Congresso. Vejam as ideias que podem surgir a partir das que foram desenvolvidas aqui. Bom proveito! Ats, Prof. Jesus Lemos
Congresso - Estudos extra-sala (26/08/2017 - 26/08/2017)
Congresso - Estudos extra-sala
  Material 3 
Caros alunos, Aqui está o terceiro (e último, por enquanto) arquivo para conhecerem. Ats, Prof. Jesus Lemos
Estudo teórico (leitura e discussão de textos) (01/09/2017 - 01/09/2017)
Estudo teórico (leitura e discussão de textos)
Estudo teórico (leitura e discussão de textos) (02/09/2017 - 02/09/2017)
Estudo teórico (leitura e discussão de textos)
  Artigo 1 
  Artigo 2 
  Artigo 3 
  Artigo 4 
  Artigo 5 
  Artigo 6 
  Artigo 7 
Preparação/Orientações gerais para Estágio Observacional nas Escolas (08/09/2017 - 08/09/2017)
Preparação/Orientações gerais para Estágio Observacional nas Escolas
    
Inicia em 05/10/2017 às 17h 20 e finaliza em 06/10/2017 às 16h 0
    
Inicia em 05/10/2017 às 17h 20 e finaliza em 06/10/2017 às 16h 0
Observação das aulas em escolas do Ensino Fundamental, totalizando 32 horas-aula, sendo 08 horas-aula por série (do sexto ao nono ano). (09/09/2017 - 14/10/2017)
Observação das aulas em escolas do Ensino Fundamental, totalizando 32 horas-aula, sendo 08 horas-aula por série (do sexto ao nono ano).
  Dados para Cadastramento 
Caros alunos, Estes são os dados mencionados os quais devem me enviar para que eu os repasse para a Coordenação de Estágios Obrigatórios do Curso. Ats, Prof. Jesus Lemos
Apresentação oral e entrega escrita dos Relatórios oriundos das observações realizadas nas escolas de Ensino Fundamental. (20/10/2017 - 28/10/2017)
Apresentação oral e entrega escrita dos Relatórios oriundos das observações realizadas nas escolas de Ensino Fundamental.
Observação das aulas em escolas do Ensino Médio, totalizando 24 horas-aula, sendo 08 horas-aula por série (do primeiro ao terceiro ano). (03/11/2017 - 25/11/2017)
Observação das aulas em escolas do Ensino Médio, totalizando 24 horas-aula, sendo 08 horas-aula por série (do primeiro ao terceiro ano).
  Ficha 1 
  Ficha 2 
  Ficha 3 
  Ficha 4 
  Ficha 5 
  Ficha 6 
  Ficha 7 
  Ficha 8 
  Ficha 9 
Apresentação oral e entrega escrita dos Relatórios oriundos das observações realizadas nas escolas de Ensino Médio. (01/12/2017 - 09/12/2017)
Apresentação oral e entrega escrita dos Relatórios oriundos das observações realizadas nas escolas de Ensino Médio.
  Texto comentado em sala 
Caros alunos, Em anexo o texto sobre o qual comentei em sala ("Dormi aluno, Acordei professor..."). Na verade não sei se foi publicado, parece um texto submetido em evento ou relatório de trabalho... Bom proveito! Ats, Prof. Jesus Lemos
  Resultado Final 
Caros alunos, Aqui está o resultado de vocês. Para as pontuações das quatro APs considerei as apresentações escritas (Relatório em papel) e oral, sendo duas notas para o ciclo de Ensino Fundamental e duas notas para o ciclo de Ensino médio. Ressalto também que, imbuída nestas notas, encontra-se uma avaliação qualitativa referente principalmente às participações orais nas discussões desde a primeira aula, passando pelas 'micro-aulas' apresentadas, além de aspectos que constam no Plano de Curso, quais sejam: "a participação, a frequência, a pontualidade, a vontade, o compromisso e a responsabilidade do aluno ao longo de toda a disciplina". Parabéns e aproveitem as férias! Ats, Prof. Jesus Lemos
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
11 12 18 19 25 26 01 02 08 09 15 16 22 23 29 30 06 07 13 14 20 21 27 28 03 04 10 11 17 18 24 25 01 02 08 09
1 201494**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
2 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 201495**** 0 0 0 0 0 0 2 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
4 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 4 2 4 2 4 2 4 2 4 2 4 2 4 42
5 201492**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
6 201494**** 0 0 2 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
7 201494**** 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
8 201496**** 0 0 0 0 0 0 2 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
9 201491**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 201392**** 0 0 2 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
11 2014912**** 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
12 201496**** 0 0 2 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 10
13 201396**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
14 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
15 201492**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 2 4 2 4 2 4 2 4 2 4 2 4 42
16 201493**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 8
17 201494**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 201494**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201494**** 8,2 8,0 9,0 9,0 8.6 0 AM
2 201494**** 8,4 8,0 8,8 9,0 8.6 8 AM
3 201493**** 8,0 8,0 8,7 8,9 8.4 8 AM
4 201495**** 8,4 8,0 8,8 9,0 8.6 8 AM
5 201494**** 8,2 8,0 9,2 9,0 8.6 0 AM
6 201495**** 8,2 8,0 9,0 9,0 8.6 0 AM
7 201495**** 8,2 8,0 9,0 9,0 8.6 0 AM
8 201491**** 8,4 8,0 8,8 9,0 8.6 0 AM
9 201494**** 8,2 8,0 9,0 9,0 8.6 14 AM
10 201496**** 8,4 8,0 8,8 9,0 8.6 10 AM
11 201492**** 8,2 8,0 8,6 8,8 8.4 4 AM
12 201495**** 8,2 8,0 9,2 9,0 8.6 6 AM
13 201396**** 8,4 8,0 8,8 9,0 8.6 6 AM
14 201496**** 8,2 8,0 8,6 8,8 8.4 6 AM
15 201392**** 8,2 8,0 8,6 8,8 8.4 8 AM
16 201494**** 8,2 8,0 8,6 8,8 8.4 8 AM
17 20125**** 8,4 8,0 0,0 0,0 0.0 2.1 42 RF
18 201492**** 8,4 8,0 0,0 0,0 0.0 2.1 42 RF
19 2014912**** 8,2 8,0 9,2 9,0 8.6 8 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas-discussivas; Leitura de textos; Exercícios teóricos e práticos (Relatório); Acompanhamento de observação do processo de ensino de Ciências e Biologia em escolas previamente determinadas.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação é continuada, ou seja, ela será feita observando a participação, a frequência, a pontualidade, a vontade, o compromisso e a responsabilidade do aluno ao longo de toda a disciplina.

Além dessa avaliação continuada, haverá QUATRO Avaliações Parciais (valor: 10 pontos, cada), como discriminadas abaixo:

1ª AP: Apresentação escrita e oral de Relatório contendo dados oriundos de processo de observação e investigação do ensino fundamental de Ciências na escola;
2ª AP: Resenhas escritas de artigos científicos voltados para a temática de ensino-aprendizagem escolar, especificamente no ensino fundamental;
3ª AP: Apresentação escrita e oral de Relatório contendo dados oriundos de processo de observação e investigação do ensino médio de Biologia na escola.
4ª AP: Resenhas escritas de artigos científicos voltados para a temática de ensino-aprendizagem escolar, especificamente no ensino médio.

O aluno será aprovado por média ao atingir a nota 7,0, resultante da média das três AP’s. Abaixo desta nota, fará o Exame Final. Para aprovação após o Exame Final, o aluno deverá alcançar uma nota que somada com a média atingida nas três AP’s deverá resultar na nota 6,0.

O Exame Final contemplará todo o conteúdo programático da disciplina.
Horário de atendimento:
Bibliografia: BÁSICA:
BARREIRO, I. M. F. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências fundamentos e métodos. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2009.
MARANDINO, M.; SELLES, S.E.; FERREIRA, M. S. Ensino de biologia: história e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009.
MENEGOLLA, M; SANT’ANNA, F. M. Por que planejar? Como planejar? Currículo – Área – Aula. 9 ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2000.
PIMENTA, S.G; LIMA, M.S.L. Estágio e Docência. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2010.

COMPLEMENTAR:
ALARCÃO, I. Os questionamentos do cotidiano docente. Pátio - Revista Pedagógica. Porto Alegre: Artmed, ano 10, n. 40, p. 16-19, nov. 2006/jan. 2007.
CAMPOS, M. C. C. & NIGRO, R. G. Didática de Ciências: o ensino-aprendizagem como investigação. São Paulo: FTD, 1999.
CARVALHO, A. M. & GIL-PÉREZ, D. A formação de professores de Ciências. São Paulo: Cortez, 1993.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. & PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
FAZENDA, I. C.A. A prática de ensino e o estágio supervisionado. Campinas, SP: Papirus, 1991.
GIL-PÉREZ, D. & CARVALHO, A. M. P. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995.
HERNÁNDEZ, F.; SANCHO, J. M. A formação a partir da experiência vivida. Pátio - Revista Pedagógica. Porto Alegre: Artmed, ano 10, n. 40, p. 8-11, nov. 2006/jan. 2007.
IMBERNÓN, F. Uma nova formação docente. Pátio - Revista Pedagógica. Porto Alegre: Artmed, ano 10, n. 40, p. 12-15, nov. 2006/jan. 2007.
KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4. ed. São Paulo, SP, Edusp, 2005.
LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 13 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LUDKE, M. (Org.) O professor e a pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 2001.
PACHECO, J. O professor ensina da maneira como aprende. Pátio - Revista Pedagógica. Porto Alegre: Artmed, ano 10, n. 40, p. 23-26, nov. 2006/jan. 2007.
PENTEADO, J. de A. Didática e Prática de Ensino: uma introdução crítica. São Paulo: Mcgraw-Hill do Brasil, 1979.
PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade, teoria e prática. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

PIMENTA, S. G. & LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2005.
RIEDEL, H. Didática e Prática de Ensino – aspectos ideológicos, científicos e técnicos. São Paulo: E.P.U., 1981.
RODRIGUES, M. L. B.; MENDES SOBRINHO, J. A. C. Aspectos históricos do ensino de ciências naturais de 5a a 8a série do Ensino Fundamental. In: MENDES SOBRINHO, J. A. C. (Org.). Práticas pedagógicas em ciências naturais: abordagens na escola fundamental.Teresina: EDUFPI, 2008.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
TEIXEIRA, P. M. M. Ensino de Ciências – Pesquisa e reflexões. 1. ed. Ribeirão Preto: Holos Editora, 2006. 143p.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
11/08/2017
11/08/2017
Ausência de Aula por motivos estruturais do Campus
12/08/2017
12/08/2017
Ausência de Aula por motivos estruturais do Campus
18/08/2017
18/08/2017
Apresentação da disciplina; Entrega e leitura do Plano de Curso; Definição e explicação das atividades a serem realizadas ao longo de toda a disciplina
19/08/2017
19/08/2017
Estudo teórico (leitura e discussão de textos)
25/08/2017
25/08/2017
Congresso - Estudos extra-sala
26/08/2017
26/08/2017
Congresso - Estudos extra-sala
01/09/2017
01/09/2017
Estudo teórico (leitura e discussão de textos)
02/09/2017
02/09/2017
Estudo teórico (leitura e discussão de textos)
08/09/2017
08/09/2017
Preparação/Orientações gerais para Estágio Observacional nas Escolas
09/09/2017
14/10/2017
Observação das aulas em escolas do Ensino Fundamental, totalizando 32 horas-aula, sendo 08 horas-aula por série (do sexto ao nono ano).
20/10/2017
28/10/2017
Apresentação oral e entrega escrita dos Relatórios oriundos das observações realizadas nas escolas de Ensino Fundamental.
03/11/2017
25/11/2017
Observação das aulas em escolas do Ensino Médio, totalizando 24 horas-aula, sendo 08 horas-aula por série (do primeiro ao terceiro ano).
01/12/2017
09/12/2017
Apresentação oral e entrega escrita dos Relatórios oriundos das observações realizadas nas escolas de Ensino Médio.
Avaliações
Data Descrição
19/08/2017 1ª Avaliação
28/10/2017 2ª Avaliação
07/12/2017 3ª Avaliação
09/12/2017 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Artigo_Flora Urbana 07/12/2017
Sala_Aula de Terça-Feira 04/12/2017
Apresentações_Relatórios 2o ciclo 29/11/2017
Aulas em sala 28/11/2017
Defesa de TCC 26/11/2017
Ausência de Aula 22/11/2017
Abono de Faltas_Resolução UFPI 22/11/2017
Ausência de Aula 17/11/2017
Aula normal dia 18/11/20170_urgente 17/11/2017
Termos de Compromisso 14/11/2017
Documentos 13/11/2017
Artigo 07/11/2017
Andamento das Observações_Ensino Médio 06/11/2017
Assinaturas 23/10/2017
Plano de Atividade de Estágio 17/10/2017
Grade de apresentações 16/10/2017
SEMANA DE BIOLOGIA 14/10/2017
Fichas para observação no Ensino médio 10/10/2017
Entrega de Documentos 10/10/2017
Documentos_URGENTE 09/10/2017
Documentos_URGENTE 08/10/2017
Termos de Compromisso 05/10/2017
AULA EM SALA NESTA SEXTA-FEIRA (06/10) SEM FALTA 05/10/2017
DADOS_URGENTE 05/10/2017
Supervisor nas Escolas-URGENTE! 27/09/2017
Escolas Ensino Médio 26/09/2017
Dados_Escolas-URGENTE 25/09/2017
Fichas 24/09/2017
OBSERVAÇÃO EM ENSINO MÉDIO-URGENTE 21/09/2017
ESCOLAS-URGENTE 14/09/2017
Carta/Dados Escolas 13/09/2017
Escolas 04/09/2017
Dados Obrigatórios 04/09/2017
Artigos 03/09/2017
Aula de 02/09/2017 01/09/2017
Divulgação de Evento 31/08/2017
Material 15/08/2017
Alimentação do SIGAA 07/08/2017

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vdefault teste 03/11/2024 17:05