AS MARCAS DE ESTILO PÓS-MODERNO EM THOMAS PYNCHON: UMA ANÁLISE ESTILOMÉTRICA
Estilometria. Thomas Pynchon. Pós-modernismo.
Para Fredric Jameson (2004), o pós-modernismo trata-se de um movimento contemporâneo que ainda tem sido estudado a partir da própria complexidade do conceito devido as mistificações que circundam o referido termo. Originado desde meados da década de 70, de acordo com Lyotard (1991), este movimento contemporâneo já possui representantes apontados pela crítica da área e um deles é Thomas Pynchon, autor do livro O leilão do lote 49 (The crying of lot 49), objeto de estudo deste trabalho. Nas palavras de Brandão (2001, p. 10), “interpretar os textos pynchonianos é uma tarefa árdua. […]. São romances ou contos que se declaram arredios às mais sofisticadas tentativas de análise.” Diante do pressuposto evidenciado na menção deste crítico e embasado em estudos de autores estilísticos e pós modernos como, por exemplo, Guiraud (1947) e Hutcheon (1991), respectivamente, o presente trabalho pretende verificar os traços estilísticos pós-modernos na linguagem do autor. Observamos que a estilística nos ajudará a compreender sua aplicação em textos literários por meio da estatística textual. Através dos métodos qualitativo e quantitativo de análise estatística textual literária, acreditamos que será possível avançar consideravelmente o estudo de marcas estilísticas presentes na linguagem de um determinado autor, para isso usaremos os softwares Lexico3 e NEOLO que nos fornecerão dados que complementarão o embasamento do nosso intento. Desta forma, acreditamos que será possível tecer significativas considerações e contribuições estilísticas que poderão auxiliar em futuros estudos sobre as marcas de estilo pós-moderno de Thomas Pynchon.