-

PPGS032 - SOCIOLOGIA DA CULTURA - Turma: 01 (2015.2)

Tópicos Aulas
Não Haverá Aula (12/09/2015)
Não Haverá Aula (19/09/2015)
Não Haverá Aula (26/09/2015)
Inicio disciplina. Unidade I (24/10/2015 - 24/10/2015)
Cultura, campos de conhecimento e suas interfaces
Continuação da Unidade I (07/11/2015 - 07/11/2015)
Cultura, campos de conhecimento e suas interfaces
Conclusão da Unidade I (14/11/2015 - 14/11/2015)
Cultura, campos de conhecimento e suas interfaces Trabalho de avaliação
Inicio da Unidade II (21/11/2015 - 21/11/2015)
Cultura: temas e abordagens
Continuação Unidade II (28/11/2015 - 28/11/2015)
Cultura: temas e abordagens
Continuação Unidade II (05/12/2015 - 05/12/2015)
Cultura: temas e abordagens
Conclusão Unidade II (09/12/2015 - 09/12/2015)
Cultura: temas e abordagens
Inicio Unidade III (12/12/2015 - 12/12/2015)
Sociologia e cultura. ED´s
Continuação da Unidade III (16/12/2015 - 16/12/2015)
Sociologia e cultura. ED´s
Continuação Unidade III (19/12/2015 - 19/12/2015)
Sociologia e cultura. ED´s
Continuação Unidade III (06/01/2016 - 06/01/2016)
Sociologia e cultura.
Inicio Unidade IV (13/01/2016 - 13/01/2016)
Cultura, representação política, e políticas públicas. Estado e políticas culturais no Brasil
Continuação Unidade IV (19/01/2016 - 19/01/2016)
Cultura, representação política, e políticas públicas. Estado e políticas culturais no Brasil
Continuação Unidade IV (20/01/2016 - 20/01/2016)
Cultura, representação política, e políticas públicas. Estado e políticas culturais no Brasil
Frequências da Turma
# Matrícula OUT NOV DEZ JAN Total
24 31 07 14 21 28 05 09 12 16 19 06 13 19 20
1 2015100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
2 2015100**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 0 8
3 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4 0 8
4 2015100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4 0 0 8
5 2015100**** 4 0 0 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 52
6 2015100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 8
7 2015100**** 0 0 0 0 0 4 4 4 0 0 0 0 0 0 0 12
8 2015100**** 0 0 0 4 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
9 2015100**** 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 60
10 201410**** 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 60
11 2015100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
12 2015100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
13 2015100**** 0 0 4 0 0 0 0 0 8 0 0 0 0 0 0 12
14 2015100**** 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 60
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2015100**** 8,0 8.0 8 AM
2 2015100**** 9,0 9.0 8 AM
3 2015100**** 9,0 9.0 8 AM
4 2015100**** 0,0 0.0 52 RF
5 2015100**** 7,3 7.3 12 AM
6 2015100**** 8,6 8.6 8 AM
7 2015100**** 0,0 0.0 60 RF
8 201410**** 0,0 0.0 60 RF
9 2015100**** 9,0 9.0 8 AM
10 2015100**** 9,0 9.0 4 AM
11 2015100**** 8,8 8.8 4 AM
12 2015100**** 0,0 0.0 60 RF
13 2015100**** 8,8 8.8 12 AM
14 2015100**** 9,0 9.0 4 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Cultura, linguagens e produção simbólica. Processos de comunicação e significação Função social da arte. Produção social do artista e do intelectual. Pensamento social sobre a "cultura brasileira”: tradições e vanguardas. Movimentos culturais. Culturas e práticas culturais declasse. Origem social do gosto. Culturas populares. Políticas culturais. Produção, circulação e consumo de mercadorias e signos: a economia da cultura. Cultura e pós-modernidade.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: UFPI/PRPG/CCHL/PPGS
Disciplina: Sociologia da Cultura [sociologia cultural] – 60 h - 2015-2
Profa. Dra. Maria Dione Carvalho de Morais



Ementa:
Cultura, linguagens e produção simbólica. Processos de comunicação e significação Função social da arte. Produção social do artista e do intelectual. Pensamento social sobre a "cultura brasileira”: tradições e vanguardas. Movimentos culturais. Culturas e práticas culturais de classe. Origem social do gosto. Culturas populares. Políticas culturais. Produção, circulação e consumo de mercadorias e signos: a economia da cultura. Cultura e pós-modernidade.


Objetivos
Geral: Apreender, no plano teórico-conceitual, a temática da produção simbólica, em múltiplas áreas do conhecimento e da ação social.

Específicos:
- Possibilitar a apreensão dos campos de conhecimento, que têm por objeto a produção simbólica, em seus construtos particulares e em suas interlocuções recíprocas;
- Situar-se teórica e metodologicamente, em relação a temáticas, abordagens, e direções dos debates sobre cultura no mundo contemporâneo;
- Refletir sobre a relação entre Estado e políticas públicas de cultura
-Provocar reflexão do/as mestrandos/as que cursam a disciplina sobre interlocuções dos conteúdos estudados e debatidos com os seus próprios objetos de estudo no mestrado.


Plano de Curso





Desenvolvimento: nesta unidade, o trabalho volta-se ao conceito de cultura e ao seu campo de estudos, focalizando sociologia da cultura em suas interfaces com outras disciplinas e áreas de conhecimento, em especial, antropologia e estudos culturais. Aulas expositivas e discursivas.

Avaliação da unidade:

Referências básicas
ALEXANDER, Jeffrey; SMITH, Philip. ¿Sociología cultural o sociología de la cultura? Hacia un programa fuerte para la segunda tentativa de la sociologia. Region y Sociedad, vol. 8, n. 21, 2001, pp. 219-226 (T 1)
ALVES, Paulo Cesar. Origens e constituição científica da cultura. In: ALVES, Paulo Cesar (org). Cultura. Múltiplas leituras. Bauru-SP: EdUSC; Salvador: EdUFBa, 2010, pp.21-48 (T 2)
ARRUDA, Maria Arminda do Nascimento Arruda. A sociologia da cultura: interpretações e reconstruções. In: ALVES, Paulo Cesar (org). Cultura. Multiplas leituras. Bauru-SP: EdUSC; Salvador: EdUFBa, 2010, pp. 93-114. (T 3)
BOURDIEU. Pierre. Sobre o poder simbólico. In: O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009, pp. 7-16 (T 4)
CANCLINI, Néstor García. El malestar en los estudios culturales. Fractal, México, ano 2, v. 2, nº 6, p. 45-60, jul/sept. Disponível em: http://www.mxfractal.org/F6cancli.html (T 5)
CERTEAU, Michel. A cultura na sociedade. In: A cultura no plural. Campinas: Papirus, 2012, pp. 191-220. (T¨6)
ESCOSTEGUY, Ana Carolina D. Estudos culturais: uma perspectiva histórica. In: Cartografias dos estudos culturais. Uma versão latino-americana. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, pp. 27-64. (T 7)
DIAS, Fernando C. Estudos culturais no Brasil: a tradição sociológica. Sociedade e Estado. Edição Especial, 1995, pp. 13-34 (T 8)
FLEURY. Laurent. Os sociólogos e a cultura. In: Sociologia da cultura e das práticas culturais. São Paulo: Editora SENAC, 2009, pp. 19-40. (T9)
GEERTZ, Clifford. Uma descrição densa: por uma teoria interpretativa da cultura. In: A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989, pp. 13- 41 (T 10)
HALL, Stuart. Estudos culturais. In: Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG/Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, pp. 131-159. (T 11)
ORTIZ, Renato. Estudos culturais. Tempo Social – USP, junho 2004, pp. 119-127. (12)
VELHO, Otávio. Culturas: uma perspectiva antropológica. In: PAIVA, Márcia de; MOREIRA, Maria Ester (Coord.). Cultura. Substantivo plural. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil/São Paulo: Ed. 34, 1996, pp. 176-186 (T 13)

Distribuição das Sessões
Sessões Textos
S1 T2- T 4- T10 –T13
S2 T1- T3 -T6 - T9
S3 T5- T7- T8- T11 - T12

Avaliação da unidade I:
Textos trabalhados.
WILLIAMS, Raymond. A Cultura é de Todos (Culture is Ordinary), 1958 (Trad. Maria Elisa Cevasco. Departamento de Letras. USP). 12 p.




Nesta unidade, o trabalho volta-se ao campo de conhecimento compartilhado pela sociologia, com o foco em temáticas e abordagens.

Referências
BOURDIEU. Pierre. O campo intelectual: um mundo à parte. In: Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004, pp. 169-180
CANCLINI, Néstor García. Entrada/Contradições latioamericanas: modernismo sem modernização? In: Culturas Híbridas - estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 1997, pp. 17-66/67-97. Disponível em: http://pt.calameo.com/read/002628419d6442f1908e8
COLLING, Leandro. Mais definições em trânsito (Teoria Queer). 3 p. Disponível em: http://www.cult.ufba.br/maisdefinicoes/TEORIAQUEER.pdf
DEBORD, Guy. A negação e o consumo da cultura. In: A sociedade do espetáculo. E-books. Barsil.com, 2003, pp. 139-159. Disponível em: http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/socespetaculo.pdf
FLEURY. Laurent. As reorientações contemporâneas. In: Sociologia da cultura e das práticas culturais. São Paulo: Editora SENAC, 2009, pp. 131-168
GROSSI, Mirian Pillar. Identidade de gênero e sexualidade. 14 p. Disponível em: http://bibliobase.sermais.pt:8008/BiblioNET/upload/PDF3/01935_identidade_genero_revisado.pdf
HALL, Stuart. Identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.
HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, v. 22, nº 2, jul./dez/1997, pp. 15-46.. Disponível em: http://www.gpef.fe.usp.br/teses/agenda_2011_02.pdf
HALL, Stuart. Questão multicultural. In: Da diáspora. Identidade e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG/Brasília: representações da UNESCO no Brasil, 2003, pp. 51-100 (T3)
MAFESOLI, Michel. Tribalismo pós-moderno: da identidade às identificações. In: Ciências Sociais UNISINOS, jan./abr. vol. 43, n. 1, São Leopoldo, Brasil, 2007, pp. 97-102 (T5 )
ORTIZ, Renato. Os artífices mundiais da cultura. In: Mundializacão e cultura. São Paulo: Brasiliense, 2007, pp. 147-182
PIERUCCI, Antônio. Flávio. Problemas com a igualdade (ou: ciladas da diferença II). In: ADORNO, S. (org.) A sociologia entre a modernidade e a contemporaneidade. Porto Alegre: PPGS/UFRGS, 1993, pp. 149-165
SAVIANNI FILHO, Juvenal (Ed./Trad.) Dossiê Culturas Partilhadas. Cult. Ano 17, nov./2014, pp. 32-47 (T6 )
SEDGWICK, Eve Kosofky. Epistemologia do armário. Cadernos Pagu (28), janeiro-junho de 2007, pp. 19-54

SOVIK, Liv. Por que tenho razão: branquitude, Estudos Culturais e a vontade de verdade acadêmica. Contemporanea, Vol. 3; n.2. Julho/Dezembro 2005, pp. 159-180
WARNIER, Jean-Pierre. Panorama mundial das industrias da cultura. A mundialização da cultura. Bauru-SP: EdUSC, 2003, pp. 69-96
WOODWARD, Katrhyn. Identidade e diferença. Uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. (org.) Identidade e diferença. A perspectiva dos estudos culturais, Petrópolis: Vozes, 2000, pp. 7-72.
YÚDICE, G. A conveniência da cultura. In: A conveniência da cultura. Usos da cultura na era global. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006, pp. 25-64






Nesta unidade, o trabalho volta-se para temáticas abordadas em Espaços de Diálogos (ED´s) na forma de seminários apresentados por mestrando/as e debatidos pela turma e pela professora, relacionadas a abordagens sobre cultura com referência a: perspectiva pós-colonial; construções narrativas de nação e região; cultura popular; cultura de massa; culturas diaspóricas e sobre algumas linguagens artístico-culturais.
ED´s e referências
ED 1- Antropofagias: perspectivas pós-coloniais
BHABHA, Homi, K. Introdução: locais da Cultura. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998, pp. 19-42
GRUPO LATINOAMERICANO DE ESTUDIOS SUBALTERNOS. "Manifiesto inaugural". In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago; MENDIETA, Eduardo (Coord.) Teorías sin disciplina (latinoamericanismo, poscolonialidad y globalización en debate). México: Miguel Ángel Porrúa, 1998, pp. [s/p]
IANNI, Octavio. Idéias exóticas. In: Revolução e cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1983, pp. 63-84
PRYSTHON, Ângela. Revisitando a antropofagia: os estudos culturais brasileiros nos anos 90. FAMECOS. Porto Alegre, nº 17, abril 2002, pp. 101-110

ED 2- Construções narrativas: região e nação
ALBUQUERQUE, Durval Muniz. Introdução. In: A invenção do Nordeste e outras artes. São Paulo: Cortez Editora, 1999, pp. 19-64.
BAHBA, Hommi K. DissemiNação: o tempo, a narrativa e as margens da nação moderna. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998, pp. 198-238
BOURDIEU. Pierre. Identidade e representação.. Elementos para uma reflexão crítica sobre a idéia de região. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009, pp. 107-132.
LARAIA, Roque Barros de. Cultura brasileira: uma abordagem antropológica. Sociedade e Estado. Vol. VIII, n. 1/1. Jan./dez./1993, pp. 35-46

ED 3- Cultura popular: usos e abusos
BOURDIEU. Pierre. Os usos do povo: In: Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004, pp. 181-188.
CUNHA, Manuela. Carneiro da. Relações e dissensões entre saberes tradicionais e saberes científicos. REVISTA USP, São Paulo, n. 75, set./nov., pp. 78-84
HALL, Stuart. Notas sobre a desconstrução do “popular”. In: Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG/Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, pp. 247-264
ORTIZ, Renato. Estado, cultura popular e identidade nacional. In: Cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo: Brasiliense, 2006, pp. 127-147


ED 4- Cultura, comunicação e massa
MARTÍN-BARBERO, Jesús. A comunicação a partir da cultura. In: Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997, pp. 289-299
GARCÍA, Canclini Néstor. Leitores, espectadores e internautas. São Paulo : Iluminuras, 2008. Disponível em: http://inspirebr.com.br/uploads/midiateca/5b3c5b7a57f330c4d4f4c8b41ecfa5af.pdf
MORIN, Edgar. Os Campos Estéticos. In: Cultura de massas no século XX. O espírito do tempo 1- Neurose. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997, pp. 77-85
ORTIZ, Renato. Cultura, Comunicación y massa. In: Otro territorio. Ensayos sobre el mundo contemporâneo. Santo André de Bogota: Convênio Andres Bello, 1998, pp. 69-102


ED 5- Culturas diaspóricas e identidades étnicas
BAUMAN, Zygmunt. A cultura num mundo de diásporas. In: A cultura no mundo líquido moderno. Rio de Janeiro: Zahar, 2013, pp. 51-67
HALL, Stuart. Pensando a diáspora. Reflexões sobre a terra no exterior. In: Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizone: Editora UFMG/Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, pp 25-50
HALL, Stuart. Que negro é esse na cultura negra? In: Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizone: Editora UFMG/Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, pp 235-352
OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. Identidade étnica, reconhecimento e o mundo moral. ANTHROPOLÓGICAS, ano 9, vol 16(2), 2005, pp. 9-40.

ED 6 – Cultura e imaginação social: múltiplas linguagens
BOURDIEU, Pierre. Introdução. In: As regras da arte Companhia das Letras, 1996, pp. 11-16
CANDIDO, Antônio. Literatura e sociedade. Rio de Janeiro: Ouro Azul, 2006. Disponível em: http://groups.google.com.br/group/digitalsource
XAVIER, Ismail. Cinema: Revelação e Engano. O olhar e a cena. Melodrama, Hollywood, Cinema Novo, Nelson Rodrigues. Cosac & Naify/Cinemaleca Brasileira, 2003, pp. 31-57.
CAMPOS, Luís Melo. A música e os músicos como problema sociológico. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 78, out./2007, pp. 71-94







BARBALHO, Alexandre. Políticas culturais no Brasil: identidade e diversidade sem diferença. In: RUBIM, Albino Canelas & BARBALHO, Alexandre (orgs). Políticas culturais no Brasil. Salvador, EDUFBA, 2007, pp.37-60. (T1)
BOURDIEU, Pierre. Introdução. A distinção. Crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre, RS: Zouk, 2007, pp. 9-14. (T2)
BOURDIEU, Pierre. Reprodução cultural e reprodução social. A economia das trocas simbólicas. São Paulo; Perspectiva, 1987. pp. 295-336 (T3)
BRASIL/MINISTERIO DA CULTURA. Estruturação, institucionalização e implementação do SNC. Brasília: MinC, dezembro de 2001, pp. 26-48 (T4)
CALABRE, Lia. Políticas culturais no Brasil: balanço e perspectivas. In: RUBIM, Antônio Albino Canelas; BARBALHO, Alexandre (Orgs.) Políticas culturais no Brasil. Salvador: EdUFBa, 2007, pp. 87-107. (T5)
FLEURY. Laurent. A explicação das hierarquias sociais e culturais. In: Sociologia da cultura e das práticas culturais. São Paulo: Editora SENAC, 2009, pp. 79-87 (T6)
MORAES, Maria Dione Carvalho de. Ruralidades, cultura, e desenvolvimento, no Brasil: provocações para um debate necessário. Seminário Organização e Impactos da Cultura no Desenvolvimento Regional. Representação Regional/NE do MinC, Recife-PE, 28/8 2014, 14p. (T7 )
MORAES, Maria Dione Carvalho de. “A gente quer comida, diversão e arte” (Cultura e desenvolvimento regional e territorial com foco nas ruralidades). SOBER NE 2014. Novos desafios para o desenvolvimento: o Nordeste tem sede de quê? Encontro Regional Nordeste SOBER. 29 a 31 de out./2014. Caruaru-PE, 2014. (T8)
MORAES, Maria Dione Carvalho de. Institucionalização da “área cultural” no Piauí: um esboço analítico. Especialização para Gestores Culturais do Nordeste, 2012, 17 p. (T9)
RUBIM, Antônio Albino Canelas. Políticas culturais no Brasil: tristes tradições, enormes desafios. In: RUBIM, Antônio Albino Canelas; BARBALHO, Alexandre (Orgs.) Políticas culturais no Brasil. Salvador: EdUFBa, 2007, pp. 12-36. (T9)
VENTURA, Tereza. Cultura e representação política. In: ALVES, Paulo Cesar (org). Cultura. Múltiplas leituras. Bauru-SP: EdUSC; Salvador: EdUFBa, 2010, pp. 115-134. (T10)


OUTRAS LEITURAS (aprofundamento e complementares)

ACHÚGAR, Hugo. Leones, cazadores e historiadores. A propósito de las políticas de la memoria y del conocimiento. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago; MENDIETA, Eduardo (Coord.) Teorías sin disciplina (latinoamericanismo, poscolonialidad y globalización en debate). México: Miguel Ángel Porrúa, 1998, pp. [s/p]
BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Culturas escolares, culturas de infância e culturas familiares: as socializações e a escolarização no entretecer destas culturas. Educ. Soc. [online]. 2007, vol.28, n.100, pp. 1059-1083.
BOURDIEU, Pierre. El nuevo capital, introducción a una lectura japonesa de la nobleza de Estado. Capital cultural, escuela y espacio social. Compilación y traducción: Isabel Jimenez. Madrid: Siglo XXI Editores. Impreso en marco prol. Atrio de san francisco 67 c.p. 04320 – México d.f., 1998, pp. [n/c] Disponível em: http://www.gisxxi.org/wp-content/uploads/2011/03/CAPITAL-CULTURAL_ESCUELA-Y-ESPACIO-SOCIAL.pdf
BOURDIEU. Pierre. Gênese histórica de uma estética pura. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009, pp. 281-298
BURKE, Peter. Cultura popular na idade moderna. Companhia das letras, São Paulo: 1998.
CALABRE, Lia. Diversidade cultural: propostas de ações políticas. In: LOPES, Herculano; CALABRE, Lia. Diversidade cultural brasileira. Rio de Janeiro: Casa de rui Barbosa, 2005, pp. 279-286. (T3 )
CANCLINI, Néstor García. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ. 1995.
CANDIDO, Antônio. A sociologia no Brasil. Tempo Social, Revista de sociologia da USP, v. 18, n. 1, pp. 271-301
CANDIDO, Antônio. Formação da literatura brasileira. Momentos decisivos. Belo Horizonta: Editora Itatiaia, 2000.
CASTRO-GÓMEZ, Santiago; MENDIETA, Eduardo (Coord.) Teorías sin disciplina (latinoamericanismo, poscolonialidad y globalización en debate). México: Miguel Ángel Porrúa, 1998
CERTEAU, Michel. Conclusão: espaços e práticas. In: A cultura no plural. Campinas: Papirus, 2012, pp. 233-253
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano I: as artes do fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano II: Morar, cozinhar. Petrópolis: Vozes, 1996.
CORDIVIOLA, Alfredo. Estudos culturais latino-americanos: configurações de um sintagma. Estudos de literatura brasileira contemporânea, n. 44, jul./dez. 2014, pp. 65-78
CORRÊA, Alexandre Fernandes. Aspectos sócio-históricos e conceituais. Ensaios de antropologia das memórias sociais e do patrimônio cultural. Patrimônios bioculturais. São Luis: EdUFMA, 2008, pp.53-74.
CUCHE. Denis. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: EDUSC, 2000
ECOSTEGUY, Ana Carolina. O popular como opção política In: Cartografias dos estudos culturais. Uma versão latino-americana. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, pp. 113-143.
ESCOSTEGUY, Ana Carolina D. Os estudos culturais. In: HOHLFELDT, Antonio; MARTINO, Luiz C.; FRANÇA, Vera Veiga (org.). Teorias da Comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001, p.151-170. Disponível em: . http://www.pucrs.br/famecos/pos/cartografias/artigos/estudos_culturais_ana.pdf.
FANON, Frantz. Os condenados da terra. Rio de Janeiro: civilização Brasileira, 1968.
FERREIRA, Pedro P. Sociologia da Arte. Disponível em: https://pedropeixotoferreira.wordpress.com/outros/verbetes/sociologia-da-arte/
FREDERICO, Celso. A sociologia da literatura de Lucien Goldmann. Estud. av. [online]. 2005, vol.19, n.54, pp. 429-446.
FREDERICO, Celso. Sociologia da cultura. Lucien Goldman e os debates do século XX. São Paulo: Cortez,2006 GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989
GOLDSTEIN, Ilana. Hierarquias da cultura. Disponível em: http://revistacult.uol.com.br/home/2010/03/hierarquias-da-cultura/
GONÇALVES, José Reginaldo Santos. A obsessão pela cultura. In: PAIVA, Márcia de; MOREIRA, Maria Ester (Coord.). Cultura. Substantivo plural. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil/São Paulo: Ed. 34, 1996, pp. 159-175
GONZALES, Elena Calvo. Natureza e cultura através da história da antropologia. In: ALVES, Paulo Cesar (org). Cultura. Multiplas leituras.Bauru-SP: EdUSC; Salvador: EdUFBa, 2010, pp. 49-76. (T 9)
HALL, Stuart. Estudos culturais e seu legado teórico. In: Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizone: Editora UFMG/Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, pp. 199/218.
HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor. A indústria cultural: o iluminismo como mistificação de massas. In: LIMA, Luiz Costa. Teoria da cultura de massa. São Paulo: Paz e Terra, 2002. pp. 169-214
IANNI, Octavio. A organização da cultura. In: Ensaios de sociologia da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira: 1991, pp, 161-188
LAYTON, Robert. O pós-modernimso e a antropologia. In: Introdução à teoria em antropologia. Lisboa: Perspectiva do homem/edições 70, pp.245-286
LIEDKE FILHO, Enno, D. A Sociologia no Brasil: história, teorias e desafios. Sociologias, Porto Alegre, ano 7, nº 14, jul/dez 2005, p. 376-437
LIMA, Luiz Costa. Ah, a doçura brasileira. In: PAIVA, Márcia de; MOREIRA, Maria Ester (Coord.). Cultura. Substantivo plural. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil/São Paulo: Ed. 34, 1996, pp. 147-158
MANHEIM, Karl. Sociologia da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2014
MEDEIROS, Marcos de. Paródia/carnavalização e função poética em a invenção do Brasil. Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 2, n. 13, julho/dezembro 2005, pp. 1-14,
MORAES, Maria Dione Carvalho de Moraes. Cultura e direitos culturais na Constituição Estadual do Piauí: uma leitura. Especialização para Gestores Culturais do Nordeste, 2012, 7 p.
MOREIRA, Roberto. Raízes do Brasil contemporâneo. Sociedade e Estado, vol. IX, n0s 1-2, jan.Dez./1994, pp. 192.
MOTA, Carlos Guilherme. Ideologia da cultura brasileira. São Paulo: Ed. 34, 2008.
QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Identidade cultural, identidade nacional no Brasil. Tempo Social - Rev. Sociologia da USP. São Paulo, 1(1), 1. sem. 1989, pp. 18-31.
ROCHA, Gilmar. Cultura popular: do folclore ao patrimônio. Mediações, v. 14, n.1, Jan/Jun. 2009, pp. 218-236.
SANTOS PRIMO, Judith. Museologia e política cultural: questões conceptuais. In: A museologia e as Políticas culturais européias: o Caso português. Tese. Doutorado em Educação. Universidade Portucalense Infante D. Henrique. Porto, 2007, pp. 35-67
SCHAWRZ, Roberto. As idéias fora do lugar. In: Ao vencedor as batatas. Forma literária eprocesso social nos inicios do romance brasileiro. São Paulo: Livraria Duas Cidades/Editora 34, 2012
SEGATO, Rita Laura. A antropologia e a crise taxonômica da cultura popular. Anuário Antropológico 88. Brasília: UnB, 1991, pp. 81-94.
SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, T. T. (org.) Identidade e diferença. A perspectiva dos estudos culturais, Petrópolis: Vozes, pp. 73-102 (T7)
WEBER, Alfred. Sociología de la historia y de la cultura. Buenos Aires: Galatea, 1951
WEBER, Max. Os fundamentos racionais e sociológicos da musica. São Paulo EdUSP, 1995.
WILLIAMS, Raymond. Cultura e materialismo. São Paulo: UNESP, 2011
WILLIAMS, Raymond. Cultura e sociedade. Petrópolis: Vozes, 2011
WILLIAMS, Raymond. Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.


Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Constam do program, acima
Horário de atendimento: 08 às 12:00
Bibliografia: Consta do program, acima
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
12/09/2015
12/09/2015
Não Haverá Aula
19/09/2015
19/09/2015
Não Haverá Aula
26/09/2015
26/09/2015
Não Haverá Aula
17/10/2015
17/10/2015
Não Haverá Aula
24/10/2015
24/10/2015
Inicio disciplina. Unidade I
07/11/2015
07/11/2015
Continuação da Unidade I
14/11/2015
14/11/2015
Conclusão da Unidade I
21/11/2015
21/11/2015
Inicio da Unidade II
28/11/2015
28/11/2015
Continuação Unidade II
05/12/2015
05/12/2015
Continuação Unidade II
09/12/2015
09/12/2015
Conclusão Unidade II
12/12/2015
12/12/2015
Inicio Unidade III
16/12/2015
16/12/2015
Continuação da Unidade III
19/12/2015
19/12/2015
Continuação Unidade III
06/01/2016
06/01/2016
Continuação Unidade III
13/01/2016
13/01/2016
Inicio Unidade IV
19/01/2016
19/01/2016
Continuação Unidade IV
20/01/2016
20/01/2016
Continuação Unidade IV
Avaliações
Data Descrição
11/11/2015 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
LOCAL DA AULA: SALA - 352/CCHL (MESTRADO EM ANTROPOLOGIA) - TERÇA-FEIRA/QUINTA-FEIRA (MANHÃ) 18/01/2016

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1071 24/04/2024 09:34