nilza campos de andrade

QUI - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA/CCN

PPGAA029 - ANTROPOLOGIA I - Turma: 01 (2018.1)

Tópicos Aulas
Apresentação do plano de ensino (21/02/2022 - 22/02/2022)

Objetivos, metodologia e avaliação do processo de ensino aprendizagem da disciplina. Importância de se estudar os fundamentos da agricultura. Atividade avaliativa.

   Aula assíncrona - atividade 1 
Atividade da aula assíncrona
  Plano de Ensino 
Apresentação do Plano de Ensino.
  Cronograma da disciplina 
Cronograma de Fundamentos da Agricultura.
Introdução à agricultura (07/03/2022 - 08/03/2022)

Conceitos, importância, história e evolução da agricultura, tipos de agricultura. Atividade avaliativa.

  Atividade 2 - Introdução à agricultura 
Atividade da Aula assíncrona.
Minerais e rochas (14/03/2022 - 15/03/2022)

Conceitos, principais minerais, propriedades físicas e químicas dos minerais, rochas ígneas, sedimentares e metamórficas. Atividade avaliativa.

  Aula 3 - Minerais e rochas 
Slides da aula.
  Atividade 3 - Minerais e rochas 
Atividade da aula assíncrona
Fatores e processos de formação do solo (21/03/2022 - 22/03/2022)

Material de origem, clima, organismos, relevo, tempo. Processos gerais de formação do solo: adição, perdas, translocação, transformação. Processos específicos: latolização, podzolização, salinização, hidromorfismo.

Primeira avaliação (28/03/2022 - 29/03/2022)

Aplicação da 1ª prova teórica. 

Propriedades físicas do solo (04/04/2022 - 05/04/2022)

Composição do solo, textura, estrutura, densidade do solo, densidade de partícula, porosidade, água e ar no solo, armazenamento de água no solo. Atividade avaliativa.

Propriedades químicas e biológicas do solo (11/04/2022 - 12/04/2022)

Propriedades químicas do solo: coloides do solo, cargas elétricas, teor de nutrientes, Capacidade de Troca de Cátions (CTC), pH, matéria orgânica e salinidade. Propriedades biológicas do solo: organismos do solo (macro e microrganismos), funções dos organismos do solo. Atividade avaliativa.

Elementos climáticos na produção agrícola (13/04/2022 - 13/04/2022)
Temperatura do ar e do solo; umidade relativa, precipitação, radiação solar, vento. Atividade avaliativa. Aula extra: 10h00 às 11h50min
Elementos climáticos na produção agrícola (16/04/2022 - 16/04/2022)
Aula assíncrona: Atividade. Aula extra: 18h00 às 19h40min
  Atividade 5 - Aula assíncrona 
Atividade referente a aula assíncrona.
Sistemas de cultivo (18/04/2022 - 19/04/2022)

Conceitos, sistema convencional: desbravamento, destoca, divisão e sistematização do terreno, aração, gradagem, semeadura, subsolagem. Sistema de cultivo mínimo: conceitos e vantagens. Sistema de Plantio Direto (SPD): definição, princípios, área plantada no Brasil, plantadeiras. Sistema orgânico: características gerais. Cultivo protegido. Atividade avaliativa.

  Aula 8 - Sistemas de cultivo 
Slides da aula.
Conservação do solo: Práticas vegetativas (25/04/2022 - 26/04/2022)

Conceitos de erosão, causas, tipos e fases da erosão. Práticas vegetativas de conservação do solo: plantas de cobertura, consorciação de culturas, rotação de culturas, plantio direto, florestamento ou reflorestamento, quebra-ventos, ceifa do mato. Atividade avaliativa. 

Segunda avaliação (30/04/2022 - 30/04/2022)
Aplicação da 2ª prova teórica.
Conservação do solo: Práticas edáficas e mecânicas (02/05/2022 - 03/05/2022)

Práticas edáficas: eliminação e controle do fogo, adubação química, orgânica e verde, calagem.

Práticas mecânicas: plantio em nível e terraceamento. Atividade avaliativa.

Introdução ao Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (09/05/2022 - 10/05/2022)

O que é o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS)? Como está dividido o SiBCS? Níveis categóricos do SiBCS, atributos diagnósticos, horizontes diagnósticos superficiais e subsuperficiais. Atividade avaliativa.

Terceira avaliação (14/05/2022 - 14/05/2022)
Aplicação da 3ª prova teórica.
Classes do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (Parte I) (16/05/2022 - 17/05/2022)

Conceito de solo, perfil do solo, horizontes do solo. Classes de solos do SiBCS: Organossolos, Neossolos, Vertissolos, Espodossolos, Planossolos, Gleissolos, Latossolos. Atividade avaliativa.

Classes do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (Parte II) (23/05/2022 - 24/05/2022)

Por que classificar os solos? Classes de solos do SiBCS: Chernossolos, Cambissolos, Plintossolos, Luvissolos, Nitossolos, Argissolos. Atividade avaliativa.

Agricultura de Precisão (30/05/2022 - 31/05/2022)

Conceito de Agricultura de Precisão (AP), benefícios da AP, coleta e análise dos dados, ciclo da AP, tecnologias presentes na AP: GPS, Drones, telemetria, sensores, aplicativos utilizados na agricultura, Big-Data.

Aula Prática na Fazenda do CTF (06/06/2022 - 07/06/2022)

Cobertura de solo, sistema mandala, ambiente protegido, adubação de cobertura, compostagem, principais características do solo da Fazenda do CTF.

Apresentação da disciplina e do plano de curso (26/02/2018 - 26/02/2018)
Questões introdutórias - discussão do texto Tempo e Tradição (RCO) (05/03/2018 - 05/03/2018)
Questões introdutórias - discussão do texto Os antropólogos e suas linhagens (M. Peirano) (12/03/2018 - 12/03/2018)
Unidade 1 – Evolução, raça e cultura - James Frazer (02/04/2018 - 02/04/2018)

Leitura obrigatória:

FRAZER, James [1890]. “Introdução de Mary Douglas”, “Prefácio de Darcy Ribeiro”, “A magia simpática” e “Nossa dívida para com o selvagem” In: O Ramo de Ouro. São Paulo: Círculo do Livro, 1982.

Unidade 1 – Evolução, raça e cultura - James Frazer + Unidade II - Franz Boas (09/04/2018 - 09/04/2018)

Leituras obrigatórias:

FRAZER, James [1890]. “Introdução de Mary Douglas”, “Prefácio de Darcy Ribeiro”, “A magia simpática” e “Nossa dívida para com o selvagem” In: O Ramo de Ouro. São Paulo: Círculo do Livro, 1982.

BOAS, Franz. 2004 [1896]. “As limitações do método comparativo da antropologia”. In: Antropologia cultural, Celso Castro (org.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. Págs. 25-39. + "Apresentação" (Celso Castro).

Unidade II - Franz Boas (16/04/2018 - 16/04/2018)

BOAS, Franz. [1920]. “Os métodos da etnologia”. In: Antropologia cultural, Celso Castro (org.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004. Págs.  41-52 

BOAS, Franz. [1987]. “Os princípios da classificação etnológica”. In: George W Stocking (org). A formação da antropologia americana, 1883-1911. Rio de Janeiro: Contraponto / Ed. UFRJ, 2004, p. 85-93

Unidade II - Franz Boas (23/04/2018 - 23/04/2018)

Exibição do documentário Estranhos no Exterior - As correntes da tradição da BBC de Londres.

BOAS, Franz. [1920]. “Os métodos da etnologia”. In: Antropologia cultural, Celso Castro (org.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004. Págs.  41-52 

BOAS, Franz. [1987]. “Os princípios da classificação etnológica”. In: George W Stocking (org). A formação da antropologia americana, 1883-1911. Rio de Janeiro: Contraponto / Ed. UFRJ, 2004, p. 85-93

Unidade II - Escola de Cultura e Personalidade - Margaret Mead e Ruth Benedict (30/04/2018 - 30/04/2018)

Leituras obrigatórias: 

BENEDICT, Ruth.  [1934]. “Primeira Parte: apresentação do problema” (capítulos 1, 2 e 3). In: Padrões de cultura. Lisboa: Livros do Brasil, 2005, Págs. 7-70.

MEAD, Margaret. "A adolescência em Samoa". In: CASTRO, Celso (Org.). Cultura e Personalidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2015. (somente na pasta da disciplina)

Unidade II - Franz Boas - Ruth Benedict e Margaret Mead (continuação) (07/05/2018 - 07/05/2018)

Leituras obrigatórias:

MEAD, Margaret [1935]. “Introdução”, “A padronização do temperamento sexual”, “Inadaptado” e “Conclusão”. Em: Sexo e temperamento. São Paulo: Perspectiva, 1999, Págs. 19-27, 267-303.  (SEMINÁRIO I)

BENEDICT, Ruth. [1946]. Cap. 1. “Missão: Japão”, Cap. 2. “Os japoneses na guerra”; Cap. 11: “A Autodisciplina” In: O Crisântemo e a Espada: padrões da cultura japonesa. São Paulo: Perspectiva, 1977, pp. 9-42; 193-212 (SEMINÁRIO II)

Leitura complementar:

GOLDMAN, Márcio & NEIBURG, Frederico. “Antropologia e política nos estudos de caráter nacional”. Anuário Antropológico 97, 1999. p. 105-137.

Escola Sociológica Francesa - Émile Durkheim (14/05/2018 - 14/05/2018)

Leituras obirgatórias:

DURKHEIM, Émile e Marcel MAUSS. 1990. [1903]. “Algumas formas primitivas de classificação”. In: Ensaios de Sociologia. São Paulo, Perspectiva. Págs. 399 –455. (SEMINÁRIO)

DURKHEIM, Emile. As formas elementares de vida religiosa [1912] (‘Objeto da Pesquisa’ e ‘Definição do Fenômeno Religioso e da Religião’, pp.29-49 e pp.53-79). 

Escola Sociológica Francesa - Émile Durkheim (21/05/2018 - 21/05/2018)

Leitura obrigatória:

DURKHEIM, Emile. As formas elementares de vida religiosa [1912] (‘Objeto da Pesquisa’ e ‘Definição do Fenômeno Religioso e da Religião’, pp.29-49 e pp.53-79). (‘As Crenças propriamente Totêmicas’, pp.139-184; ‘A Origem das Crenças Totêmicas’, pp.239-96; ‘Conclusão’ e ‘Sumário’, pp.493-526 e pp.527-36). São Paulo: Edições Paulinas, 1989; São Paulo: Martins Fontes, 1996.

Escola Sociológica Francesa - Marcel Mauss (28/05/2018 - 28/05/2018)

MAUSS, Marcel. 2003 [1925]. “Ensaio sobre a dádiva. Forma e razão da troca nas sociedades arcaicas”. In: Sociologia e antropologia, São Paulo: Cosac & Naify, 2003. Págs. 183-314.

Não Haverá Aula (28/05/2018)
Escola Sociológica Francesa - Marcel Mauss (04/06/2018 - 04/06/2018)

Leituras obigatórias:

MAUSS, Marcel. 2003 [1925]. “Ensaio sobre a dádiva. Forma e razão da troca nas sociedades arcaicas”. In: Sociologia e antropologia, São Paulo: Cosac & Naify, 2003. Págs. 183-314. (seminário)

Leitura complementar:

LANNA, Marcos. Notas sobre Marcel Mauss e o Ensaio sobre a dádiva. Rev. Sociol. Polít., Curitiba, 14: p. 173-194, jun. 2000


MAUSS, Marcel. “Efeito físico no indivíduo da ideia de morte sugerida pela coletividade” [1924]. In: Sociologia e Antropologia.  São Paulo: Cosac & Naify, 2003. (pp. 349-365) 

Escola Sociológica Francesa - Marcel Mauss (08/06/2018 - 08/06/2018)
HERTZ, Robert. [1909] A preeminência da mão direita: um estudo sobre a polaridade religiosa. Religião e Sociedade. n. 06, 1980. Págs. 99-128. (seminário) MAUSS, Marcel. “As técnicas do corpo” [1935].. In: Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac & Naify, 2003, pp.401-422 (seminário) MAUSS, Marcel. “Efeito físico no indivíduo da ideia de morte sugerida pela coletividade” [1924].; “As técnicas do corpo” [1935].. In: Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac & Naify, 2003, pp. 349-365.
Antropologia Social Britânica - Bronislaw Malinowski (11/06/2018 - 11/06/2018)

MALINOWSKI, Bronislaw (1922). “Introdução” + “Cap. 3: Características Essenciais do Kula”, “As canoas e a navegação”. In: Os Argonautas do Pacífico Ocidental. São Paulo, Coleção os Pensadores, Ed. Victor Civita, 1984, (17-34 + 71-100). (seminário)

____________________ “A teoria funcional”. In: DURHAM, Eunice Ribeiro (org.) e FERNANDES, Florestan (coord.) Bronislaw Malinowski. Antropologia. São Paulo: Ática, 1986.

Antropologia Social Britânica - Bronislaw Malinowski/Radcliffe-Brown (18/06/2018 - 18/06/2018)

Leituras obrigatórias:

RADCLIFFE-BROWN, A. R. [1951]. “O método comparativo em antropologia social”. In: Radcliffe-Brown: Antropologia (org. Júlio Cezar Melatti), São Paulo: Ática.

RADCLIFFE-BROWN, A. R. [1952]. “Sobre o conceito de função em ciências sociais” e “Sobre a estrutura social”. In: Estrutura e função na sociedade primitiva. Petrópolis: Ed. Vozes, 1973. Págs. 220-231 e 232-251.

Antropologia Social Britânica - EVANS-PRITCHARD (25/06/2018 - 25/06/2018)

EVANS-PRITCHARD, Eduard E. [1937]. [Introdução; Cap. 1, Interesse pelo gado; Cap. 3, Tempo e espaço e Cap. 4, O sistema político In Os Nuer. São Paulo: Perspectiva, 2007. pp. 5-60 e 107-200.

EVANS-PRITCHARD, Edward. E. [1937]. “A bruxaria é um fenômeno orgânico e hereditário”, “A noção de bruxaria como explicação dos infortúnios”. In: Bruxaria, Oráculos e Magia entre os Azande. Rio de Janeiro: Zahar Editor, 2005.

Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
05 12 19 26 02 09 16 23 30 04 07 14 21 04 08 11 18 25
1 2018100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4 0 4 0 0 0 0 12
2 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
3 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4 0 0 4 0 0 12
4 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 8
5 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
6 2018100**** 0 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 12
7 2018100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 8
8 2018100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 8
9 2018100**** 0 0 0 0 0 4 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 12
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018100**** 7,0 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
2 2018100**** 7,5 7,5 6,5 6,5 7.0 0 AM
3 2018100**** 8,0 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
4 2018100**** 8,0 8,0 8,5 8,5 8.3 0 AM
5 2018100**** 7,0 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
6 2018100**** 8,0 8,0 8,5 8,5 8.3 0 AM
7 2018100**** 9,5 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
8 2018100**** 10,0 10,0 9,0 9,0 9.5 0 AM
9 2018100**** 8,5 8,0 7,0 7,0 7.6 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: O contexto de surgimento, estruturação e institucionalização do conhecimento antropológico. “Período Clássico” da Antropologia. O Evolucionismo cultural. Culturalismo americano. Os estudos de cultura e personalidade. Antropologia na França /Escola Sociológica Francesa. Funcionalismo e Estrutural-funcionalismo britânico. Escola de Manchester.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas dialogadas com participação ativa da turma; apresentação de textos; apresentação e discussão de produções audiovisuais; produção de sínteses e ensaios.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: nota 1 = apresentação de seminários com síntese escrita (valor 10 pontos)
nota 2 = ensaio teórico ( valor 10 pontos)
Horário de atendimento:
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
26/02/2018
26/02/2018
Apresentação da disciplina e do plano de curso
05/03/2018
05/03/2018
Questões introdutórias - discussão do texto Tempo e Tradição (RCO)
12/03/2018
12/03/2018
Questões introdutórias - discussão do texto Os antropólogos e suas linhagens (M. Peirano)
02/04/2018
02/04/2018
Unidade 1 – Evolução, raça e cultura - James Frazer
09/04/2018
09/04/2018
Unidade 1 – Evolução, raça e cultura - James Frazer + Unidade II - Franz Boas
16/04/2018
16/04/2018
Unidade II - Franz Boas
23/04/2018
23/04/2018
Unidade II - Franz Boas
30/04/2018
30/04/2018
Unidade II - Escola de Cultura e Personalidade - Margaret Mead e Ruth Benedict
07/05/2018
07/05/2018
Unidade II - Franz Boas - Ruth Benedict e Margaret Mead (continuação)
14/05/2018
14/05/2018
Escola Sociológica Francesa - Émile Durkheim
21/05/2018
21/05/2018
Escola Sociológica Francesa - Émile Durkheim
28/05/2018
28/05/2018
Não Haverá Aula
28/05/2018
28/05/2018
Escola Sociológica Francesa - Marcel Mauss
04/06/2018
04/06/2018
Escola Sociológica Francesa - Marcel Mauss
08/06/2018
08/06/2018
Escola Sociológica Francesa - Marcel Mauss
11/06/2018
11/06/2018
Antropologia Social Britânica - Bronislaw Malinowski
18/06/2018
18/06/2018
Antropologia Social Britânica - Bronislaw Malinowski/Radcliffe-Brown
25/06/2018
25/06/2018
Antropologia Social Britânica - EVANS-PRITCHARD
Avaliações
Data Descrição
30/04/2018 1ª Avaliação
14/05/2018 2ª Avaliação
18/06/2018 3ª Avaliação
25/06/2018 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Lançamento de notas 30/07/2018
Texto de suporte 03/06/2018
Texto de suporte 03/06/2018
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES COM AULA DE REPOSIÇÃO 28/05/2018
Aula de reposição 28/05/2018
Aviso 21/05/2018
Aviso 16/05/2018
Orientações para a realização dos seminários 03/05/2018
Aula de reposição 02/05/2018
Leituras para a próxima aula 24/04/2018
Suspensão da aula de hoje 16/04/2018
Leituras para a próxima aula 13/04/2018
Leituras para a próxima aula 03/04/2018

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1356 18/07/2025 19:32