• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

CNA/CEAD023 - A MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS E OS ITINERÁRIOS FORMATIVOS II - Turma: 5A (2024.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (25/03/2024 - 30/04/2024)

 

Caro(a) aluno(a),

Prezado aluno, esta disciplina tem como meta desenvolver estudos teóricos-práticos sobre Itinerários Formativos integrados à área da Matemática e suas tecnologias, enfocando os seguintes Eixos Estruturantes: Mediação e Intervenção Sociocultural e Empreendedorismo, observando as sugestões de metodologias e estratégias encontradas BNCC. Foram elaboradas tarefas visando a organizar o processo de ensino para serem desenvolvidas tanto no modo online como off-line. Uma das características dos cursos na modalidade EAD é dá maior autonomia do aluno em relação ao presencial, isto exige maior compromisso, organização e objetividade do acadêmico. Assim,  para você ter o melhor aproveitamento da disciplina sugerimos a elaboração de um plano de estudos, incluindo um cronograma com os conteúdos e as tarefas disponibilizados. Sugerimos também que o acadêmico não esteja preso apenas ao material disponibilizado, mas avance. Torne prazer o o ato de apreender, recorra sempre à força do coletivo, sabendo que:

“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.” (Paulo Freire)

 

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Prof. Alan Kardec e do tutor Prof. Airton

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP - (2019), na Área de Concentração Ensino de Ciências e Matemática, com tese defendida sob o título: "O desenvolvimento lógico-histórico do conceito de medida e o processo de significação na atividade pedagógica." Mestre em Educação, com pesquisa realizada em Educação Matemática na linha de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Especialista em Matemática do Ensino Médio (UFPI/2003). Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (UFPI/1999), Atuou como professor de Matemática do Ensino Fundamental e Médio de 1992 a 2012 em escolas da rede pública e privada. Atualmente, é Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Piauí (UFPI)), lotado no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza ministrando as disciplinas Metodologia da Matemática, Cálculo I e II, Geometria Analítica para Ciências da Natureza. Professor da Educação a Distância CEAD/UFPI em cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, atuando em disciplinas da educação matemática.

 

Saiba mais no Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/8281210524705780  

   14-novo ensino medio Caderno02_Curriculo_PIAUI.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (25/03/2024 - 30/04/2024)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (25/03/2024 - 30/04/2024)

ü  Os Itinerários Formativos e os eixos estruturantes: foco pedagógico;

Estudar como a BNCC organizou o currículo do Ensino Médio no que tange aos itinerários formativos e os eixos estruturantes.

ü  Integração da Matemática por meio do eixo Processos Criativos

Estudar sobre o papel da Matemática no desenvolvimento de processos criativos, priorizando a criação de estratégias, a comprovação, a justificativa, a argumentação, o espírito crítico,na solução de problemas que demandam a matemática.

ü  Caracterizar os Itinerários Formativos a partir dos referenciais curriculares para a elaboração deles, observando a portaria Nº 1.432, de 28 de dezembro de 2018;

ü  Analisar as características gerais dos Itinerários Formativos suas conexões com a área da Matemática;

ü  Analisar os Itinerário Formativo da Área de Matemática e suas Tecnologias a partir dos Eixos Estruturantes: mediação e intervenção sociocultural e empreendedorismo;

ü  Refletir sobre o desenvolvimento de processos criativos nos estudantes e suas conexões com o ensino de Matemático.

MATERIAL DA DISCIPLINA:

- PLANO DE ENSINO

Disponível na página da turma em “Material da Disciplina”

- TEXTO BASE/LIVRO

Texto 1 - PORTARIA Nº 1.432, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2018 (Estabelece os referenciais para elaboração dos itinerários formativos conforme preveem as Diretrizes Nacionais do Ensino Médio). Disponível na página da turma em “Material da Disciplina”

Texto 2 - QUEIROZ, R. V. G. Estudo sobre a criatividade em matemática .2021. 43f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Departamento de Matemática. Pontíficia Universidade Católica. Rio de Janeiro, 2021. (p. 15-29 Disponível na página da turma em “Material da Disciplina”)

Texto 3 - CRIATIVIDADE MATEMÁTICA: ALGUNS ELEMENTOS NA DIVISÃO DE QUADRADOS. Disponível em: http://www.dma.ufv.br/downloads/MAT%20490/2020-I/textos/Criatividade%20em%20Matematica%203%20-%20MAT%20490%20-%202020-I.pdf 

MATERIAL COMPLEMENTAR:

- VÍDEOS

Vídeo 1 - Criatividade em Matemática: bases teóricas e aplicações. Disponível em:

https://youtu.be/6sRkhq16wbM

Vídeo 2 - Palestra sobre a História da Matemática/resolução de problemas como metodologia de ensino para desenvolvimento da criatividade. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=qZddn5Q8LNg (video longo).

Vídeo 3 - A diferença entre atividade reprodutiva e atividade criativa na infância na visão de Vigotski. Disponível em:

Link: https://www.youtube.com/watch?v=Pz0SMWVMJyI (vídeo curto)

ARTIGOS CIENTÍFICOS

A. C. 1 - O desenvolvimento da criatividade e da autonomia na escola: o que nos dizem Piaget e Vigotski. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v23n70/v23n70a06.pdf

A. C. 2 Criatividade na pedagogia sociointeracionista e na Pedagogia Waldorf: implicações para o trabalho com superdotados.  Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/8LDgpxJh8Qw7tL7dhNLsVft/?format=pdf&lang=pt

Reportagem 1 - O professor que inspirou criatividade matemática de Stephen Hawking. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2022/02/09/o-professor-que-inspirou-criatividade-matematica-de-stephen-hawking.ghtml 


 

ü  Nesta unidade espera-se estudar sobre os Itinerários Formativos, segundo a PORTARIA Nº 1.432, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2018, bem como estudar o tema Integração da Matemática por meio do eixo Processos Criativos

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 25/03/2024 às 00:00 a 12/04/2024 às 23:59
UNIDADE II (25/03/2024 - 30/04/2024)

ü  Integração da Matemática por meio do eixo da Mediação e Intervenção Social;

 

Estudar sobre o papel da Matemática como fonte para o desenvolvimento de projetos envolvendo  a Mediação e Intervenção Sociocultural, priorizando a criação de estratégias, a comprovação, a justificativa, a argumentação, o espírito crítico, na solução de problemas socioculturais e socioambientais, identificados na própria comunidade.

 

ü  A BNCC e a prevalência das Metodologia Ativas.

ü  Avaliar criticamente a prevalência das Metodologias Ativas no contexto da BNCC;

ü  Identificar os princípios gerais das Metodologias Ativa a fim de possibilitar uma análise comparativa delas com outras metodologias de ensino de Matemática;

ü  Analisar o eixo Mediação e Intervenção Social e suas conexões com o ensino de Matemático.

MATERIAL DA DISCIPLINA:

  • Texto 4 – Novo Ensino Médio – Caderno 2 – Currículo do Piauí – Área do conhecimento: Matemática na prática. Pág. 123 a 149

 

  • Texto 5 - Metodologias Ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Parte I subtítulos: A Aprendizagem é Ativa; Metodologias Ativas e Modelos Híbridos e A Aprendizagem Personalizada a Partir do Projeto de Vida.

MATERIAL COMPLEMENTAR: 

ARTIGOS CIENTÍFICOS

A. C. 3 - MACHADO, Andreia de Bem, [et al]. Práticas Inovadoras em Metodologias Ativas. Florianópolis: Contexto Digital, 2017. Disponível na página da turma virtual.

 

BIBLIOTECA VIRTUAL

Entrevista 1 - As novas pedagogias precisam comprovar sua eficácia

Em entrevista, Inger Enkvist, professora da Universidade de Lund, na Suécia, faz uma crítica às novas abordagens pedagógicas.

https://revistaensinosuperior.com.br/2019/07/08/critica-novas-pedagogias/

- VÍDEOS

Vídeo 4 - Ensino Médio na BNCC: Mediação e Intervenção Sociocultural. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=Vy1gJjmG9FU

Vídeo 5 - Aprendizagem baseada em problemas – Univesp /USP Leste Disponível em: www.youtube.com/watch?v=YhB44GtyNhI

Vídeo 6 - Aprendizagem baseada em projetos – Escola NAVE Disponível em: www.youtube.com/watch?v=ZP079s7TVK8

 

ü  Discutir sobre a questão da prevalência das metodologias ativas na BNCC e sobre Integração da Matemática por meio do eixo Intervenção Sociocultural.

   FÓRUM II
Período de Habilitação: 06/04/2024 às 00:00 a 01/05/2024 às 23:59
    
Inicia em 25/03/2024 às 0h 0 e finaliza em 08/05/2024 às 23h 59
   PORTFOLIO DE PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Período de Habilitação: 22/04/2024 às 23:00 a 08/05/2024 às 23:59
UNIDADE III (25/03/2024 - 30/04/2024)

ü  A Matemática e suas conexões com os Eixos Estruturantes:  Empreendedorismo

 

Estudar sobre o papel da Matemática no desenvolvimento de ações que estimulem o empreendedorismo, para além da dinâmica do capital, priorizando a criação de estratégias, a comprovação, a justificativa, a argumentação, o espírito crítico,na solução de problemas.

 

ü  Produção  de atividade de intervenção pedagógica.

 

Laboratório e instrumentação para o ensino: desenvolver intervenções pedagógicas voltadas ao ensino de matemática, observando os Itinerários Formativos no âmbito dos Eixos estruturantes Processos Criativos,  Mediação e Intervenção Sociocultural e Empreendedorismo, conforme a BNCC.

  • Analisar o eixo Empreendedorismo e suas conexões com o ensino de Matemático;
  • Propor atividades de intervenção pedagógica associadas aos itinerários formativos, focalizando pelo menos um dos eixos estruturantes (Processos Criativos, Mediação e Intervenção Social e Empreendedorismo)

MATERIAL DA DISCIPLINA:

Slides (unidade III)

 

TEXTO BASE

 

Texto 6 - O que são e como trabalhar os eixos estruturantes nos itinerários formativos. Disponível em:

https://nossoensinomedio.org.br/wp-content/uploads/2021/04/texto-O-que-sao-os-eixos-estruturantes.pdf

 

MATERIAL COMPLEMENTAR: 

BIBLIOTECA VIRTUAL

 

E-book 1 - Coletânea em Movimento dos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio. (p. 31 a 36) Disponível em:

https://anec.org.br/wp-content/uploads/2020/04/SEE-DF-Coletanea-de-Eletivas-para-os-Itinerarios-Formativos.pdf

Observação: o material apresenta sugestões de projetos para unidades eletivas da  BNCC nos Eixos Estruturantes Processos Criativos, Investigação Científica e Mediação e Intervenção Sociocultural.

Dissertação - Alfabetização Financeira para o Ensino Médio: Uma Proposta de Itinerário Formativo (p.39 a 45) disponível em: http://www.realp.unb.br/jspui/bitstream/10482/45360/1/2022_LucianaSouzaVieiradeMenezes.pdf 

Observação:  Deixo como sugestão a leitura do inteiro teor da dissertação referenciada. É um excelente exercício para aqueles que tem pretensão para progredir nos estudos e deseja aprofundamento nos estudos. O texto tem caráter científico, clara metodologia, resultados e discussão. Pode servir de apoio para futuros mestres.

 

    
Inicia em 16/04/2024 às 0h 0 e finaliza em 08/05/2024 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (25/03/2024 - 30/04/2024)
    
Inicia em 25/04/2024 às 0h 0 e finaliza em 08/05/2024 às 23h 59
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Sobre a Aula Síncrona 13/04/2024
AULA SÍNCRONA 10/04/2024
Template 03/04/2024
ACOLHIMENTO 25/03/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 18/05/2024 23:19