Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
O conteúdo da disciplina será desenvolvido por meio de metodologias ativas, no formato remoto com atividades síncronas e assíncronas, utilizando slides, vídeos, livros, notas de aulas/textos complementares, computador e os ambientes virtuais: Google Meet, Google Classroom e SIGAA/UFPI. Objetivando propiciar um maior envolvimento e participação de todos os estudantes no processo de aprendizagem, poderão ser propostos problemas e listas de exercícios para debate em grupo, tanto no decorrer das aulas (síncronas) como em fóruns de discussão no SIGAA e/ou outras plataformas de comunicação. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação de rendimento acadêmico será contínua, seguindo os critérios:
1) Frequência mínima exigida é de 75% da carga horária total da disciplina, computada através da presença nas aulas realizadas pelo Google Meet e entrega dos trabalhos dentro do prazo estabelecido. Tais trabalhos podem ser de pesquisa, seminários ou listas de exercícios, sendo individuais ou em grupo;
2) Participação nas atividades propostas durante o curso;
3) Assiduidade nas aulas (atividades síncronas), pontualidade e qualidade dos trabalhos produzidos (é recomendado o uso do LaTeX);
4) Serão realizadas 03 verificações de aprendizagem ao longo do curso (1ª: Unidades I, II e III; 2ª: Unidades IV e V; 3ª: Unidade VI), que podem ser: prova escrita, prova oral, trabalhos de pesquisa, trabalhos individuais ou em grupo ou seminários. Tais verificações de aprendizagem configuram 70% da nota, os outros 30% serão obtidos através dos itens 1), 2) e 3) acima;
5) A média final será a média aritmética das 03 (três) avaliações, devendo o estudante obter média maior ou igual a 7,0 (sete) para ser considerado aprovado;
6) Será submetido a exame final o aluno que obter média final igual ou superior a 4,0 (quatro) e inferior a 7,0 (sete) bem como a frequência acima mencionada;
7) A prova de segunda chamada só será realizada caso o aluno entre com requerimento na coordenação do curso justificando e comprovando a ausência em até 03 (três) dias úteis após a realização da avaliação em questão. A solicitação poderá ser feita mediante envio de e-mail à Coordenação do curso com cópia ao docente.
|
Horário de atendimento:
| |
Bibliografia:
| Morgado, A. C., Carvalho, P. C. P.; Matemática Discreta. 1ª Edição. SBM. Coleção PROFMAT. 2014. Lima, E. L.; Carvalho, P. C. P.; Wagner, E.; Morgado, A. C. Matemática do Ensino Médio, Vol 2. 3ª Edição. SBM. 2000. Wagner, E.; Morgado, A. C.; Zani, S. C. Progressões e Matemática Financeira. 5ª edição. SBM. Coleção do Professor de Matemática. 2005. Morgado, A. C. O. Análise Combinatória e Probabilidade. 9ª Edição. Rio de Janeiro. SBM. Coleção do Professor de Matemática. 2006. Santos, J. P. O. Introdução à Análise Combinatória. 4ª Edição. Rio de Janeiro. Editora Ciência Moderna Ltda. 2007. Scheinerman, E. R.; Matemática Discreta: Uma Introdução. Tradução da 2ª Edição Norte-Americana. Editora Cengage. 2011. (Capítulo 9) |