Metodologia: |
Aulas teórico-práticas. Ementa: 1)INTRODUÇÃO À BIOESTATÍSTICA: Importância da bioestatística, definições, natureza dos dados, níveis de mensuração de dados, usos e abusos da estatística, planejamento de experimentos, amostragem 2) DESCRIÇÃO, EXPLORAÇÃO E COMPARAÇÃO DE DADOS. Características das tabelas, construção de tabelas de frequência, regra de Sturges. Gráficos: histogramas de frequencias relativas, graficos de pontos, graficos ramo-e-folhas, setores, diagramas de Pareto, gráficos de dispersão. Medidas de tendência central: média, mediana, moda, ponto médio, média ponderada, assimetria. Medidas de variação: amplitude, desvio-padrão, desvio-médio, variância. Medidas de posição escores z, percentis, quartis, decis, análise exploratórioa de dados (EDA): box-plots 3)DIVERSIDADE DE ESPÉCIES: conceito de diversidade de espécies, índice de diversidade de Shannon-Wiener, índice de equablidade de Pìelou, índice de diversidade de Simpson, índice de similaridade de Jaccard. 4) PROBABILIDADE: definições: clássica e de frequência relativa, probabilidades de eventos simples, leis de grandes números, regra da adição, eventos mutuamente excludentes regra da multiplicação, eventos independentes, probabilidade condicional, princípio da contagem, regra do fatorial, regra dos arranjos, regra da combinação.
Bibliografia: Principal. Triola, M. 1999. Introdução à estatística. Livros Técnicos e Científicos.410p. Complementar Bussab, W. O. 2012. Estatística báscica. Ed .Saraiva. 540 p. Zar, J. H. Biostatistical analysis. Prentice Hall. 661p.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Provas e relatórios práticos Os relatórios entregues no prazo valem peso 1,0 e atrasados valem peso 0,5. A nota dos relatórios deve ser calculada por regra de três. 1a. Avaliação: 1a. Prova (Introdução bioestatística + Descrição, exploração e comparação de dasdos + diversidade de espécies) 2a. Avaliação: relatórios práticos 3a. Avalição: 2a. Prova. (Probabilidade). Média da disciplina: (1a Prova + Relatórios+2a Prova) + /3 |