-

PPGEL040 - METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO EM CIÊNCIA DA LINGUAGEM - Turma: 01 (2020.1)

Tópicos Aulas
Seminário de Introdução ao curso. Discussão sobre ética em pesquisa. Plataforma Brasil (05/03/2020 - 05/03/2020)
   Programa da disciplina 
  Projeto de pesquisa para realização de TCC de aluno de graduação 
Levar cópia impressa deste projeto para sala de aula no dia 22 de maio (próxima terça-feira)
  Artigo sobre metodologia em projetos de pesquisa 
Este texto deve ser lido para a aula do dia 24 de abril de 2018.
  Informativo sobre elaboração de projeto de pesquisa UFMG/FALE 
Informativo sobre elaboração de projeto de pesquisa UFMG/FALE
  ARTIGO SOBRE CORPUS 
O que é e como se constrói um corpus? Lições aprendidas na compilação de vários corpora para pesquisa linguística. Este artigo tem o propósito de discorrer sobre a concepção de corpus, os requisitos e procedimentos para a sua elaboração, os corpora e ferramentas existentes e disponíveis e, finalmente, apresentar quatro projetos envolvendo corpus cuja descrição e detalhamento pode auxiliar outros pesquisadores nessa tarefa.
  Projeto de pesquisa para realização de TCC de aluno de graduação sobre referenciação 
Levar cópia impressa também deste outro projeto para sala de aula no dia 22 de maio (próxima terça-feira)
  Análise de citações em textos acadêmicos escritos 
Artigo Análise de citações em textos acadêmicos escritos
  EL ETNOGRAFO DE JORGE LUIS BORGES 
Conto de Jorge Luis Borges
Pesquisa. Conhecimento. Pesquisa em Linguística (12/03/2020 - 12/03/2020)
  Texto sobre a ignorância e conhecimento 
Capítulo de Yuval Harari do livro 21 lições para o século 21
  Capítulo de Vera Meneses sobre o que é pesquisa 
Capítulo de Vera Meneses sobre o que é pesquisa
  
   ÉTICA EM PESQUISA
Período de Habilitação: 15/05/2020 às 09:00 a 20/05/2020 às 23:59
Não Haverá Aula (19/03/2020)
Ética em pesquisa (04/06/2020 - 04/06/2020)
  

ÉTICA EM PESQUISA

Video comentando o capítulo sobre Ética em Pesquisa, do livro Manual de Pesquisa em Estudos Linguísticos, de Vera Meneses Paiva

    
Inicia em 30/05/2020 às 0h 0 e finaliza em 06/06/2020 às 23h 59
Métodos qualitativos de pesquisa. A pesquisa bibliográfica. Metapesquisa. Estudo de caso. (11/06/2020 - 11/06/2020)
   Autoavaliação quanto às práticas de realização de pesquisa bibliográfica
Período de Habilitação: 06/06/2020 às 12:00 a 13/06/2020 às 08:00
Projeto de pesquisa. Tipos. Funções retóricas e comunicativa (18/06/2020 - 18/06/2020)
    
Inicia em 14/06/2020 às 0h 0 e finaliza em 18/06/2020 às 23h 59
   Justificativa em projetos de pesquisa
Período de Habilitação: 15/06/2020 às 12:00 a 18/06/2020 às 14:00
   Uso de referências bibliográficas
Período de Habilitação: 15/06/2020 às 12:00 a 18/06/2020 às 14:00
    
Inicia em 18/06/2020 às 0h 0 e finaliza em 18/06/2020 às 23h 59
Unidades retóricas dos projetos. Problema de pesquisa. Justificativa. Relevância. Benefícios (25/06/2020 - 25/06/2020)
    
Inicia em 20/06/2020 às 0h 0 e finaliza em 24/06/2020 às 23h 59
    
Inicia em 20/06/2020 às 0h 0 e finaliza em 24/06/2020 às 23h 59
Métodos qualitativos de pesquisa (02/07/2020 - 02/07/2020)

Estudo de caso. Etnografia. Pesquisa ação. Pesquisa narrativa. Teoria fundamentada em dados 

Formulação do problema de pesquisa. Objetivos. Indagações de pesquisa (09/07/2020 - 09/07/2020)
  Artigo sobre formulação de questões de pesquisa 
Leitura para a aula do dia 9 de julho de 2020
Indagações de pesquisa. (16/07/2020 - 16/07/2020)
    
Inicia em 13/07/2020 às 0h 0 e finaliza em 16/07/2020 às 11h 59
SEÇÃO DE METODOLOGIA DE PROJETO DE PESQUISA (23/07/2020 - 23/07/2020)
    
Inicia em 17/07/2020 às 0h 0 e finaliza em 22/07/2020 às 23h 59
    
Inicia em 23/07/2020 às 14h 10 e finaliza em 23/07/2020 às 15h 10
Culturas disciplinares (30/07/2020 - 30/07/2020)
Pesquisa bibliográfica (06/08/2020 - 06/08/2020)
    
Inicia em 24/07/2020 às 0h 0 e finaliza em 05/08/2020 às 23h 59
  ESCREVENDO NO CONTEXTO: CONTRIBUIÇÕES DA LSF PARA O ENSINO DE REDAÇÃO ACADÊMICA 
Artigo para ser lido antes da aula do dia 6 de agosto
OBJETIVOS DE UM PROJETO DE PESQUISA (13/08/2020 - 13/08/2020)
  Seção de objetivos de um projeto de pesquisa 
Fazer a leitura deste texto para a próxima aula
    
Inicia em 08/08/2020 às 0h 0 e finaliza em 12/08/2020 às 23h 59
Reelaboração de projetos (20/08/2020 - 20/08/2020)
  Questões norteadoras da pesquisa 
Para aula do dia 20 de agosto
Reelaboração de projetos (27/08/2020 - 27/08/2020)
    
Inicia em 15/08/2020 às 0h 0 e finaliza em 20/08/2020 às 15h 0
    
Inicia em 24/08/2020 às 0h 0 e finaliza em 02/09/2020 às 23h 59
Avaliação dos projetos (10/09/2020 - 10/09/2020)

 Avaliação dos projetos

    
Inicia em 03/09/2020 às 0h 0 e finaliza em 14/09/2020 às 23h 59
Frequências da Turma
# Matrícula MAR JUN JUL AGO Total
05 12 04 11 18 25 02 09 16 23 06 13 20
1 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2
2 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 1
14 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020100**** 9,0 8,0 10,0 9,0 9.0 0 AM
2 2020100**** 9,0 8,0 5,0 10,0 8.0 0 AM
3 2020100**** 9,0 9,0 7,5 10,0 8.9 0 AM
4 2020100**** 9,0 8,5 6,5 10,0 8.5 0 AM
5 2020100**** 9,0 9,0 9,0 10,0 9.3 0 AM
6 2020100**** 9,0 8,5 8,0 10,0 8.9 0 AM
7 2020100**** 9,0 9,0 8,0 9,0 8.8 0 AM
8 2020100**** 9,0 8,5 7,3 10,0 8.7 0 AM
9 2020100**** 9,0 8,5 9,0 10,0 9.1 0 AM
10 2020100**** 9,0 8,0 8,2 9,0 8.6 1 AM
11 2020100**** 9,0 8,5 8,0 9,0 8.6 0 AM
12 2020100**** 9,0 8,5 7,0 10,0 8.6 0 AM
13 2020100**** 9,0 8,0 6,0 10,0 8.3 0 AM
14 2020100**** 9,0 9,0 8,5 9,0 8.9 2 AM
15 2020100**** 9,0 8,5 7,5 10,0 8.8 0 AM
16 2020100**** 9,0 8,5 9,5 10,0 9.3 0 AM
17 2020100**** 9,0 8,5 9,5 10,0 9.3 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Ciência e outras formas de conhecimento. A pesquisa científica. Princípios, métodos e técnicas da pesquisa em estudos literários e lingüísticos.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: -Discussão de textos teóricos através de fóruns
- Apreciação de videoaulas criadas pelo professor da disciplina
- Aulas online pelas plataformas Conferência Web e Google Meets
- Interações pelo chat da plataformas digitais
- Análise de projetos de pesquisa
- Análise da organização retórica de projetos de pesquisa
- Revisão em pares dos projetos de pesquisa
- Reelaboração do próprio projeto de pesquisa
-
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: - Participação nos fóruns
- Análise de projetos de pesquisa de colegas através da revisão por pares
- Apresentação de seminários online
- Reelaboração do projeto de pesquisa
Horário de atendimento: Quinta-feira, das 17 às 18h e Sexta-feira, das 14h às 15h
Bibliografia: ALVES FILHO, F. Como mestrandos agem retoricamente quando precisam justificar suas pesquisas. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 18, n. 1, p. 131-158, 2018.
ALVES FILHO, Francisco; MONTEIRO, Beatrice Nascimento. Organização retórica da seção de metodologia do gênero projeto de pesquisa na área de linguística. Revista Linguagem em Foco, V. 10, n. 1, 2018
ALVES FILHO, Francisco; SILVA, C. R.; OLIVEIRA, V. G. de “Criando um problema”: a escrita da seção de identificação/caracterização do problema nas áreas de Linguística e Química. Revista Investigações, Recife, v. 33 n. 2, 2020 (aguardando divulgação)
ALVES FILHO, Francisco; LIMA, Carolina Aurea Cunha Rio. A escrita da fundamentação teórica em projetos de pesquisa na área de linguística. In: Pereira, Regina Celi Mendes. Cultura disciplinar e epistemes: representações na escrita acadêmica (Org.) João Pessoa: Ideia, 2019.

ALVES FILHO, Francisco; LIMA, Carolina Aurea Cunha Rio A motivação para a proposição de pesquisas por pesquisadores de linguística: uma análise sociorretórica. Fórum linguistico, Florianópolis, v. 17, n. 2, 2020 (aguardando publicação).
ARAÚJO, A. D. Práticas discursivas em conclusões de teses de doutorado. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 6, n. 3, p. 447-462, set./dez. 2006.
______. Uma análise da organização discursiva de ‘resumos’ na área de educação. Revista do GELNE, Fortaleza, ano 1, n. 1, p. 26-30, 1999.
BARROS, José D'Assunção. O projeto de pesquisa em História. Da escolha do tema ao quadro teórico. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005. 236p.
Berkenkotter, C., & Huckin, T. N. (1995). Genre knowledge in disciplinary communication: cognition, culture, power. Hillsdade/Hove: Lawrence Erlbaum Associates.
BEZERRA, Maria Auxiliadora. Descrição do gênero “defesa” de trabalhos de grau: tipificação e singularidade. Linguagem em (Dis)curso, Palhoça, SC, v. 10, n. 3, p. 635-660, set./dez. 2010
CARVALHO, Aleise Guimarães; NASCIMENTO, Erivaldo Pereira do. O GÊNERO ACADÊMICO PROJETO DE PESQUISA SOB O OLHAR BAKHTINIANO. Disponível em: http://www.gelne.org.br/Site/arquivostrab/617-GENERO_ACADEMICO.pdf (acesso em 27/2/2015)
CONNOR, U.; MAURANEN, A. Linguistic analysis of grant proposals: European Union research grants. English for Specific Purposes, v. 18, n. 1, p. 47–62, Mar. 1999.
CONNOR, U.; UPTON, T. A. The genre of grant proposals: a corpus linguistic analysis. In: CONNOR, U.; UPTON, T. A. (Eds.). Discourse in the Professions: Perspectives from Corpus Linguistics. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins, 2004. p. 235-255.
DEVITT, Amy; REIFF, Mary Jo; BAWARSHI, Anis. Scenes of Writing: Strategies for Composing with Genres. Longam, 2004.
FENG, H. A genre-based study of research grant proposals in China. In: CONNOR, U.; NAGELHOUT, E.; Ed, ROZYCKI, W. (Eds.), Contrastive Rhetoric. Amsterdam: John Benjamins, 2008. p. 63–86.
FENG, H.; SHI, L. Genre analysis of research grant proposals. LSP & Professional Communication, v. 4, n. 1, p. 8–32, Apr. 2004. Revista Linguagem e Cidadania. Ano 15, nº 1, JAN-DEZ 2013
FREITAS, Maria Teresa de Assunção. A ABORDAGEM SÓCIO-HISTÓRICA COMO ORIENTADORA DA PESQUISA QUALITATIVA. (Texto baseado na comunicação apresentada no Primeiro Painel Interinstitucional de Investigação Qualitativa – I PIIQ –, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF –, Minas Gerais, em agosto de 2001)
HARARI, Yuval Noah. Sapiens: uma breve história da humanidade. Porto Alegre, L&PM, 2015. P. 257-314
JUCÁ, D. A organização retórico-argumentativa da seção de justificativa do gênero textual projeto de dissertação. 109 f. Dissertação (Mestrado): Universidade Federal do Ceará, 2006.
JASON MIIN-HWA LIM. How do writers establish research niches? A genre-based investigation into management researchers’ rhetorical steps and linguistic mechanisms. Journal of English for Academic Purposes, 11(2012), p. 229-245
LIMA DE OLIVEIRA, Jancen Sérgio; ALEXANDRE, Leila Rachel Barbosa. Como mestrandos de linguística agem retoricamente quando elaboram sua identificação do problema de pesquisa. Letras em revista, [S.l.], v. 10, n. 02, jun. 2020. (aguardando publicação).
MOTTA-ROTH, D., HENDGES, G. Produção textual na universidade. São Paulo, Parábola, 2010.
MOTTA-ROTH, D., HENDGES, G., AMORETTI, E. C., KLOSS, M. A Importância do Conceito de Gêneros Discursivos no Ensino de Redação Acadêmica. Intercâmbio. PCSP: v.8, p.119 - 128, 1999.
______. O tradicional e o novo: Análise de artigos acadêmicos eletrônicos. Intercâmbio. PUCSP, v.9, p.29 - 38, 2000.
MONTEIRO, Beatrice Nascimento. Organização retórica e estruturação sequencial da seção de metodologia do gênero projeto de pesquisa. Programa de Pós-Graduação em Letras. Universidade Federal do Piauí. Teresina, 2016.
PAIVA, V. L. M. de O. e. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. São Paulo, Parábola, 2019
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
REIS, Simone. Passos para projeto de pesquisa. Revista X , V.1 , p. 81-95, 2013.
RIO LIMA. Carolina Aurea Cunha. Movimentos retóricos da seção de fundamentação teórica de projetos de pesquisa da subárea de linguística. Relatório final do projeto de pesquisa PIBIC/CNPQ orientado pelo Prof. Dr. Francisco Alves Filho no período de Agosto/2014 a Julho/2015.
SCHRYER, C. F. The Lab. vs. the Clinic: Sites of Competing Genre. In: FREEDMAN, A.; MEDWAY, P. (Eds.). Genre and the new rhetoric. London and New York: Taylor & Francis, 1994. p. 105-124.
SILVA, C. R. de O. Metodologia e organização do projeto de pesquisa: guia prático. In: Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará. Ceará, 2004. Disponível em: http://www.ufop.br/demet/metodologia.pdf Acessado em 20 de ago de 2012.
SWALES, J. Research Genres: Explorations and Applications. Cambridge University Press, 20014
THOMPSON, C. B. Basics of Research (Part IO): The Grant Application Process. Em: Air Medical Journal, 16:4 October-December, 1997
TSENG, Ming-Yu. The genre of research grant proposals: Towards a cognitive–pragmatic analysis. Journal of Pragmatics, v. 43, n. 8, p. 2254–2268, June 2011.
http://www.escritacientifica.com/pt-BR/ - Curso de Escrita Científica
https://www.youtube.com/watch?v=tR7DE1utCo4 Métodos quantitativos, qualitativos e estudo de caso.
https://www.youtube.com/watch?v=i8KDmkWB5g0 Estrutura de um Projeto e Técnicas de Leitura
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
05/03/2020
05/03/2020
Seminário de Introdução ao curso. Discussão sobre ética em pesquisa. Plataforma Brasil
12/03/2020
12/03/2020
Pesquisa. Conhecimento. Pesquisa em Linguística
19/03/2020
19/03/2020
Não Haverá Aula
04/06/2020
04/06/2020
Ética em pesquisa
11/06/2020
11/06/2020
Métodos qualitativos de pesquisa. A pesquisa bibliográfica. Metapesquisa. Estudo de caso.
18/06/2020
18/06/2020
Projeto de pesquisa. Tipos. Funções retóricas e comunicativa
25/06/2020
25/06/2020
Unidades retóricas dos projetos. Problema de pesquisa. Justificativa. Relevância. Benefícios
02/07/2020
02/07/2020
Métodos qualitativos de pesquisa
09/07/2020
09/07/2020
Formulação do problema de pesquisa. Objetivos. Indagações de pesquisa
16/07/2020
16/07/2020
Indagações de pesquisa.
23/07/2020
23/07/2020
SEÇÃO DE METODOLOGIA DE PROJETO DE PESQUISA
30/07/2020
30/07/2020
Culturas disciplinares
06/08/2020
06/08/2020
Pesquisa bibliográfica
13/08/2020
13/08/2020
OBJETIVOS DE UM PROJETO DE PESQUISA
20/08/2020
20/08/2020
Reelaboração de projetos
27/08/2020
27/08/2020
Reelaboração de projetos
10/09/2020
10/09/2020
Avaliação dos projetos
Avaliações
Data Descrição
09/04/2020 1ª Avaliação
07/05/2020 2ª Avaliação
05/06/2020 3ª Avaliação
26/06/2020 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Artigo Organização retórica da seção de metodologia do gênero projeto de pesquisa na área de linguística
Artigo ALVES FILHO, F. Como mestrandos agem retoricamente quando precisam justificar suas pesquisas. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 18, n. 1, p. 131-158, 2018.
Artigo ORGANIZAÇÃO RETÓRICA DA SEÇÃO METODOLOGIA DO GÊNERO PROJETO DE PESQUISA: UMA ANÁLISE DE PROJETOS NA ÁREA DE LINGUÍSTICA
Outros Organização Retórica e Estruturação Sequencial da Seção de Metodologia do Gênero Projeto de Pesquisa
Artigo “Criando um problema”: a escrita da seção de identificação/caracterização do problema nas áreas de Linguística e Química
Outros ESTRATÉGIAS RETÓRICAS DO GÊNERO PROJETO DE PESQUISA NAS ÁREAS DE LINGUÍSTICA E QUÍMICA: RELATANDO PESQUISAS PRÉVIAS, INDICANDO LACUNA DE PESQUISA E PROBLEMAS DO MUNDO REAL
Artigo Organização retórica da seção de metodologia do gênero projeto de pesquisa na área de linguística
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Notas 23/09/2020
Informe sobre encerramento das aulas 03/09/2020
AULA DO DIA 27 DE AGOSTO 24/08/2020
Atividades incompletas 05/08/2020
Tarefa de grupo a ser realizada na aula do dia 9 de julho 07/07/2020
Textos a serem lidos para a aula do dia 25 de junho de 2020 19/06/2020
Critérios para avaliação dos seminários 18/06/2020
Tempo de duração dos seminários 17/06/2020
Formação dos grupos para seminários 17/06/2020
Leitura prévia para a aula do dia 18 de junho 14/06/2020
Sala de aula no Google Classroom 31/05/2020
Reprogramando a retomada das aulas 12/05/2020
Aula do dia 12 de março 08/03/2020
Livro 02/03/2020

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1089 22/07/2024 18:16