maria carolina de abreu

BIO - DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA/CCN

CPPGED/CCE001 - TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO I - Turma: 04 (2022.1)

Tópicos Aulas
Aspectos teóricos e metodológicos da pesquisa em educação (21/03/2022 - 21/03/2022)
Aspectos teóricos e metodológicos da pesquisa autobiográfica (28/03/2022 - 28/03/2022)
   Mediação autobiográfica 
Prezados Leiam o texto e produzam uma síntese para discussão na próxima aula.
Grupos reflexivos e mediação biográfica (04/04/2022 - 04/04/2022)
Grupos reflexivos e mediação biográfica (11/04/2022 - 11/04/2022)
Biografia Educativa (18/04/2022 - 18/04/2022)
Biografia Educativa (25/04/2022 - 25/04/2022)
Enfoque Biográfico (02/05/2022 - 02/05/2022)
  Material para estudo 
O texto deverá ser lido para discussão na aula do dia 16/05/2022. Cada pós-graduando deverá apresentar as ideias principais do artigo lido, analisando as contribuições (ou não) para sua pesquisa.
  Material para estudo 
O texto deverá ser lido para discussão na aula do dia 16/05/2022. Cada pós-graduando deverá apresentar as ideias principais do artigo lido, analisando as contribuições (ou não) para sua pesquisa.
Enfoque Biográfico (09/05/2022 - 09/05/2022)
Enfoque biográfico (16/05/2022 - 16/05/2022)
Enfoque biográfico e os dispositivos de pesquisa
Enfoque biográfico e os dispositivos de pesquisa (23/05/2022 - 23/05/2022)
Enfoque biográfico e os dispositivos de pesquisa
Fontes de narrativas na pesquisa autobiográfica: memorial de formação (30/05/2022 - 30/05/2022)
Fontes de narrativas na pesquisa autobiográfica: memorial de formação
Fontes de narrativas na pesquisa autobiográfica: memorial de formação (06/06/2022 - 06/06/2022)
Fontes de narrativas na pesquisa autobiográfica: entrevista narrativa
Fontes de narrativas na pesquisa autobiográfica: rodas de conversa (13/06/2022 - 13/06/2022)
Fontes de narrativas na pesquisa autobiográfica: rodas de conversa
Fontes de narrativas na pesquisa autobiográfica: ateliês biográficos (20/06/2022 - 20/06/2022)
Fontes de narrativas na pesquisa autobiográfica: ateliês biográficos
Pesquisa autobiográfica: perspectivas de análise das narrativas (27/06/2022 - 27/06/2022)
Pesquisa autobiográfica: perspectivas de análise das narrativas
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
21 28 04 11 18 25 02 09 16 23 30 06 13 20 27
1 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2021100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2021100**** 9,0 9,5 9,5 9,0 9.3 0 AM
4 2021100**** 9,0 9,0 9,5 9,0 9.1 0 AM
5 2021100**** 9,0 9,5 9,0 9,0 9.1 0 AM
6 2021100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2021100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo aprofundado de temática específica, atual e relativa a uma das duas linhas de pesquisa do Programa.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina está organizada em função da unidade teoria-prática de modo que propicie reflexão crítica sobre o processo de apropriação do sistema de escrita alfabética. As propostas de atividades têm como foco o compartilhamento de experiências e de conhecimentos, mobilizando os estudantes para a produção de aprendizagens. O desenvolvimento das aulas ocorrerá a partir das seguintes atividades: exposições dialogadas, discussões de textos e livros lidos, trabalhos individuais relacionados às pesquisas dos estudantes.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O processo de avaliação da disciplina será efetivado conforme disposições legais desta IES e incluirá a observação dos seguintes aspectos: frequência mínima de 75% das aulas, assiduidade, pontualidade, responsabilidade, interesse, participação e compromisso com as atividades propostas e desenvolvidas em sala, pontualidade na entrega dos trabalhos, qualidade dos trabalhos produzidos, postura profissional, autodisciplina, relacionamento, autoavaliação, atividades individuais e em grupo, entre outras.
Para registro no diário de classe serão computadas avaliações em uma escala de 0 a 10, compreendendo: 1) Trabalho individual; 2) Trabalho em grupo (seminário) e 3) Apresentação de mapa conceitual sobre questões epistemológicas e metodológicas da pesquisa.
Horário de atendimento:
Bibliografia: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. O método autobiográfico como produtor de sentidos: a invenção de si. Revista Actualidades Pedagógicas nº 54/ Julio – diciembre 2009.
ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Memória, narrativas e pesquisa autobiográfica. História da Educação, ASPHE,/FaE/UFPEl, Pelotas, n 14. p. 79-95, set. 2003.
BAKHTIN, Mikhail M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003. BAKHTIN, Mikhail M. Para uma filosofia do ato responsável. [Tradução aos cuidados de Valdemir Miotello & Carlos Alberto Faraco]. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1996. (Obras escolhidas; v.1).
BOLÍVAR, Antonio; DOMINGO, Jesús; FERNÁNDEZ, Manuel. La investigación biográfico-narrativa en educación: enfoque y metodología. Editora La Muralla: Madrid, 2001.
CARVALHO, Isabel Cristina Moura. Biografia, identidade e narrativa: elementos para uma análise hermenêutica. Horizontes antropológicos, Porto Alegre, ano 9 n. 19, p. 283-302, julho de 2003.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. In: GERALDI, Corinta Maria Grisolia; RIOLFI, Claudia Rosa; GARCIA, Maria de Fátima (Org.). Escola Viva: elementos para a construção de uma educação de qualidade social. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004ª.
LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Tradução Alfredo VeigaNeto. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004b.
LIMA, Maria Emília Caixeta; GERALDI, Corinta Maria Grisolia; GERALDI, Wanderley. O trabalho com narrativas na investigação em educação. Educ. rev. [online]. 2015, vol.31, n.1, pp.17-44. ISSN 0102-4698. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698130280>. Acesso: 10 mai 2015 MARIANI, Fábio. A pesquisa narrativa na formação de professores: aproximações que se potencializam. Roteiro, Joaçaba, v. 41, n. 1, p. 109-134, jan./abr. 2016.
NÓVOA, Antonio (Org.). Vidas de Professores. Portugal: Porto Editora, 1995. RICOEUR, Paul. La vida: un relato en busca de narrador. ÁGORA, Vol. 25, nº 2: 9-22, 2006.
SOUZA, Elizeu Clementino de. O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A; Salvador, BA: UNEB, 2006.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
21/03/2022
21/03/2022
Aspectos teóricos e metodológicos da pesquisa em educação
28/03/2022
28/03/2022
Aspectos teóricos e metodológicos da pesquisa autobiográfica
04/04/2022
04/04/2022
Grupos reflexivos e mediação biográfica
11/04/2022
11/04/2022
Grupos reflexivos e mediação biográfica
18/04/2022
18/04/2022
Biografia Educativa
25/04/2022
25/04/2022
Biografia Educativa
02/05/2022
02/05/2022
Enfoque Biográfico
09/05/2022
09/05/2022
Enfoque Biográfico
16/05/2022
16/05/2022
Enfoque biográfico
23/05/2022
23/05/2022
Enfoque biográfico e os dispositivos de pesquisa
30/05/2022
30/05/2022
Fontes de narrativas na pesquisa autobiográfica: memorial de formação
06/06/2022
06/06/2022
Fontes de narrativas na pesquisa autobiográfica: memorial de formação
13/06/2022
13/06/2022
Fontes de narrativas na pesquisa autobiográfica: rodas de conversa
20/06/2022
20/06/2022
Fontes de narrativas na pesquisa autobiográfica: ateliês biográficos
27/06/2022
27/06/2022
Pesquisa autobiográfica: perspectivas de análise das narrativas
Avaliações
Data Descrição
18/04/2022 1ª Avaliação
16/05/2022 2ª Avaliação
06/06/2022 3ª Avaliação
27/06/2022 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Aula 07/05/2022
Aula 27/03/2022
Aula 18/03/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 06:56