Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LISIA MARIA MONTEIRO FERREIRA
DATA: 20/10/2025
HORA: 16:30
LOCAL: Sala virtual Google Meet
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DO FRAMEWORK DE APOIO AO EMPREENDEDORISMO ACADÊMICO
PALAVRAS-CHAVES: empreendedorismo acadêmico; universitário; framework; comportamento empreendedor
PÁGINAS: 33
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:
A presente dissertação tem como propósito desenvolver um framework metodológico de apoio ao empreendedorismo científico, concebido para orientar professores universitários na condução de práticas inovadoras e na formação de pesquisadores capazes de transformar descobertas científicas em soluções de impacto social, econômico e tecnológico. Parte-se do diagnóstico de que, embora o Brasil tenha avançado na produção científica, ainda há dificuldades em converter o conhecimento gerado nas universidades em inovação e transferência de tecnologia. Essa lacuna reforça a necessidade de instrumentos metodológicos que articulem ciência e sociedade, especialmente nas universidades públicas, cuja missão envolve a formação de capital humano e o desenvolvimento regional sustentável. Adotou-se a Design Science Research (DSR) como abordagem metodológica, por permitir a criação, validação e aplicação de artefatos inovadores para problemas reais. O framework resultante baseia-se na adaptação dos 24 passos do modelo “Disciplined Entrepreneurship”, de Bill Aulet (MIT), reorganizados em seis fases que vão da sensibilização para o impacto até a comunicação dos resultados. Sua estrutura modular e empática possibilita aplicação em diferentes áreas e contextos institucionais. A pesquisa envolveu três eixos: (I) revisão sistematizada da literatura sobre empreendedorismo científico e inovação universitária; (II) prospecção tecnológica de programas nacionais e internacionais; e (III) demonstração e validação do framework com professores-orientadores. Os resultados apontam alta aplicabilidade, clareza conceitual e potencial pedagógico, sendo o modelo reconhecido como instrumento eficaz de mediação entre pesquisa e inovação. A análise SWOT destacou como forças a estrutura metodológica e o alinhamento às políticas de inovação, e como fragilidades a resistência cultural e a carência de formação em gestão. Conclui-se que o framework fortalece o papel da universidade pública como agente de transformação social e fomenta a formação de cientistas-empreendedores.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - 034.***.***-35 - ANDREIA PEREIRA DE OLIVEIRA - AESPI
Externo à Instituição - 475.***.***-49 - HÉLIO TRINDADE DE MATOS - UFMA
Presidente - 768.***.***-00 - VANESSA NUNES DE SOUSA ALENCAR VASCONCELOS - UESPI