-

PPGARQ016 - MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA EM ARQUEOLOGIA I - Turma: 01 (2016.1)

Tópicos Aulas
Apresentação e discussão do plano de curso (14/04/2016 - 14/04/2016)
Apresentação e discussão do plano de curso
Discussão de texto Tania Andrade Lima (21/04/2016 - 21/04/2016)
Discussão de texto Losé Alberione Reis (28/04/2016 - 28/04/2016)
Discussão de texto Ian Hodder (05/05/2016 - 05/05/2016)
Apresentação de tese Prof. Dr. Grégoire van Havre (12/05/2016 - 12/05/2016)

Apresentação de tese – Prof. Dr. Grégoire van Havre

Apresentação Bartolomeu (19/05/2016 - 19/05/2016)
visita ao laboratório 1 de arqueologia (26/05/2016 - 26/05/2016)
Seminários Ana Joaquina (02/06/2016 - 02/06/2016)
Artigo Symanski
visita laboratório 2 (09/06/2016 - 09/06/2016)
Seminário Ennyo (16/06/2016 - 16/06/2016)
Texto Symanski
Seminário Heloísa (16/06/2016 - 16/06/2016)
Texto MARK & BILLO
Visita ao laboratório 3 (23/06/2016 - 23/06/2016)
Seminário Ludiane e Laizze (30/06/2016 - 30/06/2016)
Seminário Ennyo (07/07/2016 - 07/07/2016)
Seminário Rosivânia (07/07/2016 - 07/07/2016)
Frequências da Turma
# Matrícula ABR MAI JUN JUL Total
14 21 28 05 12 19 26 02 09 16 23 30 07
1 2016100**** 0 0 0 0 5 0 0 0 0 5 0 0 0 10
2 2015100**** 0 0 0 0 0 5 0 5 0 0 0 5 0 15
3 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 5 5 0 5 0 15
4 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 5 0 5
5 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 5 0 0 0 0 0 5
6 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 5 0 0 0 5
7 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 5 5 0 0 0 10
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2016100**** 9,5 9.5 0 AM
2 2016100**** 9,5 9.5 0 AM
3 2015100**** 8,5 8.5 0 AM
4 2016100**** 9,0 9.0 0 AM
5 2016100**** 9,5 9.5 0 AM
6 2015100**** 9,5 9.5 0 AM
7 2015100**** 9,0 9.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Teorias e métodos da pesquisa arqueológica em laboratório e em campo. A formação do registro arqueológico e socialização do conhecimento científico junto a comunidades do entorno dos sítios.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O curso será ministrado através de exposição oral, seminários, apresentação de vídeos e participação de pesquisadores convidados; grupos de discussão (GD); leitura de textos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O rendimento acadêmico será aferido tendo por referência: assiduidade, pontualidade e participação do aluno nas discussões dos temas trabalhados.
Horário de atendimento: 5a feira das 08 as 12 h
Bibliografia: Básica:
BENDER, Barbara, Stonehenge Making Place, BERG, Oxford, NY, 1998.

BENDER, Barbara, Time and Landscape, Current Anthropology, Vol. 43,No. S4, 2002.

BINFORD, L. R. In Pursuit of the Past: decoding the archaeological record. New York: Thames and Hudson, 1983. 256 p.

CORREIA, A. C. B. Engraved world: a contextual analysis of figures and markings on the rocks of south-eastern Piauí, Brazil. Tese de doutorado. School of Historical Studies. Universidade de Newcastle. 2009.

CRIADO-BOADO, F. Del terreno al espacio: planteamientos y perspectivas para la arqueologia del paisaje. CAPA 6 – Universidad de Santiago de Compostela. 1999.

FAHLANDER, Fredrik e KJELLSTRÖM, Anna Making Sense of Things Archaeologies of Sensory Perception.Printed by TMG Sthlm, Stockholm, Sweden 2010, 166 p.

HODDER, I. Reading the past. Currents approches to interpretation in archeology, Cambridge University Press. 2000.

LAHIRE, B. L’homme pluriel. Paris: Nathan. 1998.

LIMA, T. A. Cultura material: a dimensão concreta das relações sociais. Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Cienc. Hum., Belém, v. 6, n. 1, p. 11-23, jan.- abr. 2011.

REIS, José Alberione dos Não Pensa muito que dói - um palimpsesto sobre Teoria na Arqueologia Brasileira Revista de Arqueologia, 17; 121-124, 2004

TILLEY, C. Interpreting landscape: geologies, topographies, identities. Explorations in landscape phenomenology. Left Coast Press, Walnut Creek, CA. 2010.

TILLEY, C. A Phenomenology of Landscape, BERG, Oxford, Providence, USA;1994.

WALLER, S. J. Archaeoacoustics: a Key Role of Echoes at Utah Rock Art Sites. Utah Rock Art col. 24:44, 2004. 
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
14/04/2016
14/04/2016
Apresentação e discussão do plano de curso
21/04/2016
21/04/2016
Discussão de texto Tania Andrade Lima
28/04/2016
28/04/2016
Discussão de texto Losé Alberione Reis
05/05/2016
05/05/2016
Discussão de texto Ian Hodder
12/05/2016
12/05/2016
Apresentação de tese Prof. Dr. Grégoire van Havre
19/05/2016
19/05/2016
Apresentação Bartolomeu
26/05/2016
26/05/2016
visita ao laboratório 1 de arqueologia
02/06/2016
02/06/2016
Seminários Ana Joaquina
09/06/2016
09/06/2016
visita laboratório 2
16/06/2016
16/06/2016
Seminário Ennyo
16/06/2016
16/06/2016
Seminário Heloísa
23/06/2016
23/06/2016
Visita ao laboratório 3
30/06/2016
30/06/2016
Seminário Ludiane e Laizze
07/07/2016
07/07/2016
Seminário Ennyo
07/07/2016
07/07/2016
Seminário Rosivânia
Avaliações
Data Descrição
11/07/2016 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Bate Papo com Professores: Tania Andrade Lima-Museu Nacional - UFRJ e Carlos Etchevarne-UFBA 20/06/2016

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1133 04/10/2024 15:11