-

CH/CEAD012 - HISTÓRIA DO ENSINO DE HISTÓRIA - Turma: 5A (2022.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (18/06/2022 - 04/07/2022)

Caro (a) aluno (a),

Aluno (a), seja bem-vindo (a) a disciplina Introdução a Educação a Distância!

É com muito prazer que damos início! Desde já gostaria de salientar que estamos nos organizando da melhor maneira possível para contribuir positivamente com o processo de formação de cada um de vocês.

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!! 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor (a): Dra. Carla Silvino de Oliveira

 

 Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (2021), com a tese intitulada "A Base Nacional Comum Curricular: disputas em torno da seleção curricular para o Ensino de História". Possui graduação em História Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Ceará (2003), Especialização em Docência na Educação a Distância pela Universidade de Fortaleza (2011) e mestrado em História Social pela Universidade Federal do Ceará (2007). Atualmente é professora adjunta do curso de História da Universidade Federal do Piauí - CSHNB. Tem experiência na área de Ensino de História, com ênfase em Currículo, Didática, Formação e Práticas Pedagógicas.

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6806995106910989 

   Plano de Ensino 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (18/06/2022 - 04/07/2022)

PARA INICIO DE CONVERSA

 

Disponível em: http://gestao3pontozero.com.br/a-conversa/

NETIQUETA 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

    • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
    • Fique atento à formatação das mensagens;
    • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
    • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
    • Seja cortês na comunicação.

Netiqueta: conheça algumas regras de comportamento na web - Painel Urbano

Disponível em: https://comunidade.nubank.com.br/t/netiqueta/47441/2

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);
  • Professor como mediador, facilitador.

MIDIATECA

Os Livros indicados para os estudos dessa disciplina na plataforma serão indicados de acordo com a unidade temática.


PROFESSOR COM A PALAVRA

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

   Fórum de Apresentação
Período de Habilitação: 17/06/2022 às 08:00 a 04/07/2022 às 23:59
   Fórum de Tira-dúvidas
Período de Habilitação: 17/06/2022 às 08:00 a 04/07/2022 às 23:59
Unidade I – A construção do campo disciplinar da História (18/06/2022 - 04/07/2022)

 

                   https://ler-livros.com/ler-online-ebook-pdf-historia-do-brasil-adaptada-ao-ensino-primario-e-secundario-baixar-resumo/

Conteúdo: O conhecimento histórico entre o campo acadêmico e escolar. O ensino de História nas humanidades clássicas e modernas

Objetivo: Compreender a construção histórico-social do campo disciplinar de História

Texto base da disciplina: 

BITTENCOURT, C. F. Reflexões sobre o ensino de História. Estudos Avançados, [S. l.], v. 32, n. 93, p. 127-149, 2018. DOI: 10.5935/0103-4014.20180035. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/152562. Acesso em: 25 abr. 2022.

MIDIATECA

- VÍDEOS

https://www.youtube.com/watch?v=hWLrVMzlrAs

-  LINKS DE ARTIGO

SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos. História do ensino de História no Brasil: uma proposta de periodização. Revista de História de Educação – RHE, Porto Alegre, v. 16, n. 37, maio/ago, 2012, p. 73- 91.

FERNANDES, A. T. de C. Ensino de História e seus conteúdos. Estudos Avançados, [S. l.], v. 32, n. 93, p. 151-173, 2018. DOI: 10.5935/0103-4014.20180036. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/152566.  Acesso em: 25 abr. 2022.

   História do Ensino de História entre mudanças e permanências
Período de Habilitação: 21/06/2022 às 08:00 a 30/06/2022 às 23:59
Unidade II - As Políticas educacionais contemporâneas e o Ensino de História. (18/06/2022 - 04/07/2022)

Conteúdo: 1. O currículo do Ensino de História: dos PCN’s à BNCC

2. A BNCC e a Reforma do Ensino Médio – o componente curricular História no contexto do Piauí

Objetivo: Estudar as Políticas educacionais contemporâneas e seus reflexos no Ensino de História, com ênfase na BNCC e no Novo Ensino Médio.

Texto base da disciplina: RALEJO, Adriana Soares, Mello, Rafaela Albergaria e Amorim, Mariana de Oliveira. BNCC e Ensino de História: horizontes possíveis. Educar em Revista [online]. 2021, v. 37 [Acessado 24 Maio 2022] , e77056. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.77056 . Epub 24 Set 2021. ISSN 1984-0411. https://doi.org/10.1590/0104-4060.77056 .


MIDIATECA

- VÍDEOS

https://www.youtube.com/watch?v=ZB92f7eZPFw

-  LINKS DE ARTIGO

FRANCO, A. P.; SILVA JUNIOR, A. F. da; GUIMARÃES, S. Saberes históricos prescritos na BNCC para o ensino fundamental: tensões e concessões. Ensino em Re-Vista, [S. l.], v. 25, n. 4, p. 1016–1035, 2018. DOI: 10.14393/ER-v25n3e2018-10. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/46455 . Acesso em: 24 maio. 2022.

OLIVEIRA, Carla Silvino de. A Base Nacional Comum Curricular: disputas em torno da seleção curricular para o Ensino de História. 2021. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021. doi:10.11606/T.48.2021.tde-19102021-100241. Acesso em: 2022-05-24.

PEREIRA, Nilton Mullet et al. Docência em História: implicações das novas https://www.tudosaladeaula.com/p/bncc.html 

   Fórum 02 - 1. O currículo do Ensino de História: dos PCN’s à BNCC 2. A BNCC e a Reforma do Ensino Médio
Período de Habilitação: 24/06/2022 às 20:00 a 05/07/2022 às 23:59
Unidade III - Os livros didáticos e conhecimento histórico (18/06/2022 - 04/07/2022)

Conteúdo: 1. As políticas nacionais do Livro Didático e o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) .

2. O Novo Livro Didático (BNCC) e os conceitos estruturantes do componente curricular de História.

Objetivo: Refletir sobre o conhecimento histórico e a representação do passado nos Livros Didáticos de História.

Objetivo:

Texto base:

TAMANINI, Paulo Augusto; NORONHA, Vanusa Maria Gomes. O ENSINO DE HISTÓRIA E A BNCC: LIVROS DIDÁTICOS SOB UMA ANÁLISE COMPARATIVA. Revista Teias, Rio de Janeiro ,  v. 20, n. 57, p. 109-124,  abr.  2019. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-03052019000200109&lng=pt&nrm=iso. Acessos em: 24  maio  2022.  Epub 18-Dez-2019. 

MIDIATECA

- VÍDEOS

https://www.youtube.com/watch?v=HmupFIqbSc8 

-  LINKS DE ARTIGO

LEITE, I. A abordagem da temática indígena e da História da África nos livros didáticos: uma experiência na formação docente. Escritas do Tempo, v. 2, n. 5, p. 157-174, 30 out. 2020. Disponível em:  https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/escritasdotempo/article/view/1332. Acesso em  24  maio  2022. 

MIRANDA, S.; ALMEIDA, F. Passado, presente e futuro dos livros didáticos de História frente a uma BNCC sem futuro. Escritas do Tempo, v. 2, n. 5, p. 10-38, 30 out. 2020. Disponível em:  https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/escritasdotempo/article/view/1364. Acesso em  24  maio  2022. 

RALEJO, A.; MONTEIRO, A. M. Livros didáticos: autoria em questão. Escritas do Tempo, v. 2, n. 5, p. 117-134, 30 out. 2020. Disponível em:  https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/escritasdotempo/article/view/1400. Acesso em  24  maio  2022. 

 

   Fórum 3 Unidade III – Os livros didáticos e conhecimento histórico
Período de Habilitação: 27/06/2022 às 20:00 a 05/07/2022 às 23:59
Avaliação da Disciplina (18/06/2022 - 04/07/2022)

 

 

Após o percurso trilhado ao longo das unidades didáticas, agora será realizada a Avaliação Final da disciplina. 


    
Inicia em 04/07/2022 às 8h 0 e finaliza em 31/07/2022 às 23h 59
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
2 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
3 2022200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
4 2022200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
5 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
6 2022200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
7 2022200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
8 2022200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
9 2022200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
10 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
11 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
12 2022200**** 3,5 10,0 10,0 6.1 0 AM
13 2022200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
14 2022200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
15 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
16 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
17 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
18 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
19 2022200**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 AM
20 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
21 2022200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
22 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
23 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
24 2022200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
25 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
26 2022200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
27 2022200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
28 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
29 2022200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
30 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
31 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
32 2022200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
33 2022200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
34 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
35 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
36 2022200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
37 2022200**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 AM
38 2022200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
39 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
40 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
41 2022200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
42 2022200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
43 2022200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
44 2022200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
45 2022200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
46 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
47 2022200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
48 2022200**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
49 2022200**** 4,0 10,0 10,0 6.4 0 AM
50 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
51 2022200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
52 2022200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
53 2022200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
54 2022200**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 AM
55 2022200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
56 2022200**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 AM
57 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
58 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
59 2022200**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1083 20/06/2024 03:06