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CMR0224 - ESTAGIO SUPERVISIONADO II - Turma: 01 (2015.1)

Tópicos Aulas
Reunião de Estágio (09/03/2015 - 09/03/2015)
Local: Serviço Escola de Fisioterapia 7:00 h Alunos devidamente uniformizados (branco e com crachá)
   Ficha_av_estagios.xlsx 
Atendimento fisioterapêutico em Neurologia infantil, Cardiorrespiratória e Terapia Manual. (09/03/2015 - 06/07/2015)
Não Haverá Aula (11/03/2015)

Atestado médico.

Não Haverá Aula (18/03/2015)

Atestado médico.

Exame final (11/07/2015 - 11/07/2015)
Aula Extra.
Frequências da Turma

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Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201011**** 7,3 6,7 8,5 7,5 7.5 0 AM
2 20116**** 8,1 6,9 8,5 7,8 7.8 0 AM
3 20094**** 6,0 7,6 8,0 7,2 7.2 0 AM
4 20115**** 7,0 7,7 8,4 7,7 7.7 0 AM
5 201010**** 7,9 8,9 8,8 8,5 8.5 0 AM
6 20115**** 7,0 7,9 8,6 7,8 7.8 0 AM
7 201010**** 6,9 7,9 9,1 7,9 8.0 0 AM
8 20115**** 8,0 9,3 8,7 8,6 8.7 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será desenvolvida no Serviço Escola de Fisioterapia (SEF) da Universidade Federal do Piauí, Campus de Ministro Reis Velloso, no intuito de desenvolver técnicas e habilidades da prática fisioterapêutica especializada, em atenção secundária à saúde.
Contará ainda com a discussão de casos clínicos e das situações práticas de atendimento fisioterápico.
Os discentes serão divididos em três grupos, que rodiziarão entre si nas seguintes áreas de atuação: neurologia (adulto), cardiorrespiratória e terapia manual.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O discente será avaliado pelo docente, de acordo com os critérios da ficha de avaliação de estágio (anexo 1).
Haverá uma Mostra de Estágio, no dia 07 de julho de 2015, em que cada discente apresentará um caso clínico vivenciado no decorrer do estágio supervisionado.
O discente deverá ter, impreterivelmente, uma frequência obrigatória de 100% da carga horária da disciplina. A aprovação no Estágio Supervisionado é indispensável para a conclusão do curso.
O grupo de discentes, que compõem cada rodízio, deverá entregar à coordenação de estágio o relatório de estágio supervisionado (anexo 2), ao final de cada rodízio, preenchido e com a vista do professor-supervisor.
A composição das notas de estágio se dará da seguinte forma:
1º nota: primeiro rodízio (média entre: todos os supervisores + prova do rodízio)
Exemplo: Terapia manual = 1 supervisor N1+ prova teórica / 2 = nota lançada no SIGAA
2º nota: segundo rodízio
3º nota: terceiro rodízio
4º nota: média das notas obtidas anteriormente (TM, NI e CR)
Ao final de cada rodízio o supervisor apresentará ao aluno sua ficha de avaliação com a referida nota prática e o aluno deverá assinar dando ciência à nota do supervisor em questão.
Haverá a realização de exame final, para o discente que apresentar média igual ou superior a 4,0 e abaixo de 7,0. O exame final ocorrerá em 11/07 às 8:00 h, consistirá de prova teórica objetiva.
As avaliações escritas totalizam dez pontos e acontecerão a cada final de rodízio conforme as datas seguintes: 11/04; 16/05; 13/06 e 04/07. Durante o rodízio, os supervisores determinarão o tipo de prova (objetiva ou discursiva) e o número de questões.

OBSERVAÇÕES PERTINENTES AOS ESTÁGIOS:

O não comparecimento no estágio é considerado falta grave sendo justificável em condições amparadas no parágrafo segundo do artigo 108 da Resolução 177/12 CEPEX-UFPI.

Em caso de faltas o aluno deverá solicitar reposição de carga horária por meio do requerimento de 72(setenta e duas horas), a contar do primeiro dia útil, após a sua falta.

Para a realização dos estágios o acadêmico deverá possuir seguro contra acidentes pessoais, de acordo com os termos de convênio.

São Atribuições do Professor Orientador de Estágio:
- Assistir o aluno em seu processo de ensino-aprendizagem teórico-prático;
- Cumprir e fazer cumprir o planejamento de estágios;
- Enviar por escrito para a coordenação do curso, com antecedência de 72 horas, qualquer alteração no seu planejamento de estágio inicial, no que se refere à troca de dias, horários, troca entre supervisores e/ou atividades específicas, aguardando o parecer da Coordenação de Estágio;
- Realizar planejamento das atividades a serem desenvolvidas por grupo de estágio discriminando visitas, estudos de casos, estudos clínicos, avaliações práticas, avaliações teóricas e outros no boletim de frequência que deverá ser entregue juntamente com a ficha de avaliação e frequência dos discentes no prazo máximo de uma semana após o término do estágio;
- Comunicar as autoridades competentes os problemas ou as dificuldades relacionadas ao campo de estágio, ou paciente atendido;
- Apresentar ao estagiário no início do estágio quais os parâmetros de avaliação que utilizará no decorrer do estágio;
- Durante o desenvolvimento dos estágios, o supervisor de estágio deve cumprir e exigir: Pontualidade, Assiduidade, Uniforme completo dos discentes, Crachá, Entrega de relatórios e trabalhos nos prazos pré-estabelecidos, Atitudes coerentes com o ambiente de assistência à saúde;
- Fazer observações oportunas sobre o desempenho do discente, para que o mesmo tenha tempo hábil para modificar suas atitudes e/ou desenvolver melhor os seus conhecimentos científicos; Essas observações serão feitas em ficha própria anexa a avaliação com a assinatura do aluno;
- Cobrar a teoria na prática, inquirindo sobre os princípios científicos;
- Incentivar o discente a tomar consciência da sua posição de profissional da área de saúde;
- Estimular e supervisionar a utilização de equipamentos de proteção individual pelo discente, comunicando por escrito ao professor responsável pelos estágios à falta de tais equipamentos ou qualquer recusa por parte do discente em utilizar os mesmos;
- Realizar no final do estágio avaliação de desempenho em impresso próprio, junto ao discente, atribuindo-lhe o conceito obtido;
- Manter o preenchimento adequado e atualizado da ficha de frequência, registrando presença ou ausência dia a dia no estágio;
- A ficha de avaliação e o prontuário de evolução devem ser assinados e corrigidos pelo supervisor de estágio;
- O professor orientador deve ter identificação pessoal e da UFPI.

Direitos do Professor Orientador do Estágio:
- Ser respeitado nas suas decisões em relação ao estágio;
- Ser comunicado das necessidades de mudança de área de estágio com antecedência;
- Participar de eventos científicos de interesse profissional (desde que mantida a rotina dos estágios supervisionados).

Normas para o acadêmico em relação ao estágio:
- Empenhar-se para bem aplicar os conhecimentos técnico-científicos aprendidos e desenvolver habilidades e atitudes profissionais;
- Respeitar o princípio da ética, da moral e da justiça;
- Usar uniforme indicado, branco:
blusa tipo camisa/camiseta
calça comprida
cabelo preso e unhas curtas
sapato branco fechado.
- A vestimenta do estágio não deve ser: justa, colante, curta, decotada, rasgada ou transparente;
Observação: Cada setor do estágio pode alterar o uso do uniforme conforme normas da instituição conveniada.
USO DE JALECO CONFORME ORIENTAÇÃO DO SUPERVISOR.
- Ser responsável pelo cumprimento do horário de entrada e saída em campo de estágio;
- Usar com responsabilidade, os materiais e equipamentos disponibilizados para o desenvolvimento dos estágios, responsabilizar-se pela utilização e, em casos de perda ou dano, responder a processo administrativo para averiguação dos fatos;
- Guardar sigilo profissional: o que é um dever Ético;
- Não aceitar remuneração dos pacientes ou de parentes;
- Tratar com dignidade e respeito o paciente e sua família, a equipe, os colegas e o Supervisor;
- Assumir com responsabilidade as tarefas atribuídas na forma e tempo pré-estabelecidos;
- Manter contato com o Supervisor e comunicar-lhe todas as ocorrências;
- Estar ciente de que assuntos referentes à diagnóstico, prognóstico, tratamento, resultados de exames e orientação, deverão ser discutidos com o supervisor e a equipe de saúde envolvida, antes de abordá-los com o paciente e seus familiares;
- A assiduidade e a pontualidade são imprescindíveis ao bom desempenho e aproveitamento do estágio supervisionado. O não cumprimento desta prerrogativa sujeitará o acadêmico à reprovação;
- As justificativas e comprovações tais como, atestados, certificados, entre outros, deverão ser entregues ao supervisor no prazo de 72 horas úteis da data da ocorrência;
- Não deverá se ausentar, ainda que por instantes, da unidade de ensino clínico sem a autorização do professor supervisor;
- Não utilizar o benefício de acadêmico para adentrar em qualquer campo de estágio para fins particulares;
- Evitar conversas altas com o grupo no campo de estágio, pois isso não condiz com o local, tão-pouco com a postura profissional de fisioterapeuta;
- O acadêmico que chegar atrasado deverá dirigir-se primeiramente ao supervisor, dando justificativa de seu atraso;
- O acadêmico deverá ter material próprio para acompanhamento adequado do ensino clínico, como: caneta, papel, relógio, termômetro, estetoscópio, esfigmomanômetro, goniômetro entre outros;
- Buscar orientação do Supervisor sempre que tiver dúvidas e dificuldades;

Direitos do Estagiário:
- Ter acompanhamento de um supervisor nos estágios;
- Dispor local de estágio que lhe permita aprendizagem;
- Ser respeitado pelo supervisor, colegas, pacientes e equipe multidisciplinar em suas características, limitações e qualidades;
- Ser avaliado e orientado em sua aprendizagem pelo supervisor, tanto no decorrer quanto no final do estágio.

Descrição dos Critérios de Avaliação:
Esta avaliação será preenchida pelo Supervisor de Campo. Cada item receberáp pontuação específica. A nota final da avaliação será a média da somatória dos oito itens observados. Haverá a apresentação de casos clínicos na Mostra.
Horário de atendimento:
Bibliografia: UMPHED, Ann Darly, Fisioterapia neurológica, 3ª ed, São Paulo: MANOLE.
FLEHMIG, Inze. Desenvolvimento Normal e Seus Desvios no Lactente. 2ª ed. Rio de Janeiro:
ATHENEU BURNS, R. / Macdonald’s Julie. Fisioterapia e Crescimento na Infância. 1ª ed. São Paulo: Santos, 1999.
BOBATH, Berta. Atividade Postural Reflexa Anormal Causada por lesões cerebrais. 2ª ed. São Paulo: Manole.
HERREN e HEKREN, Estimulação psicomotora precoce. 2ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas.
BEVILACQUA, F. Manual do Exame Clínico. 12ª ed. Rio de Janeiro: Cultura Médica, 2000
CAMARGO, A. Prova de esforço & Prescrição de Exercício – ACSM. Rio de Janeiro: Revinter, 1994.
REGENGA, M. Fisioterapia em Cardiologia – da UIT à reabilitação. São Paulo: Rocca, 2000.
SOUSA, A. Cardiologia – SOCESP – volume I e II. São Paulo: Atheneu, 1996.
BIENFAIT, Marcel. Bases Elementares Técnicas de Terapia Manual e Osteopatia. São Paulo:
Summus, 1997.
LEDERMAN, Eyal. Fundamentos da terapia manual: fisiologia, neurologia, psicologia. 1ª ed., São Paulo: Manole, 2001.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
09/03/2015
09/03/2015
Reunião de Estágio
09/03/2015
06/07/2015
Atendimento fisioterapêutico em Neurologia infantil, Cardiorrespiratória e Terapia Manual.
11/03/2015
11/03/2015
Não Haverá Aula
18/03/2015
18/03/2015
Não Haverá Aula
11/07/2015
11/07/2015
Exame final
Avaliações
Data Descrição
11/04/2015 1ª Avaliação
16/05/2015 2ª Avaliação
13/06/2015 3ª Avaliação
04/07/2015 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Mostra de estágio Notas AF 06/07/2015
MOSTRA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I, II e III 26/06/2015
Reunião com alunos de estágio I e II sobre mostra 16/06/2015
Avaliação do terceiro rodízio de estágio 29/05/2015
Encerramento do segundo e início do terceiro rodízio de estágio 15/05/2015
Avaliação do segundo rodízio de estágio 05/05/2015
Termo de Compromisso de Estágio Supervisionado 2015.1 10/04/2015
Reunião de estágio 09/04/2015

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