-

CMR0358 - SEMINARIO PRATICA PSICOLOGICA I - Turma: 03 (2015.2)

Tópicos Aulas
Disciplina Seminário de práticas (04h): Leitura e discussão do texto NEUFELD, C, B; CAVENAGE, C, C. Conceituação cognitiva de caso: uma proposta de sistematização a partir da prática clínica e da formação de terapeutas cognitivo – comportamentais. Revista Brasileira de Terapia Cognitiva, v. 6, nº 2, 2010. (13/08/2015 - 13/08/2015)
   Artigo: Conceitualização cognitiva de caso 
Artigo introdutório sobre a abordagem cognitivo-comportamental
Seminário de práticas (04h): Apresentação da disciplina, contrato de trabalho e Discussão do artigo: Conceitualização cognitiva de caso (TCC) (13/08/2015 - 13/08/2015)

Apresentação da disciplina, discussão de aspectos gerais e solicitação de leitura do artigo: conceitualização cognitiva de caso da Dra Carmem Beatriz Neufeld.

  Artigo: Conceitualização cognitiva de caso 
Artigo a ser lido para o próximo encontro
Seminário de práticas (04h): Apresentação da disciplina, sistema de avaliação, contrato de trabalho, definição da bibliografia. (22/10/2015 - 22/10/2015)
  • Foi discutido como a disciplina seria ministrada, bem como estabelecendo o contrato de trabalho.


Discussão dos seguinte texto: 

Artigo sobre Conceitualização Cognitiva de caso. 

 

Referência: 

NEUFELD, C, B; CAVENAGE, C, C.  Conceitualização cognitiva de caso: Uma proposta de sistematização a partir da prática clínica e da formação de terapeutas cognitivo-comportamentais. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 2010 v. 6, n. 2.

Seminário de práticas (04h):Discussão dos capítulos: 05- Trabalhando com oc pensamento automáticos, (pp. 77-83). Capítulo 06. Métodos comportamentais I: melhorando a energia, concluindo tarefas e solucionando problemas, (pp.101-120). Capítulo 07. Métodos comportamentais II: reduzindo a ansiedade e rompendo padrões de evitação, (pp. 121-136). Capítulo 08. Modificando esquemas, (pp.137-158) do livro Aprendendo a Terapia Cognitivo-comportamental do Wright. (29/10/2015 - 29/10/2015)

Discussão dos seguintes textos: 

Capítulo 05. Trabalhando com oc pensamento automáticos, (pp. 77-83).  

Capítulo 06. Métodos comportamentais I: melhorando a energia, concluindo tarefas e solucionando problemas, (pp.101-120).   

Capítulo 07. Métodos comportamentais II: reduzindo a ansiedade e rompendo padrões de evitação, (pp. 121-136).  

Capítulo 08. Modificando esquemas, (pp.137-158).   

 

Referência: 

WRIGHT, J, H; BASCO, M, R; THASE, M, E. Aprendendo a terapia Cognitivo –Comportamental – um guia ilustrado. Porto Alegre: Artemed, 2008.

 

 

Estudo dirigido e roda de debate sobre o seguinte texto (04h): Capítulo 11. Desenvolvendo competência em terapia cognitivo-comportamental,(pp. 191-201) do livro Aprendendo a Terapia Cognitivo-comportamental do Wright. (05/11/2015 - 05/11/2015)

Discussão dos seguintes textos: 

Capítulo 11. Desenvolvendo competência em terapia cognitivo-comportamental,(pp. 191-201).  

Leitura dos capítulos iniciais do livro: A mente vencendo o humor.  

 

Referência: 

  • WRIGHT, J, H; BASCO, M, R; THASE, M, E. Aprendendo a terapia Cognitivo –Comportamental – um guia ilustrado. Porto Alegre: Artemed, 2008.
  • GREENBERGER, D; PADESKY, C, A. A Mente Vencendo o Humor. Mude como você sente, mudando o modo como você pensa. Porto Alegre: Artmed, 1999. 
Seminário de Práticas (04h):Discussão dos conceitos básicos da TCC, utilizando o artigo de conceitualização cognitiva de caso e o livro Aprendendo a Terapia Cognitivo-comportamental do Wright. (12/11/2015 - 12/11/2015)

Apresentação dos conceitos básicos e grupo de debate acerca do artigo de conceitualização cognitiva de caso e do livro do Wright.

 

 

 

Referência: 

WRIGHT, J, H; BASCO, M, R; THASE, M, E. Aprendendo a terapia Cognitivo –Comportamental – um guia ilustrado. Porto Alegre: Artemed, 2008.

Seminário de Práticas (04h): Discussão dos Capítulo 1: Compreendendo seus problemas; Capítulo 2: É o pensamento que conta; Capítulo 3: Identificando e medindo estados de humor;Capítulo 4: Situações, estados de humor e pensamentos do Livro: A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky (19/11/2015 - 19/11/2015)

Capítulo 1: Compreendendo seus problemas.

Capítulo 2: É o pensamento que conta

Capítulo 3: Identificando e medindo estados de humor

Capítulo 4: Situações, estados de humor e pensamentos

Livro: A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky

 

 

 

 

 

 

Referência

GREENBERGER, D; PADESKY, C, A. A Mente Vencendo o Humor. Mude como você sente, mudando o modo como você pensa. Porto Alegre: Artmed, 1999. 

Seminário de Práticas (04h):Discussão dos: Capítulo 5: Pensamentos automáticos; Capítulo 6: Onde estão as evidências; Capítulo 7: Pensamentos alternativo ou compensatório, do Livro A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky (26/11/2015 - 26/11/2015)

Capítulo 5: Pensamentos automáticos

Capítulo 6: Onde estão as evidências

Capítulo 7: Pensamentos alternativo ou compensatório

Livro :A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky

 

 

 

 

 

Referência

GREENBERGER, D; PADESKY, C, A. A Mente Vencendo o Humor. Mude como você sente, mudando o modo como você pensa. Porto Alegre: Artmed, 1999. 

Seminário de Práticas e avaliação (04h):Discussão dos seguinte capítulos: Capítulo 8: Experimentos e planos de ação; Capítulo 9: Pressuposição e crenças centrais do Livro: A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky (03/12/2015 - 03/12/2015)

Capítulo 8: Experimentos e planos de ação

Capítulo 9: Pressuposição e crenças centrais

Livro: A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky

 

 

 

 

 

Referência

GREENBERGER, D; PADESKY, C, A. A Mente Vencendo o Humor. Mude como você sente, mudando o modo como você pensa. Porto Alegre: Artmed, 1999. 

Seminário de Práticas (04h): Discussão do Capítulo 10: Compreendendo a depressão do Livro: A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky (10/12/2015 - 10/12/2015)

Capítulo 10: Compreendendo a depressão

 

 

Livro: A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky

 

Referência

GREENBERGER, D; PADESKY, C, A. A Mente Vencendo o Humor. Mude como você sente, mudando o modo como você pensa. Porto Alegre: Artmed, 1999. 

Estudo dirigido sobre o Capítulo 11 (04h): Compreendendo a ansiedade do Livro: A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky (17/12/2015 - 17/12/2015)

 

Capítulo 11: Compreendendo a ansiedade

Livro: A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky

 

Referência

GREENBERGER, D; PADESKY, C, A. A Mente Vencendo o Humor. Mude como você sente, mudando o modo como você pensa. Porto Alegre: Artmed, 1999. 

Não Haverá Aula - Véspera de Natal (24/12/2015)

Recesso Acadêmico

Não Haverá Aula - recesso acadêmico (31/12/2015)

Recesso Acadêmico

Estudo Dirigido sobre o capítulo 12: Compreendendo a Raiva, a culpa e a vergonha, do Livro: A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky (07/01/2016 - 07/01/2016)
Seminário de Práticas e avaliação (04h): Discussão do Capítulo 11: Compreendendo a ansiedade do Livro: A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky (14/01/2016 - 14/01/2016)
Seminário de Práticas (04h): Discussão do capítulo 12: Compreendendo a Raiva, a culpa e a vergonha, do Livro: A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky (21/01/2016 - 21/01/2016)
Aula expositiva dialogada (04h): Introdução à Ansiedade Clark e Beck (28/01/2016 - 28/01/2016)
Não Haverá Aula (04/02/2016)

Férias dos professores

Aula expositiva dialogada (04h): Modelo cognitivo da ansiedade Clark e Beck (11/02/2016 - 11/02/2016)
Encerramento da disciplina, avaliação individual e avaliação da metodologia usada (04 horas) (18/02/2016 - 18/02/2016)
Carga horária e conteúdo programático concluídos (25/02/2016 - 25/02/2016)
Carga horária e conteúdo programático concluídos (03/03/2016 - 03/03/2016)
Não Haverá Aula_ Carga horária e conteúdo programático concluídos (03/03/2016)
Carga horária e conteúdo programático concluídos (10/03/2016 - 10/03/2016)
Não Haverá Aula_ Carga horária e conteúdo programático concluídos (10/03/2016)
Frequências da Turma
# Matrícula OUT NOV DEZ JAN FEV Total
22 29 05 12 19 26 03 10 17 07 14 21 28 11 18 25
1 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 20125**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
5 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
9 20125**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
10 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20124**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 20125**** 8,0 8,0 8,0 8.0 2 AM
3 20125**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
4 20125**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
5 20125**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 20125**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
7 20124**** 9,0 9,0 9,0 9.0 4 AM
8 20125**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 20125**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
10 20125**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Discussão teórica de grandes temas da psicologia na contemporaneidade, relacionando-os às especificidades dos campos de atuação dos Estágios em Psicologia (conforme a ênfase escolhida pelo aluno).
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: 1- EMENTA
Discussão teórica de grandes temas da psicologia na contemporaneidade, relacionando-os às especificidades dos campos de atuação dos Estágios em Psicologia (conforme a ênfase escolhida pelo aluno).

2- OBJETIVO:
Estabelecer diálogo entre teoria e prática, a partir da análise crítica dos atendimentos realizados na clínica psicológica.
Desenvolver a análise crítica teórico prática

3 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
• Análise crítica teórico prática;
• Problematizar o campo de estágio e analisar criticamente as estratégias de intervenção desenvolvidas;
• Estabelecer diálogo entre teoria e prática

4 – PROCEDIMENTO DE ENSINO
Supervisão da análise teórico prática dos atendimentos; seminários e rodas de debate.

Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Pontualidade, assiduidade às diferentes atividades relacionadas ao Seminário de Práticas. Apresentação da análise crítica teórico prática de um dos atendimentos.
Horário de atendimento:
Bibliografia: Básica:
ARKOWITZ, H; WESTRA, H. A; MILLER, W. R; ROLLNICK, S. Entrevista Motivacional no tratamento de problemas psicológicos. São Paulo: Roca, 2011.

CLARK, D. A, BECK, A. T. Terapia Cognitiva para os Transtornos de Ansiedade. Porto Alegre: Artmed, 2012.

GREENBERGER, D; PADESKY, C, A. A Mente Vencendo o Humor. Mude como você sente, mudando o modo como você pensa. Porto Alegre: Artmed, 1999.

STALLARD, P. Guia do terapeuta para os Bons Pensamentos – Bons Sentimentos: Utilizando a Terapia Cognitivo-Comportamental com crianças e adolescentes. Porto Alegre: Artemed, 2007.

WRIGHT, J, H; BASCO, M, R; THASE, M, E. Aprendendo a terapia Cognitivo –Comportamental – um guia ilustrado. Porto Alegre: Artemed, 2008.

Artigo sobre Conceitualização Cognitiva de caso. Referência: NEUFELD, C, B; CAVENAGE, C, C. Conceitualização cognitiva de caso: Uma proposta de sistematização a partir da prática clínica e da formação de terapeutas cognitivo-comportamentais. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 2010 v. 6, n. 2.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
13/08/2015
13/08/2015
Seminário de práticas (04h): Apresentação da disciplina, contrato de trabalho e Discussão do artigo: Conceitualização cognitiva de caso (TCC)
13/08/2015
13/08/2015
Disciplina Seminário de práticas (04h): Leitura e discussão do texto NEUFELD, C, B; CAVENAGE, C, C. Conceituação cognitiva de caso: uma proposta de sistematização a partir da prática clínica e da formação de terapeutas cognitivo – comportamentais. Revista Brasileira de Terapia Cognitiva, v. 6, nº 2, 2010.
22/10/2015
22/10/2015
Seminário de práticas (04h): Apresentação da disciplina, sistema de avaliação, contrato de trabalho, definição da bibliografia.
29/10/2015
29/10/2015
Seminário de práticas (04h):Discussão dos capítulos: 05- Trabalhando com oc pensamento automáticos, (pp. 77-83). Capítulo 06. Métodos comportamentais I: melhorando a energia, concluindo tarefas e solucionando problemas, (pp.101-120). Capítulo 07. Métodos comportamentais II: reduzindo a ansiedade e rompendo padrões de evitação, (pp. 121-136). Capítulo 08. Modificando esquemas, (pp.137-158) do livro Aprendendo a Terapia Cognitivo-comportamental do Wright.
05/11/2015
05/11/2015
Estudo dirigido e roda de debate sobre o seguinte texto (04h): Capítulo 11. Desenvolvendo competência em terapia cognitivo-comportamental,(pp. 191-201) do livro Aprendendo a Terapia Cognitivo-comportamental do Wright.
12/11/2015
12/11/2015
Seminário de Práticas (04h):Discussão dos conceitos básicos da TCC, utilizando o artigo de conceitualização cognitiva de caso e o livro Aprendendo a Terapia Cognitivo-comportamental do Wright.
19/11/2015
19/11/2015
Seminário de Práticas (04h): Discussão dos Capítulo 1: Compreendendo seus problemas; Capítulo 2: É o pensamento que conta; Capítulo 3: Identificando e medindo estados de humor;Capítulo 4: Situações, estados de humor e pensamentos do Livro: A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky
26/11/2015
26/11/2015
Seminário de Práticas (04h):Discussão dos: Capítulo 5: Pensamentos automáticos; Capítulo 6: Onde estão as evidências; Capítulo 7: Pensamentos alternativo ou compensatório, do Livro A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky
03/12/2015
03/12/2015
Seminário de Práticas e avaliação (04h):Discussão dos seguinte capítulos: Capítulo 8: Experimentos e planos de ação; Capítulo 9: Pressuposição e crenças centrais do Livro: A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky
10/12/2015
10/12/2015
Seminário de Práticas (04h): Discussão do Capítulo 10: Compreendendo a depressão do Livro: A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky
17/12/2015
17/12/2015
Estudo dirigido sobre o Capítulo 11 (04h): Compreendendo a ansiedade do Livro: A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky
24/12/2015
24/12/2015
Não Haverá Aula - Véspera de Natal
31/12/2015
31/12/2015
Não Haverá Aula - recesso acadêmico
07/01/2016
07/01/2016
Estudo Dirigido sobre o capítulo 12: Compreendendo a Raiva, a culpa e a vergonha, do Livro: A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky
14/01/2016
14/01/2016
Seminário de Práticas e avaliação (04h): Discussão do Capítulo 11: Compreendendo a ansiedade do Livro: A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky
21/01/2016
21/01/2016
Seminário de Práticas (04h): Discussão do capítulo 12: Compreendendo a Raiva, a culpa e a vergonha, do Livro: A mente vencendo o humor de Greenberg e Padesky
28/01/2016
28/01/2016
Aula expositiva dialogada (04h): Introdução à Ansiedade Clark e Beck
04/02/2016
04/02/2016
Não Haverá Aula
11/02/2016
11/02/2016
Aula expositiva dialogada (04h): Modelo cognitivo da ansiedade Clark e Beck
18/02/2016
18/02/2016
Encerramento da disciplina, avaliação individual e avaliação da metodologia usada (04 horas)
25/02/2016
25/02/2016
Carga horária e conteúdo programático concluídos
03/03/2016
03/03/2016
Carga horária e conteúdo programático concluídos
03/03/2016
03/03/2016
Não Haverá Aula_ Carga horária e conteúdo programático concluídos
10/03/2016
10/03/2016
Não Haverá Aula_ Carga horária e conteúdo programático concluídos
10/03/2016
10/03/2016
Carga horária e conteúdo programático concluídos
Avaliações
Data Descrição
03/12/2015 1ª Avaliação
14/01/2016 2ª Avaliação
18/02/2016 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Início das aulas 05/08/2015
Início das aulas 05/08/2015
Início das aulas 05/08/2015

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1075 16/05/2024 12:16