LINGUÍSTICA |
Linhas Pesquisa : | |
› TEXTO, DISCURSOS E GÊNEROS | |
LINGUÍSTICA- | |
› GRAMÁTICA E LÉXICO | |
LINGUÍSTICA- | |
› VARIAÇÃO DA DIVERSIDADE | |
LINGUÍSTICA- |
LITERATURA |
Linhas Pesquisa : | |
› LITERATURA, CULTURA E SOCIEDADE | |
LITERATURA- |
ESTUDOS DE LINGUAGEM |
Linhas Pesquisa : | |
› LINGUAGEM E DISCURSO: ANÁLISE E VARIAÇÃO | |
ESTUDOS DE LINGUAGEM- Estudo do funcionamento da gramática do português nas dimensões da sintaxe, da semântica e da pragmática assim como o estudo da atividade de linguagem sob a perspectiva da construção textual, discursiva e filosófica. | |
› GRAMÁTICA E LÉXICO:DESCRIÇÃO E ENSINO | |
ESTUDOS DE LINGUAGEM- Esta linha de pesquisa visa descrever o funcionamento da língua em uso, subsidiada por abordagens teóricas enunciativas, assim como também em perspectivas lexicográfica e historiográfica. | |
› TEXTO, DISCURSO E GÊNEROS COMO PRÁTICAS SOCIAIS | |
ESTUDOS DE LINGUAGEM- Esta linha de pesquisa visa investigar os usos e os modos de funcionamento da linguagem em contextos sociais autênticos, procurando explicar os modos de construção de sentidos em sua correlação com os padrões de organização da linguagem em textos, discursos e gêneros. | |
› VARIAÇÃO/DIVERSIDADE LINGUÍSTICA, ORALIDADE E LETRAMENTOS | |
ESTUDOS DE LINGUAGEM- Nessa linha de pesquisa investigam-se manifestações e/ou atividades linguísticas de oralidade e de letramentos como práticas sociais, para descrição e análise em processos interativos do cotidiano, em geral, bem como na escola, a fim de caracterizar e explicar estratégias de comunicação e de interação peculiares aos diversos contextos socioculturais das comunidades sociais. Também é objetivo dessa linha de pesquisa investigar e desenvolver atividades que visem à adequação da escola à comunidade a que atende, no que diz respeito à atuação linguística/comunicativa por meio de intervenção pedagógica. Esta linha de pesquisa visa, então, a congregar os estudos sobre variação linguística, letramentos e oralidade, contemplando abordagens teóricas e aplicadas relacionadas com temas relativos aos letramentos, às competências leitoras, ao funcionamento da língua, ao ensino de línguas e à variação linguística, todos contextualizados na realidade sociocultural. O enfoque didático-metodológico amplia-se aos diversos segmentos de ensino, sob uma perspectiva interdisciplinar. |
ESTUDOS LITERÁRIOS |
Linhas Pesquisa : | |
› LITERATURA, CULTURA E SOCIEDADE | |
ESTUDOS LITERÁRIOS- Estudo dos fenômenos literários compreendidos como processos inseridos em contextos culturais e sociais. |
LINGUÍSTICA |
Linhas Pesquisa : | |
› LINGUAGEM E DISCURSO: ANÁLISE E VARIAÇÃO | |
LINGUÍSTICA- Estudo do funcionamento da gramática do português nas dimensões da sintaxe, da semântica e da pragmática assim como o estudo da atividade de linguagem sob a perspectiva da construção textual, discursiva e filosófica. | |
› GRAMÁTICA E LÉXICO:DESCRIÇÃO E ENSINO | |
LINGUÍSTICA- Esta linha de pesquisa visa descrever o funcionamento da língua em uso, subsidiada por abordagens teóricas enunciativas, assim como também em perspectivas lexicográfica e historiográfica. | |
› TEXTO, DISCURSO E GÊNEROS COMO PRÁTICAS SOCIAIS | |
LINGUÍSTICA- Esta linha de pesquisa visa investigar os usos e os modos de funcionamento da linguagem em contextos sociais autênticos, procurando explicar os modos de construção de sentidos em sua correlação com os padrões de organização da linguagem em textos, discursos e gêneros. | |
› VARIAÇÃO/DIVERSIDADE LINGUÍSTICA, ORALIDADE E LETRAMENTOS | |
LINGUÍSTICA- Nessa linha de pesquisa investigam-se manifestações e/ou atividades linguísticas de oralidade e de letramentos como práticas sociais, para descrição e análise em processos interativos do cotidiano, em geral, bem como na escola, a fim de caracterizar e explicar estratégias de comunicação e de interação peculiares aos diversos contextos socioculturais das comunidades sociais. Também é objetivo dessa linha de pesquisa investigar e desenvolver atividades que visem à adequação da escola à comunidade a que atende, no que diz respeito à atuação linguística/comunicativa por meio de intervenção pedagógica. Esta linha de pesquisa visa, então, a congregar os estudos sobre variação linguística, letramentos e oralidade, contemplando abordagens teóricas e aplicadas relacionadas com temas relativos aos letramentos, às competências leitoras, ao funcionamento da língua, ao ensino de línguas e à variação linguística, todos contextualizados na realidade sociocultural. O enfoque didático-metodológico amplia-se aos diversos segmentos de ensino, sob uma perspectiva interdisciplinar. |
LITERATURA |
Linhas Pesquisa : | |
› LITERATURA, CULTURA E SOCIEDADE | |
LITERATURA- Estudo dos fenômenos literários compreendidos como processos inseridos em contextos culturais e sociais. |