A repetição como estratégia na organização textual-discursiva em fórum de EaD
Repetição. Educação a Distância. Fórum
Neste trabalho investigamos o papel da repetição como estratégia na organização textual-discursiva para a construção dos enunciados em fórum de Educação a Distância (EaD). Para tanto, utilizamos como base as classificações formais e funcionais propostas por Marcuschi (1991; 2002 [1996]). É o resultado da análise de 02 (dois) fóruns que ocorreram na disciplina Leitura e Produção de Textos I, do Curso de Letras Português, na Modalidade a Distância, da UFPI (Universidade Federal do Piauí), no Polo de São João do Piauí, cujos dados foram extraídos da Plataforma Moodle (Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment). Sendo a repetição o emprego reiterado de palavras ou expressões (grupos de palavras) duas ou mais vezes dentro de um mesmo enunciado, postulamos que a mesma constitui uma estratégia linguística utilizada na organização textual-discursiva, tanto no texto oral quanto no escrito. Nosso estudo preocupou-se também, no corpus investigado, em evidenciar e caracterizar as funções mais recorrentes da repetição, averiguar suas possíveis funções específicas e caracterizar, sob o ponto de vista formal, suas ocorrências. Consultamos, como aporte teórico, a literatura voltada para o estudo do texto e de suas realizações oral e escrita; além de percorrermos os caminhos da EaD globalmente e, de forma mais específica, enfatizamos o Brasil, destacando suas especificidades. Os resultados obtidos são ainda superficiais, mas pretendem indicar, nas repetições analisadas nas interações, quais as que se confirmam na oralidade e na escrita, quais se enquadram nas classificações formal e funcional propostas por Marcuschi (1991; 2002 [1996]) e as que possam constar nos fóruns, mas que não foram apontadas pelo autor em referência.