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CBT0036 - FUNDAMENTOS DE MARKETING - Turma: 01 (2022.2)

Tópicos Aulas
Apresentação e discussão do plano de aula (21/11/2022 - 21/11/2022)
Na primeira aula será apresentado o plano de aula (sequência de aprendizado e conteúdo), assim como acordar-se-á todas as avaliações do semestre.
   Slide 1 
  Slide 2 
    
Inicia em 12/01/2023 às 1h 40 e finaliza em 27/03/2023 às 23h 59
  Texto da resenha - em inglês (original) 
Caros(as) Alunos(as), Segue, em anexo, o texto original, em inglês, pois a tradução não ficou muito boa. Assim, para aqueles que desejarem, podem realizar a leitura no original também. Boa resenha crítica a todos(as)!!!
    
Inicia em 27/02/2023 às 0h 0 e finaliza em 27/03/2023 às 23h 59
1. HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DO MARKETING (22/11/2022 - 13/12/2022)
1.1. Primeiras idéias 1.1.1. Teoria da escolha individual 1.2. 1ª e 2ª fase da revolução industrial 1.3. O Marketing na década de 50, 60 e 70 1.4. A Influência da Teoria Geral dos Sistemas no conceito de Marketing de Phillip Kotler 1.5. Definição de Marketing
2. CONCEITOS APLICADOS AO MARKETING (19/12/2022 - 09/01/2023)
2.1. Mercado 2.2. Segmento de Mercado 2.3. Segmentação de Mercado 2.4. Definição de necessidades e desejos 2.5. Satisfação 2.6. Valor do produto para o cliente 2.7. Diferença entre produto e serviço 2.8. Demanda de Mercado 2.9. Potencial de Mercado 2.10. Demanda de produto 2.11. Ambiente de Marketing
3. FUNÇÃO DO MARKETING (10/01/2023 - 17/01/2023)
3.1. Funções Básicas da Empresa 3.2. O Marketing como função empresarial 3.3. Composto de Marketing ou Marketing Mix (Os 4 P?s, 4 C?s e os 4 A's)
4. ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING (23/01/2023 - 27/02/2023)
4.1. Conceito e definição 4.2. Responsabilidade Estratégica 4.3. Responsabilidade Operacional 4.4. Sistemas de Informações de Marketing 4.4.1. CRM ? Costumer Relationship Management 4.4. Planejamento de Marketing 4.4.1. Análise de Mercado 4.4.2. Identificação de Oportunidades e Riscos 4.4.3. Objetivos de Marketing e Estratégia de diferenciação de produto 4.4.4. Estratégias de preço, comunicação e distribuição 4.4.5. Plano Tático 4.4.6. Orçamento de Marketing 4.4.7. Avaliação e Controle
5. COMPORTAMENTO DO CLIENTE (28/02/2023 - 13/03/2023)
    
Inicia em 30/03/2023 às 22h 0 e finaliza em 03/04/2023 às 23h 59
6. COMUNICAÇÃO DE MARKETING (14/03/2023 - 21/03/2023)
6.1. Conceito de Comunicação Integrada 6.2. Processo de Comunicação
PLANO DE MARKETING (27/03/2023 - 03/04/2023)
Frequências da Turma
# Matrícula NOV DEZ JAN FEV MAR ABR Total
21 22 28 29 05 06 12 13 19 20 26 27 02 03 09 10 16 17 23 24 30 31 06 07 13 14 27 28 06 07 13 14 20 21 27 28 03
1 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 10
2 2020905**** 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 66
3 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2
4 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
5 2017912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 10
6 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 2 2 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
7 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
8 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2
9 2019900**** 2 0 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 66
10 2019904**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 12
11 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 8
12 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
13 2020907**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2017914**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 2 0 0 12
15 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 2 0 2 2 2 0 2 0 0 2 0 0 2 0 0 0 2 0 2 2 0 0 24
16 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 10
17 2017914**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 0 68
18 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 12
19 2019904**** 0 2 2 0 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 60
20 2018904**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 72
21 2019904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 12
22 2017913**** 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
23 2019905**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 70
24 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019905**** 7,0 9,0 9,5 8.5 0 AM
2 2019905**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
3 2017913**** 6,0 7,5 8,0 7.2 0 AM
4 2019904**** 7,0 8,0 8,0 7.7 0 AM
5 2018904**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
6 2019904**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
7 2020905**** 0,0 8,0 9,5 7.4 6.6 0 EF
8 2017914**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
9 2019905**** 7,5 8,0 8,0 7.8 0 AM
10 2019902**** 0,0 7,5 8,0 4.0 4.6 0 RN
11 2017914**** 8,5 9,5 9,5 9.2 0 AM
12 2020907**** 7,5 9,5 9,5 8.8 0 AM
13 2020902**** 6,5 8,0 8,0 7.5 0 AM
14 2018903**** 8,0 9,0 9,5 8.8 0 AM
15 2019904**** 5,5 7,0 9,5 7.3 0 AM
16 2019900**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
17 2020906**** 6,0 9,5 9,5 8.3 0 AM
18 2019905**** 7,0 8,0 8,0 7.7 0 AM
19 2020900**** 7,0 9,0 9,5 8.5 0 AM
20 2017912**** 8,5 9,5 9,5 9.2 0 AM
21 2020905**** 8,0 9,5 9,5 9.0 0 AM
22 2020906**** 8,0 9,5 9,5 9.0 0 AM
23 2020905**** 4,0 0,0 0,0 1.3 0 RN
24 2020906**** 7,5 8,0 8,0 7.8 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Introdução aos estudos de Marketing. O Ambiente de Marketing. Sistema de Informações de Marketing. Mercados Consumidores e Comportamento do Consumidor. Diferenciação de Produto e Segmentação de Mercado. Posicionamento da Oferta ao Mercado por meio do C.V.P. Responsabilidade Social e Ética no Marketing. Planejamento estratégico e o papel do marketing nas empresas. Mix de Marketing.
Objetivos: Apresentar ao aluno os conceitos e as ferramentas básicas do marketing. Tornar perceptível a atuaçao do marketing em esferas sociais, culturais, políticas e econômicas na atualidade. Oferecer uma visao global da importância do marketing na rotina das empresas e no posicionamento dos mercados. Estimular o uso contínuo da informaçao e planejamento na atuaçao profissional. Praticar situaçoes de planejamento de marketing com os alunos.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Os procedimentos que serão utilizados no intuito de atingir os objetivos propostos para esta disciplina constituem-se em:
a) Aulas expositivas e dialogadas;
b) Análise e interpretação de situações reais vivenciadas no ambiente organizacional;
c) Discussão de assuntos atuais relacionados com o conteúdo programático;
Dinâmicas de grupo que tragam ao aluno o desenvolvimento do senso crítico e analítico frente a realidade empresarial do setor turístico.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: As avaliações ocorrerão em conformidade com os anseios de aprendizado dos alunos, porém serão propostas, inicialmente, as seguintes avaliações:
1. Trabalho em grupo (1/3 da nota final)
2. Resenha crítica (1/3 da nota final)
3. Relatório da saída de campo (1/3 da nota final)
Horário de atendimento: Das 14h às 18h, além do horário da aula
Bibliografia: KOTLER, P. Administração de Marketing; Análise Planejamento, Implementação e Controle. 12ed. São Paulo: Prentice Hall, 2007..
BOONE, L.E.; KURTZ, David L. Marketing Contemporâneo. 8 ed. Rio de Janeiro: LTC, 1998.
HOOLEY, G; SAUNDERS, J. Estratégia de Marketing e Posicionamento Competitivo. São Paulo: Prentice Hall, 2001.
ETZEL, Michael J.; STANTON, Júlio César,; PASQUALE, Perrotti Pietrangelo. Dicionário de
Termos de Marketing. São Paulo: Atlas, 1999.
ETZEL, Michael J.; WALKER, Bruce J.; STANTON, William J. Marketing. São Paulo: Makron Books, 2001.
GILBERT A. CHURCHIL, Jr. J. PAUL PETER; Marketing – criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2003
KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 10ª edição. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 9ª edição. Rio de Janeiro:
Prentice Hall, 2003.
O. C. FERRELL E OUTROS. ESTRATÉGIA DE MARKETING. 1ª EDIÇÃO. SÃO PAULO: ATLAS, 2000.
WESTWOOD, John. O Plano de Marketing. 2ª edição. São Paulo: Makron, 1996.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
21/11/2022
21/11/2022
Apresentação e discussão do plano de aula
22/11/2022
13/12/2022
1. HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DO MARKETING
19/12/2022
09/01/2023
2. CONCEITOS APLICADOS AO MARKETING
10/01/2023
17/01/2023
3. FUNÇÃO DO MARKETING
23/01/2023
27/02/2023
4. ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING
28/02/2023
13/03/2023
5. COMPORTAMENTO DO CLIENTE
14/03/2023
21/03/2023
6. COMUNICAÇÃO DE MARKETING
27/03/2023
03/04/2023
PLANO DE MARKETING
Avaliações
Data Descrição
10/01/2023 1ª Avaliação
31/01/2023 2ª Avaliação
07/02/2023 3ª Avaliação
21/03/2023 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
AVISO - NOTAS e EXAME FINAL 30/03/2023
Cancelamento da aula (20-03-2023) 20/03/2023
Cancelamento da aula (13-03-2023) 13/03/2023
Cancelamento da aula (06/03/2023) 06/03/2023
Cancelamento da aula (07/02/2023) 07/02/2023
AVISO - Importante!!! 30/01/2023
Cancelamento da aula (16-01-2023) 15/01/2023
Sala de Aula - Orientação 19/12/2022
AVISO - Cancelamento da aula de hoje 13/12/2022
AVISO - Cancelamento de aula 12/12/2022
EDITAL 01/2022 - Observatório de Turismo 06/12/2022
AVISO - Horário da aula de hoje 06/12/2022
Aviso - Aula do dia 28/11 28/11/2022
AVISO - Aula cancelada 21/11/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1100 24/08/2024 20:14