Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A sistemática adotada na disciplina seguirá as orientações normativas da UFPI, sendo consideradas:<br /><br />Durante todo o processo de ensino e aprendizagem será valorizado a participação dos alunos nos diálogos propostos, emersão nas atividades propostas, respeito e cooperação no decorrer das aulas.<br /><br />Os alunos deverão ministrar seminário, realizado individualmente e, no decorrer da realização será avaliado: coerência com o plano de aula entregue ao professor, domínio do conteúdo a ser ministrado e didática utilizada.<br /> |
Bibliografia:
| BÁSICA<br /><br />American College of Sports Medicine position stand. Progression models in resistance training for healthy adults. Med Sci Sports Exerc 2009; 41: 687708.<br /><br />WESTCOTT, Wayne L. Resistance training is medicine: effects of strength training on health. Current sports medicine reports, v. 11, n. 4, p. 209-216, 2012.<br /><br />CICCOLO, Joseph T. et al. The role of resistance training in the prevention and treatment of chronic disease. American Journal of Lifestyle Medicine, v. 4, n. 4, p. 293-308, 2010.<br /><br />PEDERSEN, Bente K.; FEBBRAIO, Mark A. Muscle as an endocrine organ: focus on muscle-derived interleukin-6. Physiological reviews, v. 88, n. 4, p. 1379-1406, 2008.<br /><br />COMPLEMENTAR<br /><br />ROSSI, Fabrício Eduardo et al. The role of inflammation and immune cells in blood flow restriction training adaptation: a review. Frontiers in physiology, v. 9, p. 1376, 2018.<br /><br />Pedersen BK, Febbraio MA. Muscles, exercise and obesity: skeletal muscle as a secretory organ. Nature Rev Endocrinol. 2012; 8:457-465.<br /><br />PILLON, Nicolas J. et al. Cross-talk between skeletal muscle and immune cells: muscle-derived mediators and metabolic implications. American Journal of Physiology-Endocrinology and Metabolism, v. 304, n. 5, p. E453-E465, 2013. |