ALCIONE CORREA ALVES

COORDENAÇÃO DO CURSO DE LETRAS ESTRANGEIRAS/CCHL

Ir ao Menu Principal

alcione correa alves

CLE - COORDENAÇÃO DO CURSO DE LETRAS ESTRANGEIRAS/CCHL

MET0002 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES - Turma: 01 (2018.1)

Tópicos Aulas
Formação Inicial de Professores: Aspectos históricos de formação de professores (02/03/2018 - 02/03/2018)
Aspectos históricos de formação , Fundamentos e diretrizes legais para a formação inicial de professores.
   Plano de disciplina 
Plano de disciplina
  Texto 
Paradigmas de formação de professores
  texto para elaboração de mapa textual 
texto para elaboração de mapa textual
Paradigmas educativos e a formação inicial de professores (03/03/2018 - 03/03/2018)
Paradigmas educativos e formação inicial de professores.
  Texto 
Formação inicial
Formação Inicial de Professores: Aspectos históricos de formação de professores (03/03/2018 - 03/03/2018)
Formação de professores reflexivos.
  Texto 
Formação de professores
Formação continuada de professores: conceitos e paradigmas (16/03/2018 - 16/03/2018)
Formação continuada de professores a necessidades formativas
Formação continuada de professores: conceitos e paradigmas (17/03/2018 - 17/03/2018)
Formação continuada de professores: concepções, paradigmas e trajetória no Brasil
Formação continuada de professores: conceitos e paradigmas (17/03/2018 - 17/03/2018)
Formação continuada de professores: conceitos e paradigmas
  Estudo de texto sobre Desenvolvimento profissional docente; Identidade profissional docente. 
Desenvolvimento profissional docente; Identidade profissional docente.
Frequências da Turma
# Matrícula MAR Total
02 03 16 17 30 31
1 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
2 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
3 2018200**** 4 0 0 0 0 0 4
4 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
5 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
6 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
7 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
8 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
9 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
10 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
11 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
12 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
13 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
14 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
15 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
16 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
17 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
18 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
19 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
20 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
21 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
22 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
23 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
24 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
25 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
26 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
27 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
28 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
29 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
30 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
31 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
32 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
33 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
34 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
35 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
36 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
37 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018200**** 9,5 9,5 9.5 0 AM
2 2018200**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
3 2018200**** 9,5 9,0 9.3 0 AM
4 2018200**** 9,0 9,5 9.3 0 AM
5 2018200**** 9,5 9,5 9.5 0 AM
6 2018200**** 8,5 9,0 8.8 4 AM
7 2018200**** 9,0 9,5 9.3 0 AM
8 2018200**** 9,5 9,5 9.5 0 AM
9 2018200**** 10,0 9,5 9.8 0 AM
10 2018200**** 10,0 9,0 9.5 0 AM
11 2018200**** 9,0 9,5 9.3 0 AM
12 2018200**** 10,0 9,5 9.8 0 AM
13 2018200**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
14 2018200**** 9,5 9,5 9.5 0 AM
15 2018200**** 9,5 10,0 9.8 0 AM
16 2018200**** 10,0 9,5 9.8 0 AM
17 2018200**** 10,0 9,5 9.8 0 AM
18 2018200**** 9,5 9,0 9.3 0 AM
19 2018200**** 9,5 9,5 9.5 0 AM
20 2018200**** 9,0 9,5 9.3 0 AM
21 2018200**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
22 2018200**** 9,0 8,5 8.8 0 AM
23 2018200**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
24 2018200**** 9,5 9,0 9.3 0 AM
25 2018200**** 10,0 9,5 9.8 0 AM
26 2018200**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
27 2018200**** 10,0 9,5 9.8 0 AM
28 2018200**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
29 2018200**** 9,5 9,5 9.5 0 AM
30 2018200**** 10,0 9,6 9.8 0 AM
31 2018200**** 9,0 9,5 9.3 0 AM
32 2018200**** 9,0 9,5 9.3 0 AM
33 2018200**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
34 2018200**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
35 2018200**** 9,0 9,5 9.3 0 AM
36 2018200**** 10,0 9,0 9.5 0 AM
37 2018200**** 9,0 9,5 9.3 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Ementa: Formação inicial e profissionalização docente: aspectos históricos. Paradigmas educativos e formação de professores. A formação de professores pós-LDB/1996. Os fundamentos e as diretrizes para a formação de professores. Formação continuada de professores: tendências atuais. Saberes dos professores em seu trabalho e em sua formação.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina considerando a unidade teoria-prática de modo que propicie reflexão crítica, caracterizando-se como um processo de construção participativa e de socialização do saber. Assim, serão propostas atividades que instiguem os pós-graduandos a mobilizarem seus conhecimentos. Desta forma, os procedimentos de ensino-aprendizagem envolverão: exposições dialogadas, discussões, relato de experiências, estudo de caso, leitura de textos, oficinas, trabalhos individuais e em grupos, exibição de vídeos e filmes e intervenção na prática pedagógica.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O processo de avaliação da disciplina será efetivado conforme disposições legais desta IES e incluirá a observação dos seguintes aspectos: frequência mínima de 75% das aulas, assiduidade, pontualidade, responsabilidade, interesse, participação e compromisso com as atividades propostas e desenvolvidas em sala, pontualidade na entrega dos trabalhos, qualidade dos trabalhos produzidos, postura profissional, autodisciplina, relacionamento, autoavaliação, atividades individuais e em grupo, entre outras.
Para registro no diário de classe serão computadas três avaliações numa escala de 0 a 10: 1) Apresentação de painel; 2) Escrita de memorial de formação; 3) Seminário temático.
Horário de atendimento:
Bibliografia: 9. REFERÊNCIAS
BORGES, Maria Célia. Formação de professores: desafios históricos, políticos e práticos. São Paulo: Paulus, 2013.
BRZEZINSKI, Íria (Org.). Profissão professor: identidade e profissionalização docente. Brasília: Plano, 2002.
CONTRERAS, José. Autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
DAY, Christopher. Desenvolvimento profissional de professores: os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Porto Editora, 2001.
_____. A paixão pelo ensino. Porto: Porto Editora, 2004.
FORMOSINHO, João. (Coord.) Formação de professores: aprendizagem profissional e acção docente. Porto: Porto Editora, 2009.
GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editoral, 1999.
IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.
______. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2005.
LIBERALI, Fernanda Coelho. Formação crítica de educadores: questões fundamentais. Taubaté, SP: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2008.
MARCOS, Ana Rodriguez; PESSOA, Teresa (Coord.). A vida nas escolas: casos para a formação de professores. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2011.
MORAES, Maria Célia; PACHECO, José Augusto; EVANGELISTA, Maria Olinda. Formação de professores: perspectivas educacionais e curriculares. Porto: Porto Editora, 2003.
NÓVOA, Antônio. (Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997.
PACHÊCO; José Augusto; FLORES, Maria Assunção. (Org.) Formação e avaliação de professores. Porto: Porto Editora, 1999.
PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
VEIGA Ilma Passos de Alencastro. A aventura de formar professores. Campinas, SP: Papirus, 2009.
ALARCÃO, Isabel (Org.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão.
ALVES, Nilda (Org.). Formação de professores: pensar e fazer. São Paulo: Cortez, 1992.
AZEVEDO, Joanir Gomes de; ALVES, Neila Guimarães (Org.). Formação de professores: possibilidades do imprevisível. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
BARBIERI, Marisa R.; CARVALHO, Célia P.; UHLE, Águeda B. Formação continuada dos profissionais de ensino: algumas considerações. Cadernos CEDES. Campinas, n. 36, p. 29-35, 1995.
NÓVOA, Antônio (Coord.) Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1995.
______. Vida de professores. Porto: Porto Editora, 1992.
OLIVEIRA, Marília Vilela de. Formação continuada: espaço de desenvolvimento do professor e de construção do projeto da escola. Tese (Doutorado em Educação). Piracicaba: UNIMEP/PPGE, 2001.
SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
ZEICHNER, Kenneth. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: EDUCA, 1993.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
02/03/2018
02/03/2018
Formação Inicial de Professores: Aspectos históricos de formação de professores
03/03/2018
03/03/2018
Formação Inicial de Professores: Aspectos históricos de formação de professores
03/03/2018
03/03/2018
Paradigmas educativos e a formação inicial de professores
16/03/2018
16/03/2018
Formação continuada de professores: conceitos e paradigmas
17/03/2018
17/03/2018
Formação continuada de professores: conceitos e paradigmas
17/03/2018
17/03/2018
Formação continuada de professores: conceitos e paradigmas
Avaliações
Data Descrição
03/03/2018 1ª Avaliação
07/04/2018 2ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Sobre atividade 14/04/2018

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 07:32