Banca de DEFESA: POLYANA COUTINHO BENTO NERI

DISCENTE: POLYANA COUTINHO BENTO NERI
DATA: 24/06/2024
LOCAL: Sala PPGEnf
TÍTULO: PRÁTICA DE ENFERMEIROS NO CUIDADO DO RECÉM-NASCIDO PRÉ-TERMO: UMA ANÁLISE À LUZ DA SALUTOGÊNESE
PALAVRAS-CHAVES: Enfermeiro; Recém-nascido prematuro; Teoria de enfermagem
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Introdução: A prematuridade é uma das principais causas de morte neonatal. Enfrentar as mortes evitáveis de recém-nascidos e reduzir a mortalidade neonatal consiste em uma das metas propostas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030. O enfermeiro contribui com a promoção da adaptação do recém-nascido prematuro ao ambiente adequado através da observação do quadro clínico, manutenção do equilíbrio térmico, luz, umidade, monitoramento dos sinais vitais, som e estímulos cutâneos. Objetivo: Compreender as práticas que o enfermeiro realiza com o recém-nascido pré-termo usando o senso de coerência para fortalecer o significado do cuidado. Percurso metodológico: Estudo qualitativo, fundamentado nos pressupostos teóricos da salutogênese. A coleta de dados foi realizada no período de fevereiro a março de 2024 por meio de entrevista semiestruturada com 23 enfermeiros que realizam o cuidado do recém-nascido pré-termo nas unidades de cuidado intensivo, semi-intensivo e convencionais de uma maternidade de referência do estado do Piauí. Os dados foram organizados por meio do software Interface de R pour L Analyses Multidimensionnelles de Textes L de Questionnaires (IRAMUTEQ®) e a análise foi realizada à luz da teoria da salutogênese. Resultados: Na Classificação Hierárquica Descendente, obteve-se um aproveitamento do corpus textual, formando cinco classes, cujos vocábulos têm associação estatisticamente relevante 81.17% (p<0,0001). A prática dos enfermeiros será apresentada considerando os três conceitos principais do Sentido de Coerência (compreensibilidade, capacidade de gerenciamento e significância) descritos na teoria da salutogênese de Aaron Antonovsky. Nessas categorias evidenciaram que os enfermeiros tem a capacidade de entender, gerenciar e encontrar significado no seu ambiente do trabalho, a partir de ações de planejamento e tomada de decisões partilhadas com vistas à melhoria da qualidade de vida destes. Outrossim, identifica-se uma preocupação em ter um ambiente organizado, previsível e ordenado no cuidado do recém-nascido prematuro, mesmo estando inseridos em ambientes de cuidados intensivos, intermediários e convencionais. Considerações finais: Os achados desse estudo evidenciaram que a rotina de cuidados com recém-nascido prematuro, os fatores estressores do ambiente hospitalar e sociais como o relacionamento com a equipe multiprofissional e os pais são relevantes para determinação do senso de coerência dos enfermeiros neonatologistas.

Presidente - 3017215 - HERLA MARIA FURTADO JORGE
Interno - 3059512 - LÍVIA CARVALHO PEREIRA
Interno - 2335983 - MARCIA TELES DE OLIVEIRA GOUVEIA
Externo à Instituição - RAIMUNDA MAGALHAES DA SILVA - UNIFOR