maria carolina de abreu

BIO - DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA/CCN

PPGED032 - EPISTEMOLOGIA, CATEGORIAS E ANÁLISE DE DADOS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO I - Turma: 02 (2013.2)

Tópicos Aulas
Conhecimento científico: peculiaridades (29/10/2013 - 29/10/2013)
Conhecimento científico: peculiaridades (05/11/2013 - 05/11/2013)
Epistemologia da pesquisa em educação (12/11/2013 - 12/11/2013)
Epistemologia da pesquisa em educação (19/11/2013 - 19/11/2013)
Problematização do objeto e fundamentação do problema de pesquisa (26/11/2013 - 26/11/2013)
Problematização do objeto e fundamentação do problema de pesquisa (03/12/2013 - 03/12/2013)
Metodologia da pesquisa: a narrativa de vida (10/12/2013 - 10/12/2013)
Metodologia da pesquisa: a narrativa de vida (17/12/2013 - 17/12/2013)
História oral e História de vida (24/12/2013 - 24/12/2013)
História oral e História de vida (31/12/2013 - 31/12/2013)
A construção do referencial teórico da pesquisa (07/01/2014 - 07/01/2014)
A construção do referencial teórico da pesquisa (14/01/2014 - 14/01/2014)
Apresentação e discussão dos projetos de pesquisa dos mestrandos (21/01/2014 - 21/01/2014)
Apresentação e discussão dos projetos de pesquisa dos mestrandos (28/01/2014 - 28/01/2014)
Frequências da Turma
# Matrícula OUT NOV DEZ JAN Total
01 08 22 29 05 12 19 26 03 10 07 14 21 28
1 201210**** 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 56
2 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201310**** 10,0 10.0 0 AM
2 201210**** 0,0 0.0 0 RN
3 201310**** 8,0 8.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Revisão crítica do discurso metodológico da pesquisa: com vistas aos seguintes aspectos: definição de categorias, Uso de recursos de análise de dados, procedimentos e técnicas, compreensão e interpretação dos dados; Critérios e rigor na pesquisa qualitativa
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Exposições dialogadas. Seminários. Acompanhamento na (re)elaboração de projetos de pesquisa.

a) Atividades discentes (práticas)
• Participação nas aulas/encontros
• Aplicação dos conhecimentos na ampliação do projeto de dissertação ou tese;
• Apresentação dos projetos (teses/dissertações) em Seminários Internos, no NUPPED;
• Apresentação sobre direcionamentos para análise de dados.

b) Atividades Discentes (teóricas)
• Estudo de bibliografia
• Preparação e desenvolvimento de Seminários;
• Pesquisa com vistas à fundamentação teórico-metodológica do projeto de dissertação/tese.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Os alunos deverão cumprir, ao longo do Seminário, com as seguintes exigências (tendo como referência mínima):

1) Elaboração de dois trabalhos escritos:
1.1) Sobre pressupostos epistemológicos (origem, natureza e realidade do conhecimento) relativos à opção metodológica de sua tese ou dissertação.
1.2) Elaboração de um artigo científico referente a sua tese ou dissertação.

2) Leitura de livro sobre Epistemologia, previamente selecionado entre a bibliografia de referência da disciplina/seminário, seguido de apresentação oral, em seminário interno no NUPPED.

3) Frequência, compatível com o Regimento do PPGEd/UFPI e participação nos encontros semanais (aulas/estudos), por apresentação de seminários sobre o estado da arte nas revistas e demais obras que lhe couberem pesquisar e pela elaboração de resumos estruturados, que explicitem com rigor, os livros/artigos/textos investigados.
Horário de atendimento:
Bibliografia: ALAMI, S.; DESJEUX, D.; GARABUAU-MOUSSAOUI, I. Os métodos qualitativos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.


BRZEZINSKI, I.; ABBUD, M. L. M.; OLIVEIRA, C. C. de. (Org.). Percursos de pesquisa em educação. Ijuí: Unijuí, 2007.
CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Uberlândia: EDUFU, 2011.

FAZENDA, I. Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1993.

FRANCO, M. L. P. B. Análise do conteúdo. Brasília: Liber Livro Editora, 2005.

GATTI, B. A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Liber Livro Editora, 2012.

HOUSSAYE, J. et al. Manifesto a favor dos pedagogos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

MOREIRA, H.; CALEFFE, L. G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.

OLIVEIRA, I. B. de.; ALVES, N. Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas: sobre redes de saberes. Petrópolis: DP et Alii, 2008.

SÁNCHEZ GAMBOA. S. Epistemologia da pesquisa em educação. Campinas, SP: Práxis, 1998.

SZYMANSKI, H. (Org.). A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva. Brasília: Liber Livro Editora, 2004.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
29/10/2013
29/10/2013
Conhecimento científico: peculiaridades
05/11/2013
05/11/2013
Conhecimento científico: peculiaridades
12/11/2013
12/11/2013
Epistemologia da pesquisa em educação
19/11/2013
19/11/2013
Epistemologia da pesquisa em educação
26/11/2013
26/11/2013
Problematização do objeto e fundamentação do problema de pesquisa
03/12/2013
03/12/2013
Problematização do objeto e fundamentação do problema de pesquisa
10/12/2013
10/12/2013
Metodologia da pesquisa: a narrativa de vida
17/12/2013
17/12/2013
Metodologia da pesquisa: a narrativa de vida
24/12/2013
24/12/2013
História oral e História de vida
31/12/2013
31/12/2013
História oral e História de vida
07/01/2014
07/01/2014
A construção do referencial teórico da pesquisa
14/01/2014
14/01/2014
A construção do referencial teórico da pesquisa
21/01/2014
21/01/2014
Apresentação e discussão dos projetos de pesquisa dos mestrandos
28/01/2014
28/01/2014
Apresentação e discussão dos projetos de pesquisa dos mestrandos
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 06:57