-

PPGCOM019 - ECONOMIA POLITICA DO JORNALISMO - Turma: 01 (2013.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina (02/09/2013 - 02/09/2013)
texto 1 - Modelo neoliberal
   Livro para leitura 
Segue livro para leitura - LA ECONOMÍA POLÍTICA DE LA COMUNICACIÓN - Vincent Mosco
  Livro para leitura 
Segue livro para leitura - Mercado Brasileiro de Televisão (César Bolaño)
    
Inicia em 19/09/2013 às 0h 0 e finaliza em 26/09/2013 às 23h 59
    
Inicia em 19/09/2013 às 0h 0 e finaliza em 26/09/2013 às 23h 59
    
Inicia em 19/09/2013 às 0h 0 e finaliza em 26/09/2013 às 23h 59
    
Inicia em 19/09/2013 às 0h 0 e finaliza em 26/09/2013 às 23h 59
    
Inicia em 19/09/2013 às 0h 0 e finaliza em 26/09/2013 às 23h 59
    
Inicia em 19/09/2013 às 0h 0 e finaliza em 26/09/2013 às 23h 59
    
Inicia em 19/09/2013 às 0h 0 e finaliza em 26/09/2013 às 23h 59
  Mudança estrutural da esfera pública - HABERMAS 
Mudança estrutural da esfera pública - HABERMAS
    
Inicia em 13/12/2013 às 0h 0 e finaliza em 20/12/2013 às 23h 59
Seminários (02/09/2013 - 20/01/2014)
Cenário Neoliberal e Indústrias Culturais (09/09/2013 - 09/09/2013)
Texto
Cenário Neoliberal e Indústrias Culturais - Discussão (16/09/2013 - 16/09/2013)
Texto
Cenário Neoliberal e Indústrias Culturais - Seminário (23/09/2013 - 23/09/2013)
Seminário
Processo de implantação e consolidação das indústrias culturais no Brasi (30/09/2013 - 30/09/2013)
Processo de implantação e consolidação das indústrias culturais no Brasil (contexto econômico, social e político). A reordenação dos processos jornalísticos.
Processo de implantação e consolidação das indústrias culturais no Brasil (07/10/2013 - 07/10/2013)
contexto econômico, social e político). A reordenação dos processos jornalísticos.
padrão técnico-estético alternativo (14/10/2013 - 14/10/2013)
texto
padrão técnico estético hegemônico (21/10/2013 - 21/10/2013)
texto
Fase da multiplicidade da oferta (04/11/2013 - 04/11/2013)
Texto
Fase da multiplicidade da oferta (11/11/2013 - 11/11/2013)
Fase da multiplicidade da oferta
Políticas de comunicação, jornalismo e estruturas sócio-econômicas. (18/11/2013 - 18/11/2013)
texto
Políticas de comunicação, jornalismo e estruturas sócio-econômicas. (25/11/2013 - 25/11/2013)
seminários (02/12/2013 - 02/12/2013)
seminários (09/12/2013 - 09/12/2013)
seminários (16/12/2013 - 16/12/2013)
palestra-aula (23/12/2013 - 23/12/2013)
palestra-aula (30/12/2013 - 30/12/2013)
palestra-aula (06/01/2014 - 06/01/2014)
Seminários (13/01/2014 - 13/01/2014)
Frequências da Turma
# Matrícula SET NOV DEZ JAN Total
02 09 04 11 09 13
1 201310**** 4 4 4 4 4 4 24
2 201310**** 0 0 0 4 0 0 4
3 201310**** 0 0 0 0 0 0 0
4 201310**** 0 0 0 0 0 0 0
5 201310**** 0 0 0 4 0 0 4
6 201310**** 0 0 4 4 4 4 16
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201310**** 10,0 10.0 0 AM
2 201310**** 10,0 10.0 0 AM
3 201310**** 0,0 0.0 0 RN
4 201310**** 10,0 10.0 0 AM
5 201310**** 0,0 0.0 0 RN
6 201310**** 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Relações entre Jornalismo, Economia e Sociedade. Economia política do jornalismo e estruturas sócio-econômicas - desenvolvimento, perspectivas e desafios. Possibilidades e tendências na produção, distribuição e consumo de jornalismo e da informação. As indústrias culturais e os conteúdos jornalísticos. O mercado jornalístico e os padrões tecno-estéticos. As Políticas de Comunicação e a economia política do Jornalismo e da Cultura; inovação tecnológica, as estratégias de mercado e os movimentos contra-hegemônicos, nos marcos do capitalismo reconfigurado. Hegemonia, poder e jornalismo alternativo. O novo espaço público e as mídias digitais.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas, vídeos, leituras, seminários e artigos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Apresentação de seminário, capacidade de discutir teoricamente os conteúdos e produção de artigo.
Horário de atendimento: 08 às 09 terças e quartas
Bibliografia: ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1983.
BOLAÑO, César Ricardo Siqueira. Indústria cultural, informação e capitalismo. São Paulo: Hucitec, 2000.
BOLAÑO, César Ricardo Siqueira; BRITTOS, Valério Cruz. Blogosfera, espaço público e campo jornalístico: o caso das eleições presidenciais brasileiras de 2006. Intercom ? Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. São Paulo, v.33, n.1, p. 237-256, jan./jun. 2010.

BOLAÑO, César Ricardo Siqueira; BRITTOS, Valério Cruz. Digitalização, flexibilidade e reordenação dos processos jornalísticos. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação ? COMPÒS. 2006.
BRITTOS, Valério Cruz. Televisão, concentração e concorrência no capitalismo contemporâneo. In: ______ (Org.). Comunicação na fase da multiplicidade da oferta. Porto Alegre: Nova Prova, 2006. p. 21-45.
_____; BRITTOS, Valério Cruz. A televisão brasileira na era digital: exclusão, esfera pública e movimentos estruturantes. São Paulo: Paulus, 2007.
CARVALHO, José Murilo. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
DIB, Sandra Korman. AGUIAR, Leonel Azevedo de. BARRETO, Ivana Barreto. Economia política das cartografias profissionais: a formação específica para o jornalismo. Revista de Economia política de las Tecnologias de La Información y comunicacion. www.epitic.com.br.vol XII, n.2. Mayo-Agosto/2010.

DOURADO, Jacqueline Lima. Rede Globo: mercado ou cidadania? Teresina. Edufpi. 2012.
HABERMAS, Jurgen. Mudança estrutural da esfera pública: investigações quanto a uma categoria da sociedade burguesa. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro. 1984.
HERNÁNDEZ, Daniel (Org.). Crítica de la economía política: comunicación, cultura y sociedad de la información. Caracas: Ministerio de Ciencia y Tecnología, 2004.
JAMBEIRO, Othon; BOLAÑO, César; BRITTOS, Valério (Orgs). Comunicação, informação e cultura: dinâmicas globais e estruturas de poder. Salvador: Edufba, 2004.
JAMESON, Fredric. A cultura do dinheiro: ensaios sobre a globalização. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
MATTOS, Fernando. Flexibilização do trabalho: sintomas da crise. São Paulo: Annablume, 2009.
MOSCO, Vincent. Economia política da comunicação: uma perspectiva laboral. Comunicação e Sociedade 1 - Cadernos do Noroeste, Braga, v. 12, ns. 1-2, p. 97-120, 1999.
MOSCO, Vincent The political economy of communication. 2. ed. London: Sage, 2009.
RAMOS, Murilo César; SANTOS, Suzy dos (Orgs.). Políticas de comunicação: buscas teóricas e práticas. São Paulo: Paulus, 2007.
SADER, Emir. Direitos e esfera pública. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, v. 77, p. 5-10, 2004.
SADER, Emir; GENTILI. Pablo. Estado e democracia: os dilemas do socialismo na virada do século. In: _____ (Orgs.). Pós-neoliberalismo II: que Estado para que democracia? Petrópolis: Vozes, 1999. p. 120-130.

SERRA, Sonia. Vertentes da economia política da comunicação e pesquisa do jornalismo. Trabalho apresentado ao Grupo de Trabalho ?Estudos de Jornalismo?, do XV Encontro da Compós, na Unesp, Bauru, SP, em junho de 2006.

SCHUMPETER, Joseph A. Capitalismo, socialismo e democracia. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1961.
SOUSA, Helena (Org.). Comunicação, economia e poder. Porto: Porto, 2006.



Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
02/09/2013
02/09/2013
Apresentação da disciplina
02/09/2013
20/01/2014
Seminários
09/09/2013
09/09/2013
Cenário Neoliberal e Indústrias Culturais
16/09/2013
16/09/2013
Cenário Neoliberal e Indústrias Culturais - Discussão
23/09/2013
23/09/2013
Cenário Neoliberal e Indústrias Culturais - Seminário
30/09/2013
30/09/2013
Processo de implantação e consolidação das indústrias culturais no Brasi
07/10/2013
07/10/2013
Processo de implantação e consolidação das indústrias culturais no Brasil
14/10/2013
14/10/2013
padrão técnico-estético alternativo
21/10/2013
21/10/2013
padrão técnico estético hegemônico
04/11/2013
04/11/2013
Fase da multiplicidade da oferta
11/11/2013
11/11/2013
Fase da multiplicidade da oferta
18/11/2013
18/11/2013
Políticas de comunicação, jornalismo e estruturas sócio-econômicas.
25/11/2013
25/11/2013
Políticas de comunicação, jornalismo e estruturas sócio-econômicas.
02/12/2013
02/12/2013
seminários
09/12/2013
09/12/2013
seminários
16/12/2013
16/12/2013
seminários
23/12/2013
23/12/2013
palestra-aula
30/12/2013
30/12/2013
palestra-aula
06/01/2014
06/01/2014
palestra-aula
13/01/2014
13/01/2014
Seminários
Avaliações
Data Descrição
07/10/2013 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Aula de Segunda (06/01/2014) 05/01/2014
AVISO DE AULA E DE SEMINÁRIO 18/11/2013
Estereótipos preconceituosos: telenovelas estabelecem um modelo de tolerância de olho no mercado homossexual 04/11/2013
Olha o passarinho! Microblogging como o Twitter configura-se como um novo canal de poder e comunicação 04/11/2013
Olha o passarinho! Microblogging como o Twitter configura-se como um novo canal de poder e comunicação 04/11/2013
ARTIGO LIVRO 04/11/2013
AVISO: Retorno das aulas e entrega de atividade 23/09/2013
Confirmando inicio das aulas - 16 DE SETEMBRO 09/09/2013
INICIO DAS AULAS DE ECONOMIA POLÍTICA DO JORNALISMO 31/08/2013
plano disciplina 19/08/2013

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1068 18/04/2024 01:17