26/09/2023
|
26/09/2023
|
Aula Introdutória: abordagem geral das temáticas que serão estudadas ao longo do semestre letivo.
|
28/09/2023
|
28/09/2023
|
Epistemologia do Conhecimento Matemático: natureza, objetivo e evolução do conhecimento matemático e suas relações com a história da Matemática.
|
03/10/2023
|
03/10/2023
|
Epistemologia do Conhecimento Matemático: natureza, objetivo e evolução do conhecimento matemático e suas relações com a história da Matemática: reflexões apresentadas pelos estudantes.
|
05/10/2023
|
05/10/2023
|
Perspectivas, Tendências Pedagógicas e o Ensino de Matemática no Brasil.
|
10/10/2023
|
10/10/2023
|
Tendências Pedagógicas: Formalista Clássica, Ativista, Moderna,...
|
17/10/2023
|
17/10/2023
|
O Ensino de Matemática no Brasil: influências pedagógicas.
|
24/10/2023
|
24/10/2023
|
Ensino de Matemática no Brasil: concepções de ensino e de aprendizagem.
|
26/10/2023
|
26/10/2023
|
Ensino de Matemática no Brasil: fins e valores atribuídos ao ensino de Matemática
|
31/10/2023
|
31/10/2023
|
O Movimento da Matemática Moderna e o Ensino de Matemática no Brasil: Euclides Roxo e outras personalidades.
|
07/11/2023
|
07/11/2023
|
Nicolas Bourbaki: contribuições para a Matemática.
|
09/11/2023
|
09/11/2023
|
Ensino de Matemática no Século XX: Reformas Francisco Campos e Capanema.
|
14/11/2023
|
14/11/2023
|
Movimento da Matemática Moderna e os livros de Osvaldo Sangiorgi.
|
16/11/2023
|
16/11/2023
|
Participação na live Educação Matemática e Questões Étnico-raciais: projetos para uma formação docente outra UFPE, UEMG, UFBA, UFRJ e UERJ
|
21/11/2023
|
21/11/2023
|
Participação da aula integrativa com a disciplina Tópicos Especiais.
|
23/11/2023
|
23/11/2023
|
História da Matemática: análise das Orientações Curriculares Nacionais PCN e BNCC.
|
28/11/2023
|
28/11/2023
|
A História da Matemática e a Prática na Sala de Aula.
|
30/11/2023
|
30/11/2023
|
Leitura e discussão do texto Como colocar essas histórias da matemática na prática de sala de aula, dos professores e pesquisadores Iran Abreu Mendes e Miguel Chaquiam.
|
05/12/2023
|
05/12/2023
|
Participação no evento "Estudo de Gênero: o que a Matemática tem a ver com isso?" com os professores Agnaldo Esquincalha e Debora Borba - UFRJ.
|
07/12/2023
|
07/12/2023
|
Estudos de preparação para o Seminários Como colocar essas histórias da matemática na prática de sala de aula: análise das atividades sugeridas pelos professores Iran Mendes e Miguel Chaquiam.
|
12/12/2023
|
12/12/2023
|
Seminários Como colocar essas histórias da matemática na prática de sala de aula:análise e apresentação das atividades sugeridas pelos professores Iran Mendes e Miguel Chaquiam.
|
14/12/2023
|
14/12/2023
|
Seminários Como colocar essas histórias da matemática na prática de sala de aula:análise e apresentação das atividades sugeridas pelos professores Iran Mendes e Miguel Chaquiam.
|
19/12/2023
|
19/12/2023
|
Matemática na Grécia Antiga: atividades de pesquisa.
|
21/12/2023
|
21/12/2023
|
Matemática no Antigo Egito: atividades de pesquisa.
|
16/01/2024
|
16/01/2024
|
Atividade de retomada do estudo de temáticas estudadas.
|
18/01/2024
|
18/01/2024
|
O Surgimento da Álgebra, por Howard Eves.
|
23/01/2024
|
23/01/2024
|
Desenvolvimento e Formalização da Linguagem Algébrica.
|