Dissertações/Teses

2024
Descrição
  • THAYNAH CARVALHO PINTO
  • COMPÓSITO REFORÇADO COM FIBRAS DE PENA DE FRANGO PARA APLICAÇÃO INDUSTRIAL EM SALTO PARA CALÇADO
  • Orientador : JEFFERSON MENDES DE SOUZA
  • Data: 29/10/2024
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  • Este trabalho teve como objetivo desenvolver um material compósito com matriz polimérica, utilizando resíduos avícolas, especificamente fibras de penas de frango, como reforço. O foco da pesquisa é a aplicação desse material no processo de produção de componentes para calçados, como os saltos. A metodologia empregada consiste em uma abordagem exploratória-laboratorial, adotando o método hipotético-dedutivo para promover uma melhor compreensão do problema. Para a preparação dos compósitos, foi utilizada resina epóxi como matriz polimérica, incorporando fibras de penas de frango nas proporções de 40%, 50%, 60% e 70%, em volume. Essas formulações foram comparadas com uma formulação padrão composta por 100% de resina epóxi. As fibras de pena de frango (farpas) foram analisadas por microscopia eletrônica de varredura (MEV). Além disso, as amostras foram caracterizadas por meio de análises físico-químicas (teor de umidade) e mecânicas (flexão, tração e impacto). Com base nos resultados encontrados, foi utilizada uma matriz de seleção para identificar a amostra com melhor desempenho, sendo selecionado o compósito com 40% de fibras de penas/ 60% resina.Em seguida, foram confeccionados quatro protótipos de saltos para calçados, validando seu desempenho mecânico e a sua sustentabilidade, por meio da redução da matriz plástica utilizada na produção dos saltos. Dessa forma, o estudo demonstra a viabilidade da proposta, desenvolvendo um produto sustentável para aplicação na indústria de calçados e contribuindo para redução dos impactos ambientais do setor.

  • DIRCEU RODRIGUES LOPES
  • Design de materiais compósito com fibras naturais para aplicação na produção de raquete de beach tennis
  • Orientador : JEFFERSON MENDES DE SOUZA
  • Data: 23/09/2024
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  • O Beach Tennis é uma mistura do tênis tradicional, vôlei de praia e badminton. Segundo a
    Federação Internacional de Tênis (ITF), ele é praticado por mais de 500 mil pessoas
    espalhadas em todos os continentes. Para sua prática, necessitamos uma raquete que se
    enquadre nas especificações estabelecidas pelas normas da ITF, que tem custo variando entre
    200,00 e 2.500,00 reais, tornando sua prática inacessível para uma boa parte da população. O
    objetivo desse trabalho é a confecção de uma raquete de beach tennis, a partir de compósitos
    com fibras do epicarpo do coco babaçu, a fim de diminuir o custo desse material esportivo,
    tornando-o acessível para mais pessoas. Em suma, o produto seria um atrativo a mais em um
    mercado que cresce a cada dia, pois será um produto fabricado respeitando a linha de
    sustentabilidade. Neste trabalho os corpos de prova foram confeccionados em suas respectivas
    percentagens de misturas de resina e fibras (30%, 40%, 50% e 60%) para os testes mecânicos,
    sendo produzidos corpos de provas para os ensaios a saber: tração, flexão, microdureza,
    impacto, absorção e inchaço. Observa-se que as amostras com o percentual 60% de fibra
    obtiveram o melhor resultado nos ensaios de tração, impacto e microdureza, atestando uma
    boa interação matriz/reforço. No ensaio de tração, a partir da análise da força de ruptura,
    verificou-se que a amostra confeccionada com 50% de fibra alcançou o melhor resultado. Os
    ensaios de absorção comprovaram que a absorção de líquido cresce proporcionalmente ao
    aumento das percentagens de fibras incorporadas ao material, dessa forma, os materiais com
    percentuais 60% de fibras atingiram os maiores resultados. Os ensaios de inchamento
    demonstraram que o aumento no percentual de fibras não é fator limitante ao uso do produto
    quando exposto à umidade, pois as alterações encontradas são próximas de zero em todas as
    amostras. No decurso do processo experimental, foi possível identificar que as fibras de
    babaçu apresentam qualidades propícias para aplicação sugerida, especificamente: baixa
    absorção de líquido, baixo inchamento, boa resistência ao impacto, boa resistência à tração e
    boa flexibilidade.

  • ADELIA RIBEIRO DE MELLO REBELLO
  • Implementação de processo de proteção industrial em empresa do setor de design de joias
  • Data: 30/08/2024
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  • O objetivo deste trabalho foi implementar a proteção industrial na empresa de design de joias da designer piauiense Maihara Brandão. As joias sempre ocuparam um lugar especial no imaginário coletivo. Com o tempo, o design tornou-se um aspecto crucial no processo de produção de joias, conferindo um valor intangível a essas peças que vai além do seu valor material. Diante das infinitas possibilidades criadas pelos designers e aplicadas nas peças de criação autoral deles que diferenciam e agregam valor e também somados à difusão internacional das criações na produção de joias e do volume de recursos envolvidos no mercado de joias é de fundamental importância o uso de ferramentas que garantam a proteção industrial da propriedade intelectual desses acessórios, evitando assim a concorrência desleal e cópias por parte de terceiros. Neste estudo, a mestranda realizou acompanhamento, análise do funcionamento da empresa, registro e interpretação dos fatos ocorridos. As etapas elencadas no processo de implementação da PI na empresa foram: prospecção tecnológica, seleção de empresa, acompanhamento da mesma e implementação da proteção industrial, respectivamente. Assim, pode-se dizer que o presente estudo está estruturado como uma prospecção tecnológica, sendo uma pesquisa do tipo descritiva. A implementação da proteção industrial ocorreu através de etapas em ordem cronológica, sendo elas: preliminar, inicial, intermediária e final. Elas foram marcadas por atividades como entrevistas com a designer, construção de Matriz SWOT e Canvas, solicitação de pedido de registro de desenho industrial para anel de criação autoral de Maihara Brandão e configuraram uma metodologia eficaz de implementação da proteção industrial na empresa que poderá ser replicada

  • DENYSE VASCONCELOS ALMEIDA
  • FAB LAB THE: UMA ANÁLISE DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL SOB A PERSPECTIVA DA ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS
  • Orientador : MARCELO BARBOSA FURTINI
  • Data: 30/08/2024
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  • O presente trabalho aborda os trâmites administrativos ligados à gestão de Propriedade Intelectual (PI) nos Fab Labs acadêmicos, com foco específico no Fab Lab THE, da UFPI. Nesse contexto, a necessidade de uma eficiente administração da PI surge como imperativo para impulsionar a inovação, salvaguardar direitos intelectuais e promover o empreendedorismo e a cultura maker. Estabeleceu-se como objetivo central analisar a estrutura organizacional do Fab Lab THE, identificando os principais processos de gestão e a padronização de procedimentos, propondo melhorias e desenvolvendo um Manual de Procedimentos Administrativos, voltado para a gestão de PI em Fab Labs acadêmicos. O manual visa a otimizar operações, fornecer diretrizes claras e fortalecer um ambiente propício à inovação e à proteção intelectual. Para tanto, parte-se do método de pesquisa bibliográfica e documental, cuja análise dos dados se deu por meio de análise de conteúdo. À vista disso, esta pesquisa inclui o mapeamento dos processos relevantes nos laboratórios, culminando na produção de material escrito que pode ser aplicado na Administração Pública, proporcionando diretrizes operacionais e impactando positivamente a sociedade brasileira, ao alinhar-se com o marco legal da inovação. Quanto aos resultados, constatou-se que a necessidade de organizar, registrar e documentar todas as atividades era essencial, daí surgiu a ideia de confeccionar um Manual de Procedimentos Administrativos. Verificou-se que no Fab Lab THE, há uma pequena estrutura administrativa, e devido ao reduzido número de colaboradores, o coordenador fica responsável por praticamente todas as atividades, quando o ideal seria, pelo menos, um especialista para cada atividade específica. Ademais, não há uma política de descarte de resíduos, nem cobrança pela prestação de serviços, sequer protocolos de segurança.

  • LÍVIA ANTEVELI OSAJIMA
  • INCLUSÃO DA PATENTE NO PROCESSO DE RENEGOCIAÇÃO E CONCESSÃO DE CRÉDITO: PROPOSIÇÃO DE MANUAL PARA INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS NO BRASIL.
  • Data: 08/07/2024
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  • A importância da propriedade intelectual (PI) no campo da inovação e
    desenvolvimento das empresas é crescente. Muitos países, incluindo o Brasil, têm
    criado estratégias e programas para acelerar o investimento em pesquisa e
    desenvolvimento (P&D), dado o contexto da economia mundial baseada em
    conhecimento. Entretanto, diversas empresas, especialmente as médias e pequenas,
    enfrentam um grande desafio no acesso ao crédito como forma de financiar suas
    atividades de inovação e colocar em prática suas estratégias de competição.
    Essa dissertação tem como proposta explorar a viabilidade do uso da patente, uma
    das modalidades de PI, como instrumento de mitigação de risco em operações de
    crédito entre empresas e bancos comerciais no Brasil. Para tanto, uma análise do
    cenário brasileiro e de seus principais bancos (Itaú, Banco do Brasil, Caixa Econômica
    Federal, Bradesco e Santander) será apresentada com o objetivo de mapear
    regulações e práticas ora adotadas no sistema financeiro nacional. Posteriormente,
    casos de países que já praticam o financiamento baseado em PI (Estados Unidos,
    China e Reino Unido) serão estudados como forma de compreender as características
    correntes e as bases, tanto legais quanto comerciais, para suportar tal modalidade de
    crédito.
    Por fim, um manual considerando, além de aspectos mais tradicionais, a análise do
    papel da PI na capacidade de geração de resultado do tomador do crédito é
    compartilhado. A intenção é que ele sirva como norteador desse tipo de financiamento
    para os bancos e analistas das instituições financeiras com atuação no país,
    reduzindo o risco de inadimplência.

  • VALDEILSON DA SILVA RAMOS
  • Plataforma Web Para Ensino Do Pensamento Computacional Na Educação Básica
  • Data: 24/05/2024
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  • Dadas as experiências anteriores de inclusão do ensino de computação na educação básica no Brasil, considerando adversidades como a falta de equipamentos tecnológicos e formação dos docentes, enfrentamos um novo desafio de implantar o ensino de computação de acordo com as diretrizes educacionais brasileiras da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Não obstante, testemunhamos a introdução prática de um novo paradigma, o Pensamento Computacional (PC), que pode auxiliar na resolução de diversos problemas em muitas áreas do conhecimento através de seus conceitos: abstração, decomposição e pensamento algorítmico. Esse conceito ajuda a potencializar a interdisciplinaridade. Diante do exposto, este trabalho versa sobre o desenvolvimento de uma plataforma web para o ensino de pensamento computacional na educação básica, com foco nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano). Trata-se de uma pesquisa de natureza tecnológica, de caráter exploratório e experimental, com abordagem quantitativa. O itinerário metodológico adotado compreendeu uma revisão bibliográfica para o desenvolvimento do referencial teórico e do artigo, além de uma busca por inovações tecnológicas e a aplicação da metodologia ágil Scrum no processo de desenvolvimento da plataforma. Os resultados obtidos neste trabalho culminaram na criação da plataforma PCEB, que buscou oferecer uma resposta concreta à necessidade de disponibilizar recursos tecnológicos adequados às necessidades dos docentes. Entre as funcionalidades essenciais da plataforma estão a elaboração de planejamento de aulas e atividades em conformidade com a BNCC, a disponibilização de recursos educacionais interativos e o suporte à avaliação do desempenho estudantil. Desta forma, buscou-se contribuir com a difusão e otimização do ensino do pensamento computacional na educação básica brasileira, visto que a iniciativa responde à demanda por soluções tecnológicas eficientes e de fácil uso pelos professores, mesmo aqueles que não possuem formação específica para integrar o PC em sua prática pedagógica, conforme destacado nas políticas educacionais brasileiras e na literatura pertinente.

  • JÔDE VECTURINE VIEIRA DE ARAÚJO CASTRO
  • MANUAL INTERATIVO DE COMPRAS DIRETAS DA UFPI COM BASE NAS INOVAÇÕES DA NOVA LEI DE LICITAÇÕES (LEI Nº 14.133/21)
  • Orientador : FRANCISCO DE TARSO RIBEIRO CASELLI
  • Data: 09/04/2024
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  • A Universidade Federal do Piauí, como órgão da Administração Pública Federal, é cobrada pelos órgãos de controle e pela sociedade visando instituir ferramentas de planejamento e gestão de compras, buscando atender seus próprios objetivos com excelência. O objetivo geral deste trabalho é desenvolver um manual interativo de compras diretas da UFPI com base nas inovações da nova lei de licitações, para otimização e maior fluidez dos processos de compras dentro da instituição. A metodologia utilizada terá abordagem qualitativa com ênfase na compreensão do fenômeno estudado e não na mensuração das variáveis nele envolvidas; além de exploratório, o estudo ora empreendido terá uma segunda etapa descritiva; o método utilizado será o estudo de caso, análise detalhada de casos selecionados e relacionados com o fenômeno de interesse; o método de coleta será por meio de busca de registros em documentos oficiais elaborados pela UFPI. Os resultados desse trabalho poderão auxiliar a PRAD a atingir as metas pactuadas com no Plano de Contratações Anual - PCA e subsidiar seu Plano Geral de Contratações - PGC. Por fim, entregar uma ferramenta tecnológica através de uma planilha interativa em linguagem de programação que padronize a instrução processual dos processos de compras diretas da UFPI, utilizando normativas e regramentos concatenados com as inovações surgidas na nova lei de licitações e contratos administrativos (Lei nº 14.133/2021), melhorando o gerenciamento dos processos e serviços de compras diretas da UFPI, que é uma organização inovadora.

  • JEUDYS ARAÚJO DE OLIVEIRA
  • TECHNOLOGY ROADMAPPING APLICADO À GESTÃO DA TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA DAS CULTIVARES DE FEIJÃO-CAUPI (Vigna unguiculata) NO BRASIL
  • Orientador : FRANCISCO DE TARSO RIBEIRO CASELLI
  • Data: 13/03/2024
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  • O feijão-caupi é um importante cultivo no Brasil, com potencial estratégico para o mercado interno e externo. Exportado para países como Índia, Egito e Paquistão, o feijão-caupi gera uma receita anual superior a US$77,5 milhões. No entanto, existem
    desafios a serem superados. Até 2017, apenas 73 cultivares melhoradas haviam sido lançadas, e muitas delas estão em domínio público. No Centro-Oeste, região com
    maior produtividade, as cultivares desenvolvidas pela Embrapa são as mais adotadas. No Nordeste, região tradicionalmente produtora de feijão-caupi, a baixa produtividade é atribuída à pouca adoção de tecnologias e ao cultivo predominante por agricultores
    familiares. O objetivo do projeto é elaborar um roadmap tecnológico aplicado à gestão da transferência de tecnologia de cultivares de feijão-caupi da Embrapa Meio-Norte. A pesquisa foi financiada pelo discente proponente e contou com o apoio da Embrapa
    Meio-Norte, que disponibilizou sua infraestrutura, acervo documental e recursos
    intelectuais. Trata-se de uma pesquisa, de caráter prospectivo, tecnológico e de inovação, tem natureza descritiva e analítica, realizada em três fases: uma fase de planejamento e preparação, em que foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental para estruturar o roadmap tecnológico, incluindo sua arquitetura. Outra fase de desenvolvimento do plano tecnológico, em que foi realizado um workshop
    interno para identificar as lacunas operacionais e as perspectivas para otimizar a transferência de tecnologia e iniciar a elaboração do roadmap. E uma fase de finalização, em que se concluiu a construção do roadmap tecnológico com as rotas a serem seguidas e elaborou-se o relatório técnico conclusivo. As contribuições efetivas do trabalho estão na capacidade da abordagem Technology Roadmapping promover a discussão e a interação entre as equipes envolvidas no planejamento e execução de um plano para atingir os objetivos delineados, e no fato de permitir ao colegiado de gestão da Embrapa tomar decisões assertivas relacionadas à uma gestão otimizada do portfólio de cultivares de feijão-caupi disponíveis.

2023
Descrição
  • LUÍS ANTÔNIO OLIVEIRA NUNES
  • DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE PARA ANÁLISE DE DADOS DE CONSTRUÇÕES CIVIS, COM FOCO EM SUSTENTABILIDADE
  • Orientador : FRANCISCO DE TARSO RIBEIRO CASELLI
  • Data: 31/07/2023
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  • A construção civil possui um alto potencial de modificação do meio em que vivemos, essa intensa movimentação gera danos ao meio ambiente tanto pela utilização de matérias primas quanto pelo o seu descarte inapropriado. Na fase inicial de uma construção, é possível identificar se o grau de utilização de matéria prima está dentro de um nível sustentável, porém o processamento desses dados ainda é um processo pouco disseminado pelos construtores. Diante disso, o objetivo do projeto é construir um aplicativo multimidia em plataforma móvel para análise de dados de construções civis, com foco em sustentabilidade. Como resultados, a seleção de indicadores de sustentabilidade relacionados a gestão de água; a análise de viabilidade de utilização dos indicadores pesquisados e a construção do software

  • JOARA DA SILVA ARAÚJO
  • LUMINÁRIA DE TETO COM AUTOMAÇÃO DE REGULAGEM DE ALTURA UTILIZANDO TECNOLOGIAS IOT
  • Orientador : MARCELO BARBOSA FURTINI
  • Data: 11/07/2023
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  • Ao longo dos últimos anos, a automação residencial, também conhecida como Domótica,
    tem se popularizado com o avanço da tecnologia Internet das Coisas (IoT). A
    região da Ásia-Pacífico, especialmente a China, desempenha um papel importante no
    crescimento do mercado de iluminação inteligente. No entanto, desafios como a escassez
    de chips e os impactos da pandemia de COVID-19 têm afetado o setor. Apesar
    disso, as perspectivas futuras são promissoras, com previsões de aumento no número
    de dispositivos IoT conectados e no mercado de lâmpadas inteligentes sem fio. A automação
    residencial e a preocupação com a higiene têm impulsionado a demanda por
    soluções de iluminação inteligente. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo
    utilizar a plataforma Arduino em conjunto com um Motor de Passo, um módulo Wi-Fi e
    um carretel com um conector rotativo. Esses componentes permitirão controlar o movimento
    ascendente e descendente de uma lâmpada LED, conforme o fio de energia
    é enrolado ou desenrolado. O controle desse sistema será realizado por meio de um
    aplicativo desenvolvido com funções para subir, descer e pausar. No futuro, pretendese
    explorar a integração com dispositivos de controle de voz. A Domótica oferece um
    conjunto de tecnologias e sistemas que possibilitam a automação e gerenciamento dos
    dispositivos presentes em uma residência. Com isso, espera-se proporcionar maior comodidade
    e eficiência energética aos usuários, refletindo as transformações no estilo
    de vida e na valorização do conforto nas residências.

  • VANECY MATIAS DA SILVA
  • DESVENDANDO AS INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS EM ALIMENTOS: ABORDAGEM PRÁTICA
  • Orientador : REGILDA SARAIVA DOS REIS MOREIRA ARAUJO
  • Data: 26/04/2023
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  • Os rótulos dos alimentos tem papel importante na escolha adequada de alimentos, informando os consumidores sobre os nutrientes e a quantidade e o conteúdo noproduto. A presente pesquisa teve como objetivo elaborar um e-book com informações e orientações claras e de fácil entendimento sobre a disposição de tabela nutricional para produtos para lanches. A coleta de dados foi reaizada por meio do aplicativo ORA BRASIL, desenvolvido e aplicado por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo com a participação de pesquisadores da UFPI do qual este trabalho é um recorte, sendo feita a coleta de dados no comércio atacadista e varejista de Teresina-PI, no ramo alimentício. Como forma de levar ao consumidor informações necessárias para o uso de rótulos nutricionais, para orientar os consumidores sobre como usar estas orientações na escolha dos alimentos e aumentar o conhecimento nutricional. Como resultados esperados apresenta-se um e-book contendo, como exemplo, 20 alimentos, de quatro grupos: produtos de panificação, farinhas para preparações alimentícias, lácteos e sucos e similares desvendando as informações nutricionais para facilitar a compreensão pelos consumidores

  • ANA RAYONARA DE SOUSA ALBUQUERQUE
  • APLICATIVO PARA ORIENTAÇÃO DE USO DAS ACADEMIAS AO AR LIVRE
  • Orientador : LIVIO CESAR CUNHA NUNES
  • Data: 27/02/2023
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  • As Academias ao Ar Livre (AAL) estão cada vez mais presentes no cenário dos centros urbanos como uma alternativa para a prática de exercícios físicos, bem como possibilidade de lazer. O objetivo deste trabalho consistiu em desenvolver um aplicativo móvel para promover a orientação de exercícios físicos nos equipamentos das Academias ao Ar Livre. Além disso, objetivou-se realizar um mapeamento das dos diferentes aplicativos para AAL, verificar o perfil e o padrão de usuários e validar por meio de um teste de usabilidade com usuários a ferramenta desenvolvida. Trata-se de uma pesquisa de natureza tecnológica, de caráter descritivo exploratório e com abordagem quali-quantitativa. O percurso metodológico envolveu uma revisão de literatura para construção do referencial teórico e do artigo, uma prospecção tecnológica, a estruturação da interface gráfica das telas, o desenvolvimento do aplicativo e sua validação junto aos usuários das AAL. Utilizou-se um questionário semiestruturado contendo questões sociodemográficas, comportamentais, de saúde, questões específicas sobre o aplicativo e sobre o padrão de uso das AAL. O trabalho resultou no aplicativo OutGym para uso nas AAL. Além disso, verificou-se que ainda não existem aplicativos voltados para as AAL disponíveis no Brasil, a maioria dos participantes da validação eram do sexo feminino (90%), média de idade de 47,4 (± 14,7), casadas (55%), com Ensino Médio (45%), 22,5% aposentados e 22,5% donas de casa, 35% com hipertensão arterial, 45% frequentava a AAL de 3 a 4 dias na semana, de 30 minutos a 1 hora, 77,5% utilizavam a caminhada como atividade complementar, 57,5% nunca recebeu orientação por profissional de educação física e 95% sente necessidade de orientação. Conclui-se que há necessidade de orientação profissional nas AAL e o aplicativo OutGym pode ser um aliado no uso dessas academias e na sua adesão como espaço para prática de exercício físico.

  • EDUARDO HENRIQUE TOBLER CAMAPUM
  • A PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA INOVAÇÃO: UM ESTUDO COM AS STARTUPS INTEGRANTES DAS COMUNIDADES CAJUÍNA VALLEY E CARNAÚBA VALLEY
  • Data: 09/01/2023
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  • A presente pesquisa parte do princípio de que há uma relação íntima entre o processo de inovação, a importância da propriedade intelectual e o desenvolvimento de negócios inovadores articulados por startups. Diante de tal cenário, o objetivo geral do estudo foi analisar a percepção dos gestores de startups a cerca das práticas de proteção da propriedade intelectual no processo de inovação. Adotou-se como procedimento metodológico uma pesquisa com uma abordagem quantitativa, com caráter descritivo-exploratório e de natureza aplicada. Quanto aos procedimentos, foi realizado um estudo de caso múltiplo e um levantamento survey de forma complementar, a partir da aplicação de questionário como instrumento de coleta de dados, sem viés probabilístico, via plataforma Google Forms, contendo perguntas fechadas, de múltipla escolha, dicotômicas ou com uso de escala likert de cinco pontos. A amostra da pesquisa foi representada por startups integrantes das comunidades Cajuína Valley e Carnaúba Valley, ambas pertencentes ao Estado do Piauí. Com base nas respostas dos participantes, constatou-se que a proteção da propriedade intelectual é um importante mecanismo no processo de inovação das startups. Os principais resultados demonstram que há, na visão dos participantes, pontos positivos decorrentes das práticas de proteção da propriedade intelectual, tais como, a valorização do negócio, a proteção do ativo contra o uso indevido de terceiros, o aumento da competitividade, a facilidade para captação de investimentos, o estímulo da concorrência e o favorecimento do ecossistema de inovação local. Desse modo, a presente pesquisa foi um primeiro esforço de sistematização de dados relativamente às comunidades de startups do Piauí, especificamente no que tange à propriedade intelectual e a inovação, sendo ainda um ponto de partida para estabelecer diálogos mais profundos e específicos com os atores do ecossistema de inovação local.

2022
Descrição
  • MARINA JANE RHEIMS
  • Gestão da Propriedade Intelectual no Design de Produto: Guia para designers
  • Orientador : MARCELO BARBOSA FURTINI
  • Data: 31/08/2022
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  • A Propriedade Intelectual aplicada ao Design ainda é um tema pouco
    discutido na literatura científica, assim como a prática de registro de propriedade
    intelectual frequentemente não está incorporada aos processos de design. Além da
    proteção do design por diferentes estratégias, a Gestão da Propriedade Intelectual é
    também um recurso estratégico de apropriação, negociação e utilização dos bancos
    de dados de PI como valiosa fonte de informações tecnológicas para pesquisa e
    desenvolvimento, especialmente para a área do Design de Produto. Sendo assim,
    este trabalho tem como objetivo geral contribuir com conhecimento para incorporar a
    Gestão da Propriedade Intelectual nos processos de design de produto, através de
    metodologia de pesquisa de natureza aplicada, abordagem por métodos mistos
    quantitativos e qualitativos, com objetivo exploratório e utilização das técnicas de:
    pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, levantamento e estudo de caso.
    Embora designers sejam plenamente capacitados para trabalhar com inovação, a
    gestão da propriedade intelectual não é aplicada nos produtos que desenvolvem,
    havendo a necessidade de incorporá-la no dia a dia da atividade profissional. Este
    trabalho busca então, como principal resultado, a elaboração de um material didático
    com foco no profissional da área, que contemple, além do conteúdo informativo
    sobre a proteção do design, o conhecimento estratégico em Gestão da PI aplicado
    ao Design de Produto.

  • LEONARDO RAMON RÊGO DALTRO LOPES
  • Promoção da inovação, empreendedorismo e propriedade intelectual nos Institutos Federais do Piauí: relatório técnico descritivo de caracterização regional e elaboração de projeto de mecanismo de promoção da inovação no IFPI-Campus Angical
  • Data: 29/08/2022
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  • Entendendo a importância do empreendedorismo, inovação e tecnologia como elementos necessários para o desenvolvimento regional, resolveu-se aplicar análise de aspectos de caracterização da região denominada Entre Rios aglomerado nove onde se encontra instalado um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPI) na cidade de Angical no estado do Piauí. Atendendo aos requisitos do Profnit, propôs-se produzir um relatório técnico descritivo de caracterização regional buscando identificar as potencialidades regionais desse território onde se localiza o campus do IFPI com a finalidade de projetar mecanismo de inovação adequado a atender às particularidades dessa região com o intuito de fomentar a prática do empreendedorismo, inovação e produção tecnológica. Como resultados, foram gestados um artigo científico submetido a revista eletrônica qualis B3 e um relatório técnico descritivo, além de provocar articulação de grupo de docentes do campus que culminou na elaboração de projeto de um mecanismo de inovação e na participação ativa de projetos de captação de recursos para implementação desse mecanismo.

  • JOSÉ JÚLIO GOMES NETO
  • O PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO: CONTRIBUIÇÃO PARA A IMPLANTAÇÃO DE PROJETO DE CRIAÇÃO DE GALINHAS CAIPIRAS (PROJETO TC AVEMELHOR) DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)
  • Data: 09/06/2022
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  • Os entraves nos processos de Transferência de Conhecimento (TC) entre as
    Instituições de Educação, Ciência e Tecnologia (IECTs) e os segmentos produtivos
    têm sido um recorrente tema de estudo, uma vez que as instituições e atores
    envolvidos podem se beneficiar mutuamente da apropriação do conhecimento a
    partir de uma produção científica e/ou tecnológica. Nessa perspectiva, o presente
    estudo foi norteado pelo seguinte objetivo geral: analisar a experiência de
    transferência de conhecimento de uma instituição de Educação, Ciência e
    Tecnologia (IECT), no caso do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), na criação de
    galinhas caipiras, a partir da implementação do projeto financiado TC Avemelhor na
    comunidade “Barra do Saco”, no âmbito de suas duas primeiras etapas. A
    fundamentação teórica da pesquisa apoiou-se em concepções acerca da gestão e
    da transferência de conhecimento, elucidando aspectos da agricultura familiar e a
    avicultura. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa qualitativa descritiva,
    fazendo uso de análise documental, observação participante, realização de
    entrevistas e das técnicas de análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que
    as instituições partícipes do processo de TC possuem organização administrativa
    apropriada, mas se mostram relativamente desprovidas de estrutura de
    equipamentos e de recursos humanos capacitados para implementação efetiva de
    ações dessa natureza. Percebeu-se a necessidade da realização de diagnóstico
    prévio em relação às dimensões sociais, ambientais e econômicas dos atores que
    foram beneficiados com a intervenção no âmbito da agricultura familiar, para que se
    pudesse promover capacitações específicas como forma de mitigação dos entraves
    detectados relacionados a estas dimensões. De tal forma, que este estudo também
    proporcionou a realização de uma oficina sobre TC para agricultores familiares e
    uma cartilha didática sobre a criação de galinhas caipiras, além de uma matriz
    SWOT e de um CANVAS. Sendo assim, esperando como perspectivas futuras, a
    continuidade do acompanhamento do projeto TC Avemelhor e o aprofundamento em
    estudo sobre experiências que potencializem a construção de um cenário mais
    promissor para a agricultura familiar no Brasil

  • MARCO AURÉLIO MEDEIROS DO NASCIMENTO
  • ESTUDO SOBRE VALORAÇÃO DE PATENTE DO SEGMENTO ALIMENTÍCIO APLICADO AO NÚCLEO DE INOVAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIAS – NINTEC, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ-UFPI
  • Orientador : REGILDA SARAIVA DOS REIS MOREIRA ARAUJO
  • Data: 06/06/2022
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  • A definição do valor a ser pago pela exploração comercial de tecnologias é uma das etapas mais delicadas no processo de negociação de acordos de propriedade intelectual. Etapa essa denominada de valoração, consiste na determinação do valor monetário de um ativo, por meio de avaliações econômicas e financeiras. Segundo a Lei nº 10.973/2004 (Lei da Inovação), no âmbito das Instituições Científica, Tecnológicas e de Inovação (ICTs), cabem aos Núcleos de Inovação Tecnológicas (NITs) gerir as atividades de transferência de tecnologias, lançando mão das metodologias de valoração para quantificar o valor monetário das tecnologias que pretende licenciar ao setor empresarial. No entanto, os NITs das Universidades Federais têm encontrado dificuldades em realizar a valoração dos seus ativos intelectuais, por vários motivos. Na perspectiva de desenvolver uma pesquisa que contribua para a disseminação e explicação das metodologias de valoração aos NITs das Universidades Federais, este trabalho busca identificar e aplicar uma proposta de valoração à patente de “Composição e método de produção de casquinha de sorvete com farinha de castanha de cajuí” (MU 6300496-8) do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologias – NINTEC, da Universidade Federal do Piauí. Apresenta as principais metodologias relatadas na literatura, tais como a de Custos, por Meio de Múltiplos e Valor de Mercado, Fluxo de Caixa Descontado (FCD), Opções Reais, Regra dos 25%, Modelo Alternativo com base no NPT, destacando seus conceitos e características. Traz um histórico sobre as metodologias de valoração aplicadas nas Universidades e verifica as experiências desenvolvidas pelo NIT da UFPI no processo de valoração e transferência de patentes. A pesquisa é do tipo aplicada; qualitativa e exploratória quanto à abordagem e objetivos; e bibliográfica, documental e de campo, quanto aos procedimentos. Para a investigação científica foram utilizadas as técnicas de busca em fontes bibliográficas, secundárias de dados e observação assistemática. Dentre os principais resultados, verificou-se que a metodologia Alternativa com base no NPT desenvolvida por Pita (2010) é a mais adequada para valorar a patente do segmento alimentício desenvolvida pela UFPI, considerando as informações do ativo de PI e atual estrutura no NIT desta ICT. E apresenta como produto final um manual para valoração de tecnologias do segmento alimentício, adaptável para patentes de outros segmentos.

  • RODOLFO FRANCISCO PAZ FREIRE
  • APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: UM GUIA PARA ELABORAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS INICIAIS EM CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO
  • Data: 31/03/2022
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  • A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é uma das modalidades de ensino existentes no Brasil dedicada à formação profissional e social de indivíduos. Seu objetivo requer uma aprendizagem significativa e contextualizada, que favoreça a construção do conhecimento, o desenvolvimento cognitivo e intelectual, a resolução de problemas e a condução de projetos em diversos segmentos produtivos. Porém, esse cenário nem sempre é visto nas escolas e instituições educacionais do país, onde convive-se com o ensino tradicional fortemente marcado pela verbalização, memorização e passividade dos alunos. Logo, pode-se afirmar que a EPT deve estar distante do tradicionalismo e uma das alternativas para isso são as metodologias ativas. Dentre elas, a Aprendizagem baseada em projetos (ABP) incorpora, em suas atividades, problemas reais, importantes para os alunos e para a sociedade, favorecendo a autonomia e a motivação dos participantes. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um guia que auxilia a utilização da Aprendizagem baseada em projetos em experiências iniciais na EPT, em especial, em cursos técnicos de nível médio. A metodologia utilizada foi a triangulação de métodos, constituída por um levantamento bibliográfico, um mapeamento sistemático e o processo de construção/validação do guia. O levantamento bibliográfico, realizado de forma assistemática e exploratória, gerou o referencial teórico para o trabalho. O mapeamento sistemático objetivou a identificação/caracterização das experiências de uso da ABP no ambiente educacional, em relatos publicados entre os anos 2011 e 2020. Após sua execução, constatouse o uso da ABP em diversos contextos, apoiada por várias ferramentas, com benefícios e dificuldades para professores e alunos. A proposta de criação de um guia foi concretizada, adaptando-se a ABP aos cursos técnicos de nível médio, dadas as exigências curriculares do desenvolvimento de habilidades e competências. Validou-se o material produzido através de uma adaptação do instrumento MAEP (Método ergopedagógico interativo de avaliação para Produtos Educacionais Informatizados), com a participação de professores que ministram ou ministraram disciplinas em cursos técnicos de nível médio. Segundo a análise da amostra, o guia apresentou relevância e pôde ser classificado como excelente, por meio da métrica estabelecida em CEELTES (Comprehensive Evaluation of Electronic Learning Tools and Educational Software - Avaliação Compreensiva de Ferramentas Eletrônicas de Aprendizagem e Software Educacional). Espera-se que as contribuições obtidas possam fortalecer o uso ABP em ambientes tradicionais de ensino, cooperando para sua transformação através de metodologias ativas.

2021
Descrição
  • VALDEANA OLIVEIRA DOS REIS SOUSA
  • Software para Prospecção de Tecnologias Passíveis de Exploração Comercial no Âmbito da Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Data: 01/10/2021
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  • Este projeto de inovação trata de questões que envolvem o processo de prospecção de tecnologias a partir de trabalhos acadêmicos produzidos no âmbito da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Em especial, aborda aspectos inovadores para a gestão de prospecção de produtos tecnológicos, indo na contramão do que é atualmente executado não só pela UFPI, mas por diversas outras IES. Possui como objetivo contribuir com os métodos já existentes de prospecção tecnológica, por meio do desenvolvimento e utilização de software que possibilite otimizar a captação de trabalhos acadêmicos que possam viabilizar produtos tecnológicos passíveis de comercialização. Especificamente propõe compreender como funciona o processo de prospecção tecnológica atualmente utilizado pela UFPI, identificar os seus principais “gargalos” e impulsionar a melhoria do processo através de sua automação. Para isso, optou-se pela utilização de fontes bibliográficas e documentais, buscas no sistema nacional e internacional de patentes, relatórios e indicadores, suporte especializado, além da utilização do MAMP - método que possibilita a análise e melhoria de processos, que no caso deste trabalho, está voltado para prospecção tecnológica. A partir de análise documental prévia, constatou-se a discrepância entre o número de produções acadêmicas catalogadas anualmente pela UFPI, em seus diversos níveis de ensino, e o quantitativo de pedidos de patentes da instituição junto ao INPI no período de 2008 a 2019. Mediante esses pressupostos e visando a otimização do atual processo de prospecção e a melhoria dos índices de pedidos de patentes gerenciados pelo NINTEC/UFPI, o projeto se constitui em oportunidade de tornar o processo de prospecção mais eficiente, ou seja, fazer com que a busca por produtos tecnológicos no âmbito da UFPI seja feita de forma otimizada, com menos tempo, menos recursos humanos, menos matéria-prima e menos recursos financeiros.

     

  • CÂNDIDA BEATRIZ OLIVEIRA JESUS
  • A GESTÃO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL DA UFPI: Uma Proposta de Reformulação do sistema para adequação da realidade local
  • Orientador : MARIA RITA DE MORAIS CHAVES SANTOS
  • Data: 30/09/2021
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  • A Universidade Federal do Piauí (UFPI), conta com o Núcleo de Inovação e Transferência de
    Tecnologia (NINTEC) consolidado há mais de 12 anos, que realiza a gestão de seus ativos
    intangíveis, dentre outras atividades de igual relevância. A instituição que além de prover ensino
    superior e pesquisa, é responsável pela gestão da Propriedade Intelectual (PI) e incentivadora da
    Inovação, nesse sentido surge a necessidade de mapear as atividades/competências do NINTEC,
    propondo otimizar o sistema de PI da instituição. O objetivo do presente estudo é desenvolver um
    tutorial metodológico de gestão de artigos intangíveis, que venham expressar de forma simples a
    importância da proteção da PI na UFPI, criar uma ferramenta sistematizada de atendimento ao
    publico academico que permita otimizar o sistema. Os métodos procedimentais que serão utilizados
    no decorrer da presente pesquisa serão: pesquisa bibliográfica e o método qualitativo, tendo em vista
    que os dados da pesquisa serão observados e coletados por meio de fontes bibliográficas e de
    documentos disponibilizados pela instituição que contenham informações pertinentes a temática em
    questão, que viabilizem a elaboração de um produto tecnológico: Manual de gestão da Propriedade
    Intelectual da UFPI.

  • ANANDA RIBEIRO MAGALHÃES CASTRO
  • Encomenda tecnológica em três etapas: panorama brasileiro, manual FAPEPI, estudo de caso respirador Air-Tron
  • Orientador : LIVIO CESAR CUNHA NUNES
  • Data: 31/05/2021
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  • A Encomenda Tecnológica (ETEC) é uma forma especial de compra pública pelo lado da demanda para solucionar problemas por meio do desenvolvimento de algo inexistente no mercado envolvendo assim, incertezas tecnológicas. Objetivamos analisar, discutir e elaborar produtos no tema “Encomenda Tecnológica como ferramenta de desenvolvimento regional”, desenvolvendo um artigo de revisão sobre “Encomenda Tecnológica no Brasil e às Fundações de Amparo à Pesquisa (FAP’s)”, elaborar um Manual para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (FAPEPI) sistematizando seu modelo de Encomenda Tecnológica além de produzir um artigo de estudo de caso sobre “Encomenda Tecnológica para Planejamento e Desenvolvimento (P&D) de respiradores mecânicos voltados para o combate a covid-19 no Piauí: estudo de caso”. A relevância e justificativa deste trabalho, está no fato da Encomenda Tecnológica se propor a desenvolver tecnologia pautada na demanda. Além disso, por se tratar de uma compra pública utiliza-se de dois fatores chaves, o poder de compra do estado, e o alcance do interesse público. Portanto a importância da Encomenda Tecnológica, se revela na grande possibilidade de resolução de um problema da administração pública, na entrega desta solução ao ente público, ou o alcance de grandioso avanço de seus estágios de pesquisa, pois neste modelo de compra, a remuneração pode se perfazer pelo equivalente ao esforço desenvolvido pelo executante. Assim, esperamos como resultado deste trabalho, inicialmente um enriquecimento teórico sobre a temática de Encomenda Tecnológica, além disso, através da criação de um manual, destina-se a informar, explicar, descrever e viabilizar os procedimento necessários para criação de uma ETEC. E como último aspecto, esperamos estudar minuciosamente a primeira Encomenda Tecnológica do Estado do Piauí, para contribuir nos pontos a serem elencados no manual com a ótica de prever, analisar e facilitar percalços possivelmente enfrentados neste primeiro intento, bem como, exemplificar a viabilidade deste tipo de compra pública.

  • ISABEL CRISTINA DOS SANTOS SALES
  • A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE ACORDO COM A LEI DE DIREITOS AUTORAIS.
  • Data: 28/05/2021
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  • Com a expansão da busca de informações e materiais na internet, percebe-se a necessidade de aprofundamento no que diz respeito a proteção de direitos autorais com medidas assertivas. Neste estudo ressalta-se a necessidade de formação básica para docentes para elaboração de materiais didáticos com
    recursos de terceiros e a introdução de conhecimento sobre propriedade intelectual, de forma educativa, é uma via para reduzir o elevado percentual de estudiosos que afirmam desconhecer os aspectos éticos e legais de se utilizar conhecimento protegido por lei. O objetivo deste trabalho é capacitar os docentes a produzirem materiais que estimulem o respeito ao direito autoral assim como entregar meios para que esta produção e organização demateriais, que disseminam o conhecimento, seja facilitada e amparada por lei. Através de um recurso prático, com linguagem simples que aborda o tema de forma objetiva, foi elaborado um programa de mídia, pois verificou-se que os poucos informativos existentes abordam o conteúdo de forma extensa e de difícil entendimento.

  • ANDREIA PEREIRA DE OLIVEIRA
  • Caminhos para o empreendedorismo: um método para promoção do empreendedorismo científico considerando o perfil comportamental dos pesquisadores
  • Data: 28/05/2021
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  • O objetivo deste trabalho foi desenvolver um Método para promoção do Empreendedorismo Científico, considerando os diferentes perfis comportamentais dos pesquisadores. Para isto, este trabalho considerou os estudos comportamentais primários da Teoria DISC, apresentados por Marston (1928). Como objetivos específicos, estapesquisa buscou destacar a importância das habilidades socioemocionais na atualidade, identificar e compreender a motivação para a intenção empreendedora entrepesquisadores nos diferentes perfis comportamentais existentes e criar estratégias para facilitar o desenvolvimento do perfil empreendedor, considerando as variações do Capital Humano através da Teoria DISC. Esta pesquisa utilizou a Metodologia a Design ScienceResearch para projetar e produzir uma nova solução ao problema identificado, através daaplicação do método para o artefato desenvolvido. A criação do Material Didático Instrucional decorreu de uma adaptação da Abordagem Design Thinking para a construção de um processo empreendedor, tendo em vista o seu direcionamento para resolução das necessidades humanas. A construção do produto apresentou quatro Rotas para o desenvolvimento do perfil empreendedor, abordando os estilos comportamentaisprimários DISC e considerando as potencialidades, relações interpessoais, tomadas dedecisão, motivações, medos e adequação ao meio entre os perfis. O artefato geradofavoreceu a construção de uma Jornada de Aprendizagem para cada um dos quatro Perfisprimários DISC, definidas pelo processo empreendedor construído. Por fim, Este trabalho destacou a importância do autoconhecimento e da inteligência emocional como algumas das habilidades-chave para o desenvolvimento empreendedor dos Perfis estudados. O resultado final do Produto Científico demonstra uma estrutura dinâmica de aprendizagem
    que também pode ser aplicada em outros ambientes de ensino, incluindo a EducaçãoCorporativa, haja vista que o mesmo está embasado em estudos científicos ligados ao comportamento humano. Em suma, as estratégias utilizadas nesta pesquisa focaram emfacilitar o entendimento e desenvolvimento da Intenção Empreendedora no Público Alvoestudado: Pesquisadores com os perfis comportamentais Dominante, Influente, Estável eConforme. Espera-se que este conteúdo seja utilizado como uma ferramenta para criação de novos modelos de Ensino Empreendedor, considerando as variações de perfis comportamentais apresentados pelo modelo DISC. Por fim, vale ressaltar que esta pesquisa se pautou em estudar apenas os modelos primários da Teoria DISC (Dominante, Influente, Estável e Conforme), não levando em consideração as variações existentes entre dois ou até três estilos comportamentais destes perfis primários. Tendo em vista as limitações desta pesquisa, sugere-se a aplicação de métodos que também contemplem o Ensino de Empreendedorismo considerando as variações comportamentais do modelo DISC não alcançadas neste trabalho.

  • JOSÉ DE ARIMATÉIA QUINTO SILVA FILHO
  • A busca de anterioridade de marcas: guia para registro de marcas no mercado brasileiro de agências de publicidade
  • Data: 27/05/2021
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  • O processo de registrabilidade de marcas, seja por pessoas ou empresas, envolve procedimentos técnicos que norteiam sua proteção legal. A busca de anterioridade é a etapa que permite verificar se há algum impedimento em relação ao sinal marcário desejado. E considerando que as agências de publicidade possuem um papel importante no processo de criação das marcas, este estudo busca analisar como capacitar o mercado publicitário brasileiro para efetivar o registro de marcas como propriedade industrial segundo a legislação em vigor e a tramitação dos pedidos junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial INPI. O objetivo deste projeto é estabelecer uma orientação para instrumentalizar a busca de anterioridade de marcas, para que, principalmente, as agências de publicidade atuem proativamente no processo de proteção legal de marcas a partir do processo de sua criação.

  • JUCÉLIA BARBOSA DE SOUSA
  • Desenvolvimento de um Manual para Implementação da Disciplina de Propriedade Intelectual nos Cursos Médio/Técnico
  • Orientador : REGILDA SARAIVA DOS REIS MOREIRA ARAUJO
  • Data: 27/05/2021
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  • A propriedade intelectual (PI) ainda é uma temática pouco abordada nas instituições de ensino,
    principalmente, nas escolas de nível médio e técnico. No entanto, é sabido que a proteção à
    propriedade intelectual é um instrumento de apoio ao desenvolvimento econômico, tecnológico e
    social de um país. Nessa perspectiva, se faz necessário uma maior disseminação desse conhecimento
    para melhorar a qualidade do ensino de PI e, consequentemente, contribuir para o desenvolvimento
    econômico. A presente pesquisa teve como objetivo a elaboração de um manual de orientação para
    implementação da disciplina de propriedade intelectual, nos cursos médio/técnico do Colégio
    Técnico de Teresina (CTT). Dessa forma, propõe-se motivar mudanças na estrutura curricular dos
    cursos pesquisados ou na abordagem das disciplinas já existentes, de modo a conscientizar e dar
    competências suficientes a comunidade acadêmica para sensibilizar, disseminar e implementar uma
    cultura de inovação, aprimorando a proteção de capital intangível e transferência de tecnologia. A
    pesquisa foi do tipo exploratória, que para atingir os objetivos foram realizadas pesquisa
    bibliográfica, que abordou conceitos de PI, o ensino técnico no Brasil e o ensino de PI e de uma
    pesquisa documental nos sites das escolas técnicas pesquisadas, onde percebe-se que quase a
    totalidade das escolas técnicas vinculadas às universidades federais não abordam algum
    conhecimento sobre PI em seus cursos, mas que interesse em pelos estudantes em aprender sobre a
    temática. O resultado da pesquisa foi a criação do “Manual de Implementação da disciplina de
    Propriedade Intelectual: um guia de orientação para os cursos Médio/Técnico”, que foi realizado de
    acordo com as especificidades e peculiaridades de cada curso, com as experiências já existentes no
    Brasil e com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação profissional de técnica de
    nível médio. Assim, com a inclusão de conhecimentos sobre PI nos currículos, o CTT poderá
    incentivar a capacitação profissionais para atuarem nessa área que está em constante expansão e
    também será capaz de criar um polo de inovação e gerar desenvolvimento econômico, tecnológico e
    social ao Estado.

  • DEUZILENE PEREIRA DA CUNHA
  • GAMEFORKIDS: Uma proposta de gamificação na Educação Infantil
  • Data: 17/03/2021
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  • A inclusão de metodologias ativas como alternativa de auxílio no trabalho docente é uma tendência da realidade atual, tanto considerando o protagonismo dos estudantes, ao assumirem posturas ativas, quanto ao seu processo de ensino-aprendizagem. Destarte, este estudo apresenta-se em três eixos: uma investigação acerca da eficiência do uso da gamificação no processo de ensino na fase da educação infantil; uma proposta metodológica de gamificação para a educação infantil; e uma análise sobre a possibilidade do desenvolvimento da metodologia proposta potencializar o aprendizado e estimular o engajamento das crianças. Inicialmente, realizou-se um mapeamento sistemático, levantando-se publicações realizadas entre 2010 e 2019, com o objetivo de obter dados referentes à eficiência do uso de metodologias ativas baseadas em gamificação na educação infantil. Foram identificados impactos positivos do uso dessa metodologia no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula. Como proposta de sustentação do projeto, foi desenvolvida a metodologia ativa gamificada  ”Gameforkids”, apresentada em forma de material didático e-book. Para confirmar a eficácia da mesma, adotou-se o método qualitativo, por meio do estudo de caso, tendo sido executado em uma escola da rede municipal da cidade de Teresina, com crianças na fase da pré-escola (4 a 5 anos). Com a efetivação do processo, pode-se comprovar através dos dados extraídos e analisados estatisticamente, a eficácia da metodologia proposta, que estimulou o engajamento das crianças e potencializou o aprendizado, elevando o nível de rendimento médio do grupo experimental de 7,11 para 9,23, correspondendo a um ganho real de 21.2% no aproveitamento no pós-teste em relação ao obtido no pré-teste. Assim, conclui-se que a metodologia ativa gamificada  ”Gameforkids” pode potencializar o aprendizado das crianças, gerar maior engajamento e promover estímulo na construção do conhecimento autônomo na Educação Infantil.

  • MARCONY SANTANA MAXIMO
  • DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE EDUCACIONAL DE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO PARA APLICAÇÃO DE MÉTODOS DE GERENCIAMENTO DE ROTINAS DE ESTUDO PESSOAL E GESTÃO DE TEMPO
  • Data: 25/02/2021
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  • Devido ao isolamento social, professores e alunos tiveram que se adaptar a uma nova realidade, na qual as atividades educacionais foram aplicadas a distância. Este trabalho foi realizado durante a pandemia causada pela Covid-19, doença que obrigou quase todos os países a suspenderem as aulas presenciais, desde meados de março de 2020. Com isso, houve a necessidade ainda maior de uso das ferramentas computacionais para que as atividades escolares pudessem ser executadas. Sendo assim, esta pesquisa tem como objetivo principal o desenvolvimento de uma ferramenta computacional em formato de plataforma web para aplicação de métodos de estudo pessoal e gestão de tempo que auxilie os profissionais de educação a orientar e a criar rotinas de estudos para os discentes, mesmo à distância, promovendo também uma modernização no atendimento pedagógico. Tendo como metodologia um estudo de forma aplicada, com apresentação dos resultados de forma quantitativa através de um estudo de caso a partir de dados coletados sobre as problemáticas de orientação e atendimento dos alunos no momento de suspensão das aulas, com informações fornecidas por profissionais que trabalham na área de educação, como Professores, Pedagogos e Psicólogos. Por meio de uma pesquisa inicial, realizada com mais de 80 destes profissionais, notou-se que existe uma carência a ser preenchida sobre o tema, pois a maioria dos entrevistados mostrou conhecer os principais métodos de controle de estudo pessoal e gestão de tempo, porém os mesmos afirmam não possuírem conhecimentos sobre os sistemas computacionais disponíveis, além do fato de que as ferramentas mais conhecidas entre os participantes não atendem as principais necessidades apontadas pela consulta. Com isso, foi comprovada a viabilidade do projeto e assim desenvolvido o produto computacional My Study Routines, plataforma web que aplica três dos métodos de estudo pessoal e gestão de tempo existentes: Pomodoro, Don´t Break The Chain e Rastreamento de Hábitos. Após a realização das fases de testes e validação, foi possível comprovar a eficácia e a eficiência do aplicativo My Study Routine, como ferramenta computacional de apoio educacional, uma vez que 56,6% dos usuários da plataforma apontaram que o sistema foi “Extremamente Útil” e 22,4% afirmaram que o aplicativo foi “Muito Útil”, contribuindo assim para uma modernização nas atividades de atendimento pedagógico e orientação educacional a distância. Dos alunos consultados, 78,6% afirmaram que a ferramenta teve uma contribuição significativa na melhora do desempenho acadêmico.

  • THIAGO RAVEL NASCIMENTO DOS PASSOS
  • ESTUDO DE APLICAÇÃO INDUSTRIAL E ESTRATÉGIA DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIAS DA GOMA DO CAJUEIRO (Anacardium Occidentale L)
  • Orientador : LIVIO CESAR CUNHA NUNES
  • Data: 13/02/2021
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  • As gomas naturais são polissacarídeos produzidos diversos organismos vivos, caracterizam-se pelo seu uso nas indústrias principalmente por suas características espessante e gelificante. De natureza diversa, diversas são as aplicações, há consenso da não existência de uma melhor goma, mas sim a (s) mais adequada (s) para um dado processo industrial. A Goma de Cajueiro (GC) é obtida do exsudato do cajueiro (Anacardium occidentale L.) como mecanismo de defesa e cicatrização natural da planta possui características semelhantes a goma arábica que é amplamente utilizada na indústria farmacêutica, cosmética e alimentícia. Atualmente o Brasil importa a imensa maioria das gomas utilizadas na indústria nacional. Sendo o Piauí o segundo maior estado produtor de castanha de caju com produtividade ligeiramente superior que a nacional (em kg/ha). Entende-se que tecnologias a base da GC possam vir a ser um diferencial competitivo brasileiro. Para tanto o presente trabalho busca compreender o contexto nacional para o desenvolvimento e exploração econômica de tecnologias de GC e propor um modelo sucinto para orientação do processo de inovação que envolva ICTs e o setor produtivo com esse objetivo. A prospecção tecnológica revelou um protagonismo chinês no depósito mundial de patentes dessa natureza, o majoritário interesse do setor privado na atividade de proteção além de um grau de relativa maturidade para as tecnologias de GC com ampla ramificação e potencial econômico, concentrada principalmente na ciência dos alimentos. Das abordagens pertinentes a inovações orientadas por ICTs, destaca-se como oportuna para ambientes incipientes, caso brasileiro, a estratégia por market-pull apesar de ressalvas quanto ao grau de impacto da inovação. Um modelo de transferência por market-pull se mostra como pertinente iniciativa de fomento ao caso brasileiro.

  • LUANA GRAZIELLE MARREIROS SANTOS
  • Indústria 4.0: Uma Análise do Cenário em Empresas da Construção Civil
  • Orientador : LUIZ CLAUDIO DEMES DA MATA SOUSA
  • Data: 04/02/2021
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  • construção civil é considerada o setor da indústria com elevada taxa de empregabilidade e é responsável por quase 7% do PIB no Brasil. Quando se trata de inovação e modernização na produção, é um dos segmentos mais atrasados que existem, só perde para a indústria da pesca. Paralelo a isso, a Indústria 4.0 tornou-se o principal ponto discutido por todo o mundo, com foco em buscar alternativas para melhorar o desempenho produtivo e reduzir os custos, com a utilização de tecnologia de ponta, como a internet das coisas, a computação em nuvem, BIM (Building Information Modeling), Machine Learning e Big Data. Diante deste contexto, este trabalho visa estruturar a metodologia para implementar Indústria 4.0 em empresas de pequeno porte da construção civil. Para tanto, por meio de buscas em base de dados e trabalhos científicos, realizou-se uma revisão de literatura sobre as inovações tecnológicas usadas na construção civil que estão em processo de experimentação e implantação, além de pesquisas sobre as especificidades desse segmento de empresas de construção civil para melhor adequação de alguns conceitos da Indústria 4.0 à engenharia. O resultado do presente trabalho é um manual que servirá de guia prático para pequenas empresas da construção civil se prepararem para a Industria 4.0 com base na organização dos seus processos e modernizando seus métodos construtivos.

2020
Descrição
  • JOSÉ RIBAMAR VELOSO JÚNIOR
  • Autorregulação e Estilos de Aprendizagem: Revisão Sistemática do Estado da Arte das Metodologias e Tecnologias de Avaliação
  • Data: 16/12/2020
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  • O presente trabalho objetiva realizar uma revisão sistemática do Estado da Arte das Metodologias e Tecnologias de Avaliação da Autorregulação e Estilos de Aprendizagem. A aprendizagem é o processo de aquisição de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes, possibilitado através do estudo, do ensino ou da
    experiência. As estratégias de aprendizagem são métodos utilizados para aprender, tais como técnicas de memorização, e são a expressão visível dos estilos de aprendizagem. Os estilos referem-se às características pessoais do aprendiz e existem diversos modelos e formas de realizar essa avaliação tais como Kolb, Dunn
    e Dunn, Myers e Briggs, Felder e Silverman e VARK. Ante a realidade inescapável do crescimento da utilização das modalidades de ensino síncronas e assíncronas por meio da rede mundial de computadores existe o desafio de manter a aprendizagem eficaz mesmo fora do modelo tradicional com a presença física do professor em uma sala de aula. Este trabalho tem a evidenciação da importância do tema e a apresentação do estado da arte das metodologias e tecnologias que considerem o cenário contemporâneo, discutindo os resultados encontrados e sua
    relação com os estudos fundamentais do tema, com foco no auxílio do ensinoaprendizado mais eficaz em um mundo cada vez mais digital.

  • DIÊGO FRANCISCO DE MESQUITA OLIVEIRA
  • SisNIT- Plataforma para Gestão de Núcleos de Inovação Tecnológica
  • Orientador : MARIA RITA DE MORAIS CHAVES SANTOS
  • Data: 30/09/2020
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  • A estruturação dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) no Brasil foi alavancada pela Lei de Inovação, Lei 10.973 de 2004, que estabeleceu, que todas as Instituições Científicas e Tecnológicas (ICT) deverão ter seus próprios NIT ou então associados com outras ICT, como órgão responsável por gerir sua política de inovação e gestão dos processos de propriedade intelectual (PI) e transferência de tecnologia (TT). Porém, apesar da importância dos NIT para as ICT, a sua estruturação é difícil e a maioria não têmorçamento próprio e a participação de bolsistas, estagiários e terceirizados é significativa, o que gera rotatividade e dificuldade de retenção de mão de obra qualificada. Neste contexto, a pesquisa teve como objetivo, desenvolver e implantar uma plataforma de software web,para gestão de processos e contratos de propriedades intelectuais e transferências de tecnologias que atenda as necessidades dos Núcleos de Inovação Tecnológica. A pesquisa
    desenvolvida neste projeto, envolveu uma abordagem predominantemente qualitativa. E utilizando o método de entrevista semiestruturada, estudou procedimentos operacionaispadronizados dos serviços do NIT da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e analisou o arcabouço legislativo brasileiro de pesquisa, desenvolvimento e inovação, os atos normativosdas instituições reguladoras de direitos sobre propriedades intelectuais no Brasil. E assim,aplicando técnicas de análise e desenvolvimento de sistemas e engenharia de software, foi possível projetar e desenvolver um software de gestão de propriedade intelectual etransferência de tecnologia, para que possa ser uma alternativa para auxiliar os Núcleos de Inovação Tecnológica, com carência de estrutura e recursos humanos, na gestão da PIe TT nas ICT públicas brasileiras. O SisNIT foi implantado inicialmente no Núcleo deInovação e Transferência de Tecnologia da UFPI e está acessível pelo endereço virtual:<https://sisnit.ufpi.br>. Em síntese, a Plataforma para Gestão de Núcleos de Inovação Tecnológica (SisNIT) poderá propiciar aos NIT, organizarem seus processos e procedimentos operacionais, como também, disseminar conhecimento sobre PI concedidas, favorecendo apromoção de uma cultura de inovação tecnológica no ambiente acadêmico, beneficiando acomunidade científica, o setor empresarial e por fim a sociedade.

  • DIANA BEATRIZ DE ALMEIDA
  • Diagnóstico dos Instrumentos de Promoção da Transferência de Tecnologia em Universidades.
  • Data: 25/09/2020
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  • O presente trabalho realiza um diagnóstico dos instrumentos de promoção da inovação nas Universidades Federais do Nordeste, justificando-se pela necessidade de delinear propostas de intervenção ao contexto do Nordeste brasileiro. No atual estágio de desenvolvimento econômico tecnológico, a estrutura das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) Nordestinas ainda não conseguiu implementar em sua totalidade os objetivos estratégicos de propriedade intelectual, transferência de tecnologia e fomento à inovação. Esta pesquisa é qualitativa, com características exploratórias, abrange estudos de casos realizados em Universidade Federais Nordestinas, intituladas nessa pesquisa como “A”, “B”, “C” e “D”. Quanto aos instrumentos de coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com representantes dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) das instituições pesquisadas, na qual foram analisados os seguintes pontos: a) Política de Inovação; b) Propriedade Intelectual; c) Estratégias de atuação/promoção de tecnologias e conhecimentos da Universidade; d) Interação com o setor produtivo; e) Transferência de Tecnologia; f) Dificuldades Encontradas.  Os resultados indicam que no Nordeste ainda existe uma disparidade no quesito de inovação entre suas instituições de ensino superior federal e que, embora existam normativos legais que estimulem a articulação entre universidades e o setor produtivo, o grande gargalo que dificulta essa interação é falta de conhecimento sobre o processo de Transferência de Tecnologia. Diante do exposto, essa pesquisa teve como produto final um Manual intitulado como: “A Transferência Tecnológica: O caminho da Inovação para as Universidades”, que objetiva informar e demonstrar as formas de transferências de conhecimento da universidade para o setor produtivo, através de um passo a passo sobre os benefícios e os instrumentos legais que deverão ser seguidos pelas ICTs. O manual foi dividido em três seções onde tratou-se de demonstrar a importância das atividades inovativas dentro das universidades, com foco na inovação aberta; a Interação Universidade – Empresa, evidenciando os benefícios e os instrumentos necessários para se obter essa parceria, e, por último, a operacionalização da transferência de tecnologia e os parâmetros legais  que  regulamentam  a interação  entre as academias e o mercado.

  • MARIA LARA CRISTINA SANTOS DE MACÊDO
  • DESENVOLVIMENTO DE UM MANUAL DE IMPLANTAÇÃO DE LABORATÓRIO MULTIUSUÁRIO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
  • Data: 25/09/2020
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  • O tema inovação dentro das universidades públicas brasileiras continua sendo um grande desafio. Os laboratórios das universidades têm cumprindo um importante e decisivo quanto ao desafio de intensificar a aproximação entre os ambientes acadêmico e produtivo. Nesta perspectiva, o novo marco legal para o incremento à transferência de tecnologia e inovação oferecendo diretrizes que tem servido de subsídios para as ações dos agentes presentes neste ambiente.  O trabalho apresenta uma análise das universidades públicas da região nordeste quanto a estratégias de fortalecimento de laboratórios multiusuários de pesquisa; as agências de Fomento que podem financiar a implantação e manutenção dos LMP; as normas e diretrizes que incentivam a implantação do mesmo. Através dessas pesquisas foi feito um manual de implantação de laboratórios multiusuários. Para a criação deste manual foi necessário formular modelos de formulários de credenciamento e descredenciamento; constituição de LMP; e Parecer para a constituição. Criou-se também um vídeo didático para disseminação da informação. Todos esses produtos foram de fundamental importância para orientação de laboratórios e acelerar a criação destes laboratórios para que eles retribuam a população todos os recursos investidos.

  • THIAGO MACHADO RODRIGUES
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA: SOFTWARE EDUCATIVO GAMIFICADO DA MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – TEA
  • Data: 21/09/2020
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  • O presente trabalho objetiva abordar uma proposta de educação inclusiva, através de um software gamificado desenvolvido para dispositivos móveis, voltado a crianças com autismo. O autismo ou Transtorno do Espectro
    Autista (TEA), é caracterizado por dificuldades de comunicação, comportamentos repetitivos, déficit de atenção, dentre outras características. Devido a estas características, crianças com TEA, podem apresentar dificuldades de aprendizado, principalmente na matemática, nos anos iniciais doensino fundamental, havendo então a necessidade de criar alternativas aos métodos tradicionais de ensino, para que se possa proporcionar uma educação inclusiva de qualidade para crianças com este transtorno. Este trabalho tem como foco o auxílio do ensino-aprendizado da Matemática de crianças com TEA, nos anos iniciais do ensino fundamental, por meio do software gamificado Matemática Animada, proposto no âmbito desta dissertação de Mestrado. Matemática Animada é um aplicativo que pode ser personalizado, utilizando olúdico como forma divertida e atraente para trabalhar as operações básicas da matemática. O aplicativo utiliza como estratégia os fundamentos da Applied
    Behavior Analysis ou Análise do Comportamento Aplicado (ABA), aplicado à gamificação, como estratégia, para favorecer o ensino de habilidades importantes no acompanhamento e desenvolvimento de crianças com TEA. Por meio da pesquisa, foi possível identificar uma carência de recursos necessários para se trabalhar com o público alvo e a comprovação de que o aplicativo Matemática Animada, pode ser utilizado em atividades de suporte ao ensinoaprendizado da matemática, contribuindo para uma educação inclusiva de crianças com este transtorno.

  • MARIA RIBEIRO DE MELLO REBELLO
  • ANÁLISE DOS ATIVOS INTANGÍVEIS E ELABORAÇÃO DE E-BOOK COM PROTOCOLO SISTEMATIZADO PARA LANÇAMENTO DE ALIMENTO FUNCIONAL NO MERCADO
  • Orientador : REGILDA SARAIVA DOS REIS MOREIRA ARAUJO
  • Data: 16/09/2020
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  • O objetivo deste trabalho foi elaborar um e-book com um protocolo sistematizado para lançamento de alimento funcional no mercado. O pão de queijo é um produto brasileiro, consumido em todo território nacional. O acréscimo de leguminosas a alguns produtos, e o consumo desses, ajudam na ingestão de nutrientes e em uma dieta saudável. O feijão-caupi, também conhecido por feijão-de-corda ou feijão-macassar, é um dos principais integrantes da dieta alimentar das regiões norte e nordeste do Brasil, além de ser uma excelente fonte de proteínas e apresentar todos os aminoácidos essenciais, carboidratos, vitaminas, minerais, fibras dietéticas, baixa quantidade de gordura e não conter colesterol. O pão de queijo adicionado de farinha de feijão-caupi biofortificado foi desenvolvido pela Universidade Federal do Piauí – UFPI, e o estudo concluiu que o feijão-caupi é uma opção viável para melhorar o valor nutritivo de alimentos de panificação, como o pão de queijo. A UFPI depositou dois pedidos nacionais de patentes no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual – INPI do produto mencionado. No trabalho, constam os resultados da prospecção tecnológica realizada nas seguintes bases de dados: Orbit Intelligence (ORBIT, 2020), United States Patent and Trademark Office (USPTO, 2020) e Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI, 2020). Foram realizadas, ainda, buscas por artigos científicos nas bases da Web of Science (2020) e Scopus (2020), além de busca de anterioridade da marca sugerida na base de dados do INPI. Mapeou-se as proteções intelectuais necessárias para introduzir o produto no mercado e analisou-se esses ativos intangíveis. As universidades brasileiras são grandes centros de pesquisa, mas a interação dessas com o mercado ainda é insuficiente. Nesse processo a transferência de tecnologia é imprescindível, pois somente através deste é possível o intercâmbio de informações e tecnologia. Para facilitar esse processo foram elaborados o modelo de negócio, o plano de negócios, a logo, definidas as possíveis formas de transferência de tecnologia. Foi requerido o protocolo do registro da marca. O e-book contempla os seguintes tópicos: produto, modelo de negócio, plano de negócio, marca, aspectos contábeis, transferência de tecnologia. Concluiu-se, portanto, que o pão de queijo adicionado de farinha de feijão-caupi é um produto viável para comercialização e o protocolo sistematizado foi elaborado. Tendo, inclusive, aprovação em edital como produto inovador e, com isso, obtenção de apoio financeiro. Para submissão no edital foram utilizadas informações definidas neste trabalho.

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