• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

DCE0177 - HISTORIA DA MATEMATICA - Turma: 01 (2023.2)

Tópicos Aulas
Aula Introdutória: abordagem geral das temáticas que serão estudadas ao longo do semestre letivo. (26/09/2023 - 26/09/2023)
História da Matemática, Ensino de Matemática e Educação Matemática: iniciando a discussão.
Epistemologia do Conhecimento Matemático: natureza, objetivo e evolução do conhecimento matemático e suas relações com a história da Matemática. (28/09/2023 - 28/09/2023)
   Historia_nas_aulas_de_Matematica_Mendes et al 2016-1-4.pdf 
Epistemologia do Conhecimento Matemático: natureza, objetivo e evolução do conhecimento matemático e suas relações com a história da Matemática: reflexões apresentadas pelos estudantes. (03/10/2023 - 03/10/2023)
Perspectivas, Tendências Pedagógicas e o Ensino de Matemática no Brasil. (05/10/2023 - 05/10/2023)
Tendências Pedagógicas: Formalista Clássica, Ativista, Moderna,... (10/10/2023 - 10/10/2023)
O Ensino de Matemática no Brasil: influências pedagógicas. (17/10/2023 - 17/10/2023)
Ensino de Matemática no Brasil: concepções de ensino e de aprendizagem. (24/10/2023 - 24/10/2023)
Ensino de Matemática no Brasil: fins e valores atribuídos ao ensino de Matemática (26/10/2023 - 26/10/2023)
O Movimento da Matemática Moderna e o Ensino de Matemática no Brasil: Euclides Roxo e outras personalidades. (31/10/2023 - 31/10/2023)
Nicolas Bourbaki: contribuições para a Matemática. (07/11/2023 - 07/11/2023)
Ensino de Matemática no Século XX: Reformas Francisco Campos e Capanema. (09/11/2023 - 09/11/2023)
Movimento da Matemática Moderna e os livros de Osvaldo Sangiorgi. (14/11/2023 - 14/11/2023)
Participação na live Educação Matemática e Questões Étnico-raciais: projetos para uma formação docente outra – UFPE, UEMG, UFBA, UFRJ e UERJ (16/11/2023 - 16/11/2023)
Participação da aula integrativa com a disciplina Tópicos Especiais. (21/11/2023 - 21/11/2023)
História da Matemática: análise das Orientações Curriculares Nacionais – PCN e BNCC. (23/11/2023 - 23/11/2023)
A História da Matemática e a Prática na Sala de Aula. (28/11/2023 - 28/11/2023)
Leitura e discussão do texto Como colocar essas histórias da matemática na prática de sala de aula, dos professores e pesquisadores Iran Abreu Mendes e Miguel Chaquiam. (30/11/2023 - 30/11/2023)
Participação no evento "Estudo de Gênero: o que a Matemática tem a ver com isso?" com os professores Agnaldo Esquincalha e Debora Borba - UFRJ. (05/12/2023 - 05/12/2023)
Estudos de preparação para o Seminários Como colocar essas histórias da matemática na prática de sala de aula: análise das atividades sugeridas pelos professores Iran Mendes e Miguel Chaquiam. (07/12/2023 - 07/12/2023)
Seminários Como colocar essas histórias da matemática na prática de sala de aula:análise e apresentação das atividades sugeridas pelos professores Iran Mendes e Miguel Chaquiam. (12/12/2023 - 12/12/2023)
Seminários Como colocar essas histórias da matemática na prática de sala de aula:análise e apresentação das atividades sugeridas pelos professores Iran Mendes e Miguel Chaquiam. (14/12/2023 - 14/12/2023)
Matemática na Grécia Antiga: atividades de pesquisa. (19/12/2023 - 19/12/2023)
Matemática no Antigo Egito: atividades de pesquisa. (21/12/2023 - 21/12/2023)
Atividade de retomada do estudo de temáticas estudadas. (16/01/2024 - 16/01/2024)
O Surgimento da Álgebra, por Howard Eves. (18/01/2024 - 18/01/2024)
Desenvolvimento e Formalização da Linguagem Algébrica. (23/01/2024 - 23/01/2024)
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ JAN FEV Total
26 28 03 05 17 24 26 31 07 09 14 16 21 23 28 30 05 07 12 14 19 21 16 18 23 25 30 01 06 08
1 2021904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 2 0 0 2 2 0 0 0 0 2 0 12
2 2020906**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
3 2021904**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
4 2021904**** 0 0 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 50
5 2020906**** 0 0 2 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
6 2019904**** 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 14
7 2019904**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 2 0 14
8 2020907**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2021904**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
10 2021904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 12
11 2021903**** 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
12 2021903**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 2 2 0 0 0 14
13 2021904**** 0 0 0 0 2 2 0 0 2 2 2 0 2 2 0 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 0 0 2 2 2 38
14 2022902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2021904**** 0 0 2 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 14
16 2021904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
17 2022901**** 0 0 0 2 2 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
18 2020905**** 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 6
19 2022901**** 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 6
20 2019900**** 0 0 2 0 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2022901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2020905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2022901**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
5 2021904**** 9,0 8,5 8,0 8.5 0 AM
6 2021904**** 8,0 7,5 7,0 7.5 0 AM
7 2022902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2021904**** 0,0 0,0 0,0 0.0 38 RF
9 2021903**** 9,0 8,5 8,0 8.5 0 AM
10 2021903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2021904**** 8,0 7,5 7,0 7.5 0 AM
12 2021904**** 9,0 8,5 8,0 8.5 0 AM
13 2020907**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
14 2019904**** 8,0 7,5 7,0 7.5 0 AM
15 2019904**** 8,0 7,5 7,0 7.5 0 AM
16 2020906**** 9,0 8,0 8,0 8.3 0 AM
17 2021904**** 0,0 0,0 0,0 0.0 50 RF
18 2021904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
19 2020906**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
20 2021904**** 8,0 7,5 7,0 7.5 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Proposta docente aprovada pelo colegiado do curso, sobre tópicos variados de História da Matemática.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será ministrada por meio de aulas teóricas e práticas, visando o estudo de pressupostos teóricos que fundamentarão as demais atividades. Assim, as aulas serão expositivas e dialogadas com a possibilidade de inserção de tarefas de caráter exploratório para a introdução, discussão e exploração de conteúdos, ideias e conceitos da disciplina; seguidas de:
Atividades Individuais
• Leitura de textos acadêmicos.
• Pesquisas bibliográficas.
• Produção escrita e/ou outras formas de registro.

Atividades em Grupo
• Leituras e debates sobre temáticas relacionadas à disciplina.
• Construção de mapas conceituais para a organização de ideias referentes aos textos estudados.
• Relatoria e parecer crítico de filmes e textos acadêmicos.
• Exploração de tarefas que permitam a leitura, a escrita e a interpretação matemática e da argumentação para resolução de exercícios.
• Pesquisas bibliográficas para aprofundamento das temáticas discutidas em aula.
• Conteúdos e debates e/ou discussões.
• Apresentação de estudos sobre temáticas da disciplina: Seminários.
• Mesas redondas.
Para tanto, serão utilizados como recursos didáticos: projetor, som, notebook, celulares e computadores pessoais; lousa; pincel; tarefas impressas; textos teóricos; materiais concretos e manipuláveis disponíveis no Laboratório de Ensino de Matemática.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O desempenho do aluno será avaliado considerando os seguintes critérios: frequência mínima de 75% da carga horária; participação em sala de aula e nas atividades propostas; responsabilidade, pontualidade, assiduidade, qualidade dos trabalhos produzidos e apresentação de seminários. O aluno deverá alcançar a média final igual a 7,0 (sete) para ser aprovado por média na disciplina. Os alunos que não obtiverem a média final serão submetidos ao exame final caso tenham obtido média ≥ 4,0 (quatro). Passará com o exame final o aluno que obtiver média ≥ 6,0 (seis).
Horário de atendimento: 20:00h às 22:00h
Bibliografia: BÁSICA:
BICUDO, M. A. V. Pesquisas em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999.
BOYER, C. História da Matemática. São Paulo: Editora Edgard Blücher LTDA, 1996.
D’AMBRÓSIO, U. A história da matemática: questões historiográficas e políticas e reflexos na educação matemática. In: BICUDO, M. A. V. (org.). Pesquisa. Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999, p. 97-115.
EVES, H. Introdução à História da Matemática. Tradução: Hyginno H. Domingues. 5ª Ed. Campinas – SP: Editora UNICAMP, 2011.
MENDES, I. A.; MIGUEL, C. História nas Aulas de Matemática: fundamentos e sugestões didáticas para professores. Belém: SBHMat, 2016.
MIORIM, M. A.; MIGUEL, A. História na educação matemática: Propostas e desafios. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

COMPLEMENTAR:
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática (1º e 2º Ciclo do Ensino Fundamental). Brasília: MEC, 1997.
BICUDO, I. História da matemática: o pensamento da filosofia grega antiga e seus reflexos na educação matemática do mundo ocidental. In: BICUDO, M. A. V. (org.). Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora da UNESP, 1999. p. 117-127.
COURANT, R.; ROBBINS, H. O que é Matemática? Ciência Moderna. 2000.
MENDES, I. A. Investigação Histórica no Ensino da Matemática. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2009.
NOBRE, S. Leitura Crítica da História: reflexões sobre a História da Matemática. Ciência & Educação, v. 10, n. 3, p. 531-543, 2004. Disponível em: https://docente.ifrn.edu.br/julianaschivani/disciplinas/metodologia-do-ensino-de-matematica-i/historia-da-matematica/leitura-critica-da-historia-da-matematica-por-sergio-nobre/view Acesso em: 21 abr. 2023.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
26/09/2023
26/09/2023
Aula Introdutória: abordagem geral das temáticas que serão estudadas ao longo do semestre letivo.
28/09/2023
28/09/2023
Epistemologia do Conhecimento Matemático: natureza, objetivo e evolução do conhecimento matemático e suas relações com a história da Matemática.
03/10/2023
03/10/2023
Epistemologia do Conhecimento Matemático: natureza, objetivo e evolução do conhecimento matemático e suas relações com a história da Matemática: reflexões apresentadas pelos estudantes.
05/10/2023
05/10/2023
Perspectivas, Tendências Pedagógicas e o Ensino de Matemática no Brasil.
10/10/2023
10/10/2023
Tendências Pedagógicas: Formalista Clássica, Ativista, Moderna,...
17/10/2023
17/10/2023
O Ensino de Matemática no Brasil: influências pedagógicas.
24/10/2023
24/10/2023
Ensino de Matemática no Brasil: concepções de ensino e de aprendizagem.
26/10/2023
26/10/2023
Ensino de Matemática no Brasil: fins e valores atribuídos ao ensino de Matemática
31/10/2023
31/10/2023
O Movimento da Matemática Moderna e o Ensino de Matemática no Brasil: Euclides Roxo e outras personalidades.
07/11/2023
07/11/2023
Nicolas Bourbaki: contribuições para a Matemática.
09/11/2023
09/11/2023
Ensino de Matemática no Século XX: Reformas Francisco Campos e Capanema.
14/11/2023
14/11/2023
Movimento da Matemática Moderna e os livros de Osvaldo Sangiorgi.
16/11/2023
16/11/2023
Participação na live Educação Matemática e Questões Étnico-raciais: projetos para uma formação docente outra – UFPE, UEMG, UFBA, UFRJ e UERJ
21/11/2023
21/11/2023
Participação da aula integrativa com a disciplina Tópicos Especiais.
23/11/2023
23/11/2023
História da Matemática: análise das Orientações Curriculares Nacionais – PCN e BNCC.
28/11/2023
28/11/2023
A História da Matemática e a Prática na Sala de Aula.
30/11/2023
30/11/2023
Leitura e discussão do texto Como colocar essas histórias da matemática na prática de sala de aula, dos professores e pesquisadores Iran Abreu Mendes e Miguel Chaquiam.
05/12/2023
05/12/2023
Participação no evento "Estudo de Gênero: o que a Matemática tem a ver com isso?" com os professores Agnaldo Esquincalha e Debora Borba - UFRJ.
07/12/2023
07/12/2023
Estudos de preparação para o Seminários Como colocar essas histórias da matemática na prática de sala de aula: análise das atividades sugeridas pelos professores Iran Mendes e Miguel Chaquiam.
12/12/2023
12/12/2023
Seminários Como colocar essas histórias da matemática na prática de sala de aula:análise e apresentação das atividades sugeridas pelos professores Iran Mendes e Miguel Chaquiam.
14/12/2023
14/12/2023
Seminários Como colocar essas histórias da matemática na prática de sala de aula:análise e apresentação das atividades sugeridas pelos professores Iran Mendes e Miguel Chaquiam.
19/12/2023
19/12/2023
Matemática na Grécia Antiga: atividades de pesquisa.
21/12/2023
21/12/2023
Matemática no Antigo Egito: atividades de pesquisa.
16/01/2024
16/01/2024
Atividade de retomada do estudo de temáticas estudadas.
18/01/2024
18/01/2024
O Surgimento da Álgebra, por Howard Eves.
23/01/2024
23/01/2024
Desenvolvimento e Formalização da Linguagem Algébrica.
Avaliações
Data Descrição
31/10/2023 1ª Avaliação
19/12/2023 2ª Avaliação
15/02/2024 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Leitura e reflexão do artigo Alguns Modos de ver e conceber o Ensino de Matemática no Brasil, do professor e pesquisador Dario Fiorentini. 11/10/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 11:30