-

PPGEL057 - IMAGENS E PRODUÇÃO DE SENTIDO - Turma: 01 (2020.1)

Tópicos Aulas
Não Haverá Aula (06/03/2020)
A constituição histórica da cultura visual (13/03/2020 - 13/03/2020)
   Leitura para a aula do dia 13.03 
Este texto (cap. 1, 2 e 3) deve ser lido antes da aula do dia 13.03.
   Fórum tira-dúvidas
Período de Habilitação: 05/06/2020 às 20:00 a 14/08/2020 às 23:59
Não Haverá Aula (20/03/2020)
Não Haverá Aula (27/03/2020)
Não Haverá Aula (03/04/2020)
Não Haverá Aula (03/04/2020)
Não Haverá Aula (24/04/2020)
Não Haverá Aula (08/05/2020)
Cultura Visual - Aula online (05/06/2020 - 05/06/2020)

Ao final deste aula os alunos dever ser capazes de:

a. Definir Cultura Visual e seu objeto de estudo

b. Compreender o conceito de "visualidade"

c. Analisar o papel das imagens no contexto sociocultural contemporâneo

   Atividade 3: fórum semana 1
Período de Habilitação: 05/06/2020 às 19:00 a 19/06/2020 às 23:59
    
Inicia em 05/06/2020 às 0h 0 e finaliza em 19/06/2020 às 23h 59
Multiletramentos, multimodalidade e a relação entre texto verbal e imagético (12/06/2020 - 12/06/2020)

Ao final desta aula, os alunos devem ser capazes de:

a. Definir e diferenciar os conceitos de multiletramentos, multimodalidade e letramento visual;

b. Identificar as relações entre texto verbal e texto imagético de acordo com caterias propostas por Roland Barthes;

c. Analisar um texto multimodal dando ênfase à relação multimodal entre elementos verbais e visuais.

   Atividade 02: Participação em fórum
Período de Habilitação: 12/06/2020 às 21:00 a 26/06/2020 às 23:59
  Atividade 03. 
Leitura do texto” Letramento visual e a leitura de textos multimodais: um olhar sobre a relação entre imagem e texto visual na semiologia de Roland Barthes”.
    
Inicia em 12/06/2020 às 0h 0 e finaliza em 26/06/2020 às 23h 59
Linguística, semiologia e semiótica (19/06/2020 - 19/06/2020)

Ao final desta aula, os alunos devem ser capazes de:

a. Definir signo

b. Diferenciar linguística, semiologia e semiótica

c. Relacionar conceitos propostos por Ferdinand de Saussure com a análise de textos visuais.

   Atividade 01: Vídeo

Breve revisão sobre o estruturalismos de Ferdinand de Saussure. Assistir vídeo “Saussure - Semiótica”. Tempo estimado: 10 min. 

    
Inicia em 20/06/2020 às 0h 0 e finaliza em 03/07/2020 às 23h 59
    Atividade 3: Leitura (Site) 
   Atividade 4: videoaula

Assista o vídeo “Linguística, semiologia e semiótica” no Youtube.  Tempo estimado: 1 hora e 10 minutos. 

   Atividade 5: participação em fórum
Período de Habilitação: 19/06/2020 às 22:00 a 03/07/2020 às 23:59
  Sugestão de leitura 
CAUDURO, F. V. Semiótica e Semiologia: contrastes. Porto Alegre, Porto Alegre. V. 5. No 8. P.89-95. nov. 1993
  Sugestão de leitura 
BATISTA, M. F. B. M. A semiótica: caminhar histórico e perspectivas atuais. Ver. de Letras. No 25. Vol. 1/2. p.60-68. - jan/dez. 2003.
Modelos e processos de leitura (26/06/2020 - 26/06/2020)

Ao final desta aula os alunos devem ser capazes de:

a. Reconhecer e distiguir os modelos ascendente, descendente e integrativo de leitura;

b. Estabelecer associações entre a leitura do texto verbal com a leitura do texto visual, a partir dos modelos de leitura estudados;

c. Conduzir análises de atividades didáticas de leitura à luz dos modelos estudados.

  Atividade 2: leitura de texto 
SANTOS, C; KADER, C. C. C. Os modelos de leitura bottom-up, top-down e aproximação interativa. Revista de Ciências Humanas. V. 10. No. 15. 2009.
   Atividade 3: participação em fórum
Período de Habilitação: 26/06/2020 às 23:00 a 10/07/2020 às 23:59
  Sugestão de Leitura 
COSCARELLI, C. V. Entendendo a Leitura. Revista de Estudos da Línguagem. Belo Horizonte: UFMG. v. 10, n. 1, p.7-27, jan./jun. 2002.
  Sugestão de Leitura 
CHARTIER, Anne-Marie. Os três modelos da leitura entre os séculos XVI e XXI: como as práticas sociais transformam os métodos de ensino. Rev. bras. hist. educ., Maringá-PR, v. 16, n. 1 (40), p. 275-295, jan./abr. 2016.
Introdução à semiótica peirceana (03/07/2020 - 03/07/2020)

Ao final desta aula, os alunos devem ser capazes de:

a. Estabelecer, a nível introdutório, diferenças e semelhanças entre a linguística e a semiótica fundada por Charles Sanders Peirce;

b. Definir "signo" de acordo com a semiótica peirceana;

c. Identificar  categorias de análise visual com base na semiótica periceana.

  Atividade 3: Leitura do livro "O que é Semiótica" 
Referência: SANTAELLA, Lucia. O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, 2007. (Coleções primeiros passos;) Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/258550/mod_resource/content/1/oquesemiotica-luciasantaella-130215170306-phpapp01.pdf
    
Inicia em 03/07/2020 às 0h 0 e finaliza em 17/07/2020 às 23h 59
  Sugestão de leitura 
DIAS, M. L. S; GOMES, F. W. B. FALLEN PRINCESSES: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA. CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada - CASA. V.11/2. 2014. (https://periodicos.fclar.unesp.br/casa/article/view/6552)
Semiótica Peirceana: tipologia (10/07/2020 - 10/07/2020)

Ao final desta aula, os alunos devem ser capazes de:

a. Conceituar o processo de semiose e seus níveis: primeiridade, secundidade e terceiridade;

b. Identificar, no modelo triádico do signo peirceano, algumas das tricotomias que designam os signos;

c. Exemplificar, por meio de imagens, a tipologia periceana aplicada aos signos.

   Atividade 01: vídeo (Link Externo)

Gravação da aula do dia 10.07.20. Disponível em: https://youtu.be/DlRxeOjxpAM

  Atividade 2: Leitura de texto 
Leia o capítulo 9, “A Semiótica de Peirce”, do livro “Manual de Semiótica”, disponível no SIGAA. Tempo estimado: 1 hora e 30 min. Referência: FIDALGO, António; GRADIM, Anabela. Manual de Semiótica. Ubi. Portugal. 2004/2005. p.141 a 165.
   Atividade 3: vídeo

Assista o vídeo da Profa. Lúcia Santaella, no Youtube, sobre algumas das categorias propostas por Peirce. (https://www.youtube.com/watch?v=SJb4fkhL-Uw).

   Atividade 4: fórum
Período de Habilitação: 10/07/2020 às 23:59 a 24/07/2020 às 23:59
  Sugestão de leitura 
FIDALGO, António; GRADIM, Anabela. Manual de Semiótica. Ubi. Portugal. 2004/2005. p. 09 a 24. (capítulo 01: Semiótica e Comunicação)
Semiótica Peirceana: Tricotomias/ Semiótica Social: introdução (17/07/2020 - 17/07/2020)

Ao final desta aula, os alunos devem ser capazes de:

- Identificar as categorias de análise com base no triângulo semiótico de Peirce;

- Comparar a Semiótica Social com outras correntes semióticas;

- Analisar textos e metodologias aplicados à leitura de imagens.

  Atividade 3: Leitura de texto 
Leitura de texto. Leia o capítulo 12, “Semiótica Social”, do livro “Texto, Imagem e Letramento Visual”, disponível no SIGAA. Referência: GOMES, F. W. B; BARBOSA, I. M. F; LIMA, R. A; GOMES, J. P. Texto Imagem e Letramento Visual. Edufpi. 2019. p. 169-185.
   Atividade 4: fórum
Período de Habilitação: 17/07/2020 às 23:59 a 31/07/2020 às 23:59
  Atividade 05: seminários (tutorial para envio dos vídeos) 
Proposta para os seminários: Parte 01: de 18 a 31 de julho 1. Em duplas ou individualmente, selecione um texto (artigo, capítulo de livro, dissertação ou tese) que verse sobre a análise de textos visuais/imagens a partir dos construtos teóricos da semiologia, da semiótica peirceana ou da semiótica social (outra áreas também poderão ser contempladas desde que elas estabeleçam algum diálogo com uma dessas correntes semióticas). 2. Após a leitura do texto, grave um vídeo com a apresentação do texto selecionado. A apresentação deve ter entre 10 e 15 minutos e obrigatoriamente deve conter uma descrição do referencial teórico adotado no texto, da metodologia usada durante as análises, assim como dos resultados alcançados. 3. Poste(m) o vídeo na sala de aula do Google. O acesso à sala de aula pode ser feito pelo link enviado para o email de cada aluno ou diretamente pelo lite do Google sala de aula, utilizando o código 42b2wuu. Parte 02: de 01 a 07 de agosto 4. Assista(m) os vídeos postados por pelos menos dois outros colegas ou grupos na sala de aula do Google; 5. Escreva(m) um breve texto dissertativo (com no mínimo duas laudas) apontando semelhanças e diferenças entre o seu texto e os textos postados por colegas aos quais você(s) assistiu(ram). Envie o texto pelo SIGAA. Ele deve focar na comparação dos referenciais teóricos descritos em cada apresentação, das metodologias apresentadas, assim como dos resultados alcançados.
  Sugestão de leitura 01 
GUALBERTO, Clarice Lage; PIMENTA, Sônia Maria de Oliveira (orgs). Semiótica Social, multimodalidade, análises, discursos. São Paulo: Pimenta Cultural. 2019.
  Sugestão de Leitura 02 
GUALBERTO, Clarice Lage (org). Muito além das palavras: leituras multimodais a partir da semiótica social. São Paulo: Pimenta Cultural. 2017.
  Sugestão de Leitura 03 
GUALBERTO, Clarice Lage; PIMENTA, Sônia Maria de Oliveira, SANTOS, Záira Bonfante (orgs). Multimodalidade e ensino: múltiplas perspectivas. São Paulo: Pimenta Cultural. 2018.
Aula 08: Semiótica Social e Gramática do Design Visual (24/07/2020 - 24/07/2020)

Ao final desta aula, os alunos devem ser capazes de:

a. Distinguir a Semiótica Social de outras teorias semióticas;

b. Reconhecer a Semiótica Social como um produto da Linguística Sistêmico-funcional;

c. Identificar as categorias de análise propostas pela GDV para representações narrativas.

   Atividade 1: Revisão da aula do dia 24.07.20 (Link Externo)

Assista ao vídeo gravado durante a aula do dia 24.07.20 para revisar o conteúdo.

  Atividade 2: leitura 
Leia o capítulo 7 do livro “Incursões Semióticas”, disponibilizado no SIGAA. Tempo estimado: 1 horas e 40 min. Referência: LIMA, Cassia Helena Pereira; PIMENTA, Sônia Maria de Oliveira; AZEVEDO, Adriana Maria Tenuta (orgs.). Incursões Semióticas: Teoria e Prática de Gramática Sistêmico-funcional, Multimodalidade, Semiótica Social e Análise do Discurso. Livre Expressão Editora: Rio de Janeiro, 2009.
   Tutorial para acesso ao Google Classroom com o código da sala de aula: 42b2wuu

Caso você não consiga acessar o Google Sala de Aula por meio do convite que você recebeu no seu e-mail, tente realizar os passos sugeridos no vídeo.  O código de acesso da sala de aula é:  42b2wuu

  Sugestão de Leitura 
Referência: KRESS, Gunther. VAN LEEUWEN, Theo. Reading Images: The Grammar of Visual Design. Second Edition. London. Routledge. 2006.
  Sugestão de leitura 
Referência: ALMEIDA, Daniele Barbosa Lins. Perspectivas em Análise Visual: do fotojornalismo ao blog. Editora da UFPB: João Pessoa. 2008.
Aula 09: Gramática do Design Visual (31/07/2020 - 31/07/2020)

Ao final desta aula, os alunos devem ser capazes de:

a. Reconhecer as categorias de análise propostas pela GDV (metafunção conceitual e interativa);

b. Reconhecer métodos de investigação e análise com o suporte da GDV;

c. Analisar imagens usando os pressupostos da Semiótica Social e da GDV.

  Atividade 03: Leitura 
Leia o artigo “Multimodalidade e persuasão em uma peça publicitária audiovisual”, disponibilizado no SIGAA. Referência: GOMES, Francisco Wellington Borges; SILVA, Ana Paula de Oliveira; Multimodalidade ep persuasão em uma peça publicitária audiovisual. Entrepalavras, Fortaleza, v. 8, n. 2, p. 55-79, maio/ago. 2018.
    
Inicia em 01/08/2020 às 0h 0 e finaliza em 07/08/2020 às 23h 59
  Sugestão de leitura 
Referência: CUNHA, Andreia Honório da. Tiras e Gramática do Design Visual: a produção de sentidos no gênero multimodal. Dissertação. (Mestrado em Língua Portuguesa – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). 2017. 198 p.
Aula 10: Gramática do Design Visual/Encerramento da disciplina (07/08/2020 - 07/08/2020)

Ao final desta aula, os alunos devem ser capazes de:

a. Reconhecer as categorias propostas pela GDV para a análise dos aspectos composicionais do texto visual;

b. Utilizar a metafunção textual para analisar imagens;

c. Estabelecer comparações entre a GDV e outras teorias de análise da imagem (semiologia e semiótica peirceana, notadamente).

   Atividade 1: Vídeo aula 10 (Link Externo)

Assista ao video gravado durante a aula do dia 07.08.20.

    
Inicia em 12/08/2020 às 0h 0 e finaliza em 19/09/2020 às 23h 59
  Sugestão de Leitura 
Norma ABNT (NBR 6022), atualizada em 2018.
Frequências da Turma
# Matrícula MAR JUN JUL AGO Total
13 05 12 19 26 03 10 17 24 31 07 14
1 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2019101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019100**** 9,2 9.2 0 AM
2 2020100**** 9,8 9.8 0 AM
3 2020100**** 10,0 10.0 0 AM
4 2020100**** 10,0 10.0 0 AM
5 2020100**** 9,7 9.7 0 AM
6 2020100**** 9,8 9.8 0 AM
7 2020100**** 8,7 8.7 0 AM
8 2019100**** 10,0 10.0 0 AM
9 2019100**** 9,3 9.3 0 AM
10 2020100**** 8,7 8.7 0 AM
11 2020100**** 9,9 9.9 0 AM
12 2020100**** 9,8 9.8 0 AM
13 2020100**** 9,0 9.0 0 AM
14 2020100**** 9,0 9.0 0 AM
15 2020100**** 10,0 10.0 0 AM
16 2020100**** 9,7 9.7 0 AM
17 2020100**** 10,0 10.0 0 AM
18 2020100**** 9,0 9.0 0 AM
19 2020100**** 10,0 10.0 0 AM
20 2020100**** 9,3 9.3 0 AM
21 2019100**** 10,0 10.0 0 AM
22 2019101**** 10,0 10.0 0 AM
23 2020100**** 6,3 6.3 0 RN

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Pequeno adiamento no prazo de entrega do trabalho final 11/09/2020
Link para videoconferência do dia 07.08.20. 06/08/2020
Link para videoconferência 23/07/2020
Link para videoconferência 09/07/2020
Lembrete: videoconferência para a disciplina Imagens e Produção de Sentidos 25/06/2020
Agendamento de "live" para o dia 12.06.20 11/06/2020
Debate interessante no fórum tira-dúvidas. 09/06/2020
Materiais da primeira semana disponibilizados no SIGAA 05/06/2020
Aviso sobre o início das aulas on-line 01/06/2020
Início das aulas somente no dia 13 de março 02/03/2020

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 13:19