-

PRCAMP/PIC011 - EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS - Turma: 01 (2020.1)

Tópicos Aulas
CRONOGRAMA DA DISCIPLINA (12/03/2020 - 12/03/2020)
   Cronograma e critérios de avaliação dos Roteiros e Experimentos 
PLANILHA COM OS OJETOS DE CONHECIMENTO E AS HABILIDADES (BNCC) (12/03/2020 - 13/03/2020)
ROTEIRO DOS EXPERIMENTOS (13/03/2020 - 13/03/2020)
ELABORAÇÃO DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E SEUS ROTEIROS (14/03/2020 - 14/03/2020)
ATUALIZAÇÃO DA DISCIPLINA (19/03/2020 - 19/03/2020)

Em conssonânicia com as ÚLTIMAS NOTÍCIAS cadastradas, seguem as orientações para elaboração dos ROTEIROS INDIVIDUAIS, bem como a relação nominal de cada estudante, ano/série, objeto de de conhecimento e habilidades que devem ser consideradas para a proposição dos experimentos.

TEXTOS E QUESTÕES PARA OS ESTUDOS DIRIGIDOS (20/03/2020 - 20/03/2020)
  Experimentação no ensino de Ciências - Texto 2 (5,0 pts) 
É importante que façam a leitura cuidadosa desse artigo científico e respondam as seguintes questões: 1. O que é experimentação? 2. Quais os tipos de experimentação? Explique-os. 3. Descreva a pesquisa realizada: (a. sujeitos; b. local; c. metodologia de coleta de dados e d. metodologia de análise dos dados); 4. Os resultados da pesquisa apontaram que a experimentação no ensino de Ciências é importante por quê? As respostas a essas questões devem ser encaminhadas até o dia 28/03/2020 para o e-mail ed.mfs@ufpi.edu.br, com cópia para o e-mail alexandreleite@ufpi.edu.br.
  NOTA 2.pdf 
Nesse arquivo, estão dispostos o link do texto bem como as demais orientações para a execução da atividade referente a segunda nota da disciplina.
TEXTOS E QUESTÕES PARA OS ESTUDOS DIRIGIDOS (21/03/2020 - 21/03/2020)
TEXTOS E QUESTÕES PARA OS ESTUDOS DIRIGIDOS (26/03/2020 - 26/03/2020)
TEXTOS E QUESTÕES PARA OS ESTUDOS DIRIGIDOS (27/03/2020 - 27/03/2020)
TEXTOS E QUESTÕES PARA OS ESTUDOS DIRIGIDOS (28/03/2020 - 28/03/2020)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR Total
12 13 14 19 20 21 26 27 28
1 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2019200**** 3 0 0 0 0 0 0 0 0 3
3 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2019200**** 3 0 0 0 0 0 0 0 0 3
6 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2019200**** 3 3 4 3 3 4 3 3 4 30
10 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2019200**** 3 0 0 0 0 0 0 0 0 3
12 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2019200**** 3 0 0 0 0 0 0 0 0 3
16 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2019200**** 3 0 0 0 0 0 0 0 0 3
24 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2019200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Unid. 5 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019200**** 10,0 10,0 10,0 8,0 10,0 9.6 3 AM
2 2019200**** 5,0 7,5 7,5 8,0 10,0 7.6 0 AM
3 2019200**** 2,5 7,5 5,0 6,0 10,0 6.2 0 AM
4 2019200**** 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0.0 6 RN
5 2019200**** 7,5 5,0 5,0 6,0 10,0 6.7 3 AM
6 2019200**** 7,5 10,0 10,0 7,0 10,0 8.9 0 AM
7 2019200**** 5,0 5,0 5,0 6,0 10,0 6.2 0 AM
8 2019200**** 5,0 7,5 7,5 8,0 10,0 7.6 0 AM
9 2019200**** 10,0 10,0 10,0 7,0 10,0 9.4 0 AM
10 2019200**** 10,0 10,0 10,0 8,0 10,0 9.6 0 AM
11 2019200**** 5,0 7,5 5,0 8,0 10,0 7.1 0 AM
12 2019200**** 10,0 10,0 7,5 8,0 10,0 9.1 0 AM
13 2019200**** 10,0 10,0 10,0 7,5 10,0 9.5 0 AM
14 2019200**** 5,0 5,0 5,0 8,0 10,0 6.6 0 AM
15 2019200**** 5,0 5,0 5,0 5,0 10,0 6.0 3 AM
16 2019200**** 5,0 7,5 2,5 5,0 10,0 6.0 0 AM
17 2019200**** 5,0 7,5 7,5 7,0 10,0 7.4 0 AM
18 2019200**** 2,5 5,0 5,0 7,5 10,0 6.0 0 AM
19 2019200**** 10,0 10,0 10,0 7,0 10,0 9.4 0 AM
20 2019200**** 10,0 10,0 10,0 7,0 10,0 9.4 3 AM
21 2019200**** 10,0 10,0 10,0 6,0 10,0 9.2 0 AM
22 2019200**** 5,0 5,0 5,0 8,0 10,0 6.6 0 AM
23 2019200**** 10,0 10,0 10,0 7,0 10,0 9.4 0 AM
24 2019200**** 7,5 10,0 7,5 7,0 10,0 8.4 3 AM
25 2019200**** 7,5 10,0 10,0 5,0 10,0 8.5 0 AM
26 2019200**** 10,0 10,0 10,0 8,0 10,0 9.6 0 AM
27 2019200**** 5,0 5,0 5,0 6,0 10,0 6.2 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Conceito e tipos de práticas experimentais. Importância do laboratório e da experimentação no ensino de Ciências. Sequências de ensino investigativo. Experimentos de Biologia, de Física e de Química com materiais do cotidiano.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Exposição dialogada
Trabalho em grupo
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Elaboração de um roteiro em dupla;
Apresentação de experimentos em uma Feira de Ciências.
Horário de atendimento: Com agendamento
Bibliografia: BESSLER, K. E.; NEDER, A. V. F. Química em Tubos de Ensaio: Uma Abordagem para Principiantes. 2 ed. São Paulo: Blucher, 2011.
BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil? 2 ed. São Paulo: Ática, 2002.
CARVALHO, A. M. P. As práticas experimentais no ensino de Física. In CARVALHO, A. M. P. (Coord.). Ensino de Física. São Paulo: Cengage Learning, 2010, p. 53-78.
______. O ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In CARVALHO, A. M. P. (Org.) Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013, p. 1-20.
CHASSOT, A.I. A Educação no ensino de Química. Ijuí: Inijuí Editora, 1990. ______. A ciência através dos tempos. São Paulo: Moderna, 1994.
FRACALANZA, H.; AMARAL, I.A.; GOUVEIA, M. O ensino de Ciências no Primeiro Grau. São Paulo: Atual, 1987.
GASPAR, A. Atividades experimentais no ensino de Física: uma nova visão baseada na teoria de Vigotski. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014.
VALADARES, E. C. Física mais que divertida: inventos eletrizantes baseados em materiais reciclados e de baixo custo. 3.ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.
WARD, H.; RODEN, J. As habilidades que os alunos devem ter para aprender ciência: habilidades processuais. In WARD, H. et al. Ensino de Ciências. 2 ed. Trad. Ronaldo C. Costa. Porto Alegre: Artmed, 2010.

PERIÓDICOS:
Revista Ciência Hoje. Rio de Janeiro, RJ: Editora SBPC.
Química Nova. São Paulo, SP: Editora SBQ.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
12/03/2020
12/03/2020
CRONOGRAMA DA DISCIPLINA
12/03/2020
13/03/2020
PLANILHA COM OS OJETOS DE CONHECIMENTO E AS HABILIDADES (BNCC)
13/03/2020
13/03/2020
ROTEIRO DOS EXPERIMENTOS
14/03/2020
14/03/2020
ELABORAÇÃO DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E SEUS ROTEIROS
19/03/2020
19/03/2020
ATUALIZAÇÃO DA DISCIPLINA
20/03/2020
20/03/2020
TEXTOS E QUESTÕES PARA OS ESTUDOS DIRIGIDOS
21/03/2020
21/03/2020
TEXTOS E QUESTÕES PARA OS ESTUDOS DIRIGIDOS
26/03/2020
26/03/2020
TEXTOS E QUESTÕES PARA OS ESTUDOS DIRIGIDOS
27/03/2020
27/03/2020
TEXTOS E QUESTÕES PARA OS ESTUDOS DIRIGIDOS
28/03/2020
28/03/2020
TEXTOS E QUESTÕES PARA OS ESTUDOS DIRIGIDOS
Avaliações
Data Descrição
26/03/2020 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Notas da disciplina "Experimentação no Ensino de Ciências" 15/04/2020
PRAZO FINAL PARA O ENCAMINHAMENTO DAS AVALIAÇÕES 25/03/2020
ATIVIDADES DA DISCIPLINA "EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS" 18/03/2020

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1083 19/06/2024 12:12