Banca de DEFESA: BRISA CRISTINA RODRIGUES CARDOSO MAGALHAES

DISCENTE: BRISA CRISTINA RODRIGUES CARDOSO MAGALHAES
DATA: 25/06/2024
LOCAL: Sala PPGEnf
TÍTULO: INSTRUMENTO SOBRE CONHECIMENTO, HABILIDADE E ATITUDE DE ENFERMEIROS ACERCA DA PREVENÇÃO E MANEJO DA HEMORRAGIA PÓS PARTO
PALAVRAS-CHAVES: Hemorragia pós-parto; Prevenção; Enfermagem Obstétrica
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Introdução: A Hemorragia Pós-Parto é uma causa importante de morbimortalidade materna no mundo. A maioria das mortes causadas por hemorragia pós-parto podem ser evitadas. Objetivo: Elaborar um instrumento para avaliação do conhecimento, habilidade e atitude de enfermeiros acerca da prevenção e manejo da hemorragia pós-parto Método: Trata-se de um estudo metodológico, desenvolvido em três etapas. A primeira etapa consistiu na revisão bibliométrica (1) seguida da extração do conteúdo das recomendaçõoes da OPAS (2) e elaboração do instrumento (3). Resultados: Dos 238 artigos selecionados, apenas 15 destas foram incluídas no estudo para determinação dos itens do instrumento, a maioria apresentou como aspecto metodológico a abordagem quantitativa e o tipo de estudo mais frequente foi o transversal (45,9%), seguido pela revisão de literatura (13,7%). As temáticas mais comuns foram as estratégias de prevenção da Hemorragia Pós-Parto e a produção foi oriunda de instituições universitárias em âmbito nacional/internacional, centralizada no EUA e identificou-se ainda pouca abrangência da temática. Na segunda etapa, elaborou-se os itens que compuseram a primeira versão do instrumento com base nas recomendações da Organização Pan-Americana da Saúde para prevenção e manejo da hemorragia pós-parto. Conclusão: Destaca-se a relevância deste estudo por meio da possibilidade de contribuição para a prática clínica e científica da enfermagem, por meio de um instrumento que subsidia o adequado registro das condutas de enfermagem frente as hemorragias pueperais. Espera-se que o produto desenvolvido seja validado como uma ferramenta de apoio para organização da assistência, buscando compartilhar e ampliar o cuidado à puérpera. Por fim, espera-se que este estudo possa contribuir com a comunidade acadêmica, científica e no direcionamento da assistência à esse público.

Interno - 1655148 - GRAZIELLE ROBERTA FREITAS DA SILVA
Interno - 1888794 - JOSE WICTO PEREIRA BORGES
Presidente - 3059512 - LÍVIA CARVALHO PEREIRA
Externo à Instituição - MARILENE LOEWEN WALL - UFPR