Um estudo crítico sobre estratégias e atividades de leitura no Ensino Médio: um perfil em algumas escolas estaduais de Picos-PI
Estratégias de leitura. Compreensão leitora. Taxonomia de Barrett. Leitores críticos.
Esta dissertação objetiva investigar estratégias de leitura empregadas por alguns professores de Língua Portuguesa (L.P) em salas de aula do Ensino Médio (E.M), da rede pública estadual de Picos-PI, levantando uma reflexão crítica sobre as contribuições destas para o processo de compreensão leitora dos alunos. Em extensão, verificar se essas estratégias correspondem ao objetivo de promover a competência crítica dos alunos do E.M conforme pressupostos do OCNEM. Nesse contexto, propusemos as questões de pesquisa: que tipos de estratégias se destacam nas propostas aplicadas aos alunos do Ensino Médio e como essas estratégias proporcionam o desenvolvimento da compreensão leitora crítica? Assim, do ponto de vista teórico-conceitual buscamos apoio em Bartlett (1932), Goodman (1967, 1984), Gough (1972), Rumelhart (1980), Leffa (1996), Kleiman (2000, 2008), Braggio (1992), autores que investigam os modelos de leitura e o processo de compreensão leitora. Esta pesquisa também considera as contribuições de Solé (1998), Van Dijk (2002) dentre outros que desenvolvem a temática das estratégias de leitura e sua importância para o processo de compreensão. Contamos, ainda, com a apreciação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no 9.394/96 e das Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (OCNEM) que norteiam a educação brasileira. Trata-se de uma pesquisa qualitativa interpretativista ancorada na perspectiva de Erickson (1985). Os sujeitos e o contexto da investigação compreendem professores de L.P que atuam no E.M em escolas públicas da rede estadual de ensino na cidade de Picos-PI. Os dados necessários para a análise das estratégias de leitura utilizadas pelos professores pesquisados foram definidos por meio de questionários, memorial docente e observações de aulas de leitura junto a estes professores nas escolas selecionadas. A análise dos dados se constituiu de modo descritivo e interpretativo dos questionários e memoriais docentes; do estudo das aulas observadas tomando por base as categorias ancoradas na Taxonomia de Barrett para as estratégias de leituras elencadas: compreensão literal, compreensão inferencial, reorganização e leitura crítica. A partir das informações coletadas e interpretadas evidenciou-se que os professores de L.P nas atividades de leitura com textos escritos empregam estratégias de leitura metacognitivas, buscando a construção do sentido literal e global dos textos por parte dos seus alunos. O referido estudo confirmou também que a leitura crítica ainda é pouco explorada, visto que as escolas privilegiam os conteúdos gramaticais em suas aulas de L.P, ficando essa função social da leitura em segundo plano. Com a construção deste trabalho, tivemos a intenção de ressaltar a importância da utilização das estratégias de leitura metacognitivas como condição para a formação de leitores críticos que saibam ler e posicionar-se diante dos mais diversos tipos de textos existentes nas diferentes esferas das atividades sociais – literária, científica, publicitária, religiosa, etc.