FAGUNES FERREIRA DE MOURA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO/CSHNB

Ir ao Menu Principal

fagunes ferreira de moura

ADJ - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO/CSHNB

CTF/UFPI236 - QUÍMICA I - Turma: EMTA 1A (2022.1)

Tópicos Aulas
MKT TUR (22/06/2022 - 24/08/2022)
   Pesquisa [Modo de Compatibilidade].pdf 
Fichamentos de 3 artigos (31/08/2022 - 31/08/2022)

Entrega de Fichamentos Via Sigaa 

3 artigos que vocês terão que ler para fazer o artigo final da disciplina. Façam esse trabalho para já ir adiantando pesquisas de tema de MKT e Turismo, é importante relacionar com o artigo que é avaliativo de vocês, isso serve para facilitar a vida de vocês.

3 artigos que não necessariamente eu tenha disponibilizado aqui na turma, podem fazer pesquisa, dica é usar essa plataforma de busca de artigos científicos: http://www.each.usp.br/turismo/publicacoesdeturismo/

    
Inicia em 24/08/2022 às 0h 0 e finaliza em 31/08/2022 às 23h 59
PROVA INDIVIDUAL de MKT (14/09/2022 - 14/09/2022)

Link da prova já disponível: https://forms.gle/GuWkrNxqGPDWfdHM8 , será feita via googleforms.

    
Inicia em 07/09/2022 às 0h 0 e finaliza em 14/09/2022 às 23h 59
orientação dos artigos (21/09/2022 - 21/09/2022)
AVALIAÇÃO 3 artigo (28/09/2022 - 28/09/2022)

Artigo em Dupla referente aos temas de MKT, Turismo, TIC e Inovação

O artigo deverá ser enviado via SIGAA (como tarefa) no formato em Word (com os nomes dos componentes), apenas 1 aluno da dupla envia o trabalho no formato de tarefa do SIGAA que será aberto antecipadamente.

Diretrizes para Autores

Características do artigo

I. Tema diretamente relacionado ao TICs, turismo, Comunicação (para quem faz a disciplina de Marketing é obrigatório o tema de Marketing do Artigo).

II. Tema relevante para o conhecimento teórico do turismo.

III. Tema ou abordagem inovadora em relação à literatura existente (leituras obrigatórias de 3 livros e artigos internacionais).

IV. Método de pesquisa com certo rigor científico (ver como exemplo outros artigos para ver que tipo de abordagem metodológica eles fizeram e utilizaram nas pesquisas deles).

V. Ter no máximo de 10 mil palavras (incluindo resumos, referências e todos demais elementos textuais)

VI. Nas referências ter no mínimo 2 livros citados e 9 artigos citados (preferencialmente artigos internacionais e de revistas científicas). Não serão aceitas citações de wikipedia e nem de dicionários!


Preparação do artigo

O arquivo principal do artigo deve ser enviado em formato Word (.doc/.docx) ou Writer (.odt) com tamanho máximo de até 2 Mb.

Devem ser tomadas todas as providências possíveis para assegurar a não identificação do(s) autor(es) durante o processo de avaliação:

Inserir o nome dos autores no manuscrito.

 

Os artigos devem obrigatoriamente conter os seguintes elementos:

I. Título: apresentado em português, inglês e espanhol.

II. Resumo: Deve conter, no máximo, 200 palavras e obrigatoriamente incluir ao menos os seguintes itens: Objetivo da pesquisa; Método/técnicas de pesquisa; Principais resultados

III. Palavras-chave: lista de 3 a 5 termos. Deve-se preferencialmente utilizar termos do Tesauro Brasileiro de Turismo (http://www2.eca.usp.br/tesauroturismo/).

IV. Referencial Teórico

V. Procedimentos Metodológicos ou Metodologia

VI. Resultados e Discussões ou Análises

VII. Considerações Finais

VIII. Referências: lista completa e exclusiva das obras citadas ao longo do texto.

 

Formatação

Fonte Calibri 12 e citação direta Calibri 10, parágrafos espaçamento normal, sem espaçamento entre os parágrafos ZERO. Algumas normas de formatação devem ser obrigatoriamente observadas:

I. Citações longas, com mais de 3 linhas, devem aparecer em parágrafos exclusivos com recuo de 4 cm da margem esquerda, fonte 10.

II. Os títulos das seções do manuscrito devem ser numerados sequencialmente.

III. Tabelas, quadros e figuras devem ser numeradas, receber título próprio e ser mencionadas no texto.

IV. Tabelas, quadros e fórmulas devem ser apresentados em formato editável.

V. Gráficos e diagramas devem ser preferencialmente elaborados em fundo branco e utilizar fonte Calibri, normal, tamanho 10, preta.

VI. Todas as imagens devem ser apresentadas em definição suficiente para perfeita visualização com zoom de 100%.

VII. Textos presentes em imagens devem ser legíveis.

VIII. Notas de rodapé devem ser utilizadas apenas se forem imprescindíveis, com fonte tamanho 9.

Norma específica de formatação, sugere-se a norma da American Psychological Association (APA). Conforme apresentado a seguir.


Citações e referências

As citações ao longo do texto e a lista de referências das obras citadas constante ao final do texto devem seguir a 6ª edição das normas da American Psychological Association (APA).

Para auxílio na tarefa de formatação das citações e referências, recomenda-se o uso de um software de gestão de referências (ex.: Mendeley e Endnote). Além disso, existem vários manuais de padronização APA disponíveis na internet. Dois manuais recomendados são:

Expressões em inglês constantes na norma da APA devem ser traduzidas para o português [ex. “Fyall and Leask (2007)” deve ser traduzido para “Fyall e Leask (2007)”].

As citações no corpo do texto devem seguir o sistema autor/ano. Citações diretas devem indicar também o número da(s) página(s). Exemplos:

  • Beni (1998) ou (Beni, 1998)
  • Fyall e Leask (2007) ou (Fyall & Leask, 2007)
  • Ritchie e Crouch (2000, p. 6) ou (Ritchie & Crouch, 2000, p. 6)
  • Ballantyne, Packer e Falk (2011) ou (Ballantyne, Packer, & Falk, 2011)
  • Gössling, Hall, Ekström, Engeset e Aall (2012) ou (Gössling, Hall, Ekström, Engeset, & Aall, 2012)

Na primeira vez em que aparecer no texto, citações de obras com mais de três autores devem apresentar todos os sobrenomes. Nas citações subsequentes deve ser apresentado apenas o sobrenome do primeiro autor, seguido de et al. Exemplo:

  • (Ballantyne et al., 2011)
  • (Gössling et al., 2012)

A lista de referências deve ser apresentada no final do texto em ordem alfabética de autor, de acordo com norma APA. Exemplos:

Ballantyne, R., Packer, J., & Falk, J. (2011). Visitors’ learning for environmental sustainability: Testing short- and long-term impacts of wildlife tourism experiences using structural equation modelling. Tourism Management, 32(6), 1243–1252.

Beni, M. C. (1998). Análise Estrutural do Turismo. São Paulo: SENAC.

Fyall, A., & Leask, A. (2007). Destination marketing: Future issues – strategic challenges. Tourism and Hospitality Research, 7(1), 50-63

Gössling, S., Hall, C. M., Ekström, F., Engeset, A. B., & Aall, C. (2012). Transition management: a tool for implementing sustainable tourism scenarios? Journal of Sustainable Tourism, 20(6), 899–916.

Ritchie, J.R.B., & Crouch, G. (2000). The competitive destination: A sustainability perspective. Tourism Management, 21(1), 1-7.

    
Inicia em 21/09/2022 às 0h 0 e finaliza em 28/09/2022 às 23h 59
Exame Final (05/10/2022 - 05/10/2022)
    
Inicia em 04/10/2022 às 0h 0 e finaliza em 07/10/2022 às 23h 59
(1) Apresentação da Disciplina (21/02/2022 - 21/02/2022)

✅ Momento síncrono

     - Apresentação e Ficha Diagnóstica 👨‍💻📑

▶ Recursos: apresentação no Google Meet 👩‍🏫👩‍💻

(2) Introdução à Química (28/02/2022 - 28/02/2022)

✅ Momento síncrono

     - Análises prévias da Química dentro do contexto da sociedade.

▶ Recursosaula realizada no Google Meet 👩‍🏫👩‍💻 e material da aula 📚 disponível na turma do Classroom.

(3) Introdução à Química (07/03/2022 - 07/03/2022)

✅ Momento síncrono

     - Matéria e Propriedades da Matéria (estados físicos, mudanças de estados físicos e temperatura).

 Recursosaula realizada no Google Meet 👩‍🏫👩‍💻 e material da aula 📚 disponível na turma do Classroom.

(4) Introdução à Química (14/03/2022 - 14/03/2022)

✅ Momento síncrono

     - Propriedades da Matéria (calor, pressão, volume, massa e densidade).

 Recursosaula realizada no Google Meet 👩‍🏫👩‍💻 e material da aula 📚 disponível na turma do Classroom.

(5) Introdução à Química (21/03/2022 - 21/03/2022)

✅ Momento síncrono

     - Fenômenos químicos e físicos e curva de aquecimento.

▶ Recursos: aula realizada no Google Meet 👩‍🏫👩‍💻 e material da aula 📚 disponível na turma do Classroom.

(6) Introdução à Química (28/03/2022 - 28/03/2022)

✅ Momento assíncrono

 ✍ Vamos particar com temas relacionados aos conteúdos ministrados:

  - Conceitos introdutórios;

  - Matéria e suas propriedades;

  - Fenômenos físicos e químicos.

 Recursos: Google formulário 📑 disponível na turma do Classroom.

(7) Substâncias, Misturas e Sistemas (04/04/2022 - 04/04/2022)

✅ Momento síncrono

     - Curva de aquecimento e resfriamento de substância pura e simbologia dos elementos.

▶ Recursos: aula realizada no Google Meet 👩‍🏫👩‍💻 e material da aula 📚 disponível na turma do Classroom.

(8) Substâncias, Misturas e Sistemas (11/04/2022 - 11/04/2022)

✅ Momento síncrono

     - Substâncias e Misturas.

▶ Recursos: aula realizada no Google Meet 👩‍🏫👩‍💻 e material da aula 📚 disponível na turma do Classroom.

(9) Substâncias, Misturas e Sistemas (18/04/2022 - 18/04/2022)

✅ Momento síncrono

     - Sistema homogêneo e heterogêneo.

▶ Recursos: aula realizada no Google Meet 👩‍🏫👩‍💻 e material da aula 📚 disponível na turma do Classroom.

(10) Substâncias, Misturas e Sistemas (25/04/2022 - 25/04/2022)

✅ Momento síncrono

     - Curvas de aquecimento de substâncias puras e misturas.

▶ Recursos: aula realizada no Google Meet 👩‍🏫👩‍💻 e material da aula 📚 disponível na turma do Classroom.

(11) Substâncias, Misturas e Sistemas (02/05/2022 - 02/05/2022)

✅ Momento assíncrono

 ✍ Vamos particar com temas relacionados aos conteúdos ministrados:

  - Simbologia dos elementos químicos;

  - Substâncias Puras e Misturas;

  - Sistemas homogêneos e heterogêneos;

  - Curva de aquecimento de substâncias pura e misturas (incluindo as especiais).

▶ Recursos: Google formulário 📑 disponível na turma do Classroom.

(12) Notações químicas (09/05/2022 - 09/05/2022)

✅ Momento síncrono

     - Fórmulas químicas, quantificando átomos e introdução às equações químicas.

▶ Recursos: aula realizada no Google Meet 👩‍🏫👩‍💻 e material da aula 📚 disponível na turma do Classroom.

(13) Notações químicas (16/05/2022 - 16/05/2022)

✅ Momento síncrono

     - Equações químicas e balanceamento.

▶ Recursos: aula realizada no Google Meet 👩‍🏫👩‍💻 e material da aula 📚 disponível na turma do Classroom.

(14) 8ª Jornada Acadêmica e 8ª Mostra de Pesquisa e Extensão (23/05/2022 - 23/05/2022)

Participação das/os estudantes na 8ª Jornada Acadêmica e 8ª Mostra de Pesquisa e Extensão para a construção de conhecimento científico sobre pesquisa, extensão e ações formativas, por meio de palestras, minicursos e mesas-redondas.

 Recursos: Google Meet 👩‍🏫👩‍💻 e YouTube 📽

(15) Notações químicas (30/05/2022 - 30/05/2022)

✅ Momento síncrono

     - Balanceamento químico.

     - ✍Vamos particar com temas relacionados aos conteúdos ministrados.

▶ Recursos: aula realizada no Google Meet 👩‍🏫👩‍💻 e material da aula 📚 disponível na turma do Classroom.

(16) Propriedade gerais e específicas da matéria (01/08/2022 - 01/08/2022)

✅ Momento síncrono

     - Aplicação conceitual - Matéria, propriedades gerais ( massa e volume) e propriedades específicas (desidade, ponto de fusão e ponto de ebulição).

     ▶ Recursos: material da aula 📚 disponível na turma do Classroom.

 

(17) Propriedades gerais e específicas da matéria (08/08/2022 - 08/08/2022)

✅ Momento síncrono

     - Consolidação conceituação - Atividade complementar

     ▶ Recursos: material da aula 📚 disponível na turma do Classroom.

 

(18) Métodos de separação de misturas (15/08/2022 - 15/08/2022)

✅ Momento síncrono

     - Aplicação conceitual - Métodos de separação de misturas homogêneas e heterogêneas

     ▶ Recursos: material da aula 📚 disponível na turma do Classroom.

(19) Métodos de separação de misturas (22/08/2022 - 22/08/2022)

✅ Momento síncrono

     - Consolidação conceitual - Métodos de separação de misturas homogêneas e heterogêneas

     ▶ Recursos: material da aula 📚 disponível na turma do Classroom.

(20) Métodos de separação de misturas (22/08/2022 - 22/08/2022)

✅ Momento síncrono

     - Consolidação conceitual - Métodos de separação de misturas homogêneas e heterogêneas

     ▶ Recursos: material da aula 📚 disponível na turma do Classroom.

(21) Oficinas LPT: Leitura e Escrita (05/09/2022 - 05/09/2022)

Realização das Oficinas LPT: Leitura e Escrita - Laboratório de Leitura e Produção Textual (Aula orientada pela professora Márcia)

(22) Capítulo 4 – Modelos atômicos e tabela periódica (12/09/2022 - 12/09/2022)

✅ Momento assíncrono

     - Leitura das páginas 49 a 52 do livro didático " O conhecimento científico",  video aula e produção de um resumo no caderno que apresente informações presentes no livro e no vídeo (mínimo de 15 linhas).

     ▶ Recursos: O vídeo disponível na turma do Classroom.

(23) Capitulo 4 - Modelos atômicos e tabela periódica (19/09/2022 - 19/09/2022)

✅ Momento assíncrono

     - Leitura das páginas 53 e 54 do livro didático " O conhecimento científico" e  resolução das questões "Aplicando seus conhecimentos" da página 54.

     ▶ Recursos: Livro didático

(24) Capitulo 4 - Modelos atômicos e tabela periódica (26/09/2022 - 26/09/2022)

✅ Momento assíncrono

     - Leitura das páginas 57 e 58 do livro didático "O conhecimento científico" e video aula para a produção  um resumo no caderno que apresente informações presentes no livro e no vídeo (mínimo de 15 linhas).

     ▶ Recursos: vídeo disponível na turma do Classroom.

 

(25) Capítulo 4 - Modelos atômicos e tabela periódica (03/10/2022 - 03/10/2022)

✅ Momento assíncrono

     - Leitura das páginas das páginas 57 e 58 do livro didático "O método científico" e resolução das questões da página 59.

     ▶ Recursos: Livro didático

(26) Capítulo 4 - Modelos atômicos e tabela periódica (10/10/2022 - 10/10/2022)

✅ Momento síncrono

     - Correção das atividades avaliativas propostas no mês de setembro.

  

(25) Capítulo 4 - Modelos atômicos e tabela periódica (17/10/2022 - 17/10/2022)

✅ Momento síncrono

     - Atividade avaliativa 

Conteúdo: Modelos atômicos de Dalton, Thomson e Rotherford

(27) Distribuição eletrônica e tabela periódica (24/10/2022 - 24/10/2022)

 Momento síncrono

     

(28) Distruição eletrônica e tabela periódica (31/10/2022 - 31/10/2022)

 Momento síncrono

  Aula expositiva com resolução de exercício.

(29) Distribuião eletrônica e tabela periódica (07/11/2022 - 07/11/2022)

 Momento síncrono

Resolução das questões da página 57 do item "Dialogando com o texto" no livro Conhecimento científico.

(30) Distribuição eletrônica e tabela periódica (21/11/2022 - 21/11/2022)
✅ Momento síncrono

Resolução de questões - Atividade complementar

(31) Avaliação diagnóstica (28/11/2022 - 28/11/2022)
(32) Recuperação (05/12/2022 - 05/12/2022)
Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV Total
21 28 07 14 21 28 04 11 18 25 02 09 16 23 30 06 13 20 27 04 11 18 25 01 08 15 22 29 05 12 19 26 03 10 17 24 31 07
1 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2022300**** 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
5 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2022300**** 0 0 1 1 0 1 0 0 1 1 1 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 7
7 2022300**** 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
8 2022300**** 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
9 2022300**** 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
10 2022300**** 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
11 2022300**** 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 1 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
12 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2022300**** 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
18 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 1 1 1 0 4
19 2022300**** 0 1 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
20 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 1 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 4
21 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
22 2022300**** 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
23 2022300**** 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
24 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
27 2022300**** 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
28 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
32 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
33 2022300**** 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 1 0 1 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
34 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2022300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022300**** 9,0 8,7 10,0 9,2 9.2 0 AM
2 2022300**** 7,6 9,5 10,0 7,9 8.8 0 AM
3 2022300**** 4,4 7,1 0,0 2,3 7.8 7.8 0 AM
4 2022300**** 7,6 7,2 10,0 6,3 7.8 0 AM
5 2022300**** 7,7 6,4 10,0 5,0 7.3 0 AM
6 2022300**** 9,1 9,2 10,0 9,5 9.5 0 AM
7 2022300**** 8,7 10,0 10,0 5,3 8.5 0 AM
8 2022300**** 6,7 9,2 10,0 4,7 7.7 0 AM
9 2022300**** 8,6 8,7 10,0 9,0 9.1 0 AM
10 2022300**** 8,2 7,3 10,0 7,2 8.2 0 AM
11 2022300**** 5,1 5,2 8,0 3,0 6.1 6.1 0 AM
12 2022300**** 8,7 9,2 10,0 9,0 9.2 0 AM
13 2022300**** 7,8 7,3 9,5 8,1 8.2 0 AM
14 2022300**** 5,8 7,7 9,0 6,3 7.2 0 AM
15 2022300**** 8,1 9,2 9,0 5,7 8.0 0 AM
16 2022300**** 4,4 0,9 6,0 2,8 6.0 6.0 6.0 0 EF
17 2022300**** 6,9 6,3 8,5 3,8 6.4 0 AM
18 2022300**** 6,2 1,0 0,0 0,0 1.8 0 RN
19 2022300**** 6,3 4,2 8,0 7,8 6.6 0 AM
20 2022300**** 5,3 4,1 9,5 5,0 6.0 0 AM
21 2022300**** 8,7 9,2 10,0 7,5 8.9 0 AM
22 2022300**** 6,6 8,2 9,0 9,5 8.3 0 AM
23 2022300**** 5,8 8,6 9,0 6,5 7.5 0 AM
24 2022300**** 5,2 6,8 9,5 6,5 7.0 0 AM
25 2022300**** 6,7 0,7 9,5 9,3 6.6 0 AM
26 2022300**** 7,8 1,0 4,5 3,8 6.2 6.2 0 AM
27 2022300**** 6,2 3,0 7,3 7,3 6.0 0 AM
28 2022300**** 7,3 9,1 8,0 8,3 8.2 0 AM
29 2022300**** 5,1 3,1 9,0 3,8 6.1 6.1 0 AM
30 2022300**** 6,1 0,7 9,5 3,7 6.2 6.2 0 AM
31 2022300**** 9,1 7,3 9,5 5,4 7.8 0 AM
32 2022300**** 8,8 7,3 9,5 5,3 7.7 0 AM
33 2022300**** 7,3 9,2 9,5 8,3 8.6 0 AM
34 2022300**** 8,5 7,3 8,5 8,5 8.2 0 AM
35 2022300**** 9,1 8,2 9,5 9,7 9.1 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: QUÍMICA I
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas e dialogadas com resoluções de exercícios, uso de softwares, plataformas virtuais, entre outros. Para os encontros síncronos será utilizado o Google Meet. As postagens dos materiais (documentos, vídeos das aulas, atividades, avaliações, links) serão feitas no Google Classroom. As avaliações serão feitas utilizando as ferramentas do Google (Classroom, Forms, Planilhas, Apresentações).
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Atendidos os critérios exigidos no Regimento Escolar, será considerado aprovado o/a discente que obtiver média final, igual ou superior a 6,0 (seis) na disciplina e frequência mínima de 75%. A avaliação é concebida a serviço da aprendizagem dos/as estudantes, de modo que permeia o conjunto de todas as ações pedagógicas. Será realizada em função dos objetivos propostos, através da apresentação das atividades solicitadas e da participação em todas as propostas de trabalho. A avaliação será diagnóstica, formativa e contínua, acontecerá durante todo o processo de ensino e aprendizagem. Serão aplicadas provas com questões subjetivas e/ou objetivas. Sendo avaliado no decorrer do processo as produções dos estudantes, as atividades realizadas e a participação dos alunos durante as aulas. Todos os/as discentes que não se apropriarem do mínimo necessário terão oportunidade de revisão dos conteúdos trabalhados e fazer novas atividades avaliativas (recuperações) em prazo estipulado, bem como o Exame Final.
Horário de atendimento: Os/as discentes podem fazer contato a qualquer horário (8h às 18h de segunda a sábado) através do grupo do Telegram, pelo WhatsApp ou pelo Formulário Como Posso Ajudar?.
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
21/02/2022
21/02/2022
(1) Apresentação da Disciplina
28/02/2022
28/02/2022
(2) Introdução à Química
07/03/2022
07/03/2022
(3) Introdução à Química
14/03/2022
14/03/2022
(4) Introdução à Química
21/03/2022
21/03/2022
(5) Introdução à Química
28/03/2022
28/03/2022
(6) Introdução à Química
04/04/2022
04/04/2022
(7) Substâncias, Misturas e Sistemas
11/04/2022
11/04/2022
(8) Substâncias, Misturas e Sistemas
18/04/2022
18/04/2022
(9) Substâncias, Misturas e Sistemas
25/04/2022
25/04/2022
(10) Substâncias, Misturas e Sistemas
02/05/2022
02/05/2022
(11) Substâncias, Misturas e Sistemas
09/05/2022
09/05/2022
(12) Notações químicas
16/05/2022
16/05/2022
(13) Notações químicas
23/05/2022
23/05/2022
(14) 8ª Jornada Acadêmica e 8ª Mostra de Pesquisa e Extensão
30/05/2022
30/05/2022
(15) Notações químicas
01/08/2022
01/08/2022
(16) Propriedade gerais e específicas da matéria
08/08/2022
08/08/2022
(17) Propriedades gerais e específicas da matéria
15/08/2022
15/08/2022
(18) Métodos de separação de misturas
22/08/2022
22/08/2022
(19) Métodos de separação de misturas
22/08/2022
22/08/2022
(20) Métodos de separação de misturas
05/09/2022
05/09/2022
(21) Oficinas LPT: Leitura e Escrita
12/09/2022
12/09/2022
(22) Capítulo 4 – Modelos atômicos e tabela periódica
19/09/2022
19/09/2022
(23) Capitulo 4 - Modelos atômicos e tabela periódica
26/09/2022
26/09/2022
(24) Capitulo 4 - Modelos atômicos e tabela periódica
03/10/2022
03/10/2022
(25) Capítulo 4 - Modelos atômicos e tabela periódica
10/10/2022
10/10/2022
(26) Capítulo 4 - Modelos atômicos e tabela periódica
17/10/2022
17/10/2022
(25) Capítulo 4 - Modelos atômicos e tabela periódica
24/10/2022
24/10/2022
(27) Distribuição eletrônica e tabela periódica
31/10/2022
31/10/2022
(28) Distruição eletrônica e tabela periódica
07/11/2022
07/11/2022
(29) Distribuião eletrônica e tabela periódica
21/11/2022
21/11/2022
(30) Distribuição eletrônica e tabela periódica
28/11/2022
28/11/2022
(31) Avaliação diagnóstica
05/12/2022
05/12/2022
(32) Recuperação
Avaliações
Data Descrição
02/05/2022 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
4° Avaliação - Segundo semeste 16/11/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1399 18/09/2025 14:31