-

DEFE/CCE029 - EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS SOCIAIS - Turma: 01 (2022.1)

Tópicos Aulas
Apresentação e introdução aos conceitos de Tecnologia Social; história da TS; dimensões da TS; estudos de caso. (03/06/2022 - 03/06/2022)
Tecnologia Social: história, conceitos e dimensões Estudos de caso: tecnologia social, educação e sustentabilidade
   Portifolio ITS Brasil_2018.pdf 
Finalização da aula expositiva: estudos de caso e aplicabilidade das TS de forma interdisciplinar; atividade coletiva em sala; instruções para Trabalho Final. (04/06/2022 - 04/06/2022)
Estudos de caso, agentes sociais e academia, exercício em sala, proposta para atividade final
Links complementares: (04/06/2022 - 04/06/2022)

https://www.neojiba.org/

https://viladeutopia.com.br/fossa-ecologica-e-instalada-em-escola-de-sao-sebastiao-e-pode-ser-alternativa-em-pequenas-propriedades-rurais/?utm_source=canva&utm_medium=iframely

https://www.inovarse.org/artigos-por-edicoes/VIII-CNEG-2012/T12_0502_2575.pdf

https://www.revistaespacios.com/a17v38n02/17380218.html

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/pnee-tecnologia-social-de-compromisso-do-sebrae-com-a-educacao,72b64d4efe960610VgnVCM1000004c00210aRCRD

https://gife.org.br/bem-viver-no-semiarido-agroecologia-e-intercambio-de-saberes/

https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/1495042/dia-de-campo-na-tv---tecnologias-sociais-para-o-semiarido

https://inclusao-e-desenvolvimento-soc.webnode.com/_files/200000052-ef41bf039b/A%20tecnologia%20social%20e%20seus%20desafios.pdf

https://www.fbb.org.br/images/Editais/COPASA/2019/Fossa%20S%C3%A9ptica%20TEVAP.pdf

https://www.fao.org/brasil/noticias/detail-events/pt/c/1379033/

https://www.andifes.org.br/?p=91809

https://www.scielo.br/j/rae/a/XSpZZKG84QrZYdwCDCgXcYC/?lang=pt#

https://www.scielo.br/j/rap/a/RTjPk8cQF3SgkRhcSWh8Psb/?lang=pt#

PNEE Tecnologia Social de compromisso do Sebrae com a Educação

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/pnee-tecnologia-social-de-compromisso-do-sebrae-com-a-educacao,72b64d4efe960610VgnVCM1000004c00210aRCRD

AVALIAÇÃO - PITS (04/06/2022 - 04/06/2022)
    
Inicia em 11/07/2022 às 0h 0 e finaliza em 18/07/2022 às 23h 59
Frequências da Turma
# Matrícula JUN Total
03
1 2021200**** 0 0
2 2021200**** 0 0
3 2021200**** 0 0
4 2021200**** 0 0
5 2021200**** 0 0
6 2021200**** 0 0
7 2021200**** 0 0
8 2021200**** 0 0
9 2021200**** 0 0
10 2021200**** 0 0
11 2021200**** 0 0
12 2021200**** 0 0
13 2021200**** 0 0
14 2021200**** 0 0
15 2021200**** 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021200**** 10,0 10.0 0 AM
2 2021200**** 10,0 10.0 0 AM
3 2021200**** 10,0 10.0 0 AM
4 2021200**** 8,0 8.0 0 AM
5 2021200**** 10,0 10.0 0 AM
6 2021200**** 10,0 10.0 0 AM
7 2021200**** 10,0 10.0 0 AM
8 2021200**** 8,0 8.0 0 AM
9 2021200**** 8,0 8.0 0 AM
10 2021200**** 7,5 7.5 0 AM
11 2021200**** 10,0 10.0 0 AM
12 2021200**** 0,0 0.0 0 RN
13 2021200**** 7,0 7.0 0 AM
14 2021200**** 10,0 10.0 0 AM
15 2021200**** 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A educação como eixo do desenvolvimento Sustentável. Tecnologia, educação e inclusão social. Tecnologias sociais em contextos educativos. Práticas educativas sustentáveis.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Slides, textos, vídeos e atividade prática;
Apreciação teórica e dialogada; conceitos e fundamentos;
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Interação durante a aula expositiva;
Participação na atividade proposta em sala;
PITS - Projeto Integrador em Tecnologias Sociais
Horário de atendimento: via email: adrianagalvao@ufpi.edu.br
Bibliografia: 1. ABÍLIO, FRANCISCO JOSÉ PEGADO. FLORENTINO, Hugo da Silva. (Orgs.). Educação Ambiental: da pedagogia dialógica a sustentabilidade no Semiárido. João Pessoa-PB, Editora da UFPB, 2014.
2. CORRÊA, R. F. Tecnologias sociais e educação: possibilidades e limites de transformação de sentidos. Tese (Doutorado)- Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. Florianópolis, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174917
3. DAGNINO, R. (org.). Tecnologia Social: ferramenta para construir outra sociedade. Campinas: Unicamp, 2009.
4. JACOBI, Pedro. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa. N. 118, p189-206. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/n118/16834.pdf . Acesso em: 20 junho 2008.
5. LOURES, R.C.R. Educar e inovar na sustentabilidade. Curitiba: UNINDUS, 2008.
6. OTTERLOO, A. Tecnologias sociais: caminhos para a sustentabilidade. Brasília. Rede de Tecnologia Social, 2009.
7. REIS, Marília Freitas de Campos Tozoniet al. Educação e sustentabilidade: relações possíveis. Olhar de Professor, v. 14, n. 2, p. 293-308, 2011. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/134622.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
03/06/2022
03/06/2022
Apresentação e introdução aos conceitos de Tecnologia Social; história da TS; dimensões da TS; estudos de caso.
04/06/2022
04/06/2022
Finalização da aula expositiva: estudos de caso e aplicabilidade das TS de forma interdisciplinar; atividade coletiva em sala; instruções para Trabalho Final.
04/06/2022
04/06/2022
Links complementares:
04/06/2022
04/06/2022
AVALIAÇÃO - PITS
Avaliações
Data Descrição
04/07/2022 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Notas e encerramento da disciplina 20/01/2023
Encontro de hoje! 03/06/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 18/05/2024 19:22